3 de maio de 2011

SÓ Séries


Boa noite, seja bem-vindo a mais um SÓ Séries! Hoje falamos da série “Dois Homens e Meio”!

Uma série brilhante, “Dois Homens e Meio” conta-nos a história de Charlie Harper (Charlie Sheen), um boémio solteirão que vive numa magnífica casa de praia. Escritor de jingles para televisão, ele tem uma grande facilidade em conquistar mulheres, mantendo desta forma constantes relações rápidas, baseadas principalmente em sexo. O seu estilo de vida casual e descontraído, longe de responsabilidades, é todavia um dia interrompido quando o seu irmão Alan (Jon Cryer), pede o seu auxilio. Acabado de divorciar, Alan precisa de um lugar para ficar, depois de a sua ex-mulher o deixar sem nada. A juntar-se à trama vem Jake, um jovem de 10 anos.

Alan é precisamente o oposto do irmão: inseguro, fracassado, forreta, tem grandes dificuldades nos relacionamentos, principalmente em mantê-los. Jake, por seu lado, é uma criança divertida mas pouco inteligente, de higiene muito questionável.

Apesar de manterem um relacionamento na maior parte das vezes conturbado, os dois irmãos acabam por se aproximar, principalmente por partilharem um grande amor e dedicação a Jake.

Uma série extremamente divertida, que sofreu recentemente um revés devido a todas as polémicas que Charlie Sheen tem gerado, tendo sido afastado do programa há poucos meses. O futuro da série está sem suspense, mas apesar de pouco a série manter-se-á. Se será capaz de se manter sem Sheen, pode ser discutível, mas a qualidade que a série atingiu nos últimos 8 anos é, certamente, inquestionável.

Falar Televisão


Diários de Peso?

Se ontem se comentava no "Falar Televisão" a estreia de "Peso Pesado", hoje tem-se em conta o primeiro diário do novo concurso da estação de Carnaxide. Em concorrência directa com "Anjo Meu", o "Peso Pesado" conseguiu ter efeitos nas audiências da novela do canal da Media Capital. Apesar de ter descido em relação à estreia, o que era previsível, o concurso conseguiu vencer a produção da TVI por uma diferença razoável. 
Assim, enquanto "Peso Pesado" atingiu os 13,9% de audiência média, "Anjo Meu" ficou-se pelos 12,8%. Para um primeiro duelo, este não foi um mau resultado, contudo torna-se ainda precoce tirar qualquer tipo de conclusão. Tal como foi verificado com "Portugal Tem Talento", o talent-show apresentado por Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha acabou por vencer o da SIC, após duas semanas de confronto. Assim, como será com "Peso Pesado"? Conseguirão os diários do concurso destacar-se em relação à novela protagonizada por Alexandra Lencastre? 


Apesar de nunca ter sido muito bom em previsões, posso dizer que, a meu ver, será normal que a SIC e TVI se aproximem na maioria dos dias, acabando "Peso Pesado" por tirar brilho a "Anjo Meu". Duvido que o concurso da SIC consiga vencer sempre, contudo acredito em eventuais audiências que garantam um primeiro lugar no top dos cinco programas mais vistos do dia.

Tudo depende claro do lead-in, do tempo de publicidade, das presenças de comentadores nos noticiários, de tantos outros factores que não dependem totalmente de uma equipa de "Peso". Nesse sentido, resta esperar e a analisar a forma como a SIC gere os dois conteúdos com maior audiência na sua programação: "Peso Pesado" e "Laços de Sangue".

José Sócrates em "Nico à Noite"!


O líder do Partido Socialista aceitou o convite para estar presente no próximo "Nico à Noite", talk-show apresentado por Nicolau Breyner. Numa emissão onde Maria Rueff e Nuno Lobito também serão entrevistados, esperam-se alguns momentos de "picardias" entre os convidados. Conseguirá esta humorística conter-se em piadas ao primeiro-ministro demissionário, ou a produção colocará José Sócrates a ser entrevistado sozinho?
Seja qual a opção, "Nico à Noite" espera por si na próxima sexta-feira, na RTP1!

Quiosque: Diário de Notícias

Leonor Poeiras não receia "Peso Pesado"


É já no próximo domingo que a apresentadora se vai estrear à frente do novo doc-reality-show da televisão de Queluz de Baixo e a confiança neste projecto é elevada. É em entrevista à TV 7 Dias desta semana que Leonor Poeiras “defende” o seu “menino” e fala sobre a concorrência.


“O público pensa que o programa será em grande parte o José Castelo Branco… Bom, em grande parte até será, pois ele já começou a dar show… Curiosamente, em relação às outras tribos, como não há grandes expectativas, as pessoas vão ficar surpreendidas, pois têm chegado imagens maravilhosas do relacionamento com os nativos”, começa por dizer.


