18 de fevereiro de 2011

Like & Dislike


Boa noite. A edição desta semana do Like/Dislike!


LIKE
Portugal 2011 - Geração à Rasca


Pertinente. É assim que descrevo a emissão especial levada a cabo pela SIC na passada quarta-feira. O tema, esse, é assustador e um autêntico drama para quem ambiciona ingressar no mercado de trabalho, mas a emissão especial conduzida por Clara de Sousa foi bastante instrutiva para quem a seguia dando rosto à voz da angústia e procurando encontrar algumas repostas para mais este problema social português.



DISLIKE
Um autêntico velório nas tardes da SIC


Que as tardes da SIC estão pelas ruas da amargura, todos nós sabemos. Mas começar um Boa Tarde sem palmas, com uma Conceição Lino sentada e sisuda e prontíssima para começar a relatar uma data de histórias de “faca e alguidar” não é certamente o melhor caminho para alcançar o sucesso neste talk-show estreado em Setembro. Aconteceu esta quinta-feira e continuará certamente a acontecer caso não se façam modificações rapidamente!

Falar Televisão


Experiências de aniversário

Este fim-de-semana é de comemorações em Queluz de Baixo. E este 18º aniversário da TVI diferencia-se daquilo que tinha sido feito até aqui pela mais popular estação generalista. Muito longe dos tempos em que as galas de aniversário preenchiam os serões, e depois de no último ano o cinema ter sido a principal aposta no dia 20 de Fevereiro, para os próximos dois dias a estação de Queluz de Baixo oferece-nos emissões especiais dos talk-show’s diários Você na TV e A Tarde É Sua. E sinceramente o que eu vejo nestas emissões ditas especiais e pontuais é uma experiência por parte da direcção de programas.

A programação diurna de fim-de-semana da TVI é o grande ponto fraco da estação. Com produtos pouco competitivos e bastante gastos, as médias audimétricas alcançadas pela estação ao Sábado e de Domingo são, regra geral, mais baixas do que as conseguidas ao longo dos restantes dias da semana. Neste contexto, a experiência que vamos poder ver amanhã e Domingo é algo inevitável e, de certa forma, uma atitude óbvia por parte de uma direcção de programas que pretende chegar aos bons resultados.


Você na TV e A Tarde É Sua são produtos sólidos e líderes sistemáticos nos seus horários, mesmo quando o último destes dois está em exibição há menos de dois meses. E com o exemplo de sucesso de Portugal Sem Fronteiras nas manhãs de Sábado da concorrente RTP1, transportar a dupla Manuel e Cristina ou Fátima Lopes também para as manhãs e tardes de Sábado ou Domingo poderá vir a ser uma alternativa viável ao marasmo actual em que está metida a programação de fim-de-semana da TVI.

Uma coisa é certa, os resultados de Você na TV e A Tarde É Sua nos próximos dois dias irão, certamente, ditar qual o rumo a tomar no all-day de fim-de-semana da estação que agora comemora 18 anos.

Isaac Alfaiate entusiasmado com "Anjo Meu"


Depois de interpretar o carismático Manuel Carrapiço em Deixa Que Te Leve, Isaac Alfaiate está de regresso aos ecrãs da TVI. Desde há dois meses a gravar Anjo Meu, o actor mostra-se bastante entusiasmado com este novo projecto: “Já estou a gravar há praticamente dois meses e estou a adorar. Está a ser muito giro e a novela está muito bem escrita e a Maria João [Mira] está com uma saída muito boa”, afirma.

Na construção desta nova personagem, Isaac Alfaiate deixou crescer o seu cabelo para assim se identificar ainda mais com a época retratada na trama, os anos 80: “É uma novela dos anos 80 e, na altura, andava tudo com grandes trunfas, portanto aproveitaram a gadelha”, conta o actor que, apesar de tudo, ainda não revela grandes pormenores da nova personagem. “É uma personagem que não tem nada a ver com o Manel [Deixa Que Te Leve], mas que dá também para brincar muito, mas ainda tenho pouco tempo de gravações”

Anjo Meu estreia em breve nos serões da TVI!



Quiosque: Notícias TV

“Uma canção para Ti”com 3 convidados muito especiais!

uma_cano_para_ti

É já no próximo domingo que a quarta temporada do talent-show da TVI chega aos ecrãs. E como as primeiras emissões são sempre especiais, Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira preparam-se para receber três convidados bastante especiais.


