21 de junho de 2010

Frente a Frente

Boa noite. Seja bem-vindo ao Frente a Frente desta noite. Duelos à parte, a rubrica de hoje pretende homenagear duas grandes actrizes. São elas.. Fernanda Serrano e Sofia Alves!



Não encontro palavras possíveis para demonstrar a admiração que tenho por Fernanda Serrano, que já vem desde os tempos de Jornalistas, série da SIC onde a actriz deu os primeiros passos. Recordo-me de estar sempre colado ao ecrã, de dizer que aquela rapariga “era muito bonita” e de elogiar o seu visual, que, para a época, era do melhor.


Podia falar-lhe sobre todo o percurso desta excelente actriz em televisão, das fantásticas interpretações que fez, mas penso que isso é algo demasiado irrelevante quando se fala em tão emblemática senhora.


Hoje, alguns anos depois, Portugal inteiro chama por Fernanda Serrano. Já são alguns os dias, semanas, meses, anos em que está afastada. Infelizmente não pelos melhores motivos, mas são circunstâncias da vida.


Quando, em Setembro for para o ar o primeiro episódio de Malmequer, não tenho quaisquer dúvidas de que grande parte dos telespectadores estarão sintonizados na TVI. Não serão tantos como os que vêem uma partida de futebol, mas andará lá perto. Fernanda Serrano é amada pelo nosso povo, que lhe enaltece a coragem, determinação e sentimento de luta com que venceu aquela que terá sido, certamente, uma das mais duras batalhas da sua vida. E, embora não queria ser reconhecida por isso, o certo é que é um exemplo para um grande número de mulheres, que estão agora mais alerta no que a doenças oncológicas diz respeito.


Atrevo-me até a dizer que, nos tempos que correm, ela seja um dos activos mais valiosos da estação de Queluz de Baixo. Por isso mesmo, os tempos que se aproximam são de vitória. Uma vitória mais do que merecida para uma das melhores actrizes da nossa praça. Enalteço-lhe a coragem, por ter tornado publica a sua doença, por ter tido a sua terceira filha numa fase ainda de prevenção, e por não ter desistido de lutar.


Portadora de uma beleza exterior quase tão grande como a interior, com um sorriso “malandro”, mas ao mesmo tempo sincero, uns olhos que brilham quando fala dos seus bens mais preciosos, ela é Fernanda Serrano. A vencedora, a mãe, a esposa, a actriz, a apresentadora, a filha, mas sobretudo, a MULHER. E eu, eu sou apenas mais um de entre tantos outros fãs que a admiram e tem o prazer de poder acompanhar o seu trabalho. Em Setembro, lá estarei a vê-la a dar vida a uma odiosa vilã!




Nasceu em Luanda, Angola, a 25 de Setembro de 1973. Já sabe quem é? Casada com Celso Cleto, Sofia Alves tem construído uma carreira bastante sólida. Apesar de nos últimos tempos a termos visto mais resguardada da televisão, não é por isso que a actriz deixe de ser uma das melhores da actualidade.



Quando penso em Sofia Alves, lembro-me de Olhos de Água, novela que protagonizou com um profissionalismo enorme. Para mim, foi não só um dos seus melhores projectos, como uma das melhores produções da estação de Queluz de Baixo. As gémeas Luísa e Leonor deram aos portugueses o amor, harmonia e sentimento que faltava às suas vidas. Foi em 2001 que o país parou para ver as cenas nas quais as irmãs se confrontavam, conversavam e socializavam. De facto, foi um papel marcante para Sofia Alves. Por mais anos que passem, por mais novelas que venham a ser produzidas, por mais actores que se venham a tornar uma revelação, nunca ninguém se vai esquecer desta novela, da música de Toy, do enredo de Olhos de Água, do olhar de Sofia Alves.


No entanto, a carreira da cara da TVI foi igualmente marcada por outros papéis. Exemplo para Joana Figueira em Jóia de África, Margarida Monteiro em O Teu Olhar, Sara Botelho em Fala-me de Amor, Clara Machado da Câmara em Ilha dos Amores, Ana Maria Torres em Flor do Mar e Helena Bastos na série 37. Segundo as últimas notícias, Sofia Alves tenciona fazer uma pausa na televisão de modo a dedicar-se ao teatro. No ano passado, protagonizou Hedda Gabler, ao lado de Vítor de Sousa, Maria Dulce, Ana Rocha, Paulo Rocha, Elisa Lisboa, Guilherme Filipe, com a encenação do seu marido. Esta actriz é um exemplo puro de quem tem uma consideração pelo teatro bastante elevada, acabando por defender a máxima de o bichinho de representar uma peça ser superior a qualquer participação numa novela, série ou programa televisivo.

Por falar em programas, para quem não sabe, Sofia Alves chegou a apresentar o talk-show matinal As Manhãs de Sofia. No entanto, as baixas audiências acabaram por ditar o seu final.

Considero a presença de Sofia Alves fundamental numa novela, para dar credibilidade a essa produção. No entanto, e apesar dos papéis fortes que lhe foram calhando, noto que nenhum deles conseguiu suplantar o de Olhos de Água. Apesar de na vida existir "aquele momento", "aquele amor", "aquela personagem", gostaria que a de Sofia Alves ainda estivesse para chegar. Isso não só significaria uma grande aposta na actriz, como uma excelente produção da TVI, que provaria que por vezes o futuro se consegue sobrepor ao passado.
Resta então esperar pela próximo grande papel de Sofia Alves!

Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões João Baião/José Figueiras:


José Figueiras por Diogo Santos - 52%
João Baião, por Tiago Henriques - 48%



Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!


2 comentários:

Anônimo disse...

grande texto do Diogo

DS disse...

Obrigado. Mas o do Tiago também está bastante bem :)