10 de agosto de 2009

Recorde

É verdade. Hoje o Televisão-Opinião bateu um recorde de visitas. Não me lembro de nos últimos dias ter tantos visitantes. Talvez para muitos este resultado seja pouco e para outros seja muito. Para mim é óptimo. E só o consigo através de si, que todos os dias visita o meu blog.

Prometo dar-lhe a conhecer todas as novidades televisivas diariamente e ao minuto. E é aqui que se destaca o Televisão-Opinião. Uma notícia que chega à redacção merece a sua divulgação instantânea. E é isto que eu e o Jorge prometemos - publicação rápida e eficaz.

21 horas e 27 minutos - O Televisão-Opinião já conta com 92 visitantes.

Fecho


Boa noite. Fechamos por hoje com uma crónica de Joel Neto retirada do Diário de Notícias.

Em que é que ficamos?

O Relatório de Regulação apresentado esta semana pela ERC é equívoco, e a melhor prova disso é o capítulo dedicado à RTP. Ao centrar-se nos dados estatísticos, insistindo nas cronometragens dos temas cobertos e na contagem das fontes utilizadas, a Entidade Reguladora acaba por só encontrar virtudes na RTP, o que não será propriamente exacto. Entretanto, e ao pretender amenizar os encómios, Azeredo Lopes não consegue outra coisa senão, paradoxalmente, desmentir o estudo que ele próprio fez.

A razão por que José Alberto de Carvalho não percebe o discurso é simples: o discurso não faz sentido. Na melhor das hipóteses, trata-se de uma tentativa de justificar a própria existência da entidade. Se a informação pública for tão claramente melhor do que a privada, como indicam as estatísticas, de pouco serve uma auditoria desta natureza, com este peso institucional e este tipo de custos. Portanto, há que ressalvar: a informação da RTP é mais contida, mais diversificada e mais equitativa do que a da concorrência, mas a sua agenda não tem grandes "marcas distintivas".

Talvez fosse melhor darmos um saltinho até ao século XXI. Num tempo assim, a que chamámos "globalizado", o mais natural é a "aproximação das agendas jornalísticas" - e, portanto, o "princípio da distinção" está também na gestão que se faz da matéria informativa, não apenas na matéria propriamente dita. A acreditar nos números, a RTP gere-a melhor. Porque é que não havemos de conformar-nos com isso?

Última hora - Novo programa de Magia na SIC


Para quem acompanhou o SIC ao Vivo de hoje viu a novidade. A SIC vai estrear brevemente um novo programa de magia com Mário Daniel.

Audimetria - 09/08/2009


Com futebol a estação pública liderou por completo. O jogo entre o Porto e o Paços de Ferreira alcançou um bom rat - 13,3%. O Telejornal foi o noticiário mais visto durante a noite com 10,1% de rat e 34,4% de share. A entrega da taça ocupou o terceiro lugar do top5.
O programa mais visto da TVI foi a novela Sentimentos com apenas 26,9% de share.
Na SIC o Primeiro Jornal não deu hipóteses à concorrência no mesmo horário. O noticiário apresentado por Fernanda Ribeiro ficou em quinto no que toca aos cinco programa mais vistos do dia - 8,0% de rat e 34% de share.


Quanto ao horário das 19:00, a não transmissão da SIC da morte de Raul Solnado trouxe frutos à estação de Carnaxide. O filme Vestido a Rigor obteve 6,5% de rat e 29,6% de share, ficando à frente do especial sobre Raul Solnado da RTP1 (6,4% de rat e 30,6% de share) e da TVI (4,3% de rat e 20,6% de share).

Nos noticiários, depois do Telejornal, o Jornal da Noite ficou à frente do Jornal Nacional. Fez 7,5% de rat e 24,7% de share contra 6,3% de rat e 21,0% de share.
O TGV não conseguiu mais que 7,9% de rat e 22,6% de share. A repetição de Salve-se quem Puder (6,7% de rat e 25,4% de share) conseguiu ser mais vista que Nasci Para Cantar (5,5% de rat e 25,5% de share. Na RTP1, Divinas Comédias, emitidas a partir das 23:00, obteve 6,7% de rat e 23,6% de share.

No total do dia a RTP1 conseguiu 30% de share, a SIC 24,8% e por fim a TVI com o pior resultado dos últimos tempos - 19,7%.


E os apresentadores de Ídolos são..


A notícia vem no Jornal de Notícias. Acho uma excelente aposta em João Manzarra. Muito boa mesmo. Fico super feliz por ele, pois neste momento ele é o apresentador revelação deste ano.
Quanto a Cláudia Vieira, tenho um carinho especial por ela. Se conseguirá vingar? Não sei. Se é uma boa aposta? Não sei, mas o que cria em mim esta notícia sobre ela é a expectativa para ver como se sairá.
Boa sorte aos 2.

Última hora - José Eduardo Moniz já é vice-presidedente da Ongoing


O presidente da Ongoing, Nuno Vasconcellos anunciou hoje em conferência de imprensa que José Eduardo Moniz será vice-presidente da Ongoing Media.

De acordo com o responsável, um dos objectivos da Ongoing é trabalhar nos países de língua portuguesa.

José Eduardo Moniz anunciou na passada quarta-feira a saída do cargo de director-geral da TVI, depois de mais de dez anos à frente da estação televisiva.

Fonte: Diário de Notícias

Opinião - Marco Horácio


De facto Diana Chaves e Marco Horácio fazem uma boa dupla. A cumplicidade entre os dois já se nota, assim como o orgulho que ambos têm perante o sucesso de Salve-se quem Puder.
Apesar de muitos se queixarem de o programa já não animar tanto como quando estreou, não penso assim. Como nunca fui um espectador assíduo de Salve-se quem Puder, não me faz tanta confusão as paredes serem sempre as mesmas, ou de não haver inovação. Quer dizer, a inovação está lá. Basta ver os especiais e a possibilidade de cada um nós enviar as nossas próprias paredes para o programa. Mas o meu objectivo com este post não é analisar se há ou não inovação. É pura e simplesmente elogiar a postura de Marco Horácio. Nota-se que ele gosta de fazer o programa. Ok, o mesmo se passa com a Diana Chaves. Mas é diferente. No especial Amigos da Diana vs Amigos do Marco viu-se não só a cumplicidade entre os dois, mas também o profissionalismo, o orgulho e a vontade de fazer sorrir os portugueses do rei da "bobagem". Parabéns Marco, gostei de ver! Merece mais uma oportunidade da SIC.

Aqui fica uma parte do especial amigos de Diana vs amigos do Marco