2 de março de 2010

Última hora - "Vidas" chega à RTP1

Foi há instantes que a estação pública anunciou o seu novo programa, que irá ocupar o lugar de As Notas Soltas de António Vitorino. Intitulado Vidas, este será o novo espaço informativo da RTP1.

Fecho (Discurso Directo)

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma edição do Discurso Directo! Esta semana, o Miguel Reis faz as perguntas.

Tal como aconteceu com o programa TGV, o novo programa da SIC, intitulado XXS, também vai ser gravado no estrangeiro. Esta opção, deve-se, segundo o sub-director de programas da SIC, ao facto de se tornar menos dispendioso produzir nos estúdios de outros países. O que achas desta decisão?

Eu concordo. Infelizmente os tempos que correm não estão para brincadeiras, e a crise toca a todos..e nem mesmo as televisões escapam! É preferível utilizar os estúdios do estrangeiro, do que não lançar novos programas, formar novas duplas de apresentadores, colocar no ar novas ideias. Quem sabe se no futuro, pelos bons resultados, se invista no estúdio em Portugal?

No passado domingo houve uma gala dedicada às vítimas da tragédia da Madeira. O que achas-te dela?


Achei um gesto nobre da SIC! Não sabia bem qual iria ser o resultado audiométrico de Uma Flor para a Madeira, mas tinha a certeza que o público português se gosta de unir para apoiar diversas causas. Se nos lembrarmos do Natal nos Hospitais na RTP1, a edição de 2009, chegou aos 40% de share. Portanto não fiquei surpreendido com os mais de 500 mil euros que se angariaram a favor da Madeira, e com os 40 pontos que a gala obteve.
Relativamente ao conteúdo da mesma, gostei É sempre agradável ouvir e ver os artistas portugueses unidos. No geral, foi uma boa ideia da SIC, que devia ter sido posta em prática primeiramente pela RTP1.

Bárbara Guimarães vai voltar à SIC já neste domingo. E
sta é a aposta da estação de Carnaxide para fazer um "contra-ataque" à RTP1, que comemora os seus 53 anos no dia 7 de Março. Nuno Santos disse que, se o programa alcançasse bons resultados, iria encomendar mais 13 emissões do mesmo. Fica assim marcado o regresso à SIC, de Bárbara Guimarães, após o fracasso M/F: Sarilhos em Casa. Achas que a apresentadora já fazia falta à SIC?

Eu nunca fui muito com a cara de Bárbara Guimarães. Acho-a demasiado superior e "fina". Por exemplo, nos Globos de Ouro, achei-a muito superficial. Parece que pensa que é uma grande
apresentadora, mas a verdade é que, se o fosse, não seria uma espécie de Soraia Chaves. Quero com isto dizer, que a apresentadora, no meu ver, não acrescenta muito à SIC. Sendo pouco utilizada, e aparecendo esporadicamente na nossa televisão, acaba por cair no esquecimento dos portugueses. O público deixa de ter simpatia nela.

Notícias em 2ª Mão estreou na terça-feira. Qual a tua opinião sobre o programa, que tem emissão de quarta a sexta-feira, visto que agora
a Grande Reportagem SIC integra o horário nobre de terça-feira?

Eu acho engraçado o programa. Nada do outro mundo, mas dá para dar umas boa gargalhadas. Não sou espectador fiel, mas se estiver a fazer zapping, e parar na SIC, sou capaz de o ficar a ver.
Gosto muito da dupla Marco Horácio/Eduardo Madeira. E só por isso, o programa sai a ganhar.

A Armadilha é a nova novela da hora de almoço da SIC. Não se trata de uma reposição, tal como Terra Nosta, Laços da Vida, O Cravo e a Rosa ou Mulheres Apaixonadas. Achas que esta foi a escolha mais acertada de Nuno Santos?

