24 de maio de 2011

SÓ Séries


Boa noite, seja bem-vindo a mais um SÓ Séries! Hoje falamos da nova estreia no canal FOX LIFE, “Nurse Jackie”.

Jackie (Edie Falco) é uma brilhante enfermeira que trabalha no serviço de urgências de um hospital nova-iorquino. A excentricidade é uma característica saliente nesta personagem que é uma crente religiosa fervorosa, com ideais católicos ultrapassados, e viciada em analgésicos. Num ambiente marcado pela alta tensão, Jackie destaca-se como o pilar que consegue manter em equilíbrio paciente, médicos e enfermeiros.

A acompanhar Jackie no seu dia-a-dia está a Dra. Eleanor O´Hara (Eve Best), uma hilariante mulher britânica que partilha com a amiga o sentido de humor mordaz e a bondade, embora todavia todos os dias ambos se tenham de mostrar como pessoas distantes e frias. Por outro lado, a acompanhar entusiasticamente todos os passos da enfermeira temos Zoey Barkow (Merritt Wever), estudante de enfermagem.

Com alguma dificuldade, a enfermeira procura ainda aliar o seu lado profissional ao seu lado pessoal. Casada com Kevin (Dominic Fumusa), têm dois filhos: Grace e Fiona. Dono de um bar, Kevin desconfia da verdadeira relação entre a sua mulher e o seu amigo Eddie, sem saber que foram antigos amantes e que, actualmente, é ele quem “abastece” o vício da sua mulher.

"Nurse Jackie" não é uma estreia em Portugal, tendo passado pela primeira vez no canal FOX NEXT. Todavia, a aposta passa agora pelo canal FOX LIFE que, com bastante mais audiência, pode assegurar melhores números para a série. Com um pouco de drama e comédia à mistura, esta pode ser uma óptima opção para as suas quintas-feiras à noite. Estreia dia 16 de Junho, às 21:25!

Até para a semana!

Falar Televisão



Júlia “bárbara”


É já no próximo domingo que a SIC e Caras, entre outros patrocinadores, se unem e voltam a enaltecer aquilo que de melhor se fez em diversas áreas no nosso país ao longo do último ano. Um evento que, por muitos não o digam, marca sempre a sociedade portuguesa e talvez uma das mais apetecíveis galas para os famosos do nosso país.


À semelhança do que vem acontecendo desde os tempos de Francisco Penin como director de programas do canal, Bárbara Guimarães voltará a conduzir os Globos de Ouro. E é aqui que reside uma questão que há muito tem invadido os meus pensamentos. Agora com Júlia Pinheiro como “cara maior” da televisão de Carnaxide, não seria lógico a direcção de programas entregar-lhe a ela a função de dar a cara por esta emissão? Não será estranho ver Júlia como a “co-apresentadora” ao lado da esposa de Manuel Maria Carrilho?

Tenho para mim que a estação optou por “manter a tradição” e preferiu premiar Bárbara Guimarães pela excelente performance em Portugal tem Talento. Por outro lado, esta podia ser uma excelente “forma” de “apresentar” aquilo que a cara de Querida Júlia representa na SIC.


Mas o certo mesmo é que, seja uma ou outra, a emissão deverá ser mais do mesmo do que nos últimos anos, mas, não sendo sempre excelente, há pequenos pormenores que farão, certamente, a diferença. E esses, não deverão ser “encabeçados” nem por uma, nem por outra apresentadora. O segredo está, na minha opinião, em situações como aquela que Nuno Lopes e António Feio protagonizaram há um ano. Resta esperar para ver como corre este ano.

Laura Galvão reforça "Remédio Santo"


Ainda agora estreou nos ecrãs da TVI e já começa a receber as primeiras participações especiais. Assim, de acordo com a TV 7 Dias desta semana, a protagonista da sexta temporada de Morangos com Açúcar está de regresso aos ecrãs.


É a própria quem o garante: “Como é que vocês sabem disso? Sim, é verdade, vou fazer uma participação em Remédio Santo. Já tinha saudades de televisão, de voltar à TVI, mas sinto que vêm aí coisas novas”, confessa, não levantando, contudo, a ponta do véu: “Não sei se existem outros projectos em concreto, mas acho que esta novela é um bombom para o que poderá vir a seguir”.


