22 de maio de 2011

O Protagonista


Muito boa noite. Nesta edição de "O Protagonista"destacamos a ficção. Nos últimos dias uma das novelas da estação de Carnaxide registou um crescimento nas audiências, levando-a a ocupar os lugares cimeiros do top dos cinco programas mais vistos do dia. Com esta realidade, a TVI já tem preparada uma estratégia para não deixar que os portugueses percam a sua atenção para o terceiro canal.
Não acredita? Então sintonize-se com mais uma edição desta rubrica!


Estreou no dia 20 de Março, antes de mais uma madrugada marcada por "Uma Canção Para Ti", e conseguiu obter uma natural liderança. "Anjo Meu" atingiu os 15,8% de audiência média e 39,7% de share, um resultado bastante prometedor, tendo em conta os actuais valores alcançados pelos primeiros episódios das novelas. 

Contudo, e apesar de tal facto, a verdade é que pouco foi o tempo para que este "Anjo" caísse do céu, ou melhor, do top de audiências. Com a estreia de "Remédio Santo", a produção protagonizada por Alexandra Lencastre deu oportunidade para que "Laços de Sangue" crescesse no horário das 22h30. Ora, e apesar de "Peso Pesado" ter baixado consideravelmente os seus resultados iniciais, é necessário referir que "há males que vêem por bem". Mesmo sabendo que, à partida, seria o reality-show do canal de Pinto Balsemão uma das grandes apostas para o mês de Maio, é de destacar que, neste momento, isso não corresponde bem à realidade. Por outras palavras, pensava-se que a versão portuguesa de "Biggest Loser" conseguiria alcançar um nível de audiências bastante satisfatório, derrubando a concorrência de forma imediata. Se, na primeira semana de exibição, foi isso que aconteceu, depois disso o segundo lugar passou a ser o garantido. É verdade que os valores alcançados por "Peso Pesado" não são assim tão baixos durante a semana, contudo, penso que era esperado mais.
Assim, e com uma concorrência menos forte, "Laços de Sangue" conseguiu surpreender os telespectadores, levando-os a preferir a ficção da SIC. A história de "Diana" e "Inês" derrubou os anos oitenta da TVI. I

ndepentemente da preferência dos portugueses por estas duas novelas, a verdade é que nem sempre a estação de Queluz de Baixo consegue fazer-se ouvir. É este o caso!
Assim, o que irá acontecer nos próximos tempos? Apesar de ainda não ser oficial, a grelha de programação para terça e quarta-feira já apontam para uma mudança de horários entre "Anjo Meu" e "Laços de Sangue". Mesmo sabendo que estas só são "oficiais" a partir de segunda-feira, não me admira que a alteração seja real.
O objectivo da TVI é óbvio: colocar "Remédio Santo" na liderança e procurar levar "Anjo Meu" ao primeiro lugar. Ao fim e ao cabo, conquistar um equilíbrio entre as duas novelas. Resultados destas mudanças? "Laços de Sangue" deixará de obter shares tão elevados e, provavelmente, "Peso Pesado" recuperará alguns pontos nas audiências.


A questão coloca-se: e o respeito pelos telespectadores? Mais uma vez os portugueses são preteridos às audiências. Compreendo a posição da TVI, por estudar o que estudo, e por saber que é uma estação comercial. Contudo, o que pensarão os seguidores de "Remédio Santo" e "Anjo Meu" desta alteração? 
Significa então que se "Peso Pesado" passasse a vencer constantemente a novela de Maria João Maria, "Sedução" ocuparia o o horário das 21h00 ou 22h30?
 
Os portugueses merecem mais respeito!


Aproveito igualmente neste "Protagonista" para lhe falar de um, que ocupou as linhas do Televisão-Opinião durante mais de ano e meio! André Costa despede-se hoje, na sua última edição de "O Melhor & Pior da Semana". A ele, agradeço toda a decicação, desejando que esta nova fase da vida seja repleta de sucesso. Voltaremos a encontra-lo aqui ou, quem sabe, numa nova televisão. Até lá!

5 comentários:

Luís Fernandes disse...

Eu acho que apesar de Peso Pesado não ter os resultados esperados, Passar a barreira de 1 milhão de espectadores ou lá perto já é uma vitória. A 1º faixa do HN da SIC estava mais ou menos morto devido a ''A Família Mata'' e Peso Pesado conseguiu recupera-lo. Conseguiu dar um pulo de 18, 19, 20, 21 a 22% de share para 30 e 27 e 28%. Algo que a Família Mata muito raramente conseguiu.

Anônimo disse...

Exactamente Luis e tem sido bastantes constantes esses shares ... Pensava que as pessoas passado uma semana cansavam se mas enganei me :)

João Rodrigo disse...

DS,
estou completamente de acordo consigo e com o que refere na rubrica.

Se a TVI trocar as novelas de horário será uma grande falta de respeito pelos seus espectadores, para além de que acho um erro, pois em vez de ter uma a perder, vai ter 2 a perder...

Maria A. disse...

Concordo absolutamente, Luís Fernandes e Anónimo!

Os diários de «Peso Pesado» têm mantido audiências bem estáveis, sempre nos primeiros lugares e ultrapassando o milhão!
São resultados muito bons para simples diários!

O que acontece com a TVI?

Esta procura constante de horários, revela bem a instabilidade em que vive actualmente!

O horário nobre, que era o seu melhor suporte, foge-lhe das mãos!
As suas novelas já não vencem e até a final de uma série , «Dom», tem resultados muito modestos, atirando a TVI para 4º lugar.

Que acontece na realidade?

Em tempos de liderança, que já lá vão, a TVI habituou-se a fazer girar o seu rolo de 3 novelas: cada novela estreava no 1º horário, passava ao 2º, depois ao 3º...e assim sucessivamente.

Nunca a preocupou o respeito pelo espectador.

E a SIC de Penim e depois de Nuno Santos, até ajudavam, colocando no 1º horário programas como «Malucos do Riso», «Tá a Gravar», e repetições, deixando o caminho livre para a TVI.

A estreia de «Sedução», já com «
Laços de Sangue» em ascensão, foi o 1º quebra- cabeças para a TVI, que já não rodou o rolo das novelas no sentido do costume!
Mas uma novela fraca, ia passando.

Estreou «Peso Pesado»...e foi um tiro no pé para «Anjo Meu».

Mas como a novela seguia amparada por «Espírito Indomável, lá ia escondendo a sua fragilidade!

Mesmo com «Espírito Indomável», «Laços de Sangue» ia subindo, inovadora na sua maneira nova de fazer ficção, surpreendendo o público, que nunca vira nada igual!

Mas tal como eu previa, o verdadeiro problema surgiu com o final de «Espírito».

A novela que se lhe seguiu não foi o «Remédio»...e 3 novelas a não prender, foi muito!

«Laços de Sangue» passou a ser a novela mais vista, batendo até novelas que passam em horários de maior visibilidade...e «Peso Pesado» acompanha-a nos primeiros lugares.

E agora?

As experiências são bem a prova da instabilidade que vive Queluz!

Peço que o meu comentário seja publicado!
Obrigada!

Anônimo disse...

Laços de sangue e muito melhor que "Remedi Santo" e "Anjo meu" mas na minha opinião não chega aos calcanhares de Sedução...


PS:Não estou a falar em audiências.