12 de janeiro de 2010

Para lá das 24

Boa Noite! Seja bem-vindo ao Para lá das 24

À hora a que escrevo esta crónica estou completamente afundado no estudo da língua portuguesa. De repente lembrei-me do quão mal se fala na nossa televisão. Desde os famosos "logotípo" à "rúbrica", são raros os programas cujos apresentadores não dizem um destes erros.

Por instantes chegou ao meu pensamento um dos erros mais irritantes: "equipe". Era aquilo a que prestava mais atenção em "Portugal de Olhos em Bico". Será que José Pedro Vasconcelos pensava que estava no Brasil? Ou anda a ver demasiados programas nos canais brasileiros?

Outro erro que também é bastante usual na nossa praça é a forma de agradecimento. Quantas vezes não testemunhamos apresentadoras a dizer "Obrigado" e apresentadores a proferir "obrigada"?(quando agradecem, por exemplo, a entrevistadas). Será que não sabem que são eles que estão a agradecer, logo uma senhora diz "obrigada" e um senhor "obrigado"?

É fácil de ver as coisas deste prisma, mas, por vezes, a força do hábito faz com que descuremos de falar "bem" a nossa língua.

Não quero com tudo isto que escrevi dizer que eu sou o super homem e que sei escrever muito bem. Tal não corresponderia à verdade. Todavia existe uma diferença. Eu não sou profissional, ao contrário de quem está à frente de um espaço informativo, ou de entretenimento.

Podem até encontrar algum erro neste texto, e caso isso aconteça, pensem assim "Ele fez de propósito, era para ver se estávamos atentos".

Nenhum comentário: