3 de janeiro de 2010

O Protagonista


O protagonista da semana foi "Uma Canção para Ti".
O programa apresentado por Júlia Pinheiro e Manuel Luís Goucha, despediu-se dos espectadores com a vitória de Guilherme Azevedo e com o primeiro lugar nas audiências - 11,6% de rating e 41,1% de share.
Contra as expectativas, acabou por vencer "Ídolos", que se ficou pelos 8,2% de audiência média e 28,6% de share.
Não, não foi uma grande vitória. Mas sim, foi uma despedida em grande, e com sabor a dever cumprido por parte dos dois apresentadores da TVI.
Sempre tive dúvidas que "Ídolos" vencesse na noite de passagem de ano, e como tal tive razão. Aliás, achei muito precipitado a Ana Bola proferir na "Companhia das Manhãs", que tinha a certeza que o programa no qual participou iria ser o vencedor da noite.
Independentemente do programa da TVI ter baixado bastante nas audiências em relação ao ano passado, penso que foi o que mais se adequou à temática da passagem de ano - família, emoção, e diversão. O "Ídolos" apenas teve a componente de diversão e amizade.
A parte da emoção não existiu tanto, pois não houve nenhum vencedor ou derrotado. E por outro lado, os concorrente ainda a jogo não poderiam ter muitas canções ensaiadas, pois a gala que decide o seu futuro acontece hoje.
Penso que a disputa exigia que fosse mais renhida, mas analisando bem os dois programas, "Uma Canção para Ti" tinha a componente "Quem vai ganhar", e "Ídolos" ficava-se pela "Quer divertir-se connosco? As diferenças são notórias.

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí as restantes audiências relativas ao dia de ontem.

Depois de referido o top5, e o canal que venceu no sábado, basta concluir a Audimetria, com os valores dos restantes programas.
No horário das 19:00, o "Preço Certo" ganhou, com 10% de rating e 28,7% de share. Em segundo lugar, ficou o filme transmitido pela TVI, "Jumper", que obteve 9,8% de audiência média e 30,1% de share. O filme da SIC ficou em último lugar.

No que toca à informação, de salientar ainda a prestação do "Jornal Nacional", que se ficou pelos 10,6% de rating e 26,9% de share.

Quanto ao horário nobre da RTP1, "A Voz do Cidadão" conseguiu 7,4% de audiência média e 18,7% de share. O especial "Jogo Duplo" esteve melhor. O programa apresentador por José Carlos Malato atingiu os 8,1% de audiência média e passou a barreira dos 20 pontos.
Na SIC, de referir a prestação de "Perfeito Coração", que se ficou pelos 8% de rating e 20,4% de share. "Não Há Crise", de Nuno Graciano, não esteve muito melhor. O programa de apanhados, esteve na fasquia dos 21 pontos. Por fim, a repetição da emissão de "O Formigueiro" conseguiu 4,6% de rating e 18,1% de share.

Às 21:00..


..e logo após a gala de "Ídolos"..

Audimetria - 02/01/2010

O dia de ontem foi ganho pela TVI. A estação de Queluz de Baixo ganhou o primeiro sábado do ano, com 29,2% de share. Seguiu-se a SIC com 24,8%, e a RTP1 com 23,6%.

"Deixa que te Leve", foi o programa mais visto do dia. A novela continua em alta, e o dia de ontem foi mais uma prova disso. Um programa, ao fim-de-semana, obter 17% de rating e 45,8% de share, que não seja futebol, é raro.
Os resultados de "Meu Amor", embora bons, já foram mais normais, tal como podemos ver no quadro fornecido pela Mediamonitor.
O noticiário mais visto foi o da RTP1. O "Telejornal" chegou aos 12,7% de rating. Seguiu-se o "Jornal da Noite"m com 11,2% de audiência média e 28,6% de share.
O top5 de sábado fecha com "Ele é Ela". Apesar de não ser um sucesso, a série da TVI esteve bem. Ultrapassar os 40 pontos depois das 23:00, é um mérito para qualquer produto de ficção.