De acordo com uma fonte da produção, “A Laura vai começar a gravar esta semana e interpretará a personagem Filó”, que “gravará cerca de 15 episódios e fará par romântico com o Pedro Caeiro, que interpreta o Sebastião”.


Quiosque: TV 7 Dias

João Reis despede-se de "Anjo Meu"


Depois de a imprensa ter noticiado, ainda antes da estreia da produção nos ecrãs da TVI, que o actor desejava sair mais cedo do elenco para se dedicar ao cinema e ao teatro, eis que surge a notícia de que o marido de Catarina Furtado verá os seus desejos concretizados.


É que, de acordo com a TV 7 Dias desta semana, João Reis terminará as gravações durante o Verão. “A autora vai arranjar forma de fazer desaparecer a personagem dele. Era algo que já estava combinado, para o João se poder dedicar ao teatro e ao cinema.”, adiantou uma fonte à referida revista.


Embora ainda não seja oficial, tudo leva a crer que Geraldo acabe por ser assassinado, à semelhança do que aconteceu com a sua esposa, no início da história.


Quiosque: TV 7 Dias

Esta noite...


... o mundo das Séries está de regresso ao Televisão-Opinião.
A Marta Miranda conta-lhe tudo, às 21:00!

Fala-se! 24/05/2011



Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Fala-se!

Catarina Furtado e João Reis


Depois de se ter escrito recentemente que o casal estava a atravessar uma crise conjugal, as fotografias que a Nova Gente desta semana publica vêm mostrar que estão melhor do que nunca.


Sorrisos cúmplices, gestos carinhosos são alguns dos “mimos” que se podem ver, num dia em que Catarina Furtado e João Reis deixaram a filha Maria Luísa numa festa de aniversário e aproveitaram a tarde para namorar.

Ana Guiomar


Actualmente a gravar Laços de Sangue, para a SIC, a actriz continua a manter um vício que já tem desde há muitos anos: roer as unhas.


É em entrevista à Correio TV que Ana Guiomar confessa este vício: “Roo as unhas desde que nasceu o meu irmão. É terrível, mas não consigo parar”, começa por dizer, acrescentando: “Experimentei pintar as unhas com verniz amargo, pôr pomadas e até unhas de gel, mas também as roía”.


Quiosque: Correio TV, Nova Gente

Marisa Cruz gostava de ter programa de culinária


Actualmente surge nos ecrãs dois dias por semana, uma vez que o Euromilhões passou a ter dois sorteios diários, ainda assim, a apresentadora gostava de enveredar por uma outra área.


É em entrevista à Nova Gente desta semana que Marisa Cruz confessa “Como gosto bastante de cozinha, gostava de ter um programa de culinária”, começa por dizer, quando questionada sobre o projecto que ambicionaria ter no futuro.


Apesar de tudo, a esposa de João Pinto, também ele colaborador da TVI, está contente com os projectos que tem neste momento: “É algo que gosto, e este projecto da TVI é ideal, pois só tenho de ir uma vez por semana a Lisboa”.


Quiosque: Nova Gente

Cotrim Figueiredo justifica diminuição de novelas em horário nobre


É quase certo que a partir de Setembro, quando Sedução chegar ao fim, a televisão de Queluz de Baixo passará a ter somente duas telenovelas em horário nobre. Foi durante a apresentação da minissérie O Amor é um Sonho que o director-geral da estação justificou esta medida, em declarações ao Correio da Manhã.


"Uma coisa parece clara para todos: é que não é normal que uma televisão tenha no horário nobre três novelas durante vinte anos seguidos, porque há uma altura em que isso conduz à saturação", afirma o responsável, acrescentando: "Podemos ter outros produtos de ficção, porque a variedade é tão importante como a qualidade”.


De acordo com João Cotrim Figueiredo, a televisão que dirige vai continuar "aposta declarada na ficção nacional" mas através de outros formatos que possam permitir aos actores e autores "experimentarem registos novos, e ao espectador habituar-se a outro tipo de ficção com temáticas que nas novelas não é possível fazer".


A terminar, o director-geral afirma que "é mantendo a aposta na ficção mas mudando--lhe o formato que é possível ir inovando e experimentando em horário nobre coisas para que um dia se possa passar sem ter necessariamente três novelas clássicas neste horário".


