19 de setembro de 2010

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana RTP1
É uma verdade que no horário em que foi transmitido, "Projecto Moda" nunca liderou. Também é verdade que a média de share ronda os 22%. Alcançou uma média de espectadores de cerca de 700 mil. Mas conseguiu que a RTP1, após as 21h de domingo tivesse seguidores e conquistasse novos públicos e targets. Pode não ser vísivel, mas "Projecto Moda" também tem vida para além da televisão, quer seja no site da RTP1, quer seja nas redes sociais. Por isso mesmo, agora que se aproxima o final, "Projecto Moda" foi uma aposta acertada da RTP1, apesar do erro de casting que foi a apresentadora e os jurados (leia-se Manuel Alves).

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana TVI
É sem dúvida a escolha menos óbvia para o "Melhor da TVI", depois de uma semana que teve valores médios diários muito bons. Ao longo desta semana pude ir vendo na blogosfera várias pessoas (ou anónimos) a arrasarem com "As Tardes da Júlia" e por consequência com Júlia Pinheiro. Dizem eles que as novelas da SIC, "Negócio da China" e "A Armadilha" arrasam com o talk show da TVI. E é verdade que as novelas lideram, com ÓPTIMOS resultados, mas também é verdade que cada uma dessas novelas tem 30 minutos de duração e "As Tardes da Júlia" tem cerca de 2h30. O que acho curioso é que nessa mesma blogosfera, ninguém diga que nos talk-shows vespertinos Júlia Pinheiro lidera. E para dar um exemplo é que na quarta e quinta-feira passada com as novelas da SIC acima dos 30%, Júlia conseguiu (em 2h30) menos 100 mil espectadores e um share de 28% e 29%.

O Melhor & Pior da Semana


Boa Noite! A segunda edição de hoje do "Melhor & Pior da Semana" está em linha. Fique com as restantes escolhas entre as 21h e as 23h.

Melhor da Semana SIC

Numa semana em que uma "nova" SIC nasceu, uma semana em que foram muitas as estreias, aquela que a meu ver correu melhor foi a quarta edição de "Ídolos". Cerca de 1 milhão e 300 mil espectadores (mais que na terceira edição) e um share de quase 37% arrasaram a concorrência ("Mar de Paixão" não foi suficientemente forte e "Dá-me Música" fez o pior resultado desde que regressou). É verdade que a TVI tem um trunfo para combater o talent-show da SIC, mas será suficientemente forte? Pelo que vi do primeiro programa, Cláudia Vieira está mais à vontade e o júri está com "ganas" de encontrar o melhor ídolo de Portugal. E os cromos, foram verdadeiros cromos.

O Protagonista


Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição de O Protagonista.

Foi no dia 4 de Julho que Fátima Lopes foi destacada nesta rubrica. Na altura, a apresentadora tinha comunicado a sua saída da SIC há um dia. Hoje, e passado mais de dois meses, a chamada "senhora das manhãs", é oficialmente da TVI. Segundo ela, é lá que se sente feliz.

Na última quarta-feira, 15 de Setembro, Fátima Lopes, assemelhando-se a uma autêntica caloira, foi praxada pela estação de Queluz de Baixo e, mais concretamente, pela madrinha Júlia Pinheiro. Radiante, a nova contratação do canal da Media Capital demonstrou estar à altura das expectativas que nela estavam, e continuam a estar, depositadas.

Fátima Lopes espera crescer, progredir na sua carreira. Desafiar-se a si mesma, tal como explicou nas Tardes da Júlia desta sexta-feira. De facto, e por mais estranho que me possa parecer sintonizar o canal quatro, e parecer que Fátima Lopes esteja no canal errado, tenho de concordar com esta escolha para a sua carreira.
Pergunto eu: o que é que a apresentadora fez nos últimos anos para além de apresentador talk-shows, sempre com o mesmo fio condutor? Diga-me um projecto continuado pelo qual Fátima Lopes tenha dado a cara, e que tenha diferido das histórias tristes, dos dramas do costume, os das homenagens a grandes artistas? Por este motivo, Agora É Que Conta pode ser um refresh na sua carreira. A apresentadora só tem de agradecer a quem se lembrou de si na TVI. Talvez a André Cerqueira mas, e principalmente, a Júlia Pinheiro, que muito se tem esforçado para que Fátima Lopes se integre no canal da Media Capital e para que crie empatia com os telespectadores da estação.

Não nego que esta aposta possa sair furada, que o novo programa de Queluz de Baixo, que promete pagar contas e mais contas, seja arriscado e que a própria Fátima Lopes possa sair mal vista desta rentrée. No entanto, "quem não arrisca não petisca".

