4 de agosto de 2010

Cine-Opinião

Quando, em 1995, estreou pela primeira vez o filme "Toy Story", confesso que foi amor à primeira vista. E como os primeiros amores nunca se esquecem, principalmente os da infância, lá me vi mais uma vez a caminhar pelos corredores do cinema. Com as expectativas ao rubro, sentei-me timidamente na minha cadeira, esperando ver a sala a encher com uma faixa etária que, logicamente, já estava bem distante da minha.

Foi então que, para minha grande surpresa, observei que não eram apenas as crianças que entravam para ver o filme. Eram também jovem e até adultos, que tal como eu ansiavam voltar a ver as aventura de Woody, Buzz e companhia. Tal como eu, também todas aquelas pessoas desejavam loucamente regressar a um mundo onde os brinquedos têm vida e amam-nos verdadeiramente.

Carregando a responsabilidade de equiparar (ou até ultrapassar) os sucessos atingidos pelos anteriores dois filmes, "Toy Story 3" volta a ter como plano de fundo a casa de Andy, o dono dos brinquedos mais famosos de todo o sempre. Agora jovem adulto, Andy está de partida para a faculdade, e o que fazer com os seus velhos brinquedos torna-se num dilema. Com muitos contratempos pelo meio, os brinquedos acabam por ir parar à creche Sunnyside.

Inicialmente muito bem recebidos, os brinquedos vêem naquele lugar uma hipótese de recomeçar uma nova etapa das suas vidas, relembrando com nostalgia as saudades que sentiam de entrar no mundo de fantasia das crianças, e de brincarem com eles. Woody, porém, que nunca concordou em abandonar Andy e que sabe que este jamais os deixaria, sai da creche e tenta voltar para casa. Contudo, Sunnyside não é tão fantástica como no inicio aparentara, e cedo todos se apercebem disso.

Um filme que vale a pena ver, destinado a miúdos e graúdos. Para além de um típico filme de animação, carrega consigo a nostalgia do tempo que passou, principalmente para aqueles que, como eu, eram crianças quando viram "Toy Story" pela primeira vez e são adultos quando o vêem agora. A não perder, com toda a certeza!


Marty Bowen e Wyck Godfrey, produtores da saga “Twilight”, pretendem levar o carismático elefante «Babar» para o grande ecrã. De acordo com o site «Deadline», Bowen e Godfrey planeiam criar uma comédia familiar que misture live action e animação. Na série televisiva, Babar era um elefante que troca a selva pela cidade e, ao regressar à floresta, é nomeado o rei da sua espécie com as leis urbanas que aprendeu. O desenho animado foi inspirado no livro “L`Histoire de Babar”, escrita por Jean de Brunhoff, em 1931.

Leonardo DiCaprio abandonou o filme que Mel Gibson está a fazer sobre os Vikings. A notícia surgiu na sequência do caso de violência doméstica em que Gibson está envolvido no que respeita à sua ex-namorada, Oksana Grigorieva, e à filha de ambos, com sete meses.

O actor Edi Gathegi, que interpreta o vampiro Laurent na saga "Twilight", vai juntar-se ao elenco do filme "X-Men First Class". Segundo o site "Deadline", Gathegi irá dar vida a Darwin, um mutante com forte capacidade de adaptação, o que garante a sua sobrevivência em qualquer ambiente ou situação. A personagem consegue,por exemplo, respirar debaixo de água.



Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, fique com o Cine-Opinião desta semana.

Subidas e descidas

Num mês em que os canais de cabo conseguiram ultrapassar os 20% de quota de mercado (a melhor marca do ano), a TVI voltou a perder embalagem e a atingir o seu resultado mais fraco da temporada: 26,5%. Isto apesar da sucessão de novelas que vão lideran- do o prime time, apesar da marca vitoriosa de Goucha e Cristina Ferreira nas manhãs, apesar de Júlia Pinheiro, apesar de Marcelo Rebelo de Sousa, apesar da pujança revelada, com a contratação de Fátima Lopes e a aposta que aí vem em Casa dos Segredos.


