24 de fevereiro de 2011

Maria Emília Correia - Exclusiva SIC


Mais uma actriz assinou contrato com a estação de Carnaxide. Apesar da polémica com Rogério Samora ainda não ter terminado, a direcção de programas do terceiro canal não pára de contratar actores para formar uma equipa sólida. Nesse sentido, Gabriela Sobral tem sido uma chave fundamental para a concretização de qualquer contrato.
Segundo Maria Emília Correia, foi exactamente a profissional da SIC que a ajudou a tomar a decisão: "O convite foi-me feito em Novembro. Estou a confiar absolutamente, sobretudo, na Gabriela Sobral que fez muita força para que eu aceitasse a proposta e isso deixou-me, especialmente, honrada. O conformismo é algo que nunca deu muito comigo e é bom, mesmo com alguma idade, que eu também arrisque".

De referir por fim que a actriz mantinha uma ligação com a TVI desde 1996, sendo que o seu último trabalho com o canal foi na telenovela "Meu Amor".


Quiosque: Diário de Notícias

Falar Televisão


Saúde e Bem-Estar, a nova aposta!

Ficheiros Médicos é a nova aposta da SIC para as segundas-feiras a seguir ao Jornal da Noite. Com dois episódios já exibidos da nova série, a estação de Pinto Balsemão parece estar cada vez mais interessada em apostar na informação sobre saúde e na resposta que a população pode esperar dos cuidados médicos em Portugal.

Ficheiros Médicos retrata casos reais de pacientes que são assistidos no Hospital de São João, no Porto. Sem qualquer tipo de apresentação formal ou seguimento guiado, o telespectador quase que se transporta para o caso tendo um acompanhamento técnico, mas bastante acessível, a partir das explicações do Professor Dr. Rui Vaz.


Um programa bastante interessante, muito informativo e de todo acessível, mesmo para quem não tenha qualquer conhecimento acerca das ciências médicas. O objectivo primordial da série é que o telespectador se envolva no caso, aprendendo informações desmistificadas acerca de alguns bastante graves problemas de saúde e que perceba que Portugal é já um país com uma demarcada boa acção médica.

Com Ficheiros Médicos a SIC inicia assim uma forte aposta na temática Saúde e Bem-Estar (que tem vindo a desenvolver no canal temático SIC Mulher com programas como Dr. Oz, Dr. Phil e The Biggest Loser) que se continuará a desenvolver ao longo de 2011 com programas como Peso Pesado ou Dr. White. Com estes programas Nuno Santos diz estar a "responder a uma necessidade dos telespectadores".

Necessidade ou não, congratulo Nuno Santos e a SIC pela sua excelente aposta em conteúdos diferentes e direccionados para novas temáticas (apesar das contrariedades face a um público fã de telenovelas) que são de extrema necessidade e importância em Portugal.

Judite de Sousa de saída da RTP


Depois de José Alberto Carvalho, chega a vez de Judite de Sousa dizer adeus à estação pública. Apesar de a jornalista já trabalhar há 30 anos no primeiro canal, o convite da TVI acabou por falar mais alto. Segundo a imprensa de hoje, Judite de Sousa foi vista a chorar perto de uma colega durante a tarde de ontem. Esta situação, aliada a todos os rumores das transferências entre a RTP e a TVI tornam cada vez mais real uma nova era na informação para os dois canais.

Para além desta mudanças, não esquecer que existem outros nomes de partida para a estação de Queluz de Baixo: Maria José Nunes, directora-adjunta dos meios de produção da RTP, e Miguel Barroso, sub-director da RTP.
Ainda sobre a mulher de Fernando Seabra, de referir que o programa "Grande Entrevista" não será hoje emitido.

Nota: A notícia anteriormente publicada do desmentido da RTP sobre a saída de José Alberto Carvalho havia sido programada de manhã. Nesse sentido, e com os novos desenvolvimentos da imprensa ficou desactualizada. Para os que referiram a ausência da fonte, o Televisão-Opinião tem desde há um ano uma parceria com o TV Universo. Conclusão? Existe uma partilha de informação entre os dois sites. Obrigado.

Quiosque: Diário de Notícias, Económico

Esta noite...


O Ponto M tira uma folga. Para a semana, a rubrica que alia a televisão à moda estará em linha às 21:00 em ponto!