Apesar de existir uma Conceição Lino a adaptar-se a dar uma Boa Tarde aos portugueses, e um João Baião e uma Tânia Ribas de Oliveira prestes a colocarem Portugal no Coração, a concorrência das 17:00 não é assim tão forte. Talvez renhida, mas não forte.
Portante, o sucesso de Fátima Lopes não é assim tão difícil. A questão principal centra-se no foro do programa, que assenta em ajudar os portugueses, depois de estes contarem histórias pouco comuns. Será que Agora É Que Conta vai contar com os telespectadores daqui a um mês? Será que os telespectadores vão acompanhar o novo programa de Fátima Lopes? Ou passará o programa por uma espécie de Quem Quer Ganha - "não aquece, nem arrefece".

É necessário que isso não aconteça. Se Agora É Que Conta passar indiferente aos portugueses algum tempo após a sua estreia, André Cerqueira, Júlia Pinheiro e Fátima Lopes estarão em apuros.
Entre os melhores, a nova apresentadora de Queluz de Baixo não pode falhar, nem ver o seu programa falar. Porquê? Porque o provérbio "o último a rir, é o que ri melhor", vai dar jeito à SIC. Esperemos então que "feitiço não se vire contra o feiticeiro".

Da minha parte, só tenho uma coisa a desejar a Fátima Lopes: boa sorte!

Esta noite..


Esta noite, fique a saber qual a personalidade destacada da semana! Às 20:00.

Vanessa Martins em “Mar de Paixão”


Depois de Sónia Brazão e Lídia Muñoz, a trama de Patrícia Müller vai receber mais um reforço. É que Vanessa Martins prepara-se para dar vida a uma nova pescadora que surgirá para apimentar um pouco a acção.


Ainda sem nome definido, o certo é que causará sensação, tal como garante a edição desta semana da revista Maria.


Recorde-se que a actriz estava afastada da televisão desde que participou em Deixa Que te Leve. Na imprensa corre ainda o rumor de que poderá estar escalada para o elenco da substituta de Mar de Paixão.


Quiosque: Maria

Fátima Lopes cria página oficial no Facebook

fatimalopestvi


Foi a 13 de Maio, data do seu aniversário que a apresentadora prometeu que chegaria, finalmente, às redes sociais. Hoje, quatro meses depois e numa altura em que está prestes a estrear o seu novo programa na TVI, Fátima Lopes cumpre a sua promessa.


E nada melhor do que colocar um vídeo em que fala abertamente com os seus fãs. Nele, a mais recente “estrela TVI” apela aos seus seguidores que vejam Agora é que Conta, cuja estreia se dá a 21 de Setembro.


Para aderir, clique aqui

Bruno Veloso fora de “Sedução”


Ainda as gravações não tinham arrancado e já a imprensa dava como certa a presença do jovem actor na nova trama de Rui Vilhena. Todavia, tudo não passou de um rumor, que acabou por não se concretizar, tal como o próprio confessou à ANA desta semana.

“Gostava muito de fazer a novela e era esse o meu objectivo, mas agora se calhar só em finais de Dezembro ou Janeiro”, disse à referida publicação.


Ainda assim, Bruno Veloso não terminou a entrevista sem falar de Morangos com Açúcar: “Gostava de participar na nova série pelo facto de poder cantar porque tem mais a ver comigo. Os Morangos foi um trabalho de que gostei, mas para mim não foi uma escola porque já não era um novato. Não foi uma rampa de lançamento, mas talvez tenha sido o trabalho que me deu mais visibilidade”, concluiu.


Quiosque: ANA

Nuno Santos analisa semana de estreias na SIC


Depois de na última semana a SIC ter estreado todas as suas novas apostas para a reentré, Nuno Santos analisou os resultados dessas mesmas estreias.

O director de programas da SIC começou por fazer balanço positivo, não deixando de destacar o concurso Ídolos como a aposta de maior sucesso. A estreia do talent-show de João Manzarra e Cláudia Vieira liderou com um share médio de 36,9%. “Foi muito bom. O Ídolos é uma marca muito forte. Estes resultados vieram contrariar algumas profecias de desgraça”, afirmou Nuno Santos.

Sobre Laços de Sangue, que também estreou no horário nobre da passada semana, o director de programas da SIC considerou os resultados gerais dessa mesma estreia como “bons”, destacando a liderança face à RTP e referindo também que no que toca aos targets comerciais a nova novela da SIC conseguiu chegar a números “muito bons”. Além disso, Santos elogiou a “diferença qualitativa” da novela quando comparada às antecessoras Perfeito Coração ou Podia Acabar o Mundo.

Também nas tardes houve mudanças. E o Boa Tarde foi uma das novas entradas na grelha. Quanto à estreia do novo programa de Conceição Lino, Nuno Santos achou que foi uma “boa estreia a nível geral e dos targets comerciais”.