O que é certo é que longe vão os tempos em que a TVI chegava a meses com 30 pontos de quota de mercado e em que a sua liderança era avassaladora. Agora, continua a ser indiscutível, claro, mas entre o primeiro e o terceiro posto distam apenas quatro pontos, o que prova que as coisas podem estar lentamente a mudar.


Com justiça não se vislumbra que RTP1 e, sobre-tudo, SIC possam discutir a preferência dos portugueses com a TVI, mas podem seguramente continuar a incomodar e a posicionar-se como alternativas à programação monocromática do canal de Queluz de Baixo.


Em Julho, por exemplo, enquanto a TVI e a RTP1 baixavam (e a televisão pública com uma antena que não há-de ter sido barata, tal a quantidade de operações em directo, como o Verão Total), a SIC recuperava. Pouco, é certo, mas foi a única que cresceu no mês passado, pondo fim a um aparente desnorte dos últimos tempos.


Veremos o que nos reserva a rentrée televisiva. Todos os anos, ela é importante, mas desta vez, é ainda mais. Até porque algumas das cabeças do xadrez televisivo podem estar, mais do que nunca, em cima da mesa…

Esta noite..


..a dupla Miranda & Dias leva até si mais uma crónica de cinema. Às 21:00!

Momentos

Toda a gente reconhece o talento de João Manzarra, assim como o seu lado mais divertido. Relembre agora o Momento em que o apresentador, em Curto Circuito, recebe uma chamada de espectador atento aos extraterrestres. Cómico, no mínimo!


SIC garante "Taça da Liga"


Depois de a TVI garantir a transmissão de 60 jogos da Liga ZON Sagres para os próximos dois anos é a vez de a estação de Carnaxide assegurar os direitos de emissão da Taça da Liga – CarlsbergCup em igual período.

O acordo prevê a transmissão de sete jogos por cada edição da competição, cinco da terceira fase da prova, uma meia-final e a final, indicam em comunicados as duas entidades outorgantes


À semelhança dos últimos dois anos, a SIC volta a deter a transmissão em sinal aberto de jogos desta competição, como garantiram os responsáveis ao jornal Público: “Com este acordo, renova-se uma parceria entre a Liga e a SIC, que já dura há duas épocas desportivas e que se tem traduzido em elevadas audiências televisivas, com as finais da competição a serem, em ambas as épocas, os jogos mais vistos do ano entre equipas portuguesas”.


A estação de Carnaxide consegue assim juntar à Liga Europa os jogos da Taça da Liga. Os valores envolvidos no negócio não foram revelados, mas não deverão ter sido muito elevados.

Por definir continua a Taça de Portugal, sendo que, agora, parece ser a RTP a mais interessada em garantir a transmissão dos jogos.


Quiosque: Público

André Cerqueira tem projectos para Leonor Poeiras e Cristina Ferreira














Muito se tem falado, nos últimos tempos, sobre Fátima Lopes, Teresa Guilherme e Júlia Pinheiro. Três figuras incontornáveis do entretenimento português e que poderão vestir todas a mesma camisola, a da TVI.

Mas, em Queluz de Baixo há mais estrelas do entretenimento. E, segundo a revista TV Mais desta semana, o director de programas não se esqueceu de Cristina Ferreira e Leonor Poeiras e tem projectos para elas na rentrée, em Setembro.


Embora o Quem quer Ganha esteja prestes a sair do ar, é cada vez mais provável que a sua apresentadora ganhe um novo projecto nos ecrãs. Segundo apurámos junto de fonte próxima da TVI, há grandes possibilidades de ser ela a apresentar os diários de Secret Story ou conduzir o reformulado Doutor, Preciso de Ajuda, que agora se denominará Doctor White, como revelámos em exclusivo. Em última instância, Leonor Poeiras poderá acabar por ser escolhida para repórter do novo programa de Fátima Lopes.


