21 de maio de 2011

Audimetria Semanal


Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião/TV Universo.


Resumo semanal


A semana foi marcada pela final da Liga Europa, pelos primeiros episódios de "Remédio Santo", pelo desfecho de "Espírito Indomável", pela subida no top dos programas mais vistos do dia de "Laços de Sangue", e pelas prestações dos concursos de domingo à noite.


Para além disso, os últimos dias registaram valores audiométricos constantes, com as lideranças do costume, e as derrotas habituais. Quer saber mais? Então sintonize-se com a "Audimetria Semanal" deste sábado!

Manhãs (10:00 - 13:00)



Se, na semana passada, "A Praça da Alegria" havia mordido os calcanhares e "Você na TV!", esta semana o talk-show da estação de Queluz de Baixo não deu hipótese à concorrência. Apesar de Júlia Pinheiro ter dado o ar da sua graça, Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha continuaram felizes e contentes no primeiro lugar das manhãs das generalistas. Por exemplo, na terça-feira, "Você na TV!" atingiu os 3,9% de audiência média e 37% de share. Nesse dia, Jorge Gabriel e Sónia Araújo alcançaram 3% de rating, sendo que "Querida Júlia" nem sequer apareceu no top dos dez programas mais vistos do canal da Pinto Balsemão.

Assim sendo, o que fazer perante tais resultados?

Tardes (14:00 - 20:00)



"Ti Ti Ti" surpreendeu na última quinta-feira, ao aproximar-se de "Morangos com Açúcar". Apesar de no resto da semana a novela da estação de Carnaxide não ter obtido grandes resultados, no dia em questão não foi isso que se verificou. Assim, "Ti Ti Ti" alcançou 6,1% de audiência média e 28,5% de share, contra os 7,3% de rating e 29,6% de share da série do canal da Media Capital. Apesar de essa prestação ter sido ajudada pela RTP1, tendo em conta que a estação pública transmitia nesse dia um especial desporto, não é de esquecer este resultado da produção da Globo.
De resto, nada a acrescentar. "Agora É Que Conta" perdeu para a concorrência, "A Tarde É Sua" procurou equilibrar-se no combate às novelas da concorrência, e Conceição Lino permaneceu in/out do top dos dez programas mais vistos de Carnaxide. Para além disso, João Baião e Tânia Ribas de Oliveira não conseguiram afirmar-se, ficando atrás, bem atrás, da concorrência.

No que toca à performance de "Portugal em Directo", é necessário referir que o noticiário da RTP1 teve algumas dificuldades em captar a atenção dos portugueses, tendo em conta que não ultrapassou os 20% de share em alguns dias.

Por fim, e neste espaço, não esquecer as tardes de fim-de-semana. "Fama Show" continuou na liderança, levando "Só Visto!" a não ir além dos 20,5% de share.

Noite (21:00 - 00:00)


A estreia de "Remédio Santo" não surpreendeu em termos de audiência, contudo os números revelaram-se positivos nesta primeira semana de exibição da novela. Exemplo disso foi o resultado de quarta-feira, dia em que ocorreu a final da "Liga Europa", no qual a novela da estação de Queluz de Baixo atingiu os 13,9% de audiência média.
Melhor prestação só a de "Espírito Indomável" que, no último domingo, conseguiu alcançar os 17,4% de rating e praticamente 60% de share. Ainda em termos de ficção, para além da liderança de "Sedução", e do facto de "Araguaia" não ter arranhado a produção de Rui Vilhena, de destacar a performance de "Laços de Sangue". A novela do terceiro canal surpreendeu durante os últimos dias, ao tornar-se no segundo produto mais visto. Por exemplo, na quinta-feira, "Laços de Sangue" alcançou 12,5% de rating e 38,1% de share, um resultado bastante satisfatório para o terceiro canal.

Ao nível da estação pública, "Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão" continuou a sua difícil tarefa nos 17% de share, tal como os diário de "Último a Sair". Neste último caso, de destacar a emissão das nomeações, na qual o concurso da RTP1 alcançou 7,9% de audiência média.

