25 de abril de 2011

Falar Televisão


Filipe Santos Tem Talento

Filipe Santos sagrou-se ontem vencedor da adaptação portuguesa deBritain's Got Talent, com as suas capacidades de beatboxing
Apesar de admirar o Filipe pela sua habilidade, devo dizer que ontem me desiludiu e a minha opinião foi a mesma que a de Conceição Lino: não era necessário todo aquele aparato em torno da sua actuação, que só distraíam o espectador, tanto a nível musical (a banda) como visual (as bailarinas). A própria escolha de música, I Got a Feeling, não ajudou.
Mas como o "corpo de trabalho" do jovem foi bastante bom, compreende-se e louva-se a sua vitória.




Para mim destacaram-se ainda, mas pela negativa, Tiago Ribeiro e Eduardo Marques, não por culpa deles, mas talvez por culpa da produção. As suas actuações ao longo dos programas foram-se fundindo e misturando. Os dois estilos estavam perigosamente a aproximar-se, para mal de ambos. Tiago Ribeiro pode enveredar por caminhos mais mainstream, enquanto que Eduardo está, e muito bem, ligado ao canto lírico italiano.
Finalmente para mim Ivo Soares arrasou, mas a sua atitude um pouco petulante fez-me cerrar os dentes e pensar um bocadinho. O miúdo humilde e gago que conhecemos podia ter desaparecido. Espero não ter sido o caso e que as luzes do palco tenham estado muito ofuscantes.

Desligadas as câmaras e desmontado o palco, a 1ª edição do Portugal Tem Talento foi o primeiro passo para mais adaptações de sucesso em Portugal. 2ª edição a caminho? Só a SIC saberá...



Joel Bernardo

Marta Melro com contrato "especial"!


Tal como várias outras actrizes que mantêm um vínculo de trabalho com produtoras ou estações de televisão, Marta Melro conseguiu negociar um contrato que lhe impede de fazer determinado tipo de cenas. Apesar de não se considerar pudica, a profissional da estação de Queluz de Baixo confessa que existem determinados limites na representação. 
"Tenho no meu contrato que não faço cenas de nu, nem de biquíni, nem de lingerie, nem cenas de cama sem acordo prévio. Foi uma batalha dura, mas consegui pôr isso no contrato. Acho que tudo tem de ter uma dose de bom gosto, há limites para tudo, não sou pudica, mas há situações em que não me sinto confortável. Gosto de me resguardar um pouco", confessou à Vidas.

A ex-namorada de Rodrigo Saraiva explicou ainda que nunca pensar chegar onde chegou: "Nunca me tinha passado pela cabeça seguir este percurso. Hoje em dia olho para trás e vejo algumas coisas que aconteceram na minha vida que poderiam ser interpretadas como sinais de que esta poderia ser uma área que tinha alguma coisa a ver comigo".

Apesar disso, a actriz não esquece que o inicio da sua carreira na televisão poderia não ter acontecido, se os seus pais não permitissem que realizasse o casting para a série "Morangos com Açúcar": "Fiquei um pouco angustiada porque achei que os meus pais nunca me iriam deixar participar". Felizmente o apoio dos seus progenitores foi imediato e, por isso, Marta Melro é uma  das actriz da nova geração mais querida dos portugueses!

Quiosque: Vidas

"Portugal Tem Talento" liderou?


Com uma gala que durou até às duas da manhã, "Portugal Tem Talento" despediu-se com um bom resultado. A última emissão de "Portugal Tem Talento" obteve 8,3% de audiência média e 37% de share, num dia que foi marcado por um baixo consumo televisivo. 

Em primeiro lugar do top dos cinco programas mais vistos do dia ficou, contudo, "Anjo Meu". O episódio da novela da TVI emitido no domingo atingiu os 10,4% de audiência média. 

Em dúvida fica o verdadeiro vencedor do confronto directo entre a estação de Carnaxide e a de Queluz de Baixo. Quem terá realmente ficado em primeiro lugar: Alexandra Lencastre ou Bárbara Guimarães?

De referir igualmente que o "Jornal Nacional" foi novamente o noticiário mais visto de domingo, e que a apresentação de "Peso Pesado" alcançou 27,7% de share.

No total do dia, a SIC liderou com uma média de 29,4% de share, seguida pela TVI, com 25,7%. O conjunto dos canais temáticos alcançou 21,5% e, por fim, a RTP1, que se ficou pelos 19,7%.

Fala-se! 25/04/2011

Boa Tarde! Seja bem-vindo ao primeiro Fala-se! desta semana!

António Pedro Cerdeira


Apesar de o romance com Rita Guerra ser bastante recente, o “casalinho” já vive junto, mas ainda procura a casa ideal para morar. Quem o garante é uma fonte próxima de ambos à edição desta semana da revista Notícias TV.


Outra fonte adiantou, inclusivamente que “A Rita pôs à venda a sua casa em Mafra”. Ao que parece, António Pedro Cerdeira e a cantora já estiveram a ver apartamentos nas zonas de Oeiras e Carcavelos, mas ainda não encontraram o “ninho” ideal.

Joana Duarte e Jéssica Athayde


Se no passado foram grande amigas, parece que a relação entre as duas actrizes continua “azeda”. Depois de a Teresa de Anjo Meu e o namorado da loira se terem envolvido durante umas férias na neve, as duas jovens continuam de costas voltadas.


E essa situação foi bastante visível num evento recente da marca de lingerie Triumph, em que se sentaram relativamente perto e nunca se falaram, tal como mostra a Lux desta semana. Contactadas pela referida revista, nenhuma das jovens quis prestar declarações.


Quiosque: Lux, Notícias TV

Revista de Imprensa 25/04/2011

Bom dia! Seja bem-vindo à primeira Revista de Imprensa desta semana!