Já Cristina Ferreira, embora se mantenha no ar, diariamente, em Você na TV, poderá voar mais alto e conduzir, à semelhança do que acontece com Manuel Luís Goucha, um programa no TVI 24. Caso Leonor Poeiras não seja a escolhida para Doctor White, a apresentadora de Você na TV poderá acabar por ser a eleita pela direcção de programas. Até porque, após a recente renovação do seu contrato, os responsáveis do canal deverão fazer “render” ainda mais a “saloia da Malveira”.


Quiosque: TV Mais

Fala-se 04/08/2010


Boa Tarde! São 15 horas e é tempo de mais um Fala-se!




Mariana Monteiro


A actriz é uma das entrevistadas da edição desta semana da revista TV 7 Dias. Na conversa com esta publicação, Mariana Monteiro voltou a falar sobre os namorados que lhe têm arranjado nos últimos tempos:


“Vocês querem que eu namore com um João. Só pode ser. Já na história do Catarré eu nunca vi coisa tão descabida. Depois, mostraram um paparazzo com um técnico que é meu amigo, e que por acaso também é João… e depois o Cajuda. Tem que ser João, não pode ser outro nome qualquer”, começou por dizer, para depois confessar: “Eu demoro muito a encontrar alguém e depois há sempre o lado mediático, de me quererem ver acompanhada. O dia-a-dia das revistas são os casalinhos, os amores e desamores e eu, de facto, não sou uma pessoa de me apaixonar facilmente. Tenho de aparecer comalguém porque já passou algum tempo? Não. Se eu já estou há algum tempo sem ter namorado isso faz confusão à Imprensa, só isso”, explicou.


O certo é que, actualmente, a Joana de Espírito Indomável está sozinha e de coração aberto para o amor.




André Cerqueira e Joana Solnado


“depois da tempestade, vem a bonança”, diz-se na sabedoria popular e parece ser um ditado que se pode aplicar a este casal.

Embora nunca tenham confirmado a ruptura, ao que parece, o homem forte da TVI e a actriz estiveram mesmo separados.


Todavia, tudo voltou ao que era antes e André Cerqueira e Joana Solnado voltaram a namorar. Prova disso é o facto de terem estado juntos e muito cúmplices na Festa de Verão TVI, no Le Club, que decorreu no passado sábado.

É caso para dizer que a actriz assumiu, finalmente, o papel de “primeira dama” de Queluz de Baixo.


Quiosque: TV 7 Dias

André Cerqueira continua a assegurar Teresa Guilherme na TVI


Foi na passada semana que o director de programas da estação de Queluz de Baixo garantiu que “tinha projectos para Teresa Guilherme na TVI”. No entanto, à revista Nova Gente desta semana, a própria “senhora televisão” garantiu não ter recebido qualquer convite por parte do responsável.


Ainda assim, em declarações à TV Mais desta semana, André Cerqueira volta a confirmar que a apresentadora terá um “projecto especial” na estação que dirige: “Felizmente, no nosso canal há espaço para essas três mulheres (Júlia Pinheiro, Fátima Lopes e Teresa Guilherme). Não vou revelar para já o projecto da Teresa, mas posso garantir que vai ser um sucesso”, disse, sem adiantar mais pormenores.


Ao que parece, este programa especial deverá ser uma comemoração dos dez anos sobre a estreia do Big Brother em Portugal, mas ainda assim fica a dúvida. Qual será então o projecto especial “que vai ser um sucesso” reservado para Teresa Guilherme?


Quiosque: TV Mais

Júlia Pinheiro quase certa em "Secret Story"


Fátima Lopes está, ao que parece, descartada para a apresentação da versão portuguesa de Secret Story, dado que o seu grande projecto em Queluz de Baixo será um formato que ocupará o horário entre as 17h e as 19h.

Teresa Guilherme voltou a ser hipótese, recentemente, mas já veio a público desmentir a sua presença no programa. Embora Manuel Luís Goucha também tenha sido falado por André Cerqueira, parece que será mesmo a anfitriã de As Tardes da Júlia a dar a cara pelo reality-show que a estação prepara.


