7 de março de 2010

O Melhor & Pior da Semana

O Pior da Semana TVI
Desde já é de enaltecer a aposta da TVI em novos formatos para além das telenovelas. A aposta da TVI no formato mini série é para mim de ser louvado. Destaco "37" como o pior da semana, não pela sua história (bem conseguida e bem escrita), não pelas interpretações (belo regresso de Sofia Alves), não pela realização (muito boa em comparação com as novelas), mas pelas audiências que a série policial alcançou. Concorreu com a gala da SIC e não foi além de cerca de 750 mil espectadores.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana SIC
Uma novela que quando estreou alcançava valores que diriam que seria mais um flop. Mas o tempo provou o contrário. "Paraíso" da Rede Globo, a passar na SIC às 18h tem uma história de cowboys brasileiros que é tão distante da realidade portuguesa e que se calhar por isso, já como dizia Fernando Pessoa "primeiro estranha-se e depois entranha-se". A novela esta semana esteve bem perto dos 30% de share de média e alcançou no melhor dia da semana quase 700 mil espectadores.
PS: Gostava de destacar também como o melhor da semana da SIC a gala do passado domingo "Uma Flor Para a Madeira". Um programa que para além de liderar as audiências, foi um exemplo de solidariedade e bom gosto na televisão portuguesa. Parabéns SIC pela iniciativa.

O Melhor & Pior da Semana

A edição da noite de "O Melhor & Pior da Semana" está em linha consigo até às 24h.

Melhor da Semana RTP1

Apesar dos fracos valores que alcançou na estreia, deve-se louvar o regresso de "Cuidado Com a Língua", verdadeiro programa de serviço público. Um programa apresentado por Diogo Infante que é um excelente utensílio para que todos falem bom português. Já que agora também se fala tanto do acordo ortográfico, a importância deste programa é muita. Uma sugestão: porque não passar o programa para o horário que era ocupado por Marcelo Rebelo de Sousa?

O Protagonista


A RTP1 comemora hoje 53 anos! Já está velhinha a estação pública, mas ainda tem muito para dar. O primeiro canal tem os melhores profissionais, os melhores pivôs, os melhores apresentadores, a informação mais vista, um concurso que já está na grelha há vários anos, um talk-show matinal com bons resultados, reportagens interessantes, e muito mais!
Neste últimos dias, temos vindo a notar que a RTP1 tem subido mais vezes ao segundo lugar.

Apesar de o canal ter a vida facilitada, por ter o apoio do Estado, temos de dar os parabéns aos directores de programas da RTP1, que durante vários anos juntaram os melhores dos melhores.
Catarina Furtado, José Carlos Malato, Tânia Ribas de Oliveira, Jorge Gabriel, Diamantina, Sónia Araújo, Sílvia Alberto, João Baião, Júlio Isidro, Isabel Angelino, Serenella Andrade, Fernando Mendes, Judite de Sousa, José Alberto Carvalho, João Adelino Faria, José Rodrigues dos Santos, Dina Aguiar, entre tantos e tantos outros, fazem frente ao vazio de apresentadores e pivõs que existem na concorrência. Digam o que quiserem, mas é a RTP, que tem a maior e melhor artilharia televisiva.

Ao longo destes 53 anos, a estação pública continua a destacar-se nas mais variadas áreas. Informação, obviamente, mas também nas séries. A RTP tem apostados em várias, e boas! Exemplo disso é Pai à Força e Um Lugar para Viver. Apesar de não terem audiências fabulosas, têm um bom argumento, e vêem-se bem. Relembremos ainda Conta-me como Foi, um ícone da história da estação pública.

A RTP está de parabéns, a equipa da RTP está de parabéns, e José Fragoso está de parabéns! Hoje, a estação pública é competitiva aos mais diversos níveis e, apesar de lançar alguns fracassos, conta já com vários sucessos!
Para o ano, há mais!


Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca O Protagonista de semana.
A partir das 22:00, fique com a rubrica O Melhor & Pior da Semana.

Notas Soltas


1.Miguel Sousa Tavares (MST) tem razão: são absurdas as queixas formais dos telespectadores sobre a forma opiniosa como o jornalista tem conduzido o seu Sinais de Fogo. Nem entrevista é notícia nem o jornalismo tem de ser todo imparcial (se é que alguma vez algum o foi em absoluto). Mas não deixa de ser curioso que, ao fim de dois programas, tudo o que se debata sobre Sinais de Fogo seja quem lá esteve, como o entrevistou MST e como se entenderam os dois protagonistas. É importante que, mais cedo ou mais tarde, se fale também do que as pessoas disseram.


2. A TVI não foi surda aos apelos e preparou melhor a transmissão da chamada "cerimónia dos Óscares" deste ano, agendando para a TVI24 um longo programa de lançamento, apresentado por Pedro Granger. Ainda não se sabe o que vai sair dali, mas é justo elogiar a humildade - e a atenção à necessidade de potenciar o produto. Pena que, aparentemente, o directo do Kodak Theatre volte a decorrer segundo o velho formato, com Vítor Moura e José Vieira Mendes enfiados numa cave esconsa, sem rede ou preparação, a dizer o que lhes vem à cabeça.

3. A nomeação de Castigo Final para os Emmys honra a produção portuguesa (e a da beActive em particular), mas envergonha a televisão. Há áreas da aplicação da tecnologia à TV em que Portugal está verdadeiramente na frente (outro exemplo é o da IPTV, onde o Meo é um case study mundial). Infelizmente, para os directores dos nossos principais canais, tudo se resume às vezes a um jogo de egos e a uma luta imediatista pelas audiências, mais até do que pelo mercado publicitário. Resultado: Castigo Final passou no Brasil, mas não em Portugal. Faz sentido, isto?