O Melhor & Pior do Ano (TVI)

Melhor - Anunciada pela TVI como "A maior produção de sempre", os números mostram isso mesmo: custou 5.7 milhões de euros, é composta por 30 episódios, foi rodada em 5 países, envolveu cerca de 120 actores, quase 500 técnicos e muitos figurantes. "Equador" foi a lufada de ar fresco que a ficção nacional precisava, provando que com ambição, ousadia e imaginação se consegue realizar um projecto que ficará na história da televisão portuguesa. Com um enredo maravilhoso, um elenco de luxo e uma realização com uma qualidade elevadíssima, percebe-se o sucesso de audiências da adaptação do livro de Miguel Sousa Tavares.
Pior - Ao fim de três emissões o programa foi retirado da grelha da TVI sem qualquer explicação. Apresentado por José Pedro Vasconcelos, "Portugal de Olhos em Bico" é um concurso tipicamente japonês com jogos, a meu ver, pouco conseguidos. Para além do apresentador português também havia espaço para apresentadores japoneses que não faziam mais que "gritar" durante todo o programa. Uma aposta falhada da TVI.

O Melhor & Pior do Ano (SIC)

Melhor - "Esmiucem isso bem. Esmiucem connosco". Este foi um dos slogans utilizados para marcar o regresso dos Gato Fedorento à antena da SIC, com um programa de análise aos actos eleitorais que se realizaram em Setembro e Outubro passado. Um formato diferente, quer na televisão portuguesa quer na carreira dos Gato. Conduzido por Ricardo Araújo Pereira, "Esmiúça os Sufrágios", atingiu a fasquia dos 2 milhões de espectadores, batendo toda a concorrência. Ficam entrevistas para a história, como a de José Sócrates e Manuela Ferreira Leite.
Pior - Foi anunciado como o substituto do sucesso de Verão "Salve-se Quem Puder", mas a verdade é que juntar homens e mulheres frente a frente numa luta de sexos, revelou-se um fracasso de audiências. Ao fim de duas semanas de valores francamente baixos, "M/F": Sarilhos em Casa" passou de diário a semanal, e nem aos sábados com a emissão de famosos o programa vingou, sendo retirado do ar sem qualquer explicação.

O que poderemos ouvir hoje à noite..

Carlos - Eu Estou Aqui (Anjos)
Carolina - Boite Zuleika (Cão Muito Mau)
Diana - Conta-me Histórias (Xutos&Pontapés)
Filipe Pinto - Venham Mais Cinco (Zeca Afonso)
Inês - Deixa-me Rir (Jorge Palma)
Salvador - Jura (Rui Veloso)
Solange - Ponto de Luz (Sara Tavares)

O Melhor & Pior do Ano (RTP1)

Melhor - A informação preferida dos portugueses está na RTP1. Os seus noticiários são líderes no horário ("Bom Dia Portugal", "Jornal da Tarde", "Telejornal"), e a juntar a estes, salienta-se os grandes programas de entrevista ("Grande Entrevista") e de debate ("Prós e Contras"). Para além disso, num ano marcado por três actos eleitorais, a estação escolhida para acompanhar a contagem dos votos foi a RTP1, deixando para trás a concorrência. Por tudo isto, a informação foi o melhor da RTP1 em 2009.
Pior - Se a informação sai vitoriosa, os concursos familiares que a RTP1 apostou durante o ano revelaram-se um fracasso de audiências. Mas se "Há Festa Em" fez frente à concorrência durante o Verão e "Dança Comigo no Gelo" e "Família Família" conseguiram por vezes estar ao nível dos rivais, "A Febre da Dança" e "O Último Passageiro" foram "engolidos" pela concorrência. Apresentados por Sílvia Alberto (sem falhas a apontar na apresentação) foram duas apostas falhadas da direcção de programas que não ficarão na memória dos espectadores.