Mostrando postagens com marcador Manoel Carlos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Manoel Carlos. Mostrar todas as postagens

18 de março de 2010

Feeling


Olá, caros leitores. O Feeling está de volta com novas recordações de músicas que marcaram a nossa televisão portuguesa.

Desta vez, retomemos a mais uma das telenovelas com marca TV Globo, posteriormente exibida na Sic, "Páginas da Vida". Trata-se de uma das telenovelas que mais marcou o povo português e brasileiro, não fosse ela mais um argumento do fantástico autor Manoel Carlos. Com a assinatura dele contam também os argumentos de "Mulheres Apaixonadas", "Laços de Família" e mais recentemente "Viver a Vida". Em todas elas, encontramos várias semelhanças, nomeadamente ao nível de retratar problemas da sociedade que tendem em chocar os espectadores.
Em "Páginas da Vida" encontramos exemplos de homossexualidade, alcoolismo, traição, adopção e Síndrome de Down (Trissomia 21). Sem quaisquer margens de dúvidas, esta foi uma telenovela de nota máxima em realização, argumento, actores e afins. A destacar Tarcísio Meira, Renata Sorrah, Thiago Lacerda, Ana Paula Arósio, José Mayer, Edson Celulari, entre muitos outros actores de renome.

Quanto à banda sonora desta telenovela, destaco o tema "One Last Cry" de Marina Elali. Esta música marcava os momentos de Nanda (Fernanda Vasconcellos) e Léo (Thiago Rodrigues), um jovem casal apaixonado que se defronta com uma gravidez indesejada de gêmeos. Perante este percalço, Léo abandona Nanda, que no final da sua gravidez tem um grave acidente levando à sua morte. No entanto, foi possível salvar as duas crianças, Clarinha e Francisco. Clarinha sofria de Síndrome de Down e, por isso, foi rejeitada pela avó materna, a maldosa Marta (Lília Cabral). Valeu de muito, a médica Helena (Regina Duarte) que adoptou Clarinha e lhe deu todo o amor e educação que merecia.

Aqui vos deixo o último momento de Nanda e Léo, em Amsterdão:




31 de outubro de 2009

Fecho



Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Fique também a saber que amanhã, no Televisão-Opinião, poderá contar com o Melhor&Pior da Semana relativo aos 3 canais. A partir deste domingo esta rubrica passará a estar sempre presente semanalmente no blog.


Vida de Pobre

É sempre assim: instala-se a recessão económica e as pessoas passam de imediato a ver mais televisão, um entretenimento barato e exercido no conforto do lar, essa fortaleza a que nunca falta pelo menos alguma capacidade para blindar-nos do inimigo lá fora. Ainda esta semana Roma Khanna, presidente da Universal Networks International, uma das referências mundiais no mercado da TV por subscrição, o dizia, regozijando-se com a subida do número de clientes: "Perante o aumento do custo de vida, a opção pelo entretenimento em casa, com a família e os amigos, tornou-se mais atraente."




Daí que não seja fácil entender a entrevistada dada aqui há uns dias, ao Correio da Manhã, por Manoel Carlos, autor da telenovela da SIC Viver a Vida. Dizia ele, em tom pesaroso: "Hoje, com a Internet, já ninguém sai de casa." Ora, eu pergunto-me se, aos 76 anos, e depois de mais de 30 a escrever telenovelas, Manoel Carlos ainda não percebeu o segredo do sucesso do seu negócio. Quanto mais gente pobre (ou com medo da pobreza) existir, mais gente estará a ver televisão - e, quanto mais gente pobre estiver a ver televisão, mais gente haverá para prender durante horas ao ecrã, ao longo das intermináveis maratonas de telenovelas em que as estações comerciais portuguesas e brasileiras baseiam o seu prime time.
Felizmente, o futuro não passa por aqui. Mas, enquanto durar o presente, talvez não ficasse mal pelo menos algum decoro.