Quem o garante é uma fonte próxima da Endemol, em declarações à TV Mais: “Ela é a pessoa que reúne as características perfeitas para estar à frente deste programa”. Tendo em conta que a revista TV Guia desta semana dá também como certo Pedro Granger como co-apresentador do formato, o nome de Manuel Luís Goucha perde terreno, até porque o apresentador prepara também De Homem para Homem, no TVI24.


A confirmar-se esta notícia, Júlia Pinheiro volta, assim, a acumular a condução de As Tardes da Júlia com o principal programa de entretenimento da estação.

Todavia, ainda nada está decidido e, somente em Setembro serão conhecidos todos os pormenores sobre a versão portuguesa de Secret Story. Até lá, a especulação mantém-se, mas segundo vários órgãos de comunicação social, começam a deixar de existir dúvidas.



Quiosque: TV Mais, TV Guia

Liliana Aguiar quer apresentar especiais do novo reality-show


Foi uma das participantes de uma das edições de Big Brother e, actualmente, está na condução do programa das madrugadas da TVI.


Todavia, Liliana Aguiar quer mais e, agora que a estação de Queluz de Baixo prepara um novo reality-show, declarou à TV Guia que gostaria de conduzir os diários do programa: “Gostava de fazer alguma coisa ligada ao programa. Sei que no Sempre a Somar já não tenho nada para crescer, por isso, um dos melhores presentes que me podiam dar era fazer os especiais. Talvez falar com as famílias, fazer as reportagens… Adoro e acho que até tinha jeitinho”, confessou.


Numa altura em que começam a surgir as primeiras confirmações sobre Secret Story, será que André Cerqueira vai dar uma oportunidade a Liliana Aguiar? Na “corrida” estão também as repórteres do DeLUX, entre outras.



Quiosque: TV Guia

Rodrigo Guedes de Carvalho continua na SIC



Foi na passada sexta-feira que o jornal Sol revelou que o actual subdirector de programas da estação de Carnaxide fora visto nas instalações da TVI e, especulou-se que podia estar a caminho de Queluz de Baixo. Segundo o semanário, a administração queria contratá-lo para o lugar de Júlio Magalhães, ou seja, para o cargo de director de informação.


Todavia, parece que tudo não passou de uma falsa notícia, dado que, na sua edição desta semana, a revista TV Guia afirma que Rodrigo Guedes de Carvalho está de “pedra e cal” em Carnaxide, onde regressou ao trabalho na passada segunda-feira.


Será esta uma forma de desestabilizar Júlio Magalhães? Ou a TVI anda mesmo à procura de um substituto para a direcção de informação?


Quiosque: TV Guia

“Laços de Sangue” estreia a 13 de Setembro


As gravações da nova telenovela da SIC decorrem a todo o vapor, estando por esta altura o elenco a 100%, uma vez que a protagonista, Diana Chaves, já terminou Salve-se Quem Puder e está somente focada neste projecto.


Assim, no próximo sábado, dia 7 de Agosto, a actriz, Diogo Morgado e Sisley Dias embarcam para o Rio de Janeiro, onde estarão cerca de uma semana em filmagens para Laços de Sangue. Acompanhados por uma equipa da TV Globo, os três actores deverão ainda fazer algumas cenas na Amazónia, tal como revela a TV Guia desta semana.


Com as gravações a decorrerem a todo o vapor, é certo que a estreia está para breve e, segundo o Diário de Notícias é quase certo que a substituta de Perfeito Coração comece na segunda semana de Setembro, mais propriamente no dia 13. O horário ainda não é conhecido, mas, ao que tudo indica, Laços de Sangue irá concorrer directamente com Espírito Indomável, no horário nas 21h15.


Quiosque: Diário de Notícias, TV Guia

“Projac” português novamente adiado


É um dos grandes desejos da TVI, no entanto, continua apenas como um projecto. Depois de, recentemente, se ter falado de que o projecto podia estar prestes a avançar, eis que o Correio da Manhã noticia que a cidade da ficção voltou a ser adiada.