Quiosque: Correio da Manhã

Revista de Imprensa 24/05/2011



Bom dia! Seja bem-vindo a mais uma Revista de Imprensa!


Herman 2011 chega ao fim no próximo sábado

É já no próximo dia 28 que Herman José se despede dos ecrãs da RTP. É que, de acordo com a Notícias TV desta semana, esta será a derradeira emissão do programa de late-night do humorista.


Em declarações à referida publicação, Herman José declara-se grato a José Fragoso e companhia: “Tenho uma dívida de gratidão para com a direcção de Programas da RTP 1 pelo facto de me ter dado o espaço, os instrumentos e a liberdade que me permitiram reencontrar a dignidade criativa”, frisou.


Para o derradeiro episódio, os convidados escolhidos são os actores que integram o elenco de Último a Sair. Resta ainda saber se na rentrée televisiva, em meados de Setembro, Herman 2011 regressará à antena, à semelhança do que aconteceu no ano passado.


José Alberto Carvalho justifica aposta no Jornal das 8

A mudança do nome do principal bloco noticioso da estação de Queluz de Baixo provocou várias reacções, quando foi conhecida. É em entrevista à Notícias TV desta semana que o director de Informação justifica a aposta.


“A mudança que estamos a efectuar é para transmitir confiança aos espectadores portugueses. De lhes transmitir a sensação de que precisam de ver na TVI para se sentirem informados e que é na TVI que têm uma equipa de jornalistas atentos, empenhados, trabalhadores, responsáveis, equilibrados, misturando esse equilíbrio com a ousadia, com a diversificação de géneros, com a não tematização excessiva dos noticiários. Desse ponto de vista, era estranho que, introduzindo um novo modelo, uma nova imagem, um novo conceito, novos apresentadores, a única coisa que não mudava era o nome. Além disso, encontrámos um título, Jornal das 8, que em nossa opinião transmite uma maior coerência interna da estação, que já tinha feito o Jornal da Uma.”, começa por dizer José Alberto Carvalho, acrescentando em seguida: “A mudança do nome foi para marcar de forma definitiva a nova fase da informação da TVI. Eu não lhe quero chamar ruputra”.


Questionado sobre se se tratou de uma ruptura com o Jornal Nacional, o jornalista foi peremptório: “Não é uma questão de medo. Isto não é uma ruptura com o Jornal Nacional, até porque não houve só um Jornal Nacional”, acrescentando ainda: “Com franqueza não quero utilizar a palavra ruptura. A ruptura pode ser ruptura de processos em determinados aspectos e aperfeiçoamento de procedimentos noutros aspectos”, explicou.


Por fim, José Alberto Carvalho confessou que foi complicado convencer a direcção do canal a aceitar esta medida: “é claro que foi difícil. A empresa investiu durante dez anos numa marca e agora prescinde dessa marca. Essa decisão não se toma de ânimo leve. Significa que a empresa apostou numa marca durante muito tempo e depois teve de arrepiar caminho”, concluiu.


CITAÇÃO DO DIA:


“Gosto de trabalhar. Só vou parar quando me sentir física ou mentalmente incapaz. Até lá não há razão para isso.”


Nicolau Breyner

Número do dia:

50.2%

Foi a quota de mercado média alcançada pelo derradeiro encontro da Taça de Portugal, que opôs o FC Porto ao Vitória de Guimarães, o que significa que, durante os noventa minutos do jogo, mais de metade dos televisores portugueses estavam sintonizados na RTP.

Quiosque: Notícias TV, Correio da Manhã

Fecho


Fechamos esta segunda-feira com uma crónica da autoria de Francisco Penim, retirada do Correio da Manhã.

Competição nobre

Que grande problema tem a TVI, estação sem director de programas, com o seu prime time! 

O desempenho do seu novo alinhamento de horário nobre está a permitir que a novela da SIC ‘Laços de Sangue’ cresça a olhos vistos. Nem a primeira semana de uma nova novela, ‘Remédio Santo’, valeu boas audiências à estação de Queluz de Baixo – 33,3% de share médio é, para o que a TVI está habituada, muito pouco. ‘Anjo Meu’, por seu lado, soçobra todos os dias perante ‘Laços de Sangue’ e nunca atingiu os 30% de share na passada semana. É uma boa oportunidade para a SIC subir a sua média com os conteúdos mais competitivos que tem neste momento em horário nobre.