21 de junho de 2010

Frente a Frente

Boa noite. Seja bem-vindo ao Frente a Frente desta noite. Duelos à parte, a rubrica de hoje pretende homenagear duas grandes actrizes. São elas.. Fernanda Serrano e Sofia Alves!



Não encontro palavras possíveis para demonstrar a admiração que tenho por Fernanda Serrano, que já vem desde os tempos de Jornalistas, série da SIC onde a actriz deu os primeiros passos. Recordo-me de estar sempre colado ao ecrã, de dizer que aquela rapariga “era muito bonita” e de elogiar o seu visual, que, para a época, era do melhor.


Podia falar-lhe sobre todo o percurso desta excelente actriz em televisão, das fantásticas interpretações que fez, mas penso que isso é algo demasiado irrelevante quando se fala em tão emblemática senhora.


Hoje, alguns anos depois, Portugal inteiro chama por Fernanda Serrano. Já são alguns os dias, semanas, meses, anos em que está afastada. Infelizmente não pelos melhores motivos, mas são circunstâncias da vida.


Quando, em Setembro for para o ar o primeiro episódio de Malmequer, não tenho quaisquer dúvidas de que grande parte dos telespectadores estarão sintonizados na TVI. Não serão tantos como os que vêem uma partida de futebol, mas andará lá perto. Fernanda Serrano é amada pelo nosso povo, que lhe enaltece a coragem, determinação e sentimento de luta com que venceu aquela que terá sido, certamente, uma das mais duras batalhas da sua vida. E, embora não queria ser reconhecida por isso, o certo é que é um exemplo para um grande número de mulheres, que estão agora mais alerta no que a doenças oncológicas diz respeito.


Atrevo-me até a dizer que, nos tempos que correm, ela seja um dos activos mais valiosos da estação de Queluz de Baixo. Por isso mesmo, os tempos que se aproximam são de vitória. Uma vitória mais do que merecida para uma das melhores actrizes da nossa praça. Enalteço-lhe a coragem, por ter tornado publica a sua doença, por ter tido a sua terceira filha numa fase ainda de prevenção, e por não ter desistido de lutar.


Portadora de uma beleza exterior quase tão grande como a interior, com um sorriso “malandro”, mas ao mesmo tempo sincero, uns olhos que brilham quando fala dos seus bens mais preciosos, ela é Fernanda Serrano. A vencedora, a mãe, a esposa, a actriz, a apresentadora, a filha, mas sobretudo, a MULHER. E eu, eu sou apenas mais um de entre tantos outros fãs que a admiram e tem o prazer de poder acompanhar o seu trabalho. Em Setembro, lá estarei a vê-la a dar vida a uma odiosa vilã!




Nasceu em Luanda, Angola, a 25 de Setembro de 1973. Já sabe quem é? Casada com Celso Cleto, Sofia Alves tem construído uma carreira bastante sólida. Apesar de nos últimos tempos a termos visto mais resguardada da televisão, não é por isso que a actriz deixe de ser uma das melhores da actualidade.



Quando penso em Sofia Alves, lembro-me de Olhos de Água, novela que protagonizou com um profissionalismo enorme. Para mim, foi não só um dos seus melhores projectos, como uma das melhores produções da estação de Queluz de Baixo. As gémeas Luísa e Leonor deram aos portugueses o amor, harmonia e sentimento que faltava às suas vidas. Foi em 2001 que o país parou para ver as cenas nas quais as irmãs se confrontavam, conversavam e socializavam. De facto, foi um papel marcante para Sofia Alves. Por mais anos que passem, por mais novelas que venham a ser produzidas, por mais actores que se venham a tornar uma revelação, nunca ninguém se vai esquecer desta novela, da música de Toy, do enredo de Olhos de Água, do olhar de Sofia Alves.


