22 de março de 2010

Frente a Frente


Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição do Frente a Frente. Esta semana, os participantes neste duelo não são actores, apresentadores, jornalistas ou programas. São duas revistas, das várias que, alimentam a informação deste blog, e que nos ajudam a ir mais além. São elas, a Notícias TV e aTV Guia.

Foi há cerca de 2 anos que surgiu a Notícias TV. Fazendo parte do Diário de Notícias e Jornal de Notícias, esta revista foi crescendo e desenvolvendo-se, assumindo-se hoje como a mais lida no nosso país.
Sinceramente, e como pessoa que gosto de ler tudo o que sai nas bancas, é das poucas publicações que não perco um número. Em noventa páginas, sei que é na Notícias TV, que vou ficar a saber das novidades televisivas, ficar a par de entrevistas aos melhores profissionais do meio, e ainda conhecer a programação mais detalhada da "caixinha mágica".

Comecemos pelo início. Gosto sempre de ler o editorial, que normalmente é alternado entre o Nuno Pinto Martins e pelo Nuno Azinheira. Posteriormente passo para o "Big Brother", onde estão retratadas situações um pouco constrangedoras dos "famosos" que alimentam a nossa televisão.


Avanço, avança e avanço, e reparo na entrevista da semana. Por lá já passaram Manuela Moura Guedes, aquando do fim do Jornal Nacional de 6ª, Maria João Ruela, Judite de Sousa, João Manzarra e Cláudia Vieira, os finalistas do Ídolos, António José Teixeira, director da SIC Notícias, Mário Augusto, o recém-contratado da RTP1, Sílvia Alberto, Miguel Sousa Tavares, João Baião, José Wallenstein, Francisco Menezes, entre muitos, muitos outros. Todos sabem que, se querem dar uma entrevista séria, sem mais falas do que as que dizeram, podem contar com a Notícias TV.

De facto, em termos de "inventar" notícias, não me lembro de nenhuma. Obviamente que já deve ter acontecido, mas não da maneira que outras publicações fazem. Não querendo atacar a opinião do meu colega Tiago, a TV Guia, revista da qual também gosto muito, já chegou a "falar com mortos". Ora, é neste aspecto que penso que a Notícias TV ganha. Ela não se coloca a ela própria em caminhos perigosos, e tem sempre em atenção que faz parte de dois jornais de referência, tal como já informei.

De referir ainda outro dos seus conteúdos: as audiências. Semanalmente, a revista dedica três páginas à análise dos resultados dos programas das estações de televisão em Portugal. Mais nenhuma outra revista dedica tanto espaço a elas, à exepção da Correio da Manhã TV, que no meu ver, ainda não compete neste campeonato.
Para os fanáticos em séries, podem contar com quatro páginas na programação com as novidades das mesmas, e com os próximos episódios de algumas que vão passar na televisão.

Tenho também de salientar que não posso dizer que esta seja uma revista perfeita, assim como é impossível dizer isso de outras. Obviamente que existem determinados conteúdos que não me interessam, e que passo logo para a página seguinte, pois em nada acrescentam à minha "sabedoria televisiva".
Exemplo para as festas dos famosos, e companhia limitada. No entanto, e afinal, também disso se faz uma revista de televisão.

Em conclusão, e apesar de ter "apenas" 90 páginas, e de quase metade delas serem destinadas à programação, a Notícias TV consegue sintetizar semanalmente, aquilo que, os interessados na "caixinha mágica", precisam de saber.
Parabéns por esse trabalho!
Para muitas pessoas, a ânsia da chegada do último dia útil da semana é sempre grande. Uns porque é o fim de uma semana de trabalho, outros porque é o inicio de uns dias de descanso. Confesso que estes também são alguns dos motivos pelos quais aguardo sempre a chegada de sexta-feira, no entanto, este dia também é aquele em que saem diversas revistas. Sendo eu um consumidor compulsivo de imprensa, é claro que o aguardo com expectativa. Afinal, sexta-feira é sinónimo de várias revistas para ler.

Devo confessar que aquela a que dedico mais tempo é a TV Guia. Numa primeira fase leio as chamadas “gordas” para me situar na actualidade: esta publicação traz sempre algo que ainda não se sabe.

Apesar de muita e boa gente considerar que sendo uma revista de televisão não se deveria dedicar ao mundo do social, eu discordo. Acho que, actualmente, é cada vez mais necessário que os leitores percepcionem que as celebridades são pessoas como nós. É claro que o exagero não faz bem a ninguém e, quanto a mim, esse é talvez um dos defeitos da publicação do grupo Cofina. No entanto, a própria directora da TV Guia, Luísa Jeremias, fez questão de, recentemente, explicar a sua posição: “Já não sei o que é o campo tradicional de uma revista de televisão há muito tempo, acho que isso já não existe há muito tempo em Portugal. Acho que já não existem revistas de televisão, existem revistas que falam sobre pessoas de televisão e o que a TV Guia vai continuar a fazer é isso. Vai falar sobre e com pessoas de televisão, com pessoas que aparecem na televisão, sobre assuntos de televisão, sobre actualidade televisiva. Não é só falar sobre pivots, actores de telenovelas, isso não faz sentido nos tempos que correm.” É precisamente isto que esta revista faz, na minha opinião.

Para além de tudo o q referi, a TV Guia tem, a meu ver, os melhores cronistas. É um luxo poder ler, semanalmente, a opinião de Carlos Castro, considerado por muitos um mestre na arte de escrever, ou a recentemente estreada crónica de Carlos Dias da Silva. Não esquecendo também as “Conversas de Café”, que mensalmente chegam até nós.