Ana Vasconcelos em "Sinais de Fogo"

Depois de ter recebido o antigo investigador da polícia judiciária Gonçalo Amaral, Miguel Sousa Tavares entrevista esta semana a pedopsiquiatra Ana Vasconcelos. Não perca, amanhã após o "Jornal da Noite", o terceiro "Sinais de Fogo".

Esta noite..

Às 21:00. Não perca!

"Morangos com Açúcar" viajam até Londres

Ainda está longe o fim do ano lectivo, mas já começam a surgir notícias sobre a série de Verão de "Morangos com Açúcar".
As gravações arrancam já em Abril e num local directamente relacionado com os novos talentos: a capital inglesa. Tudo porque "Margarida", "Fábio" e "João Pedro" vencem o concurso de "Melhor Artista" e ganham o passaporte para uma escola de artes em Londres. Também Lourenço Ortigão gravará em Terras de Sua Majestade, uma vez que a sua personagem não aguenta as saudades da namorada e vai visitá-la.
Contudo, há também actores que deixam a série. Entre eles estão Nuno Homem de Sá e Élvio Camacho, uma vez que as suas personagens não transitam para a temporada de Verão. Já Noa, responsável pelas coreografias, está garantida como reforço do elenco.

"Depois da Vida" às sextas-feiras

O formato que promete mexer com os portugueses está quase a chegar aos ecrãs da TVI. Ao contrário do inicialmente previsto, "Depois da Vida" não será emitido aos domingos, mas sim às sextas-feiras. Segundo a revista "TV Guia", o primeiro programa irá para o ar já no próximo dia 26 de Março, em horário nobre.

Parabéns RTP1!


A estação pública completa hoje 53 anos! Para comemorar esta data, a RTP1 preparou uma emissão especial, que vai para o ar a partir 16:30. Os anfitriões da mesma serão José Carlos Malato e Vanessa Figueiredo, que estarão em Moçambique, a comandar o programa!

Audimetria 06/03/2010

A RTP1 chegou ontem à primeira posição, "embalada" pelos bons resultados de "Telejornal" e "Preço Certo". Ficou a 0.3% dos 28 pontos de share. A TVI ficou-se pelo segundo lugar, com 25.5%. Em Carnaxide, as coisas não correram bem. A SIC fez apenas 21.6% de share, e quase que foi ultrapassada pelo universo CABO.

O grande vencedor do dia de ontem foi o "Telejornal", que fez, provavelmente, um dos seus melhores resultados dos últimos tempos: mais de 13% de rating e 38.1% de share. Uma das causas de tal resultado deverá ser "O Preço Certo" que ontem ultrapassou os 36% de quota de mercado. Também as telenovelas de Queluz de Baixo fizeram bons resultados, mantendo os números de share atingidos durante a semana.



O destaque do dia vai para o Festival da Canção, na RTP1. Apesar das duas semi-finais não terem feito moça à concorrência, o mesmo não se pode dizer da edição deste sábado à noite. Tendo sido o sexto programa mais visto do dia, e ultrapassado o horário pós meia-noite, o concurso da estação pública chegou aos 9,3% de rating e 28,3% de share. Para traz ficaram Lua Vermelha e Ele é Ela, que perderam largamente para a RTP1.
A comemoração dos dois anos de Episódio Especial ficaram à quem das expectativas. O programa de Sofia Cerveira e Ricardo Pereira, não só perdeu para TOP +, como ficou atrás do filmo Ao Ritmo do Hip-Hop, da TVI.

Fonte do quadro: Mediamonitor

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana SIC
As séries norte-americanas, ao final da noite ou início da madrugada (como preferir), da SIC, já foram responsáveis por óptimos valores de audiência, beneficiando a estação. Mas "CSI NY", de há uns dias para cá, tem alcançado valores não muito dignos, quer em espectadores, quer em share. Esta semana chegou mesmo a perder para um filme transmitido na TVI, que tem o dobro da duração. Cansaço das séries ou os portugueses querem coisas novas?

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana RTP1
Já aqui neste espaço referi que "Notícias em 2ª Mão" da SIC, buscava inspiração ao programa "O Que Se Passou Foi Isto", da RTP1. Mas, a avaliar pelos resultados da série de humor da RTP1, os espectadores nem dão conta de algumas semelhanças. A série que conta com um magnífico Manuel Marques, uma razoável Carla Salgueiro e uma revelação como Luís Franco Bastos, esta semana, nem aos 10% de share chegou, e teve uma média de espectadores um pouco acima dos 200 mil espectadores em pleno horário nobre. A RTP1 precisa de rever o horário da série porque estes valores só prejudicam a estação e desrespeita os actores e autores da mesma.

O Melhor & Pior da Semana

Está em linha "O Melhor & Pior da Semana" edição da manhã, que vai estar consigo entre as 10h e as 12h.

Melhor da Semana TVI
O "Jornal da Tarde" da RTP1 é líder dos noticiários das 13h. Mas não posso deixar de referir a boa prestação do "Jornal da Uma" da TVI, que, esta semana, esteve, se exceptuarmos o fim de semana, sempre acima dos 30% de share. Destaque muito positivo para a pivô de serviço: Ana Guedes Rodrigues é uma cara bonita, é profissional e parece alcançar espectadores. A TVI tem nela uma revelação e um trunfo na sua informação.

Filipa Azevedo vence "Festival da Canção 2010"

Já é conhecida a música que representará Portugal no "Festival da Eurovisão" 2010. "Há Dias Assim", tema interpretado por Filipa Azevedo conquistou o pódio, numa luta renhida, relegando para segundo lugar Catarina Pereira , e para terceiro lugar Vanessa Silva.