No entanto, a carreira da cara da TVI foi igualmente marcada por outros papéis. Exemplo para Joana Figueira em Jóia de África, Margarida Monteiro em O Teu Olhar, Sara Botelho em Fala-me de Amor, Clara Machado da Câmara em Ilha dos Amores, Ana Maria Torres em Flor do Mar e Helena Bastos na série 37. Segundo as últimas notícias, Sofia Alves tenciona fazer uma pausa na televisão de modo a dedicar-se ao teatro. No ano passado, protagonizou Hedda Gabler, ao lado de Vítor de Sousa, Maria Dulce, Ana Rocha, Paulo Rocha, Elisa Lisboa, Guilherme Filipe, com a encenação do seu marido. Esta actriz é um exemplo puro de quem tem uma consideração pelo teatro bastante elevada, acabando por defender a máxima de o bichinho de representar uma peça ser superior a qualquer participação numa novela, série ou programa televisivo.

Por falar em programas, para quem não sabe, Sofia Alves chegou a apresentar o talk-show matinal As Manhãs de Sofia. No entanto, as baixas audiências acabaram por ditar o seu final.

Considero a presença de Sofia Alves fundamental numa novela, para dar credibilidade a essa produção. No entanto, e apesar dos papéis fortes que lhe foram calhando, noto que nenhum deles conseguiu suplantar o de Olhos de Água. Apesar de na vida existir "aquele momento", "aquele amor", "aquela personagem", gostaria que a de Sofia Alves ainda estivesse para chegar. Isso não só significaria uma grande aposta na actriz, como uma excelente produção da TVI, que provaria que por vezes o futuro se consegue sobrepor ao passado.
Resta então esperar pela próximo grande papel de Sofia Alves!

Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões João Baião/José Figueiras:


José Figueiras por Diogo Santos - 52%
João Baião, por Tiago Henriques - 48%



Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!


Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, fique com o Frente a Frente desta semana.


Queirós dá prejuízo


Os horários que o sorteio ditou para os jogos de Portugal, é bem verdade, não ajudam em nada o investimento feito pela RTP neste Mundial - e o mesmo acontece com o Portugal-Coreia de hoje (12.30) e o Portugal-Brasil de sexta-feira (15.00). Mas não se pode ter sorte em tudo. Bem vistas as coisas, Portugal foi feliz com o país anfitrião e com as cidades que lhe caíram em sorte. Por outro lado, teve azar com o grupo que apanhou e com os horários dos jogos. Uma competição internacional é mesmo assim.



Agora, não me digam, por favor, que serão apenas os horários a ditar as más audiências dos jogos da selecção. Nem sequer, aliás, que serão "sobretudo" os horários a fazê-lo. Tanto no Euro 2004 como no Mundial 2006, e no Euro 2008, foi a própria equipa a condicionar o número de espectadores que tinha. Jogasse Portugal às 15.00 ou às 21.00, e fosse o jogo a uma quarta-feira de chuva ou a um sábado de sol - os portugueses estavam sempre lá. Incluindo os fanáticos e os outros todos. Os homens e as senhoras. Os idosos e os jovens. Os profissionais liberais e os operários.



Se os portugueses preferiram o Brasil-Coreia ao Portugal-Costa do Marfim, isso deve-se de facto ao horário. Que os portugueses simplesmente tenham virado costas ao Portugal-Costa do Marfim, independentemente de terem ou não visto depois o Brasil-Coreia do Norte, já se deve a um factor bem mais prosaico: Carlos Queiroz. Dê-se-lhe as voltas que quisermos, a explicação permanece a mais simples: o Portugal de Scolari jogava bem e Scolari puxava pelos portugueses; o Portugal de Queiroz é sensaborão e Queiroz não puxa por ninguém. Como será esta tarde? Suspeito que parecido.

