9 de maio de 2011

Frente a Frente





Muito boa noite. O "Frente a Frente" está de volta com um novo duelo! Nesta segunda-feira confrontamos dois actores que dão que falar na ficção nacional por representarem personagens que prejudicam os "bons da história". Vilões? Às vezes, pois no final, todos os papéis na representação implicam sempre ter um coração!
Vote na opinião mais forte!


É conhecido pela sua boa disposição e por ser um “eterno jovem”. Para além de apresentador, é também actor e hoje é um dos profissionais de ficção com um curriculum mais recheado na nossa televisão.
Desde o início da sua carreira que Pedro Granger tem vindo a dar vida a personagens maioritariamente ligados ao lado bom da vida, heróis, “coitadinhos”, pessoas de bem. No entanto, a prova de que é um actor versátil está no seu mais recente trabalho.
Em Sedução, o actor é aquilo a que se pode chamar uma autêntica “peste”, alguém sem carácter, um filho que parece detestar a sua própria mãe e que só que faz as coisas em proveito próprio.
O Tiago da trama de Rui Vilhena é, na minha opinião, o pior vilão que há, neste momento, na televisão portuguesa. Podia juntar-se à Diana de Laços de Sangue e fariam, certamente, um casal maravilhoso.
Quem, como eu, é completamente viciado em Sedução, não suporta as atitudes do filho de Alice e já por diversas vezes tive vontade de lhe bater, de lhe dizer “poucas e boas”. Por tudo isto, Pedro Granger está, claramente, de parabéns, afinal de contas conseguiu construir um verdadeiro “mau da fita”. Pior ainda do que a sua tia Júlia, que consegue, dentro do género, não ser tão mal, quanto o sobrinho.
E a prova de que é um actor bastante versátil e pronto a agarrar qualquer desafio é dada diariamente, no late-night da TVI. É que, embora Sedução tenha sido muito mal tratada pelos responsáveis de Queluz de Baixo, este é mais uma das excelentes prestações da história de Rui Vilhena. E este Tiago vai ficar para a história da ficção em Portugal.




Tem um vasto currículo na representação, que comporta séries, novelas, e até a filmes portugueses. Com um nome sonante na ficção portuguesa, Pepê Rapazote é um dos actores do elenco de "Laços de Sangue", produção transmitida pela estação de Carnaxide. Na pele de "Luís Barros", o marido de Mafalda Vilhena dá vida a um designer ambicioso, manipulador, capaz de qualquer coisa para atingir os seus objectivos.
Depois de ter sido um "Pai à Força", Pepê Rapazote tornou-se num homem com uma personalidade totalmente diferente. De um chefe de família dedicado, passou a um ser irritado com o sucesso dos que o rodeavam, tornando-se mesmo num vilão secundário de "Laços de Sangue". Para mim, uma boa aposta do terceiro canal para o elenco da novela da SIC. Sem dúvida. Apesar de abandonar a novela nos próximos capítulos, Pêpe Rapazote voltou a fazer um bom trabalho na produção da estação de Carnaxide, tal como havia demonstrado em "Jura" e "Perfeito Coração".



De facto, este é dos poucos actores portugueses que se pode gabar de ter desempenhado os mais variados papéis, nos três canais generalistas. Em "Cidade Despeda", em "Vila Faia" ou "Liberdade 21", Pepê Rapazote não tem desiludido, provando que consegue vestir uma personagem com as mais diversas características num curto espaço de tempo. Apesar de, à excepção de "Pai à Força", não costumar ser o protagonista de um projecto de ficção, não é por isso que no núcleo secundário de uma história não ganhe protagonismo. Em "Laços de Sangue", existiram momentos-chave para "Luís", contudo, e com o desenrolar da novela, as atenções deslocaram-se para outros personagens.



O marido de Mafalda Vilhena está de parabéns, por continuar a ser aposta dos canais de televisão portugueses, o que apenas vem comprovar o seu enorme talento. Da minha parte, é dos meus actores preferidos, considerando por isso que "Laços de Sangue" foi apenas mais um projecto para solidificar a sua carreira.
Parabéns Pepê!

TVI segura Bárbara Norton de Matos


Depois das renovações dos contratos de Pedro Teixeira ou Margarida Marinho, surge agora a notícia de que há mais uma actriz que prolongou o seu vínculo com a televisão de Queluz de Baixo.

De acordo com a edição desta semana da Nova Gente, Bárbara Norton de Matos, que recentemente terminou de gravar Sedução, renovou recentemente o seu contrato de exclusividade com a TVI.