O director de programas da SIC não esqueceu a contra-programação feita pela TVI também na última segunda-feira. No dia em que na SIC estreavam todos estes novos produtos, em Queluz de Baixo prolongou-se as Tardes da Júlia até as 18h e duplicou-se o episódio da novela Espírito Indomável. Quanto a isso, Nuno Santos disse que “cada um faz aquilo que julga adequado” mas viu nesta resposta imediata da TVI um sinal de que “a concorrência está preocupada com a SIC”


Quiosque: Correio TV

Pedro Miranda de novo em "Ídolos"


O concorrente que ficou famoso por mandar o júri da primeira edição de Ídolos "apanhar morangos", está de volta! Pedro Miranda, que já compôs temas para as novelas Tu e Eu e Tempo de Viver, vai dar provas do seu talento pela terceira vez.
Se no primeiro casting o concorrente ficou pelo caminho logo de início, no segundo ainda conseguiu passar à fase do teatro. O que se passará nesta nova tentativa? Vai ter que esperar para saber! No entanto, posso garantir-lhe que Pedro Miranda irá enfrentar este novo júri com uma t-shirt verde bastante original. Nela está escrito o seguinte: "Toma lá morangos".

Quiosque: TV Guia

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana RTP1
A SIC estreou uma nova novela, e quem mais se ressentiu foi a RTP1. Mais propriamente "Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão", que viu os magníficos valores do Verão a dizerem adeus. Esta semana o concurso de Malato, apesar de fazer frente a "Laços de Sangue" por dois dias, nos outros três perdeu e com valores de share inferiores aos 20%, quando à umas semanas atrás fazia mais de 25%, chegando por vezes até perto dos 30%. O número médio de espectadores também baixou até aos cerca de 750 mil espectadores. Vamos ver como se comporta o concurso no meio da pressão das audiências nos próximos dias.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana TVI
É de destacar a vontade da TVI, em dar importância ao futebol, uma vez que pagou pela Liga Portuguesa de Futebol muitos milhões e esses milhões têm que dar lucro na grelha. "Vamos à Bola" foi uma das propostas para dar visibilidade ao desporto-rei, uma espécie de magazine onde alguns famosos são convidados. Mas se inicialmente o programa era transmitido às 14h, depois dos fracos resultados foi puxado para o período das 12h. Mas mesmo aí, não consegue alcançar um grande número de espectadores. Se pelas 14h os resultados eram baixos, às 12h não são melhores e esta semana não foi muito além dos 300 mil espectadores e cerca de 18% de share, o que queiramos quer não prejudica o "Jornal da Uma", que habitualmente ao fim de semana fica bem longe da concorrência.

O Melhor & Pior da Semana


Olá Bom Dia! Seja bem-vindo a mais uma edição do "Melhor & Pior da Semana". Fique a conhecer as nossas primeiras escolhas entre as 10h e as 12h.

Pior da Semana SIC

Depois de muitas estreias ao longo desta semana, umas mais auspiciosas que outras, a SIC tem na novela brasileira de horário nobre um sério problema. Ao contrário das suas antecessoras, "Passione" parece não querer crescer. No passado domingo, com a herança de "Ídolos" ficou abaixo dos 500 mil espectadores. Na quinta-feira quando foi transmitida meia hora mais cedo que o habitual ficou-se abaixo dos 20% de share e cerca de 420 mil espectadores. Já para não recordar que na passada quarta-feira em noite de gala na TVI, "Passsione" fez dos piores resultados desde a estreia: cerca de 250 mil espectadores e 14% de share. Com este buraco é difícil à SIC de Nuno Santos ultrapassar a RTP1, quanto mais chegar à liderança.

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Corredor sem fundo
Sabe o que é o Corredor do Poder? O leitor mais informado dará resposta adequada. Mas será que a maior parte dos leitores é informada? As dúvidas assaltam-me sempre que vejo as audiências do programa de debate político que a RTP1 exibe às quintas-feiras à noite (23.00). Em média, ao longo deste ano, por cada 100 pessoas que têm visto televisão naquele dia e naquele horário, só dez assistiram ao programa. A coisa resume-se assim: 40 preferem as novelas da TVI, 25 optam pelas novelas da SIC, 20 encontram no cabo a alternativa e 15 ficam na RTP, divididos entre o primeiro e o segundo canal.

Qual é, portanto, a eficácia de um programa como o que Sandra Sousa conduz - e bem! - semanalmente? Ainda esta semana, quando se discutia um tema no topo da agenda política por este dias, a revisão constitucional, o programa foi acompanhado apenas por 7,6% dos portugueses que viam televisão a essa hora. A resposta à pergunta com que se começa este parágrafo parece, pois, óbvia.E de quem é a culpa? Do modelo, clássico e ultrapassado? Dos protagonistas, a maior parte deles figuras de vigésima linha dos seus partidos, que 98% dos cidadãos não conhece? Ou do histórico desinteresse dos portugueses em assuntos desta natureza? Provavelmente, de todos estes factores e mais alguns. Mas é bom recordar que Prós e Contras tem frequentemente boas audiências e que a Grande Entrevista é um recordista neste capítulo.

Ou será que, tendo a RTP um canal informativo em que devia apostar mais, este programa, feito neste formato, não tem sentido na sua principal antena?