1 de março de 2011

SÓ Séries

Boa noite, seja bem-vindo a mais um SÓ Séries! Hoje falamos da série “Cleveland Show”, em exibição no canal FOX!

Originalmente uma personagem na série “Family Guy”, “Cleveland Show” foca-se na vida do personagem que dá nome à série após o seu divórcio com Loretta (Alex Borstein). Este muda-se para a sua cidade Natal com o seu filho de 14 anos, Cleveland Jr. (Kevin Michael Richardson). Ao reencontrar o seu primeiro amor, Donna (Sanaa Lathan), o casal acaba por se juntar e forma uma nova família com mais dois filhos: Rallo (Mike Henry) de cinco anos e fanático por mulheres; e Roberta (Nia Long e Reagan Gomez-Preston), a adolescente rebelde que vai deixar o pobre Cleveland cheio de dores de cabeça.

Mas porque as aventuras não ficam por aqui, a vizinhança de Cleveland é extremamente heterógena, de entre os quais encontramos uma família de ursos antropomorfos e outra família de ingleses que pensam estar a viver na época vitoriana.

Da criação de Seth MacFarlane, a série tem como produtores executivos Mike Henry, Richard Appel e Seth MacFarlane. A produção está a cargo da Persons Unknown Productions em associação com Happy Jack Productions, Fuzzy Door Productions e 20th Century FOX Television. Uma série extremamente divertida, que promete boas gargalhadas a miúdos e graúdos. O humor satírico que este género de séries nos têm vindo a habituar ganhou um impacto junto do espectador, e “Cleveland Show” não fica atrás…uma série a não perder!


Até para a semana!

Falar Televisão

A “nova” Flor


Já aqui escrevi, há bem pouco tempo, uma crónica em que elogiei a excelente prestação de Joana Santos em Laços de Sangue. De facto, a sua Diana na telenovela de horário nobre da SIC está um arraso.

O sucesso da sua personagem é tanto, que arriscaria mesmo dizer que Diana será para Joana Santos aquilo que a Flor foi para Luciana Abreu. Com algumas diferenças, claro está, mas há várias semelhanças entre ambas.


Ambas foram um boom para as carreiras das actrizes em questão e valeram-lhe contratos de exclusividade com a SIC. Se a protagonista de Floribella apaixonou os miúdos, a vilã de Laços de Sangue contagiou não são os adultos como as pessoas mais velhas. Por outro lado, enquanto que uma era um doce em forma de gente, a outra é uma verdadeira víbora em figura humana.

Muitas outras semelhanças e diferenças existirão, certamente, mas há pelo menos uma diferença que eu espero que Joana Santos tenha de Luciana Abreu: que não se deslumbre com o sucesso da sua personagem e consiga desligar-se dela.

De facto, ao pensar em Joana Santos nos dias de hoje, todos nós a ligaremos à Diana de Laços de Sangue. Será também muito difícil para a actriz fazer os portugueses esquecerem-se desta extraordinária personagem. Mas será assim tão estranho ver Joana Santos no papel de heroína, como seria ver Luciana Abreu no papel de malvada?

Arrisco-me mesmo a dizer que o segredo está… na malvadez! E sim, eu sei que até pode ter sido uma comparação um pouco despropositada, mas se pensarmos bem, até tem alguma lógica.

José Fragoso pode ser o novo director de programas da TVI!


É a TV 7 Dias desta semana que avança esta informação: depois de José Alberto Carvalho e Judite de Sousa, José Fragoso pode ser outras das caras que fará parte da família TVI. Segundo a referida publicação, depois de Pais do Amaral ter investido na estação, a direcção do canal da Media Capital tem na manga uma proposta a José Fragoso! O director de programas da RTP1 trocaria assim a camisola pela TVI, desempenhando a mesma função.

Após a imprensa nacional ter noticiado que José Fragoso poderia vir a ocupar no primeiro canal o lugar de José Alberto Carvalho, sabe-se agora que esse poderá não ser o seu futuro. Com uma estação pública cada vez mais competitiva, a direcção da TVI pondera piscar o olho a José Fragoso!

Quiosque: TV 7 Dias

"Anjo Meu" promete!


