9 de abril de 2009

Notícias - Oceana no ecrã da Sic

"Eterno amor" é o título provisório da nova novela de Carnaxide. Ricardo Pereira é dado como certo para a protagonizar. Oceana Basílio, que ainda pode ser vista em "Olhos nos olhos", da TVI, é outro dos nomes confirmados.

Na derradeira fase das gravações da antecessora "Podia acabar o mundo", Virgílio Castelo, consultor para a ficção de Carnaxide, havia adiantado que grande parte do elenco para a novela que se segue estava fechado. Sabia-se também que a feitura do guião é da responsabilidade de Pedro Lopes, quem gizou a ideia original e coordenador da equipa de argumentistas da SP Televisão, que tem a cargo a produção da trama.

Ora, aos poucos, vão sendo desvelados pormenores. Por exemplo, o país frio de que se falava para servir de palco à acção da narrativa tratar-se-á da Finlândia, mais precisamente da sua capital Helsínquia. Quem o adiantou foi Alexandre Gonçalves que agencia alguns dos actores que a vão integrar , nomeadamente, Oceana Basílio, cuja personagem terá um percurso no estrangeiro.

A actriz que, embora não tenha exclusividade com nenhum canal, tem pontificado mais nas produções de Queluz, vestirá Bárbara, "uma artista plástica em ascensão que será a melhor amiga da protagonista Leonor" (interpretação que poderá caber a Diana Chaves), pelo que terá um papel de relevo. Alexandre contou também que estão a ser encetadas diligências por forma a conseguir-se uma parceria com aquele país nórdico. "O hotel do gelo seria um dos cenários ideais, mas caso não seja viável, a Croácia é alternativa".

Tal representa um ingrediente novo a somar à receita convencionada para as ficções nacionais, uma vez que, por norma, as filmagens no estrangeiro decorrem em territórios quentes. Mas a tentativa de diversificação não se esgotará por aqui. Temas fracturantes serão abordados em "Eterno amor". Aliás, a questão do abuso sexual parece ser transversal.

Alda Gomes estará envolvida nesse drama ao dar corpo a Madalena, uma mãe solteira, funcionária do banco "Bettencourt", detido pelo núcleo principal da novela, que ao sofrer esses abusos é instigada a reagir indo trabalhar para o café pertencente à família Viegas, "um ponto de encontro das personagens" de roupagem vanguardista. Já Luís Lucas será, Humberto, um dedicado mordomo, o qual esconde o segredo de uma morte. Porém, é o amor desencontrado por um coma de cinco anos o fio condutor da intriga.

Outro dado curioso é o facto de Inês Castel-Branco participar, não como actriz, mas enquanto membro do grupo de guionistas. As gravações arrancam em Maio.

Fonte: Jornal de Notícias

Audimetria - 08/04/2009


Boa tarde. Ontem a Tvi ganhou o dia, depois de no dia anterior ter sido a Rtp1 a ocupar esse lugar. As novelas e o Jornal Nacional ocupam os primeiros lugares.
Mas mais uma vez temos os Malucos do Riso, com 10,3% de ratio e 25,5% de share, a fechar o Top5 dos programas mais vistos. Terá sido esta uma boa aposta para a Sic?
Sinceramente não sei. Os resultados são melhores que os do Tá a Gravar por exemplo, mas a estação de Carnaxide volta a apostar e "reapostar" neste formato. Eu gosto é verdade, mas penso que deveria lançar outros formatos.
A Reportagem - Química do Amor foi o programa mais visto da estação pública com 25,2% de share.

É de referir que o share da Sic desde as 20 até as 24 horas foi em média superior a 25% de share. A novela Caminho das Índias obteve 24,5% de share e 6,0% de ratio.
A série da Rtp A Guerra não foi além dos 4,4% de ratio e 11,4% de ratio. Um mau resultado para a sua qualidade.
Quanto à Tvi não há muito a dizer. Das 18:30 até às 24 horas o share da estação de Queluz esteve sempre acima dos 30%, sendo que nas duas principais novelas da noite ultrapassou os 40%.