"Eclipse" começa em Salamanca!


Será em Salamanca que a nova novela da TVI iniciará as gravações. Tendo como fundo a magnífica Plaza Mayor, Margarida Marinho, na pele de Violante, promete emoções desde o primeiro minuto!
No entanto, este não será o único lugar escolhido para os episódios iniciais de "Eclipse". A bonita cidade de Viseu também será uma das contempladas para servir de cenário da nova produção da TVI. É para lá que Margarido Marinho irá regressar para se recompor de uma "emigração frustrada", tal como refere a Mariana desta semana.


Quiosque: Mariana

José Diogo Quintela em "Alta Definição"


Depois de Joana Santos ter surpreendido em "Alta Definição", esta semana será a vez de José Diogo Quintela conversar com Daniel Oliveira. Elemento do júri de "Portugal Tem Talento", o humorista promete muitas gargalhadas para os telespectadores do programa da SIC!
A não perder, sábado, às 14:00.

Fala-se - 24/02/2011


Boa tarde. Após uma pausa causada pelo aniversário do Televisão-Opinião, nesta quinta-feira Fala-se de...




David Carreira

Os rumores sobre a namorada do filho de Tony Carreira continuam! Depois de ter garantido à imprensa que já tinha encontrado a sua cara-metade, começam agora a ser feitas as primeiras apostas sobre a identidade da rapariga. A TV Mais desta semana contactou vários jovens do círculo de amizade de David Carreira e a resposta foi sempre a mesma: "Não namoro com ele". Assim Joana Duarte, Gabriela Sobral, Cátia Tavares e Isaurinha Jardim não são as pretendentes do irmão do cantor Mickael.


António Pedro Cerdeira

Depois de vários rumores de António Pedro Cerdeira ter reatado com Maria João Bastos, a Caras desta semana desmente tal informação. A verdade é que o actor está numa relação com Rita Guerra, a conhecida cantora. Foi no jantar do 18º aniversário da TVI que o Sílvio de Anjo Meu esclareceu tudo: "Somos namorados. Não tenho o hábito de comentar determinadas coisas, mas tomámos a decisão de assumir a nossa relação. Não há nada a esconder e estamos muito felizes".


Quiosque: Caras, TV Mais

Rita Ferro Rodrigues com programa na SIC Mulher?

rita_ferro_rodrigues_thumb_medium405_270


Foi até Outubro do ano passado a companheira de Francisco Menezes nas manhãs de Carnaxide, todavia, entrou de licença de gravidez e está agora a preparar o seu regresso aos ecrãs. Todavia, tal poderá ser num dos canais por cabo.

É que, as manhãs do canal estão agora reservadas para Júlia Pinheiro, que a partir de Março assumirá Querida Júlia. Deste modo, adianta a TV Guia, Rita Ferro Rodrigues deverá avançar com um programa na SIC Mulher, enquanto não surgem projectos no canal generalista.

A confirmar-se, este seria um regresso da apresentadora “às origens”, uma vez que, no passado, a mesma já trabalhou na SIC Notícias, por exemplo.


Quiosque: TV Guia

Iva Domingues dispensável da TVI?

iva_domingues_larga_thumb_medium368_246

Depois da saída de Júlia Pinheiro para a SIC a estação de Queluz de Baixo parece apostada em renovar contratos com alguns dos seus apresentadores, sendo que Leonor Poeiras é o nome que surge no topo da lista.


Quem o garante é Carlos Dias da Silva, na sua crónica da TV Guia, O Exame. Ainda sobre este tema escreve o cronista: “A TVI anda a fazer pela vida segurando vários actores. A seguir é a vez dos apresentadores. No topo da lista está Leonor Poeiras. Entre os dispensáveis parece estar Iva Domingues. Parece…”


Com esta informação, tudo leva a crer que a apresentadora do Depois da Vida continuará com a vida que tinha até aqui, ou seja, instável. Um convite por parte da SIC poderá ser feito, mas muito dificilmente será aceite. É que, embora muito pouca gente o saiba, Iva Domingues não tem uma relação muito boa com Júlia Pinheiro, que agora manda nos conteúdos da SIC.