Com uma história que se passa nos anos 80, "Anjo Meu" promete surpreender os telespectadores com vários pormenores. Bem ao estilo de "Conta-me Como Foi", a nova novela da estação de Queluz de Baixo conta com uma equipa criativa responsável pelo design gráfico. Assim, adaptar os jornais, as revistas, as cautelas ou a publicidade à moda antiga será uma das apostas da TVI. "Lemos a sinopse e os episódios, vemos as características das personagens, o que é pretendido, e depois trabalha-se. Criámos quatro jornais, um deles é a Gazeta do Anjo, que é oriundo da Vila do Anjo. Fomos buscar letterings que se usavam nos anos 90 e adaptámos aos nossos jornais. Com as revistas foi a mesma coisa. Sabíamos o que era usado na altura, as imagens que existiam e adaptámos ao que nós precisamos. No largo temos um quiosque de jornais, o que faz com que tenhamos muito material da altura", explicou Thelma Jerusalém, produtora de arte.

Apesar de muitos não repararem em determinados aspectos de uma produção, nomeadamente ao nível do cenário, os mesmos foram trabalhados para se apresentarem ao público. A falta de atenção dos telespectadores acaba por deixar Cristina Matagueira, profissional da área do design gráfico, entristecida: "Acho que as pessoas não têm muito a noção do que fazemos. O trabalho do design gráfico acaba por ser muitas vezes ingrato e o espectador não tem muita noção do trabalho que isto leva".

De qualquer forma, e apesar de tal realidade, a colega de Thelma Jerusalém espera que os adereços usados na novela de Maria João Mira sejam assim um dos pontos fortes no próximo projecto de ficção da TVI!


Quiosque: TV 7 Dias

Esta noite...


... o mundo das Séries está de regresso ao Televisão-Opinião.
A Marta Miranda conta-lhe tudo, às 21:00!

Mara Pedro surpreendeu!


Apesar da polémica por ter desistido de "Portugal Tem Talento" para participar em "Uma Canção Para Ti", os portugueses elegeram Mara Pedro como a preferida da edição do talent-show da TVI no último domingo. Com 19,7%, a concorrente de Viseu surpreendeu tudo e todos ao destronar João Reis, que se ficou pelos 6,5%. Segundo a mãe Graça, esta situação deveu-se ao facto de ter existido uma maior campanha a favor da filha: "Esta subida deve-se ao facto desta semana termos tido mais tempo para fazer uma maior divulgação da Mara. Estamos muito felizes pelo seu sucesso. Ela não se arrepende nada de ter trocado o Portugal Tem Talento por este programa. Vencer e cantar fado para ela é ouro sobre azul".
De referir igualmente o jovem Pedro Ferreira. Com 15 anos, o natural de Vila Nova de Gaia foi outra das grandes surpresas da noite, ao ter sido o segundo mais votado de "Uma Canção Para Ti". "É uma grande vitória, um sonho tornado realidade", explicou o pai Vítor.

No lado oposto estiveram os concorrentes Raquel Pinho e Sandro Lopes, que acabaram por dizer adeus ao concurso da estação de Queluz de Baixo. A justificação da saída por parte da mãe do jovem de Bragança prende-se sobretudo pela região de onde é natural: "Talvez tenha sido por ser um concorrente do interior de Portugal. Ele já estava a ser prejudicado pelo nervosismo, pois não conseguiu lidar bem com a exposição, mas esta participação foi muito positiva para a vida artística dele".

Quiosque: TV 7 Dias

Fala-se! 01/03/2011

Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Fala-se!



Rita Pereira


Depois de confirmar o seu namoro com Miguel Mouzinho, parece que a actriz está a viver a primeira crise na relação. Segundo a edição desta semana da revista VIP, Rita Pereira e o companheiro estão separados.


Ao que parece, os ciúmes do empresário, face à mediática exposição pública da namorada provocaram esta separação. Contudo, contactada pela referida publicação, a actriz desmentiu que tivesse chegado ao fim o seu relacionamento com Miguel Mouzinho.


Sónia Brazão


Terminadas as gravações de Mar de Paixão, a actriz concentra-se agora nos ensaios para a próxima minissérie da TVI, O Amor é um Sonho.


Mas se a vida profissional lhe corre bem, a vida pessoal também está numa boa fase, tal como a própria garantiu, em entrevista ao Correio da Manhã: “O meu coração está bem. Sinto-me bem, tranquila.”


Questionada com a possibilidade de ter um novo amor, Sónia Brazão foi peremptória: “Não, por enquanto quero ficar sozinha. Gosto de fazer o luto, de estar tranquila. Acho que tenho alguma coisa de lobo solitário, gosto de estar um pouco tranquila, acalmar antes de recomeçar uma relação para que a entrega seja plena.”