Outra coisa que muito aprecio nesta revista são as entrevistas. Normalmente a pessoas que estão na ordem do dia. Recordo sempre a magnífica conversa com Raul Solnado, ainda este estava entre nós. Muito mais aqui poderia dizer sobre a publicação chefiada por Luísa Jeremias, mas o tempo escasseia e não me posso alongar muito mais.

Termino com um desabafo. Independentemente de existirem pequenas “guerras” entre as publicações, o importante é que se mantenham unidas e continuem a informar, da melhor forma, os leitores. Esta sim é a verdadeira missão de um meio de comunicação.


Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões Marta Melro/Sofia Ribeiro:


Sofia Ribeiro, por Tiago Henriques - 54%
Marta Melro, por Diogo Santos - 46%


Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheiro, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca o Frente a Frente desta semana.

O horário conta

Lembram-se da reacção de Simone de Oliveira, e de grande parte do elenco de Vila Faia, quando José Fragoso anunciou a estreia da novela para o fim de tarde de sábado e domingo? A polémica acabou por se esfumar com o tempo, até porque este veio dar razão ao director de Programas da RTP. Os tempos mudaram e o comportamento dos públicos televisivos também. É evidente que é legítimo que quem trabalha na ficção queira ver o seu esforço reconhecido com a exibição da obra em horário nobre. Só que, em muitos casos, o horário nobre, hoje em dia, é apenas uma questão de vaidade. No caso da RTP, e provavelmente da SIC, com a força que a ficção da TVI ostenta, apostar num programa em horário nobre é meio caminho andado para votá-lo ao fracasso. Os actores têm dificuldade em perceber isso, mas é por isso que uns são actores e outros… directores de Programas.

Vejamos o caso de Um Lugar para Viver, série portuguesa que a RTP estreou em horário nobre em Setembro do ano passado. Cada um dos 13 episódios da primeira temporada, cuja exibição terminou em Dezembro, chegou, em média, a 640 mil espectadores, o que representou apenas 17,2% dos portugueses que viam televisão naquele horário. É mau? Bem, depende, mas bom não é certamente.

José Fragoso decidiu em Fevereiro repetir a primeira temporada ao sábado. E que horário escolheu ele? O das 19.00, antes do Telejornal. Qual o resultado alcançado nos primeiros cinco episódios? Ora aqui está: 824 mil espectadores em média (quase mais 200 mil do que na exibição original) e 26,6% de quota de mercado (quase mais dez pontos). Palavras para quê?

Esta noite..

..às 21:00. Não perca!

Helena Costa no Panda

O canal Panda Biggs, vai estrear um novo programa, cujo objectivo será desvendar os segredos das estrelas nacionais. A primeira famosa a marcar presença no Bigg Star, que tem estreia prevista a 28 de Março, será Helena Costa, a conhecida actriz da TVI.

Fala-se 22/03/2010

Boa Tarde! Está em linha o primeiro Fala-se desta semana! Hoje falo-lhe de:

Mariana Monteiro

Uma das mais belas actrizes portuguesas é também uma mulher solidária. Foi num dos dias da "Moda Lisboa" que a jovem confessou à imprensa que quando já não usa uma determinada peça de roupa, a oferece a instituições de solidariedade social: "Faço uma separação da roupa que já não uso para dar a quem mais precisa. Ainda agora tenho lá em casa uns quatro sacos cheios de roupa para dar.", afirmou, orgulhosa.

Vanessa Martins

Depois de ter chegado ao fim o romance com o colega Ângelo Rodrigues, a actriz está novamente apaixonada. O sortudo é um jovem chamado Kiko, que conheceu durante umas férias em Andorra. Apesar de tudo, a rapariga continua sem confirmar a relação: "Não somos namorados. Somos pessoas que gostam uma da outra. Amigos especiais".

Quiosque:
Notícias TV, TV Guia

Revista de Imprensa 22/03/2010


Bom dia! Seja bem-vindo à primeira Revista de Imprensa desta semana!

Cláudia Semedo de regresso à televisão

Actualmente a estudar na Escola Superior de Comunicação Social, a jovem prepara-se para regressar à apresentação de um formato televisivo. O nome ainda não está definido e o programa será composto por 13 episódios iniciais que poderão ser alargados. Cláudia Semedo andará pelo país a descobrir novos sabores da gastronomia portuguesa e também dará sugestões. A data de estreia ainda não é conhecida, mas as gravações arrancam já no inicio do mês de Abril.

"My New Best Friend Forever" de regresso à MTV

Depois do sucesso da primeira temporada, My New Best Friend Forever está de volta à MTV. Nesta segunda temporada, 13 raparigas e 1 rapaz serão submetidos a vários testes e a uma apertada vigilância por parte de Paris Hilton, para que, no fim, só um deles seja considerado o novo/a melhor amigo/a da conhecida socialite norte-americana. A estreia é já na próxima quarta-feira, pelas 22 horas.

CITAÇÃO DO DIA:

"Nunca iria trocar o meu trabalho em antena, que é o sustenta profissionalmente a existência de uma pessoa, por um trabalho de gabinete"

Judite Sousa

Curiosidade:

O "Bom dia Portugal" juntou um casal de pivôs. Embora pouca gente saiba, a verdade é que João Tomé de Carvalho e Carla Trafaria são casados na vida real.

Quiosque:

Correio TV, Notícias TV, TV Guia