É a própria quem o garante: “Assinei por mais três anos com a TVI, estou de férias até à próxima novela e, de imediato, vou viajar com a Luz para fora”, confessou a actriz.

Fica assim gorada uma possível mudança de Bárbara Norton de Matos para a concorrência. A avaliar pelas suas palavras, é de esperar que integre o elenco de Violeta, de Tozé Martinho, com que trabalhou no início da sua carreira, em Amanhecer.

Quiosque: Nova Gente

Esta noite...


... O Frente a Frente está de regresso ao Televisão - Opinião! Não perca mais um duelo televisivo! Às 21:00, O vencedor está nas suas mãos!

"Prós e Contras" regressa hoje à RTP


Depois de um período de ausência, o programa de debate apresentado por Fátima Campos Ferreira está de volta à antena da televisão pública.

E para esta emissão, os dois grandes convidados serão Pedro Silva Pereira e Eduardo Catroga, que irão discutir o acordo com a “Troika”, no primeiro frente a frente televisivo depois da oficialização.


Os dois principais negociadores, cara-a-cara, diferentes lados, unidos pelo mesmo caminho, em defesa do futuro do país, pode ler-se no site da RTP.

No debate participam ainda, na plateia, personalidades de diversos ângulos da sociedade portuguesa e em directo de Luanda vai estar António Pires de Lima.


A não perder, hoje à noite, pelas 22h41, na RTP, com Fátima Campos Ferreira.

Fala-se 09/05/2011


Boa tarde e bem-vindo ao Fala-se desta segunda-feira!


João Maria Prates

A personagem Marco da novela Laços de Sangue tem trazido alguns contratempos ao actor João Maria Prates. A sua última namorada terminou a relação com ele devido aos ciúmes que surgiram depois das cenas em que o jovem actor se envolvia com uma outra rapariga na novela.

“Acabámos porque ela tinha ciúmes da Carlota”, admitiu João, acrescentando que com os seus pais não houve qualquer tipo de complicação face a estas cenas da novela onde Marco tenta iniciar a sua vida sexual. “Eles sabem que eu sou assim. Já sabem que sou mais velho e que já posso fazer isso”, afirmou.


Paula Neves

O final das gravações de Sedução ainda não trouxe à actriz as tão ambicionadas férias. Mas Paula Neves já tem destino escolhido há muito tempo. Em Julho a actriz e o marido irão rumar até Punta Cana: “Devo ficar livre a partir de Julho. Vou fazer um compasso de espera para poder ir com o Ricardo”, afirmou.
Quiosque: Notícias TV

"Perdidos na Tribo" 1 - "Peso Pesado" 0


A estreia do novo reality-show correu bastante bem à televisão de Queluz de Baixo,uma vez que este se posicionou no primeiro lugar da tabela de audiências, com 16.1% de rating e 41.5% de quota de mercado média, o que equivale a cerca de 1.600.000 telespectadores.


Já a primeira expulsão de Peso Pesado ficou-se pelo segundo lugar da tabela com 14% de audiência média e 35.2% de share.


Quanto ao primeiro episódio de Último a Sair conseguiu uns modestos 7.2% de rating e 17.9% de share, o que lhe confere o décimo segundo lugar dos mais vistos do dia.


No compute geral, a TVI venceu, com 28.8% de quota de mercado média, contra 27% da SIC, 22.9% do universo Cabo e IPTV e 17.1% da RTP.

"Diário da Manhã" tem nova dupla de apresentadores



Afinal não é só no recente Jornal das 8 que a TVI tem uma dupla na apresentação. Estreou hoje o reformulado bloco noticioso matinal e, tal como se pôde ver, voltou a ser conduzido por dois jornalistas.


Para já, a escolha recaiu em Patrícia Matos, que desde os últimos meses de 2010 estava à frente do Diário da Manhã e em Frederico Mendes de Oliveira, que transita, assim, do TVI 24.


Recorde-se que desde há cerca de três anos que este bloco noticioso não era apresentado por uma dupla.

A partir das seis e trinta da manhã, de segunda a sexta-feira, na TVI, Diário da Manhã!

Revista de Imprensa 09/05/2011



 Segunda-feira, 9 de Maio. A primeira Revista de Imprensa da semana!