Entrevista a Andreia Vale


A protagonista de Diário do Mundial deu esta semana uma entrevista à Notícias TV. Confessou estar feliz por estar à frente do programa desportivo, e de não ter sido difícil a adaptação aos termos técnico do futebol: "Como pivô, a linguagem do futebol nunca me foi estranha, temos de dominar um pouco de tudo. Mas o Diário é uma novidade e soube-me bem! Caiu-me que nem ginjas, porque estava sempre a fazer a mesma coisa".
À referida publicação, confessou que tem recebido um feedback bastante positivo das mulheres, e até das próprias crianças. Sobre o balanço de dez anos que faz da SIC Notícias, a jornalista não tem papas na língua: "Em termos profissionais somos o melhor canal de notícias. Aguentámos-nos muito bem, mesmo com o aparecimento da concorrência. Em termos pessoais, foi um grande baptismo de fogo quando entrei para a SIC, tinha acabado de sair da escola. Comecei ao contrário, fui logo pivô".
Por fim, e sobre Magazine Mulher, da SIC Mulher, programa que Andreia Vale chegou a apresentar: "Gostava bastante que voltasse, acho que faz falta e sentido".

Quiosque: Notícias TV

Esta noite..


..às 21:00!

Fala-se 21/06/2010


Boa Tarde! São 15 horas e está na hora de mais um Fala-se!



Alexandra Lencastre


A protagonista de Meu Amor está definitivamente “curada” do recente desgosto amoroso que viveu, há cerca de quatro meses. Mais magra e visivelmente feliz, Alexandra Lencastre marcou presença no evento Sushifashion by Seat Ibiza ST, que decorreu na passada terça-feira, no Hotel Cascais Miragem.


Aos jornalistas, a actriz voltou a falar sobre o momento que vive e confessou que a sua relação com as duas filhas está cada vez melhor: “As minhas filhas são duas grandes companheiras. Já não tinha tanto tempo para elas há muito, porque estava ocupada com as minhas coisas, com ser mulher e fazer uma aposta num determinado futuro, que as envolvia necessariamente, por ter havido um erro, não quer dizer que tenha havido uma falha com elas, muito pelo contrário”, garantiu ao 24 Horas.




Liliana Aguiar


A apresentadora da TVI está, de novo solteira. Depois de dois anos de namoro com o hoquista Caio, o casal decidiu separar-se, segundo apurou o jornal 24 Horas. Esta não é a primeira vez que se separam, mas parece ser definitiva. Apesar de tudo, contactada pela referida publicação, Liliana Aguiar preferiu não comentar a situação.


Quiosque: 24 Horas

Portugal vence Coreia do Norte!


É caso para dizer, Finalmente, Portugal!


Ao segundo jogo da nossa selecção no Mundial 2010, chegou a tão ansiada vitória, e que vitória! Foram 7 os golos marcados, e nenhum sofrido. Hugo Almeida, Tiago (a dobrar), Cristiano Ronaldo, Liedson, Raúl Meireles e Simão Sabrosa foram os marcadores. Resta agora esperar que chegue sexta-feira e que a equipa nacional volte a jogar com a mesma garra! Vamos lá, Portugal!

Goucha regressa a "Você na TV!"


Devido ao falecimento do pai de Júlia Pinheiro, a apresentadora vai estar fora dos ecrãs até à próxima segunda-feira. A solução que a TVI arranjou foi pedir a Manuel Luís Goucha para fazer uma pausa nas suas férias, de modo a que Cristina Ferreira em vez de fazer dois directos seguidos, se dedicasse apenas às Tardes da Júlia.
De referir que estas alterações se estendem até à próxima sexta-feira, sendo que as férias de Manuel Luís Goucha se prolongarão posteriormente até 19 de Julho.

Revista de Imprensa 21/06/2010


Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta segunda-feira!


Rita Pereira apresenta um programa de viagens?



Foi no passado sábado que a actriz teve a sua estreia na apresentação de um programa. Foi com o directo de cerca de cinco horas do especial Morangomania que a jovem deu o primeiro passo. “Antes de entrar, estava bastante nervosa. Mal começou, fiquei logo tranquila”, começou por dizer ao 24 Horas.