Ainda não tenho conhecimento da história de A Armadilha, mas gostava mais de ver a reposição de Pagínas da Vida, Paraíso Tropical ou Cobras & Lagartos. Tenho saudades destas novelas, uma vez que tiveram sucesso no canal de Francisco Pinto Balsemão. Tenho pena de Nuno Santos ainda, pelo menos, não ter pegado em Páginas da Vida. São opções..

Até para a semana!

Hoje às 20:00

..no Fecho!

Audimetria - 01/03/2010

O dia de ontem foi ganho pela TVI. A estação de Queluz de Baixo ascendeu aos 28,3% de share, depois dos 22,6% de domingo.

O vencedor do dia é, sem dúvida, a reportagem da TVI, Livro de Reclamações. Com 15,2% de rating e 37% de share, o espaço informativo da estação de Queluz de Baixo, recuperou assim o primeiro lugar, que havia perdido há uma semana.
O Telejornal foi, para variar, o noticiário com maior audiência. Ocupou o quarto lugar do top dos cinco programas mais vistos do dia.
Às 19:00, O Preço Certo, apesar de ter estado muito perto de Morangos com Açúcar, liderou. Enquanto o concurso da RTP1 obteve 9,8% de audiência média e 32,7% de share, a série da TVI ficou-se pelos 9,7% de rating e 32,1% de share.
Às 14:00, a novela Mulheres Apaixonadas venceu, relegando Júlia Pinheiro e Poder Paralelo para segundo e terceiro lugares respectivamente, até por volta das 15:20.

Quanto aos derrotados, destaque para Sinais de Fogo. Apesar de ter um bom convidado em estúdio, Miguel Sousa Tavares não conseguiu manter os bons resultados do primeiro programa. Veremos como correm as coisas para a semana.
Sobre Perfeito Coração, mais uma vez ficou na casa dos 21 pontos. Pior só mesmo Cuidado com a Língua e Jogo Duplo, que nem aos 20 chegaram.
As Notas Soltas de António Vitorino não foram além dos 8,5% de rating e 21,2% de share.
Por fim, e na TVI, a repetição de Morangos com Açúcar ficou em terceiro no horário das 18:00 às 19:00.

Fonte do quadro: Mediamonitor

Primeira semi-final do "Festival da Canção"


É já hoje, a partir das 21:35, que vai para o ar a primeira semi-final do Festival da Canção, na RTP1. Aqui ficam os concorrentes que, amanhã, vão a votos:

1 Nucha - Chuva
2 Ouro - Arco-Íris Dentro de Mim
3 Claudisabel - Contra Tudo e Todos
4 Filipa Azevedo - Há Dias Assim
5 Jorge Guerreiro - Ai Lisboa
6 Dennisa - Meu Mundo de Sonhos
7 Nuno Pinto - Fogo Lento
8 Filipa Galvão Telles - O Amor Não Sabe
9 The Agency - É Assim que as Coisas São
10 Gonçalo Madruga - Cores de um Mundo
11 Evelyne Filipe - A Tua Voz
12 Vanessa - Alvorada

Só seis deles passam à final! Esteja atento!

Fala-se 02/03/2010

Boa Tarde! São 15 horas e está na hora da mais recente rubrica do Televisão - Opinião. E nesta terça feira fala-se de:

Rita Andrade
A apresentadora voltou no passado sábado a surgir num evento. Um mês e meio depois de ter sido mãe, Rita Andrade já recuperou a boa forma física. Ao "24 Horas" revelou o seu segredo: "Tenho feito muita ginástica". Juntamente com as suas colegas, a mãe de Gustavo chegou à festa de comemoração do segundo aniversário do "Fama-Show" por volta das 22 horas e saiu pouco depois das 23:30, uma vez que tinha que amamentar o filho.

Luciana Abreu
A eterna Floribella surgiu na festa de encerramento do Aliados Winter Club, na cidade invicta, com um novo look. Todavia, a actriz não se submeteu a nenhum corte de cabelo. Luciana Abreu apenas aderiu à moda das perucas. "Este é simplesmente um dos meus novos looks, porque adoro mudar. É uma peruca, vou aderir à grande moda. É uma maneira de poder poupar o cabelo depois de uma novela", revelou ao "24 Horas".