Quiosque: TV Guia

Margarida Vila-Nova não sai da TVI!

margarida_vila_nova


A recente saída de actores de Queluz de Baixo para a estação de Carnaxide é uma realidade. Ainda há bem pouco tempo os responsáveis da SIC garantiram que ainda não fecharam as contratações e é de esperar mais um ataque à concorrente. Todavia, há uma actriz que não seguirá esse caminho, pelo menos para já.


“Não me vou embora da TVI. Ainda tenho mais um ano de contrato”, garante Margarida Vila-Nova em entrevista à TV Guia desta semana. Isto apesar de o seu pai mandar na SP Televisão, produtora de telenovelas da SIC.


Confrontada ainda com as recentes polémicas sobre Sedução, a actriz foi peremptória: “Uma novela das 23h00 não tem que ser menos prestigiante do que uma das 21:00. Pelo contrário. Tem que ser feita com o mesmo brio e profissionalismo. Quando me chamam, eu vou. Não me interessa se é de day-time ou da meia-noite. Vou e entrego-me, não sou nem mais nem menos actriz por isso. Nem ganho mais ou menos dinheiro por isso”, começa por dizer, acrescentando ainda: “Percebo que possa ser um estímulo estar no primeiro horário, para quem tem expectativas, e até compreendo as pessoas que ficaram magoadas com as mudanças. Porém, para mim, a entrega é sempre a mesma: total. Acho que os projectos em que tenho entrado ou me surpreenderam ou me deixaram feliz… como este”.


A terminar, um elogio a duas das suas colegas na trama de Rui Vilhena: “Estou a trabalhar com o meu braço direito, a Maria João Bastos, e o meu braço esquerdo, a Maria João Luís. Não podia estar melhor acompanhada. Elas fazem com que todos os dias sejam diferentes, surpreendentes, com que tudo faça sentido”, afiançou.


Quiosque: TV Guia

Joana Solnado fora de “Eclipse”!

joanasolnado2


O seu nome era dado como certo no elenco da nova história de António Barreira, todavia, a jovem acabou substituída por Sara Barradas, uma vez que vai continuar ausente dos ecrãs por mais alguns tempos.


A notícia é avançada pela edição desta semana da revista TV Guia e é o próprio autor quem o confirma. “Vocês sabem tudo. Gostava de contar com a Joana, mas ela vai estar mesmo indisponível para o papel. Tenho muita pena, mas existirão outros projectos”, adiantou.


Já sobre a substituição da actriz, pela jovem que ainda brilha em Espírito Indomável, António Barreira não se poupou nos elogios: “A Sara é uma das melhores actrizes da actualidade e vai fazer um excelente papel. Ela vai fazer um papel top secret, que, tenho a certeza, vai redefinir a sua carreira, pois nunca fez nada assim”.


Joana Solnado fica assim afastada mais alguns meses dos ecrãs, depois de ter participado em Sentimentos que terminou em Junho do ano passado. Curiosamente, fala-se de que deverá integrar o elenco da nova trama de Tozé Martinho, A Terceira Vez.

Isto embora o rumor de que pudesse estar de malas aviadas para a SIC ter surgido, mas o contrato de exclusividade até ao próximo ano é um forte impeditivo.


Quiosque: TV Guia

Revista Imprensa - 24/02/2011


Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quinta-feira. Com dois anos e um dia, o Televisão-Opinião continua a actualiza-lo às dez da manhã!

"Plano Inclinado" suspenso!

O programa apresentado semanalmente por Mário Crespo foi suspenso da grelha de programação da SIC Notícias. Estreado em Novembro de 2009, "Plano Inclinado" contava com a participação do conhecido professor Medina Carreira. Segundo o director de informação do canal de Carnaxide, esta situação não passa de uma "estratégia de renovação". " “Estamos a ponderar uma nova estratégia para o programa, como já aconteceu noutras situações. Estamos a pensar o que queremos para o programa no futuro”, confessou António José Teixeira. Sem confirmar ou desmentir o regresso do programa de Mário Crespo, a verdade é que ainda não se sabe qual o projecto que o irá substituir: "Não há nenhum programa novo para aquele lugar de grelha”.