Figura da semana

SIC Radical

A SIC Radical comemorou dez anos, e a sua imagem mudou radicalmente. Bem ao género do logótipo da SIC K, o canal temático de Carnaxide surpreendeu nesta última semana em audiências. Com o casting do "Curto-Circuito", o novo desporto Slamball, e outras tantas apostas, a SIC Radical subiu ao 1,7% de share no dia 17 de Maio, tendo sido o décimo canal mais visto do dia.
Estará Pedro Boucherie Mendes de parabéns depois dos resultados menos positivos registados nos últimos meses?

Número da semana


45,5%

... foi o share da emissão do "Smackdown" emitida pela TVI na madrugada de dia 16 de Maio, segunda-feira.

MMV - Minuto Mais Visto da Semana


O Minuto Mais Visto desta semana foi ganho pela TVI. O último episódio de "Perdidos na Tribo", transmitido no dia 15 de Maio, alcançou 21,6% de audiência média e 56,5% de share, às 22 horas e 49 minutos.
Em números absolutos, mais de dois milhões de telespectadores estavam sintonizados na TVI aquela hora.

Esqueceram-.se de... Nelson Antunes!


Boa noite. Neste sábado de memórias, recordamos um ex-concorrente de um talent-show da estação de Carnaxide. Relembre Nelson Antunes!


Encantou milhares de portugueses em "Família Superstar". Focado pelas luzes da ribalta, Nélson Antunes deu a conhecer a sua história aos telespectadores da SIC. Com uma vida repleta de altos e baixos, o jovem conseguiu surpreender os fãs do programa com os seus dotes para a música. Assim, e apesar de ter sido eliminado a meio do talent-show da estação de Carnaxide, as oportunidades não se esgotaram em televisão. Afinal, foi na pele de "Manel" que o cantor deu os primeiros passos na representação. Na primeira temporada de "Rebelde Way", emitida inicialmente em horário nobre, o natural de Almada cativou os mais novos com a história de amor com a estudante "Mia", personagem interpretada por Joana Anes.


Depois do término da produção da SIC, pouco ou nada se ouviu falar de Nelson Antunes. Tal como o seu colega Tiago Barroso, os dois antigos profissionais do canal de Pinto Balsemão acabaram por ver as portas fecharem-se ao nível televisivo. A música acabou desta forma por ser um escape a este intervalo nos ecrãs nacionais. De tal forma, que no último dia 10 de Abril, Néeson Antunes foi um dos convidados a brilhar na gala "As Notícias", no Pestana Chelsea Bridge Hotel, em Londres.
A homenagear os portugueses no estrangeiro, o cantor brilhou ao lado da sua namorada, Filipa Azevedo.

Recordamos assim a interpretação do ex-concorrente de "Família Superstar" nesse mesmo evento:



Numa altura em que os directores de programas das generalistas dão tanta importância aos jovens actores, parece que Nélson Antunes não seja um alvo desejado. Para mim, o seu dom não está na representação, mas sim no canto. Logo, a brilhar, só nos palcos, como assisti no vídeo anterior.


Quem sabe um lugar na banda de um< Fica a ideia!

O beijo polémico de "Último Sair"!


Foi no final da última emissão de "Último a Sair" que Marco Borges surpreendeu os telespectadores com o polémico beijo na boca a Miguel Guilherme. Sem qualquer tipo de preocupação na reacção dos portugueses, a verdade é que o ex-concorrente de "Big Brother" confessou que o seu acto não foi pensado: "Aquilo não foi pensado, não foi falado, não foi nada. Um dos dois pregou uma partida ao outro. O Miguel não estava à espera".

Afinal, e em vez de dar dois beijinhos, Marco Borges antecipou-se ao actor e beijou-o na boca. "Em vez de dar dois beijinhos, que dá muito trabalho, dei um beijo na boca e pronto", explicou à Notícias TV. O ex-marido de Marta Cardoso acrescentou ainda o seguinte: "Aquilo não foi um beijo apaixonado, foi uma brincadeira como é o resto do programa. As coisas fluem. E como é sempre muita paródia e exagero, o improviso muitas vezes sai naturalmente".

Por fim, Miguel Guilherme brincou com a situação confessando ao jornalistas que não se sentia confortável em falar desse episódio: "Por amor de Deus, não me vai perguntar nada sobre isso, pois não?".