Mais uma edição de "Dança Comigo"?

Calma, provavelmente esta notícia é apenas uma erro da revista Correio da Manhã TV.
Segundo as últimas informações divulgadas na imprensa, Catarina Furtado vai apresentar a segunda edição de Dá-me Música, o concurso que punha a prova os conhecimentos musicais dos famosos. No entanto, a revista de sexta-feira do Correio da Manhã, refere que a actriz de Cidade Despida, vai conduzir mais uma edição de Dança Comigo. Em que ficamos afinal?

Revista de Imprensa 02/03/2010

Bom dia! São 10 horas e está no momento de lhe trazer mais uma Revista de Imprensa

RTP comemora aniversário a partir de Moçambique

É já no próximo domingo que a RTP comemora 53 primaveras. A celebração deste ano será diferente, uma vez que contará com uma emissão especial feita a partir de Moçambique. O anfitrião da festa é José Carlos Malato, que, curiosamente, completa 46 anos no mesmo dia. Ao "24 Horas", José Fragoso adiantou um pouco sobre aquilo em que consistirá a festa: "vai ser um especial dedicado à cooperação entre os países lusófonos. Malato estará a conduzir a emissão com outros apresentadores dos restantes países". Para ver, no próximo domingo, na televisão estatal.

Jorge Gabriel conduz especial de apoio à Madeira
Depois de no passado domingo a SIC ter emitido o especial "Uma Flor para a Madeira", é a vez de hoje a RTP "ajudar" a ilha. Assim, durante a manhã, Jorge Gabriel conduz um programa que será algo "mais positivo", uma vez que acompanhará "a reabertura de estabelecimentos de ensino e de comércio. O objectivo é "mostrar o recomeço de quem perdeu quase tudo". Ao lado do apresentador estará Hélder Reis, que já se encontra na ilha desde o início da semana. Esta é a primeira de várias iniciativas que a RTP levará a cabo e que culminarão com a transmissão da "Festa da Flor", a 18 de Abril.

CITAÇÃO DO DIA

"Não tenho exclusividade com a TVI, mas tenho tido muita sorte neste canal. Se um dia surgir uma grande proposta talvez pondere sair."
Marta Melro

Curiosidade do dia:

Rui Vilhena ficou bastante agradado com o desempenho de Bruno Veloso em "Morangos com Açúcar" e já abordou o jovem actor para que este integre o elenco da sua próxima telenovela, "Bem Me Quer, Mal Me Quer".
Fontes:
. Maria
. 24 Horas
. TV Guia

Para lá das 24

Boa noite! Seja bem-vindo ao Para lá das 24!

Poucos são aqueles que sabem da formação de Rita Ferro Rodrigues. Mas a realidade é que um dos membros da "Companhia das Manhãs" da estação de Carnaxide é jornalista de profissão.

Apesar de já não ter a carteira de jornalista (entregou-a quando abraçou a apresentação), Rita Ferro Rodrigues provou esta semana que sabe fazer o "trabalho de campo". Várias foram as reportagens que fez tanto para o programa matinal, como para o "Vida Nova". Em alguma delas mostrou menos trabalho do que qualquer outro repórter televisivo? Não, em nenhuma.

No meio de tanta desgraça e de tamanho prejuízo, poder apreciar o "verdadeiro" trabalho jornalístico da colega de Francisco Menezes foi como que uma lufada de ar fresco. Esta é mais uma prova da sua enorme versatilidade e da entrega a causas que tanta importância têm.

Quererá isto dizer que uma próxima "Grande Reportagem SIC" possa vir a ser encabeçada por Rita Ferro Rodrigues? Era algo que não me surpreenderia e que seria, certamente, muito bem feito!
(imagem retirada de SIC Blog)