De relembrar que na primeira emissão de "Plano Inclinado", o conhecido jornalista confrontou os seus convidados com a seguinte questão: "O nosso maior problema é político ou económico?". Volvido praticamente ano e meio, o programa que tinha por objectivo acompanhar os assuntos que marcavam o país, com consequências na vida dos portugueses, despede-se da grelha da SIC Notícias. Fica assim por se saber se será um simples "até já", ou um triste "adeus". Esperemos por isso pelas próximas notícias sobre este assunto.


Nuno Pardal reage a um possível contrato de exclusividade



O actor que está a participar pela segunda na série juvenil da estação de Queluz de Baixo falou com os jornalistas da Mariana. Nuno Pardal confessou que o facto de estar numa profissão algo instável foi uma decisão que tomou de livre e espontânea vontade: "Desde os 17 anos, altura em que decidi ser actor, sabia muito bem o que ia contar. Há meses fáceis, outros mais difíceis".
Assim, e confrontado com um possível contrato do exclusividade por parte da TVI, Nuno Pardal frisa que seria algo a ponderar. Apesar de para alguns uma ligação de exclusividade com uma canal significar uma segurança ao nível financeiro, o profissional da estação de Queluz de Baixo encontra nela alguns contras: "A seu tempo, será ou não feita essa proposta. Porém, e embora a exclusividade possa dar alguma estabilidade, também é algo um pouco castrativo, porque me impede de entrar noutros projectos".


Rodeado de jovens que partilham o sonho de representar, o Luís de "Morangos com Açúcar" explica que por vezes é necessário aconselhar alguns deles para os fazer perceber que os holofotes da fama não duram para sempre. "Sinto a necessidade de lhes explicar como as coisas são. Mas há muitos que têm os pés bem assentes na terra e sabem que pode ser só esta vez", referiu.


Por fim, não esquecer que apesar de Nuno Pardal não estar escalado para a temporada de Verão da série da TVI, existem já outros projectos para essa altura. Segundo o actor, a declamação e locução também fazem parte dos seus planos: "Tenho um muito engraçado que é o Simbiose. Em breve iremos estar em digressão pelo país. Além disso, vou fazendo dobragem de banda desenhada e locuções".


Citação do dia

"É outro registo que me desafia, muito diferente da exuberância das manhãs".

Manuel Luís Goucha, a propósito da sua participação no TVI 24.



Curiosidade do dia

A estação de Carnaxide prepara-se para estrear duas novas séries. Uma delas será a prestigiada produção do canal norte-americano AMC: "The Walking Dead". Quanto à segunda, e com estreia para as próximas semanas, tem como nome "Covert Affairs", do canal USA Network.


Quiosque: Correio da Manhã, Mariana, Público, TV Mais

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Mais ou menos

1. A notícia de que o canal Odisseia vai passar a ter uma emissão exclusiva para Portugal é boa, mas também tem o seu lado sombrio. Por um lado, o documentário português ganha espaço e financiamento. Por outro, o público português, ganhando um canal personalizado, perde uma das suas melhores soluções de zapping. Até aqui, o que o Odisseia tinha de mágico era a aleatoriedade. Nunca estava a dar nada de específico: passando por lá, tanto podíamos encontrar um documentário sobre a conquista do espaço como uma reportagem sobre o impacto da lavanda endémica na poesia indiana - e, ao encontrá-los, uma pessoa parava ali, surpreendida com o tema, como se na verdade a sua programação para aquele dia e para aquela hora representasse pouco menos do que um golpe de génio. Para compensar a perda desta maravilhosa prerrogativa, é preciso que a programação do "novo" canal tenha mesmo rasgo. Boa sorte.


2. Eis mais uma bela ideia do Meo: o lançamento de um cartão pré-pago para o separador "Video- clube". O dito cartão não inclui débito na factura mensal e permite não só um melhor controlo de custos, como uma privacidade suplementar em casos de contas com maior ou menor dimensão pública. Acontece que a escolha de filmes permanece limitadíssima. No número, problema inerente à própria IPTV, que ainda não permite mais do que aquilo; e sobretudo na selecção, em que se verifica um estranhíssimo entendimento sobre o que é um filme "clássico" - e onde, de resto, apenas a espuma do cinema comercial efectivamente vem a estrear. Queiram os distribuidores de TV evitar o regresso dos videoclubes de bairro e terão de abrir espaço ao cinema a sério. Custe o que custar.