Quiosque: Notícias TV

Final da Taça de Portugal amanhã na RTP


É já amanhã, pelas 16h55 que a televisão pública emite o derradeiro encontro que decidirá quem leva a Taça de Portugal 2010/2011 para casa.

Num encontro que oporá o campeão nacional Futebol Clube do Porto e o Vitória de Guimarães as emoções estarão à flor da pele e a RTP promete mostrar tudo aos telespectadores.


A emissão arranca às 15h40 num especial intitulado Festa da Taça de Portugal, e depois do encontro, pelas 18h57 continuará, mostrando o vencedor a receber a taça e as comemorações na cidade de Guimarães ou na invicta cidade do Porto.

A não perder, amanhã na RTP 1.

Vera Ferreira critica José Castelo Branco


Depois de Sérgio Vicente ter revelado que o marchant d’art agrediu uma mulher himba, outra das colegas do “conde” na aventura pela Namíbia vem agora lançar algumas farpas, ela que foi um dos alvos de José Castelo Branco em entrevistas recentes.


“Passei-me com ele, assim como a Marta e o Sérgio. Houve logo uma divisão, porque ele é intragável. Tão depressa era boa pessoa, como tirava comida às crianças para comer. Houve uma altura em que passámos muito mal e tive de roubar comida à produção. Enquanto roubava para mim e para os meus colegas, ele roubava para ele. Além disso, sempre que se estava a gravar um momento engraçado, metia-se à frente. Eu dizia-lhe ‘se voltas a meter-te à frente, digo a toda a gente que não tomas banho há 16 dias.’ Só tomava banho no seu channel nº5. Não trocou de cuecas durante sete dias.”, começa por dizer Vera Ferreira, em entrevista à Maria desta semana.


Ainda sobre José Castelo Branco a ex-concorrente de Secret Story confessou que ele não foi bem aceite pela tribo Himba, ao contrário do que tem dito em entrevistas: “Os himbas souberam bem quem ele era e ele não era bem aceite. No final, todos choraram por nós. A única pessoa que falou para câmara e não chorou foi quem ele fez de escravo: o Assesseta”, concluiu.


Quiosque: Maria

Esta noite...


.. mais uma edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião/TV Universo. Não pode perder, uma hora após o Esqueceram-se de Mim!

Concorrentes de "Peso Pesado" sem garantias de cirurgias plásticas


Depois da perda de perder peso é normal as pessoas submeterem-se a cirurgias estéticas de correcção das peles resultantes da diminuição drástica de peso. Contudo, e de acordo com a Notícias TV desta semana, ainda não existem certezas de que os concorrente de Peso Pesado tenham direito a esse “prémio”.


“Ainda não teve lugar qualquer acordo efectivo entre a produção, a SIC e as clínicas. Nós e a SIC ainda não falámos sobre isso”, afirma Frederico Ferreira de Almeida à referida publicação. Esta situação é também confirmada por Nuno Candeias, especialista em medicina interna do Hospital dos Lusíadas, que adianta ainda que, a existirem estas cirurgias terão que ser “avaliadas caso a caso”.


Já Sandra Velez, psicóloga da equipa de Peso Pesado, defende que após o término do programa, a vigilância médica deverá ser ainda mais alargada: “Era muito importante haver um acompanhamento nutricional e psicológico, seria a chave do sucesso, mas não sei se será feito”, adiantou.


Resta saber se até Julho, aquando da final do reality-show, Júlia Pinheiro terá como surpresa para os vinte concorrentes uma cirurgia plástica.


Quiosque: Notícias TV

Gonçalo Waddington "forçou" saída de "Laços de Sangue"


Entrou a meio da “novela da nossa gente” e a sua personagem vinha a ganhar cada vez mais destaque. A ideia era, ao que parece, mantê-la até ao final, no entanto, um convite para outro projecto fê-lo “forçar” a saída.


Quem o garante é a edição desta semana da revista Maria. Para entrar em Último a Sair, da RTP, Gonçalo Waddington pediu à produção de Laços de Sangue que o libertasse mais cedo das gravações. No entanto, esta atitude não caiu muito bem nos bastidores da telenovela da SIC.


É que, de acordo com uma fonte da SP Televisão, “A produção não ficou nada satisfeita. A participação dele já acabou. As últimas cenas que o Gonçalo gravou foram a 28 de Abril”.