É que a desejada classificação PIN (Projecto de Interesse Nacional) voltou a ser recusada pelo AICEP, entidade responsável pela análise deste tipo de pedidos. Em declarações à referida publicação, Bernardo Bairrão mostrou-se com poucas esperanças de que consiga mudar a decisão, explicando ainda que está a trabalhar com a Câmara Municipal de Sintra para que o Plano Director Municipal seja mudado.


O referido diário falou ainda com um responsável do AICEP, que garantiu que "esta candidatura foi objecto de indeferimento na medida em que não foi possível à Comissão de Avaliação e Acompanhamento de projectos de Potencial Interesse Nacional obter pareceres que permitissem concluir pela susceptibilidade de sustentabilidade territorial e ambiental".


Apesar de tudo, o administrador delegado do grupo Media Capital espera ter tudo “resolvido até ao final do ano”, para que a construção do Projac português se inicie em 2011.


Quiosque: Correio da Manhã

Primeiros pormenores sobre o programa de Fátima Lopes


Desengane-se quem pense que foi em Vida Nova que a apresentadora começou a proporcionar uma nova vida aos telespectadores. Se no programa da SIC Fátima Lopes começou a dar “um cheirinho” do seu lado solidário, no formato que a espera em Queluz de Baixo vai mostrar ainda melhor esse lado.


Segundo a edição desta semana da revista TV Guia, a mais recente cara TVI vai dar a cara por um programa inovador: o seu objectivo principal é ajudar o maior número de portugueses, que são cada vez mais assolados pela crise económica por que passa o nosso país: “Vamos dar dinheiro, trabalho…”, contou fonte próxima da Endemol, produtora responsável pelo formato. Mas não é só dinheiro que será dado, também empregos, habitações e muitos outros bens essências serão oferecidos.


Ainda sem nome definido, parece ganhar cada vez mais forma a hipótese de o programa suceder a As Tardes da Júlia no horário, ou seja, Júlia Pinheiro fica no ecrã entre as 14h15 e as 16h45, seguindo-se Fátima entre as 17h e as 18h30. A estreia deverá ocorrer a 13 de Setembro e a apresentação oficial está marcada para finais de Agosto.


Com estes novos dados fica de fora a hipótese de ser a mais recente cara TVI a apresentar o novo reality-show da estação.


Quiosque: TV Guia

Revista de Imprensa 04/08/2010


Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quarta-feira!


Herman 2010 regressa a 25 de Setembro


Depois de se ter despedido do seu público no passado sábado, o humorista já sabe que o seu programa ganhará uma nova temporada. Embora os resultados não tenham sido muito elevados, o certo é que a direcção de programas gostou da performance de Herman 2010 e decidiu apostar numa segunda série.


“Voltarei dia 25 de Setembro e tenho aquela vantagem de ter a entidade profissional completamente rendida – a única encomenda que temos é para não mexermos no programa, pois está perfeito. Vamos tentar manter no formato um equilíbrio entre as pessoas convidadas, os meus momentos de humor – em que vou usar personagens antigas e introduzir outras novas -, tudo aliado a um ritmo muito rápido, devido à curta duração, pois as pessoas não têm paciência, principalmente à noite, para perder muito tempo. É uma união muito gira”, começou por dizer Herman José, em entrevista à TV 7 Dias desta semana.


Feliz com o Herman 2010, o apresentador demonstrou ainda o agrado por ter um espaço com menor tempo de duração: “é mais giro, mas muito mais difícil e interessante, pois temos de ter um pouco de inteligência, senão os nossos convidados vão apenas lá fazer figuração. A melhor crítica que me podem fazer é: ‘é pena ser tão curto’. Faz-me lembrar a série O Sexo e a Cidade que, como estava tão bem feita, no final de cada episódio ficava com essa sensação.”

Enquanto não volta às gravações, Herman José divide-se entre os inúmeros espectáculos que tem pelo Algarve e ilha da Madeira e prepara umas férias em Ibiza.