Foi hoje, em pleno Você na TV! que estiveram presentes os três vencedores das anteriores temporadas de Uma Canção Para Ti, Miguel Guerreiro, David Gomes e Guilherme Azevedo. E também no próximo domingo estes três jovens marcaram presença, agora não como concorrentes, mas como convidados musicais do programa.


Ao que tudo indica, os pequenos talentos irão cantar com os novos candidatos, embora esta informação ainda não esteja confirmada. É de esperar ainda que outros convidados bem conhecidos do público português marquem presença no arranque de Cristina Ferreira à frente de um programa de horário nobre.

A não perder, domingo, na TVI!

Esta noite...

... o Pedro Esteves dá mais um Like & Deslike. Não pode perder, às 21:00!

"Dr. White" pronto para o mercado internacional


Com estreia prevista para Setembro, o programa de Miguel Santley promete surpreender os telespectadores. Confiante com o formato, o dentista já tem planeada a gravação de um episódio-piloto em inglês e espanhol. "É um produto forte e com pernas para andar. O Dr. White é para o mercado internacional", explicou à Notícias TV desta semana.
Segundo a referida publicação, nos últimos dois anos Miguel Santley não só marcou presença em várias palestras internacionais como inaugurou a sua clínica em Lisboa.

Quiosque: Notícias TV

Fala-se 18/02/2011


 Boa tarde e bem-vindo ao último Fala-se da semana!


Pedro Barroso e Isabel Figueira

O conhecido casal vai aproveitar as próximas semanas para gozar umas merecidas férias. Isabel Figueira e Pedro Barroso escolheram como destino a República Checa, mais concretamente, a cidade de Praga.

Estas são umas férias há muito ansiadas por Pedro Barroso que nos últimos tempos se tem multiplicado nos mais variados trabalhos enquanto actor na TVI.




José Raposo

O actor está babado com a prestação do filho, Miguel, em Laços de Sangue. José Raposo garante que segue com atenção o trabalho do seu filho mais velho não poupando em elogios: “Por acaso vi o primeiro episódio em que ele entrou. Além de orgulhoso como pai, vi que está ali a nascer um actor com muito talento, com uma personalidade muito forte. Estou babado, pai é pai, mãe é mãe, mas não sou só eu que digo que ele é bom actor, os colegas e professores do Conservatório partilham desta opinião”, afirma.

Recorde-se que José Raposo tem dois filhos, Ricardo e Miguel, ambos actores e frutos da antiga relação que manteve com Maria João Abreu.

Quiosque: Vidas, Mariana

Leonor Poeiras quer criar o seu espaço na TVI!


Foi à Notícias TV que Leonor Poeiras confessou não querer seguir a mesma postura que Júlia Pinheiro ou Fátima Lopes. Apesar de as considerar duas grandes profissionais da televisão, a apresentadora de "Agora É Que Conta" tem noção de que consegue criar o seu próprio espaço: "Os apresentadores não são papagaios, têm uma personalidade. Como é óbvio, poderia haver a tendência de copiar a Fátima, mas não quero isso. Não quero ser igual à Fátima ou à Júlia ou a quem quer que seja. O meu objectivo é potencializar a minha individualidade".

Em relação às audiências do concurso da tardes da estação de Queluz de Baixo, Leonor Poeiras confessa que não é muito atenta aos valores que diariamente são apresentados pelos quadros da Marktest: "Recebo as audiências todos os dias, mas nunca foi uma preocupação para mim".

Sem férias há mais de ano e meio, a mulher de Miguel Braga revela que essa realidade não tem necessariamente de representar um problema. Afinal, o trabalho é algo que agrada a Leonor Poeiras: "As últimas que tirei foi em 2009. Estava previsto tirar agora em Janeiro, mas, com a saída da Júlia para a TVI e a reestruturação, não deu. Aceitei isso e acredito que consigo ir de férias antes do Verão".

Por fim, e sobre uma possível participação na segunda temporada da "Casa dos Segredos", a apresentadora frisa que está aberta a convites: "Claro (...). A concretizar-se, fazia questão. Já é uma família que deixei para trás".

Quiosque: Notícias TV

Revista de Imprensa 18/02/2011


 Sexta-feira, dia 18. Bem-vindo à Revista de Imprensa de hoje!


