Mostrando postagens com marcador Bom Português. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Bom Português. Mostrar todas as postagens

15 de janeiro de 2010

Curiosidade - Bom Português


Foi na passada segunda-feira, no Para lá das 24 que lhe falei de um erro frequente de português. Hoje falo-lhe de um outro que é feito diariamente na nossa televisão.

Todos nós tivemos, temos ou teremos que estudar a nossa língua durante o ensino básico, secundário ou até mesmo superior (como é o meu caso). Durante esse estudo falamos de algo de que muitas pessoas não gostam, ou não dão muita importância: análise sintáctica.


Quem sabe o que é um vocativo? Para muitos trata-se de algo pouco importante, uma vez que se insiste maioritariamente no estudo do sujeito, do predicado, entre outros. Pois bem, e seu eu lhes disser que o vocativo está presente em variadíssimas frases que usamos no nosso dia-a-dia?

Como é que se dá os parabéns a alguém? Como é que se inicia um e-mail? Por incrivel que pareça, ao usarmos frases como "Parabéns, Diogo" ou "Olá, Diogo" estamos a usar um vocativo. Poucos sabem disso, mas em ambas as frases se está a usar um vocativo. Digo isto porque são poucas as pessoas que colocam a vírgula antes de "Diogo".

Até agora ainda não percebeu o porquê de vir para aqui falar sobre isto, certo? Então passo a explicar-lhe o motivo. Já alguma vez viu o programa que dá as primeiras notícias do dia, no canal do estado? Sim, o "Bom Dia Portugal". Pois bem, aqui está um erro de português. Nesta frase há um vocativo, apesar de não parecer. E porque é que não parece? Porque a frase está mal escrita. A frase certa seria "Bom dia, Portugal".

Esta foi apenas uma curiosidade que achei por bem partilhar com os nossos leitores, uma vez que eu próprio nunca tinha pensado nisto. Tal como este programa, muitos outros deverão existir em que se comete um erro desta natureza.

12 de janeiro de 2010

Para lá das 24

Boa Noite! Seja bem-vindo ao Para lá das 24

À hora a que escrevo esta crónica estou completamente afundado no estudo da língua portuguesa. De repente lembrei-me do quão mal se fala na nossa televisão. Desde os famosos "logotípo" à "rúbrica", são raros os programas cujos apresentadores não dizem um destes erros.

Por instantes chegou ao meu pensamento um dos erros mais irritantes: "equipe". Era aquilo a que prestava mais atenção em "Portugal de Olhos em Bico". Será que José Pedro Vasconcelos pensava que estava no Brasil? Ou anda a ver demasiados programas nos canais brasileiros?

Outro erro que também é bastante usual na nossa praça é a forma de agradecimento. Quantas vezes não testemunhamos apresentadoras a dizer "Obrigado" e apresentadores a proferir "obrigada"?(quando agradecem, por exemplo, a entrevistadas). Será que não sabem que são eles que estão a agradecer, logo uma senhora diz "obrigada" e um senhor "obrigado"?

É fácil de ver as coisas deste prisma, mas, por vezes, a força do hábito faz com que descuremos de falar "bem" a nossa língua.

Não quero com tudo isto que escrevi dizer que eu sou o super homem e que sei escrever muito bem. Tal não corresponderia à verdade. Todavia existe uma diferença. Eu não sou profissional, ao contrário de quem está à frente de um espaço informativo, ou de entretenimento.

Podem até encontrar algum erro neste texto, e caso isso aconteça, pensem assim "Ele fez de propósito, era para ver se estávamos atentos".