Custódia Gallego feliz com Laços de Sangue




Ainda mal arrancaram as gravações da nova trama, mas os actores que dela fazem parte estão bastante motivados.


Uma dessas profissionais é Custódia Gallego, que dará vida à empresária Gi: “é uma nova-rica, tem muito dinheiro para gastar e é muito feliz. É fácil brincar com o dinheiro que ela tem”, começou por revelar à TV 7 Dias, para depois confessar: “todo o dinheiro que tem foi com muito trabalho e esperteza”.


Depois de ter dado vida à doce Conceição de Perfeito Coração, a actriz volta a ter um novo teste e afirma estar contente com o convite e completamente preparada para interpretar esta senhora: “Agora estou de acordo com a Gi. O cabelo está loiro, comprido, tudo para viver uma mulher exuberante, que só veste estilista”, referiu.


Confiante no sucesso de Laços de Sangue, Custódia Gallego confessou ainda à referida publicação: “Enquanto actriz, quando começo um trabalho novo estou sempre a gostar imenso”.


CITAÇÃO DO DIA:


“Houve uma altura em que eu achava inclusive que ele (Francisco Nicholson) não devia gostar muito daquilo que eu fazia”


Sofia Nicholson



Curiosidade do dia:


É já no próximo dia 14 que arrancará, na TVI, um reformulado Contra-Ataque. É que o programa passará a ser emitido a partir de cidades onde decorrem os jogos da Liga ZON Sagres. A primeira emissão terá como pano de fundo a cidade de Paços de Ferreira, onde decorrerá o jogo Paços de Ferreira – Sporting.


Quiosque: Notícias TV, TV 7 Dias


Para lá das 24


Boa noite! Seja bem-vindo ao Para lá das 24 desta noite!



Quando se começou a falar no regresso do Big Brother, de imediato grande parte das pessoas pensou: “Teresa Guilherme está de volta à televisão”. Eu fui uma dessas pessoas. Reality-show que se preze tem que ter a “senhora televisão” a apresentá-lo.

Todavia, de imediato a imprensa noticiou que a produtora não regressaria à TVI, nem tão pouco fora convidada para conduzir a grande aposta para a rentrée. A própria Teresa Guilherme negou categoricamente uma abordagem dos responsáveis pela estação de Queluz de Baixo. O regresso ao ecrã ficava, assim, de parte, pensámos nós.


Até que André Cerqueira vem a público confirmar os rumores de um encontro com a apresentadora e afirma ter projectos para ela. O que se pensou então? Teresa Guilherme volta a estar na corrida à condução de Secret Strory. Sabendo nós de que esta profissional é perita em fazer bluff, à semelhança do que fazem muitos outros colegas, acreditámos que o regresso estava mesmo para breve e na apresentação do reality-show.


Mas, como o mercado televisivo está ao rubro eis que a própria “senhora televisão” vem novamente a público negar as declarações do director de programas da TVI e afirmar que não recebeu convite algum. Quem estará então a fazer bluff? André Cerqueira ou Teresa Guilherme?

Há muito que os portugueses desejam ver Teresa Guilherme de volta aos ecrãs, não só pela excelente carreira que já possuí, como também por ser a melhor no seu género. Ela é daquelas profissionais que, ou se gosta, ou se odeia. E eu adoro, embora esta situação não me pareça a mais indicada.


A meu ver, tudo isto parece já uma espécie de “telenovela da vida real” em que as surpresas surgem a cada dia que passa. No entanto, talvez nós, público, não mereçamos tanta especulação e confusão. Criar uma alta expectativa e depois ficar desiludido será muito pior do que ir sem expectativa alguma.

No entanto, é claro que o segredo é a alma do negócio e que o factor surpresa é sempre um bom atractivo de audiências, mas de que valherá aos responsáveis da TVI dar o dito por não dito, criando grande expectativa no público e, depois, acabar por desiludir? Assim é fácil perder audiências…