E o que tem Perdidos na Tribo para cativar os portugueses? “Temos o que é necessário e um leque de participantes muito variados, que são uma mais-valia. Temos os mais novos, na casa dos 20, e os mais velhos, com maior experiência de vida, como a Io Apolloni, que está com outra personalidade. E o Sérgio está a adaptar-se lindamente – sente-se como um deles e eles sentem-no como se o fosse”, explica a comunicadora.


A terminar, Leonor Poeiras não teme a concorrência de Peso Pesado e deixa ainda algumas farpas: “Não tenho receio! Primeiro, eles têm diários e galas. Logo aí variamos e, depois, a TVI tem as noites ganhas com as novelas. Os diários são uma necessidade da SIC para rentabilizar o produto. No caso deles, esta é a sua grande novidade na grelha, mas têm um horário nobre um bocadinho mais fraco. É uma estratégia que não me assusta minimamente. A TVI tem este programa só ao domingo, longo e extenso, cheio de peripécias. E pronto, não temos de o vender durante a semana. Ele, só por si, é forte e não precisa dos diários para manter o público fiel”, concluiu.


Quiosque: TV 7 Dias

Esta noite...


... o mundo das Séries está de regresso ao Televisão-Opinião.
A Marta Miranda conta-lhe tudo, às 21:00!

Fala-se 03/05/2011


Boa tarde. Nesta tarde de terça-feira Fala-se de...


Mafalda Pinto

Depois de ter rumado até ao Brasil em Novembro passado para algum tempo de férias, Mafalda Pinto vai prolongar essa sua estada nas terras de Vera Cruz. A actriz tem um novo desafio profissional no Rio de Janeiro. Um novo projecto televisivo que será direccionado para jovens e que estreia no início do próximo ano com Mafalda nos comandos.

No entanto, o contrato entre a actriz e a TVI permanece em vigor.



Bruno Nogueira

Bruno Nogueira também está de férias. O apresentador fez uma pausa no trabalho e na pré-produção de O Último a Sair e rumou durante alguns dias até à ilha madeirense de Porto Santo. Bruno Nogueira está prestes a regressar aos ecrãs naquela que prevê-se que seja uma sátira aos reality-shows.
Quiosque: Correio TV, Notícias TV

"Último a Sair" estreia no próximo domingo


Embora ainda não seja oficial, é já certo que o novo programa da RTP chega aos ecrãs no próximo fim-de-semana, tal como pode ser visto na página oficial no Facebook.


Como aos sábados a televisão do estado tem o horário nobre ocupado com Quem Tramou Peter Pan e Herman 2011, tudo leva a crer que Último a Sair será a aposta para o horário nobre de domingo, que perdeu recentemente Conta-me Como Foi.


Com poucos pormenores adiantados, ainda são escassas as informações que se sabem sobre este formato, mas, ao que tudo indica, será uma sátira aos reality-shows.


Parece estar, assim, encontrado a resposta da RTP a Peso Pesado e a Perdidos na Tribo.

Jel em "Alta Definição"

No Sábado antes da edição de 2011 do Festival Eurovisão da Canção, o convidado central do magazine Alta Definição é Nuno Duarte, mais conhecido por Jel e vocalista dos Homens da Luta, os representantes portugueses na edição deste ano do Euro Festival.

A informação foi divulgada ontem por Daniel Oliveira na página oficial do programa na rede social Facebook.

Uma entrevista bastante carismática para acompanhar já no próximo Sábado a partir das 14:15, na antena da SIC!

SIC influencia TV Globo a não trabalhar com Teresa Guilherme?


Foi há pouco mais de um mês que a apresentadora confessou que iria para o Brasil gravar a nova trama de Miguel Falabella, todavia, hoje, em entrevista ao Correio da Manhã, Teresa Guilherme revela que foi substituída por Marina Mota.


"O (Miguel) Falabella ligou a dar a má notícia de que a Globo não permitia o meu contrato", começa por dizer a comunicadora à referida publicação, que reconheceu ainda ter reconheceu ter "ficado triste" quando soube desta notícia.


Já Miguel Falabella adiantou que "Fui informado pela Globo que tinham sido contactados pelos seus parceiros e que lhes foi dito que havia impedimentos para a Teresa Guilherme integrar o projecto. E aí indicaram-me a Marina Mota".


Ainda de acordo com o CM este “volte-face” pode ter sido provocado pela direcção da SIC, que, como é do conhecimento público, não tem uma boa relação com a apresentadora. Contactado por esta publicação, Luís Marques adiantou "não ter qualquer informação a esse respeito" e que "Soube da contratação da Maria Vieira e do Paulo Rocha pela imprensa”.


A terminar, Marina Mota, a substituta de Teresa Guilherme mostrou-se bastante empolgada: “Confirmo o convite que muito me orgulha e me enche de expectativa”.


Quiosque: Correio da Manhã

Revista de Imprensa 03/05/2011


Terça-feira, 3 de Maio. A Revista de Imprensa de hoje!