Quiosque: Maria

Episódio Seguinte

Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte!


Diana volta a agredir Eunice

A aparente calma da vilã está prestes a terminar. Depois de sair da clínica e de constatar que João e Inês estão, novamente, juntos, a rapariga jura vingança. Contundo, continua a fingir que perdeu a memória, mostrando-se o ser mais doce à face da Terra.


Inês não acredita numa única palavra agradável da irmã e, quando esta surge de surpresa em sua casa, fica apavorada. Diana apresenta uma caixa de bombons de presente. Inês e João tentam ser cordiais, mas a loira não consegue esconder o medo que tem da vilã.


Alguns dias depois, comenta com a mãe aquele encontro. Decidida, Eunice procura Diana. A vilã acaba por se revelar, deixando cair a máscara. Confessa à mãe que não perdeu a memória e que está de volta para acabar de destruir a família.

Percebendo as fragilidades da mãe, a vilã dá-lhe novamente uma estalada, fazendo com que esta mergulhe outra vez num estado de apatia, incapaz de reagir seja ao que for. De seguida, rouba uma fotografia de Inês que Eunice tem na mala, antes de deixá-la a vaguear pelas ruas da cidade.


Entretanto, a loira é avisada de que a mãe foi encontrada a deambular pelas ruas de Lisboa e por pouco não foi atropelada. Alarmada com mais este episódio, liga ao irmão e os dois seguem para o hospital. Lá, o médico informa-os de que Eunice entrou novamente em estado de letargia grave. O rapaz culpa-se por ter deixado a progenitora sozinha e recorda-se de que ela lhe tinha dito que queria falar com Diana. A apaixonada de João, conclui, assim, que a irmã está envolvida no incidente.


Geraldo humilha Joana Rita

Feliz por ter passado a noite com o amado, a candidata à presidência da câmara municipal propõe-lhe sociedade na Tamargueira. Os dois decidem anunciar a novidade a toda a população de Vila do Anjo, mas Geraldo acaba por não cumprir o combinado e trai a confiança da amada.


Em pleno coreto e com toda a gente a assistir, o visconde acusa-a de ser uma pessoa manipuladora, que roubou os seus pertences e se prepara para tomar conta da autarquia só para beneficio próprio. Arrasada, Joana Rita começa a chorar. É o filho, Matias, quem a tira da praça e a consola.


Enquanto isso, Geraldo sente-se vitorioso e anuncia que também ele se vai candidatar à câmara municipal. À janela, Geraldo e Madalena ouvem-no e ficam preocupados. O médico teme perder as eleições para o próprio irmão.

Já na Tamargueira, a antiga criada confessa a Avelina que só confiou no pai de Eva por ter passado uma noite com ele e julgado que os dois, agora, podiam ser felizes. Joana Rita está inconsolável, mas jura que se irá vingar da humilhação e dar a volta por cima.


CURTAS:


Em Morangos com Açúcar, ao saber que foi traída, Cláudia deixa Luís e envolve-se com o hacker Vasco.


Em Remédio Santo, ao saber que a filha vai viver para casa de Graça, Violante começa a chorar, perdida. Nesse instante, Armando surge e ampara-a, confortando-a. Minutos depois, os dois olham-se e, num impulso, beijam-se.


Em Sedução, depois de Alice não querer passar uma noite com ele, Mário deixa-se seduzir por Natália e os dois envolvem-se.


Em Araguaia, Hector, um perigoso bandido, está prestes a chegar a Girassol e sequestra Manuela.


Quiosque: Telenovelas, Mariana, Maria, ANA

José Alberto Carvalho confiante no futuro da TVI


Chegou ao canal de Queluz de Baixo há quase dois meses, mas apareceu nos ecrãs pela primeira vez no início deste mês. Em entrevista à Notícias TV, o novo director de informação mostra-se confiante e empolgado com o futuro.


“Quero que a TVI faça o melhor jornalismo que conseguir fazer.”, começa por dizer José Alberto Carvalho, acrescentando em seguida que “acha completamente ofensivo” quem defende que foi convidado pela administração de Queluz de Baixo para tornar a informação menos incómoda: “A minha carreira fala por si, é completamente esclarecedora. E só alguém com uma atitude de má-fé ou com total falta de argumentos é que pode dizer uma coisa dessas. Estou cansado dessas insinuações de que estive na RTP no tempo do governo A, do governo B, do governo C.”, frisou.