Voo Directo com 2ª temporada


Ainda em exibição nas noites de sexta-feira na RTP1, a série Voo Directo tem já garantida uma segunda temporada.

Com início das gravações agendado já para o próximo mês de Março, esta nova temporada vai trazer algumas modificações à trama de Soraia Chaves. E as principais mudanças irão mesmo ocorrer no elenco. Maya Both, actualmente a desempenhar o papel de Susana em A Família Mata na SIC, não irá continuar em Voo Directo. Maya irá ceder o seu lugar a Isilda Gonçalves, uma actriz angolana que já participou noutros projectos televisivos, tais como, A Jóia de África ou O Teu Olhar.

Também Érica Chissapa, uma das quatro hospedeiras da primeira série de Voo Directo, não irá marcar presença nesta segunda série.

De resto, o enredo de Voo Directo irá continuar a centrar-se na vida daquelas assistentes de bordo e os cenários de gravação, esses, continuarão a ser Lisboa e Luanda.



Sociedade Civil comemora hoje milionésima edição


Esta sexta-feira é um dia especial para o magazine diário da RTP2. A edição número 1000 do programa Sociedade Civil vai hoje para o ar.

E para assinalar a data, Fernanda Freitas irá demonstrar no programa comemorativo de hoje, e através de casos concretos, como o Sociedade Civil mudou a vida de muitos cidadãos para melhor. A emissão especial irá contar também com representantes de fundações, ordens profissionais e organizações não-governamentais que se destacaram pelo contributo que dão ao colectivo.

Todos juntos com o objectivo de fazer o balanço destes largos anos de emissão de um programa pelo qual passaram cerca de 5 mil especialistas e que contou com o envolvimento de mais de uma centena de parceiros.

Fernanda Freitas, a coordenadora e apresentadora deste magazine, garante que a equipa vai “continuar a esclarecer, sugerir, apoiar e inovar com a sociedade civil”, fazendo votos para que venham mais 1000 emissões.


CITAÇÃO DO DIA
"Vou estar uns tempos fora das novelas, é muito cansativo"
Nicolau Breyner


DESTAQUE DO DIA

No serão de hoje da SIC, Não Há Crise irá ocupar o lugar anteriormente pretencente a Malucos do Riso. Os maus resultados do programa de anedotas terá, decerto, motivado esta mudança na grelha de Carnaxide.


Quiosque: Mariana, Sapo TV

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.



Aplausos e apupos

1. O Económico TV, canal produzido pelo Diário Económico, entra hoje para a grelha do Meo. Eis mais um salto na autêntica revolução a que temos vindo a assistir nos domínios da produção, da emissão e da distribuição televisivas. Ainda se lembram de quando tínhamos apenas quatro canais? Aliás: ainda se lembram sequer de quando já tínhamos televisão por cabo, mas apenas com canais de formato tradicional?


2. Fátima Lopes, leio pela imprensa, está "na calha" para apresentar a próxima edição de Casa dos Segredos (TVI). Já aqui o antecipara, pelo que a surpresa é nula. Mas não deixa de ser curiosa a forma esquemática como a comunicação da televisão portuguesa continua a funcionar. Um star system de brincadeirinha, é o que isto é. Não perca, em breve, a mudança de Leonor Poeiras para a SIC, como retribuição pelos ostensivos elogios feitos estes dias a Júlia Pinheiro...


3. É impressão minha ou Portugal Tem Talento anda numa cruzada obsessiva pela descoberta da "Susan Boyle portuguesa" - e seja essa Susan Boyle homem ou mulher?


4. Amigos de Carlos Castro, como Io Apollony, João Rolo, João Baião ou Serenella Andrade, juntaram-se para pedir o baptismo de uma rua de Lisboa com o nome do falecido "cronista social". Pergunto-me se pararão por aqui ou continuarão a fazer um esforço por cobrir de ridículo a memória do amigo.


5. Gwyneth Paltrow vai cantar em Glee um tema de Prince. Ainda no outro dia revi Duets, em que cantava ao lado de Huey Lewis - e ouvi alguns dos singles de música country espalhados na web. E que diferença abissal em relação a outras supostas actrizes-cantoras, de Jeniffer Lopez a Scarlett Johansson...