“A RTP é um desafio permanente” para Jorge Gabriel

Na estação pública há já vários anos, o apresentador continua a ser um dos mais queridos dos portugueses e forma com Sónia Araújo uma dupla de bastante sucesso. É em entrevista à Vidas desta semana que Jorge Gabriel se mostra feliz com aquilo que tem feito ao longo dos últimos anos.


Para o apresentador, fazer Praça da Alegria “é um programa desafiante, dia após dia. Conhecemos pessoas e abordamos temas e pessoas muito diferentes, o que nos ajuda a não cair na rotina. Só me desgasta fisicamente por ser três horas em directo e sem teleponto. Tanto para mim como para a Sónia Araújo. E é feito no Porto, onde não há tantos protagonistas para entrevistar como em Lisboa. Mas a RTP é um desafio permanente”, começa por dizer Jorge Gabriel.


Questionado se se preocupa com as audiências, o comunicador fez questão de explicar: “A RTP tem de se esforçar em ter audiências para poder transmitir a mensagem. Mas toda a gente se preocupa com as audiências. Quanto mais público tivermos, mais alimento terá o nosso ego. Mas sabemos as regras do jogo, que têm de ser respeitadas. O objectivo +e agradar ao público e fazer com que aprenda algo. A televisão não serve apenas para distrair”.


A terminar, Jorge Gabriel frisou que, por enquanto, continua apenas com Praça da Alegria, ao lado de Sónia Araújo, mas está “disponível para fazer qualquer tipo de trabalho. Mas não recebi nenhuma proposta até ao momento”.


Frederico Barata triste com reacção do público a Sedução

Há muito que se tem falado sobre o horário da telenovela de Rui Vilhena e do facto de esta ser uma produção “diferente” das habituais e que esse é um dos motivos pelos quais os telespectadores não têm acompanhado a história de Júlia.


Apesar de tudo, o intérprete de Alex em Sedução mostrou, em entrevista à Mariana alguma tristeza pela reacção do público, até porque tem pena que “as pessoas não se esforcem um bocadinho para ver e perceber a trama. Mas também entendo, devido à hora em que a novela passa de segunda a sexta-feira. Fiquei desiludido com o horário”, começa por dizer.


A terminar, Frederico Barata confessou ainda que percebe que as telenovelas de Rui Vilhena são diferentes das outras que a TVI emite e que isso acaba por “prejudicar” quem nelas trabalhas: “Acho que não é para um público em geral, habituado a ver as novelas da TVI, o que acabou por ser um pouco ingrato para nós, actores”.


CITAÇÃO DO DIA:


“A Reposição de cenas da Helena (de Remédio Santo) é como ir ao ginásio durante duas horas”


Rita Pereira

Curiosidade do dia:


Cada vez mais ligada às novas tecnologias, Júlia Pinheiro está mesmo concentrada na sua nova vida na SIC. A prova mais recente é dada pela Notícias TV, que adianta que o waiting ring do telemóvel da apresentadora é o hino da SIC!

Quiosque: Notícias TV, Vidas, Mariana

Filipe Santos vence "Portugal Tem Talento"!



A gala de "Portugal Tem Talento" terminou há alguns segundos! Depois de Bárbara Guimarães ter iniciado esta emissão com uma actuação arrasadora na pele de "Lady Baba", os portugueses assistiram aos 13 talentos do talent-show da estação de Carnaxide. Após tantos elogios por parte do grupo de jurados, e dos favoritismos constantes de José Diogo Quintela, os telespectadores foram unânimes na altura de votar.


Apesar de todos os concorrentes terem dado o seu máximo, despendendo largas horas em treinos e preparativos, apenas um levou para casa o prémio final de cem mil euros. Neste sentido, o grande vencedor de "Portugal Tem Talento" foi...


Filipe Santos!


O que achou desta revelação? Justo, injusto? Qual foi o seu preferido da noite?

Fecho



Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.



Portugal a rir



Em Portugal, produtores e programadores acham que basta juntar um leque de actores, dizer umas piadas, meter umas gargalhadas enlatadas lá pelo meio e, pronto, temos um programa de humor, ou, vá lá, uma comédia ligeira. A televisão portuguesa está, nas últimas décadas, cheia destes exemplos menores, que raramente ficam para a história. E é por isso que é de saudar quando aparecem propostas bem feitas, com texto inteligente, com uma construção que vá para lá da brejeirice ou da piada rasteira e fácil.

Estreado há quatro semanas, Estado de Graça, sexta- -feira à noite na RTP1, é uma lufada de ar fresco, é inteligente e preocupa-se em beber na actualidade o material para o seu humor. Maria Rueff, Ana Bola e Joaquim Monchique, muito competentes, destacam-se num grupo onde Manuel Marques e Eduardo Madeira, estando mais intermitentes, têm conseguido igualmente bons momentos.

As entrevistas a Kadhafi, Angela Merkel e Lula da Silva, por exemplo, foram muito bem conseguidas. A parábola aos Homens da Luta, que ganham tudo, desde o concurso Miss Portugal 2011 ao concurso para a construção do TGV, e a conferência de imprensa de Paulo Futre, ambos logo no primeiro episódio, revelam excelente poder de observação, acidez bem calibrada e inteligência na construção das personagens.

Estado de Graça não é perfeito e é ainda um bocadinho irregular, mas é seguramente uma das propostas mais bem conseguidas do entretenimento da RTP. Aos poucos, José Fragoso vai conseguindo construir, como prometeu, uma bem sucedida linha de humor, a que se juntarão em breve Bruno Nogueira e companhia no seu Último a Sair. E isso deve ser aplaudido, num país com pouca vontade de rir de si próprio.