Questionado sobre se seria esta a percepção que os portugueses poderiam ter tido ao mudar-se para a informação TVI, o jornalista foi peremptório: “Não, tenho a certeza que não. Esses raciocínios saem da cabeça de algumas pessoas e propagam-se apenas nos bastidores das redacções de Lisboa e da política de Lisboa. Os portugueses sabem bem ver a diferença. Até porque essa diferença lhes entra em casa diariamente. Basta ligar um botão para a diferença entrar, ou basta desligar um botão para a diferença sair. Hoje, há vários canais a entrar em casa das pessoas, há jornais, há internet nos telemóveis, há redes sociais. Hoje é impossível manipular as pessoas. Só se deixa manipular quem quer”.


Quanto à recepção que teve na redacção da TVI, “em alguns aspectos, superou as minhas melhores expectativas”, apesar de ter constatado “uma ou outra situação, um ou outro procedimento que não estava à espera”.


No que diz respeito ao futuro, José Alberto Carvalho tem os objectivos bem definidos: “Eu acho que o compromisso público que é assumido pela TVI enquanto empresa e pela redacção da TVI é muito significativo. Onde é que nós vamos chegar? Vai depender de nós. E eu quero que isso seja interiorizado por todos os jornalistas da TVI. Eu não quero ter desculpas e não quero que alguém tenha desculpas”, começa por dizer, acrescentando que o objectivo é mesmo ser líder na informação.


Haverá datas definidas? “Tenho, mas vou deixá-lo para mim. Ao longo da minha vida profissional tenho aprendido a moderar as expectativas. Não tanto as nossas, íntimas, mas aquelas que verbalizamos em público. Porque quem se comporta de má-fé ou não está connosco, terá sempre um argumento adicional para apresentar uma factura. Na RTP foram precisos vários anos de persistência, de trabalho conjunto que envolveu vários departamentos da empresa, para que se tivessem conseguido obter os resultados que se conseguiram. Isso foi altamente positivo e altamente mobilizador.”, concluiu.


Quiosque: Notícias TV

Momentos


Bom dia! Nesta manhã recordamos uma emissão especial de "Ai os Homens", mítico programa da SIC. Em 1996, José Figueiras era uma das apostas do canal de Pinto Balsemão, e os telespectadores não perdiam um episódio! Lembra-se?

Fecho


Fechamos esta sexta-feira com a habitual crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Descançar a consciência

Depois do sucesso que foi na passada quarta-feira o debate dos pequeninos na RTP1, entre os sete candidatos dos partidos sem assento na Assembleia da República, custa-me a aceitar a evidência, mas quem ganhou a contenda mediática foi José Manuel Coelho.

O provocador do regime, a quem 190 mil portugueses deram o seu voto nas últimas eleições presidenciais, foi o único que percebeu a natureza daquele debate. É triste, mas é a verdade. Coelho percebeu que a realização do debate serviu apenas para descansar a consciência de um país em crise, não para esclarecer o que quer que fosse. E por isso o candidato madeirense preparou o seu momento de glória. E acertou: basta ver os resumos televisivos e as notícias nos jornais no dia de ontem para perceber que o número de Coelho, ostentando um cartaz com uma frase de ordem, irritando Garcia Pereira, e obrigando Sandra Sousa a forçar um intervalo, foi o ângulo jornalístico consensual escolhido por todos.

Depois do encontro a sete, a maior parte dos eleitores portugueses ficou a conhecer os mesmos que já conhecia: Garcia Pereira, o clássico, José Pinto Coelho, o nacionalista, e José Manuel Coelho, o bobo da corte. Quartin Graça (Movimento Partido da Terra), Paulo Estevão (Partido Popular Monárquico), Rui Marques (Movimento Esperança Portugal) e Paulo Borges (Partido pelos Animais e pela Natureza) saíram das instalações da RTP tão conhecidos como lá entraram.

É certo que a Constituição garante a igualdade de oportunidades para todos, mas se o sistema político-partidário português tivesse a existência de 80 partidos a concorrer às eleições, como acontece noutros países, seria impossível fazer um debate com todos. Será que não há Democracia nesses países?