Café Central estreia hoje à noite


Estreia esta noite na RTP2 uma série de humor, no mínimo, inovadora. Café Central junta, diariamente, à mesa do café seis desenhos animados bastante carismáticos que irão discutir, em cada edição do programa, os principais assuntos que marcaram o dia. Em directo e sem rede, no horário até agora ocupado pelo programa 5 Para a Meia-Noite.

Jorge Wemans, director de programas da RTP2, garante fins de noite diferentes e inovadores na emissão do canal 2: “É uma série com muito humor e com personagens nas quais de alguma forma todos nos reconhecemos”, conta. Já o produtor do programa, Henrique Oliveira, afirma que um dos segredos desta nova aposta reside na tecnologia que permite animar as personagens em tempo real: "A capacidade para produzir o programa no dia, animar os bonecos em tempo real, é uma das mais-valias de Café Central"

A estreia é mais logo, à meia-noite e meia.

 
Homens da Luta prometem "fazer história" amanhã!


É já amanhã que os Homens da Luta sobem ao palco do Espirit Arena, em Düsseldorf, para representar as cores nacionais no 47º Festival Eurovisão da Canção.

Na véspera da actuação portuguesa na 1ª semi-final do concurso, o vocalista, Jel, não se mostra muito preocupado com o possível resultado de Portugal mas garante que os Homens da Luta, esses, vão marcar de forma indelével o evento deste ano: “O resultado é aquele que for. Não sei se Portugal vai fazer história, sei é que os Homens da Luta sim, vão fazê-la”, afirma.

A verdade, é que nas últimas semanas a comitiva portuguesa tem-se destacado de entre todos os participantes que se encontram em Düsseldorf. Jel e companhia têm marcado pela irreverência começando, desde logo, por cantar as mais variadas músicas de intervenção em plena conferência de imprensa. Episódios testemunhados também por Sílvia Alberto: “Os Homens da Luta são muito expressivos e não passam despercebidos. O seu maior trunfo é misturarem-se com as pessoas, independentemente de quem seja. Já houve alguns alemães que lhes desejaram boa sorte e disseram que iam votar neles”, conta a apresentadora que também amanhã irá fazer a locução da emissão em directo da RTP1 as partir das 20:00.




CITAÇÃO DO DIA
"Se o público não gosta e não vê um produto é porque fizemos algo de errado. Temos de estar atentos às audiências"
Maria João Mira, autora de Anjo Meu



NÚMERO DO DIA
26,9
Este foi o resultado, em share, da segunda edição do Jornal das 8 da TVI, que foi para o ar no passado Sábado. Ao segundo dia de emissão, o novo informativo de José Alberto Carvalho e Judite Sousa ainda não conseguiu atingir a liderança no horário.


Quiosque: Notícias TV, Diário de Notícias


Fecho


Em fecho, hoje, a habitual crónica de Joel Neto retirada do Diário de Notícias.

O fim da paciência

1. Se dúvidas ainda persistiam de que o modelo do reality show vive o seu estertor de morte, eis aí as queixas dos "famosos" da TVI quanto à forma como foram recebidos e tratados na selva, ao longo das gravações dos três segmentos do programa Perdidos na Tribo. Realidade, ainda vá. Tribos, tudo bem. Perdidos, pronto. Agora, não ser "uma coisa agradável", como havia sido "prometido aos famosos", é que não. Uma pessoa ir para uma tribo recôndita e não levar uma rulotezinha de Hollywood é uma verdadeira falta de respeito. Não chega já disto tudo, de reality shows e de "famosos" e da mais acéfala fase da história da televisão?

2.O problema não é da Entidade Reguladora, que neste caso se limitou a tentar forçar o cumprimento da lei. O problema é da lei mesmo. Obrigar uma estação pública de televisão a ter debates com representantes de todas as forças partidárias é, mais do que legítimo, lógico. Impor a mesma obrigação a estações privadas não é apenas ilógico, como ilegítimo - e, aliás, ridículo. Por uma questão de princípio e por uma questão pragmática. Com a profusão de novos partidos e forças políticas com aspirações a tornarem-se partidos, o mínimo que a lei deveria fazer, em persistindo este nosso habitual "superestado", era traçar algures (algures num ponto razoável, isto é) uma linha delimitadora do objecto das obrigações dos canais. Isto num contexto de pragmatismo. Num contexto de princípios? Simplesmente não haver qualquer obrigação do género no que diz respeito às privadas - nem das estações para com os partidos nem destes para com elas. Pois estão aí os debates - e a sua simples marcação, como de costume, foi polémica. O que pensará disto a troika?