Atrasos nas obras adiam estreia de Jornal das 8

Ao contrário do que estava previsto inicialmente, ontem não foi o dia de estreia do renovado espaço de informação da TVI. A razão? Ao que parece, atrasos na conclusão da profunda remodelação que a redacção da estação tem vindo a sofrer ao longo das últimas semanas.

"O nome só será conhecido quando formos para o ar com os estúdios novos. A estreia era para ser ontem [segunda-feira], mas houve atrasos. Está atrasada a construção e as finalizações dos cenários”, justifica Júlio Magalhães o facto de José Alberto Carvalho e Judite de Sousa terem sido obrigados a adiar a sua estreia enquanto pivôs da TVI.

O final desta semana é agora apontado como a data mais provável para que o Jornal das 8 entre finalmente em cena, dependendo isso do ritmo das obras nos estúdios de Queluz de Baixo: “Talvez a estreia aconteça só lá para o fim da semana", adianta Júlio.


Homens da Luta já ensaiam em Düsseldorf


A oito dias da primeira semifinal do Euro Festival da Canção 2011, os Homens da Luta já preparam a todo o gás a sua prestação em Düsseldorf. Depois de no passado Domingo a comitiva portuguesa (composta pelos seis elementos do grupo e ainda por José Poiares, Maria João Cargaleiro, João Paulo, Sílvia Alberto, Ramón Galarza, Cátia Castel-Branco e António Carreteiro) ter aterrado em solo alemão, chegou ontem a vez de os Homens da Luta ensaiarem pela primeira vez no palco de Düsseldorf.

Iguais a si próprios, Jel e companhia têm mantido uma pose bastante descontraída em todos os eventos subjacentes a esta participação no certame. Na página oficial dos Homens da Luta no Facebook é possível ver diversas fotografias e vídeos que testemunham esse espírito dos representantes portugueses

Em declarações na primeira conferência à imprensa europeia, Jel garante não estar preocupado com o resultado que Portugal obtenha este ano, realçando apenas o espírito de divertimento que reina entre a comitiva portuguesa, os restantes participantes e toda a comunidade alemã: "O contacto com o povo alemão foi fantástico, eles são muito curioso. Nós explicamos a nossa mensagem e eles disseram que vão votar em nós", afirma.

Sílvia Alberto também acompanha os Homens da Luta nesta experiência em Düsseldorf. A locutora deste ano da transmissão portuguesa garante estar confiante e apela a mobilização do público nacional: "Tenho esperança de que eles vão conseguir granjear muitos votos. E espero que os portugueses nos acompanhem através do Facebook", remata.

A primeira semifinal do Festival Eurovisão da Canção 2011 decorre na próxima terça-feira, 10 de Maio.

CITAÇÃO DO DIA
"José Alberto Carvalho fez um mau trabalho na RTPN"
Nuno Santos



DESTAQUE DO DIA

Hoje é dia de Liga dos Campões no serão da RTP1. Barcelona e Real Madrid jogam a 2ª mão das meis finais da competição. A não perder, às 19h45 na RTP1!


Quiosque: Diário Económico, Diário de Notícias, Público 

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Nascer de novo

José Alberto Carvalho percebeu tudo. A informação da TVI podia ter o respeito dos telespectadores, mas não tinha respeitabilidade intrínseca - e, para ganhá-la, não lhe sobrava outra alternativa senão nascer de novo. A mudança de nome do até hoje chamado Jornal Nacional (e a partir de agora Jornal das 8) é uma decisão inteligente. A aposta num "novo conceito", incluindo a apresentação partilhada com Judite Sousa, é outra. E a reformulação da imagem gráfica em que tudo isso será embrulhado é outra ainda.

Mas uma coisa é a imagem da informação da TVI e outra a imagem da TVI ela própria. E a imagem da TVI continua a enfermar de graves problemas. A da RTP é cinzentona, mas ao menos é sóbria. A da SIC é garridíssima, mas ao menos tem uma paleta sofisticada. Já a da TVI fá-la muitas vezes parecer um canal sul-americano, bafiento e choroso, esticando a corda das cores "vendáveis" até a um ponto em que se torna impossível sequer descortinar a medida certa. E bem fazia a estação se se submetesse, em geral, à mesma reformulação que José Alberto Carvalho impôs na informação.
Até porque está mais do que visto que aquilo que no passado a tornou num sucesso já não será suficiente para permitir-lhe manter-se um sucesso por muito tempo.

A prazo, o modelo "televisão Feira Popular" terá sido chão que deu uvas. Entretanto, o modelo "televisão loja dos trezentos" também já não será alternativa. A nova Direcção de Informação demonstra sabê-lo, abrindo momentaneamente a Queluz uma porta de saída. É apenas questão de a estação decidir-se agora sobre se quer ou não sofisticar-se um pouco. Tão depressa não haverá nova possibilidade de refundação.