A experiência foi tão gratificante, que Rita Pereira gostava de repetir e deixou uma sugestão aos responsáveis da televisão de Queluz de Baixo: “Adorava apresentar um programa de viagens, mas não acontece muito em televisão, principalmente nas generalistas. Quem sabe… a proposta está lançada”, referiu à mesma publicação. Até porque lhe disseram: “Se conseguires isto (apresentar durante cinco horas em directo), consegues tudo”, revelou.


Quererá isto dizer que, num futuro próximo veremos a interprete de Mel em Meu Amor à frente de um formato sobre destinos de sonho no TVI24, por exemplo?


Cláudia Semedo regressa com enfermeira mística


Depois de ter estado afastada dos ecrãs durante algum tempo, a jovem actriz e apresentadora está de volta à representação. Será numa das próximas séries da RTP, Maternidades, e à sua espera, Cláudia Semedo tem uma personagem muito especial.

A actriz será Teresa Silva, uma enfermeira com um percurso muito curioso: é que ela acabou de tirar o curso e decide viajar até à Índia, de onde regressa com um lado místico. “Ela pratica reiki e ioga, é uma pessoa muito calma e vai ser fundamental para ajudar a acalmar os colegas mais nervosos”, revelou a jovem à Notícias TV.


Com as gravações a decorrerem a todo o gás, todo o elenco trabalha afincadamente para que, dentro em breve, os telespectadores vejam o resultado de tudo aquilo que têm vindo a fazer. A estreia ainda não foi revelada.


CITAÇÃO DO DIA:


“Nunca vejo as cenas que faço na novela, vou jogar sudoku


António Capelo


Curiosidade do dia:


Depois de ter estado na plateia de Achas que Sabes Dançar? a apoiar o amigo Tiago Careto, actriz recebeu agora o mesmo apoio por parte do bailarino. É que este esteve entre o público de Morangomania, o espectáculo que marcou a estreia de Rita Pereira na apresentação, que decorreu no passado sábado, na praia de Santo Amaro de Oeiras.


Quiosque: 24 Horas, Notícias TV

Márcio indignado


Depois de saber da sua expulsãoo, Márcio Salvador deixou, sem remorços, uma palavra ao júri. O "ratinho", a sua alcunha, confessou que dançar com o coração era mais importante que ter técnica, e que para "dançar numa crew não se tem de pagar uma mensalidade". César Augusto Moniz respondeu com sentido de concordância à parte de dançar com o coração e alma que o concorrente defendeu.
No final, os restantes sobreviventes do programa aplaudiram as palavras de Márcio Salvador.

Andreia Antunes e Márcio Ratinho despedem-se de "Achas que Sabes Dançar?"

O "ambiente" começa a aquecer nas galas do talent-show. Com a pressão sobre os bailarinos a aumentar, todos querem dar o seu melhor e chegar o mais longe possível no programa. A noite foi longa e o talento esteve à solta.


A emissão ficou marcada por uma indirecta de César Augusto Moniz para a recentemente expulsa Melissa Freire. Quando Mariana e Tiago dançaram hip hop, o presidente do júri fez questão de dizer que a base de toda a dança está no Contemporâneo e no Clássico. Há ainda de referir a pequena surpresa reservada a João Manzarra, em que os bailarinos surgiram em palco com um bolo "não comestível".


O momento alto foi, como não podia deixar de ser, o das nomeações. À semelhança do que acontece em todas as galas, os seis bailarinos menos votados pelo público estiveram na corda bamba. Desta vez, as escolhas foram: Andreia Antunes, Rita Spider, Tiffanie Jorge, Colin Vieira, Márcio Salvador e Ricardo Pereira.


Depois de terem actuado durante 30 segundos a solo, o júri reuniu-se e não salvou Andreia Antunes e Márcio Ratinho que são, assim, os concorrentes eliminados na quarta gala em directo de Achas que Sabes Dançar?. Para a semana, João Manzarra e os restantes bailarinos estão de volta, para mais uma grande emissão.


Devido à expulsão do concorrente da margem sul, que já havia sido "prevista" por TT, é de esperar que a semana que se aproxima seja fortemente marcada por alguma polémica. Resta aguardar.