Quiosque: Correio da Manhã, Vidas

Revista de Imprensa 01/03/2011


Bom dia! Seja bem-vindo à primeira Revista de Imprensa de Março!


Débora Ghira e a polémica relação com Dânia Neto



Já não é de agora que surgem notícias que dão conta de que as duas actrizes não têm uma boa relação fora dos ecrãs. E parece que tal é mesmo verdade, apesar de a intérprete de Sheila não o admitir directamente.


É em entrevista à TV Guia que Débora Ghira falou sobre estas polémicas. “Na novela, nós temos uma relação de amor-ódio”, começa por dizer, acrescentando em seguida: “Não sei como surgiu esse boato. Conheci a Dânia nos castings, temos uma relação profissional. Só não entendo uma coisa: sempre que somos convidadas para ir juntas aos programas, ela nunca vai. Eu vou e ela não vai. Não sei os motivos… Porque a gravar ela não está, porque sei que não está”, frisou.


Com estas novas declarações, parece mesmo que o ambiente nos bastidores de Laços de Sangue não é, de todo, o melhor. E talvez as cenas que Sheila e Marisa protagonizam na telenovela reflictam também um pouco da relação entre as suas intérpretes.


O final de Diana em Laços de Sangue



Ainda falta bastante para o final da telenovela de horário nobre, mas parece que o destino da personagem de Joana Santos já está decidido. Depois de voltar a roubar o namorado da irmã Inês, Nuno, Diana terá ainda muitas peripécias até ter o castigo que merece.


Segundo a edição desta semana da revista Mariana, no final de Laços de Sangue, Diana andará a deambular pelas ruas em busca de clientes que lhe paguem por uma noite de sexo. Exactamente, a vilã tornar-se-á prostituta.


Mas, antes disso, e mesmo na recta final da história, Diana tentará matar Eunice, pegando fogo à casa da mãe. Contudo, e num golpe de sorte, a megera conseguirá fugir da polícia e transformar-se-á numa prostituta capaz de tudo para juntar dinheiro e fugir do país.


CITAÇÃO DO DIA:


“Ser actor, para mim, não é uma profissão, é uma dádiva, uma maneira de viver


Virgílio Castelo


Número do dia:


27.9%


Foi a quota de mercado média alcançada pelo episódio deste domingo de Maternidade, da RTP. Depois de resultados bastante abaixo das expectativas, a série da RTP conseguiu obter o seu melhor número, que corresponde a quase 900 mil telespectadores, levando a melhor sobre as ofertas da SIC e TVI.



Quiosque: VIP, Mariana, TV Guia

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Falsa partida

Nicolau Breyner tem peso e estatuto. Podia ter tido no seu programa quem ele quisesse. Mário Soares, Alexandra Lencastre, Rui Costa, António Lobo Antunes, José Eduardo Moniz, Tony Carreira. Qualquer um deles teria aceitado estar presente como primeiro convidado do seu novo talk show na RTP1.



Mas não, no primeiro Nico à Noite, Nicolau teve Luís Filipe Menezes, presidente da Câmara de Gaia, Eurico Cebolo, o autor de manuais musicais como Solfejo Mágico ou Órgão Mágico, mas também de romances como A Prostituta Virgem ou Incesto sem Pecado, e, para terminar, Fátima Felgueiras, antiga autarca acusada de corrupção e que esteve no Brasil fugida à Justiça portuguesa.


O programa foi um desastre. Primeiro, não se percebe a escolha de três convidados do distrito do Porto. Depois, não se percebe o critério da escolha: nem Menezes, nem Cebolo, nem Felgueiras estão na ordem do dia. Não está em causa o facto de os dois autarcas serem bons comunicadores. Mas nada de novo ali foi contado, nem das suas personalidades, nem das suas actividades, nem do seu passado. Além disso, não consigo perceber como é possível convidar Fátima Felgueiras para dançar um tango, mas não arriscar fazer uma pergunta sobre os casos que a tornaram verdadeiramente conhecida a nível nacional.


Tudo o resto é pobre. Sem ritmo. Sem música. Sem brilho. Com uma plateia constituída por gente maioritariamente com mais de 50 anos, que se ri energicamente de tudo. Nicolau merecia uma outra plateia e não uma cópia dos figurantes de Goucha ou Fátima Lopes.


A audiência foi de 332 mil pessoas, 12% de quota de mercado. Não há uma segunda oportunidade para causar uma primeira boa impressão.