10 de agosto de 2010

SÓ Séries


Boa noite, seja bem-vindo a mais um SÓ Séries!

Apesar de ter visto o seu término em 2007, existem séries que valem a pena recordar. É o caso de “Tal Mãe Tal Filha”, actualmente em exibição no canal Sic Mulher.

Claramente uma série familiar, com uma pitada de drama e um humor muito peculiar, “Tal Mãe Tal Filha” conta-nos a história de Lorelai Gilmore (Lauren Graham) e a sua filha, Rory (Alexis Bledel). Lorelai é uma mulher oriunda de uma família bem posicionada socialmente e conservadora, com a qual contudo nunca se conseguiu identificar. Mantendo uma relação difícil com os seus pais, principalmente com a sua mãe, os laços já estreitos encurtam-se ainda mais quando, aos dezasseis anos, Lorelai engravida. Decididos a obrigar a filha a casar com o pai da criança, Lorelai decide fugir de casa e criar Rory sozinha.

É na muito peculiar cidade de Stars Hollow que Lorelai encontra o seu refúgio. Dezasseis anos volvidos, Lorelai e Rory têm uma relação extremamente íntima, quase como irmãs. Rory é uma jovem extraordinariamente inteligente, que carrega em si o desejo de se tornar jornalista. Lorelai, agora uma mulher adulta, luta com garras e dentes para construir a estrada que levará a filha a atingir o seu sonho. Contudo, o sonho de Rory em ir para Harvard leva Lorelai a ter que enfrentar os fantasmas do seu passado, e pedir ajuda aos seus pais.
A série foi, nas suas sete temporadas, sequencialmente bem conseguida, tendo mantido audiências fiéis que relembram hoje a série com saudade. A relação de Lorelai e Rory é comovedora, bem como a que é estabelecida por ambas com os membros da pequena Stars Hollow. Com o desenrolar das temporadas, acompanhamos diversas fases de Rory, desde uma tímida adolescente até a uma mulher emancipada. O mesmo acontece com Lorelai, que à medida que a sua filha cresce, vai tendo mais oportunidades de apostar na sua vida amorosa e profissional.

Foi na sétima temporada que a série viu o seu fim, e for certamente no “timing” certo. Apostar em mais episódios seria denegrir uma história que já conseguira dizer tudo.

Actualmente, a série está a passar às 20:30 no canal Sic Mulher. Vale a pena ver (e rever) esta série!

Até para a semana!

Fecho

Boa noite. Hoje, em fecho, trazemos-lhe mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

"Fait divers" de Verão

A quem interessa a boataria que aí vai sobre as transferências no mundo da televisão? Aos canais, num constante arremesso contra a concorrência, ou aos próprios visados pelos rumores? Provavelmente a ambos. Acontece que este Verão televisivo está a assemelhar-se cada vez mais aos defesos futebolísticos: todos os dias, surgem notícias (com ou sem aspas) que dão conta de negociações, de intenções, de sonhos. Às "fontes próximas" junta-se agora uma outra subtileza jornalística, do tipo "nos corredores da estação toda a gente sabe que "x" está de abalada. Falta saber o momento". Ao género Durão Barroso ("sei que vou ser primeiro-ministro, só não sei quando…"), este dom de adivinhação apenas fragiliza o jornalismo e serve para atirar poeira para os olhos. Se, mais à frente, tal transferência se concretizar, haverá sempre quem, tonto, dirá "já em Junho anunciámos essa transferência", ou, ridículo, "onde é que eu já li isto?"

A saída de Fátima Lopes da SIC para a TVI, a troca de Gabriela Sobral no sentido inverso, veio apenas acicatar ainda mais os ânimos. Júlia Pinheiro está de saída da TVI, Moniz pode estar a caminho da SIC (pela enésima vez), com Gabriela Sobral poderão ir para Carnaxide dezenas de actores da TVI, por via das boas relações que têm com a antiga dona da ficção da TVI. Como se a amizade, por si só, sem projecto e sem dinheiro, fosse a massa que nos alimenta o corpo.

E, no entanto, o mercado é livre e tudo pode muito bem acontecer. Para já, por entre a espuma dos supostos descontentamentos, das presumíveis invejas, dos alegados ciúmes, vamos seguindo alegremente. Cantando e rindo…

“Aproveitem a Vida” chega em Setembro às livrarias



Foi no passado dia 29 de Julho que o país se despediu de António Feio. O eterno “Toni” ficará para sempre no coração dos portugueses que acompanharam a sua luta contra a doença.


Ainda em vida, o actor preparou um livro, escrito por ele, na primeira pessoa, que dentro em breve estará à venda. Embora não tenha chegado a conhecer a versão final, o certo é que é um apelo do falecido artista para que cada dia seja aproveitado da melhor forma.


Devido à sua partida, a família fará os últimos ajustes para que a obra fique pronta para ser lida, segundo revela a revista TV 7 Dias desta semana. Aproveitem a Vida é o título escolhido e com ele, o humorista emocionará, certamente, muitos portugueses.


É esta uma forma de agradecer a todos os portugueses que sempre o apoiaram e ajudaram. Não esquecendo também que é a última peça a acrescentar à extensa obra de António Feio, que deixa para a eternidade personagens como o Toni de Conversa da Treta, ou o Johnny Bigodes, que celebrizou, entre muitas encenações de teatro e textos escritos para os palcos.


Quiosque: TV 7 Dias

Teresa Guilherme explica perfil de apresentador de um reality-show


Foi ela a primeira grande cara de um reality-show no nosso país. Hoje, dez anos volvidos, Teresa Guilherme é, claramente, associada a este tipo de formatos.

Em Setembro, a TVI volta a apostar num programa deste género e, embora ainda poucos pormenores sejam conhecidos, é quase certo que não seja ela a apresentá-lo.


No âmbito de um artigo comemorativo do décimo aniversário sobre a estreia de Big Brother, a comunicadora traçou o perfil do apresentador ideal de um reality-show, em declarações à revista TV 7 Dias.

“Primeiro, este tipo de reality shows têm de ser apresentados por pessoas mais velhas, e neste caso, refiro-me a Júlia Pinheiro ou Manuel Luís Goucha. Acho que se o Manuel Luís Goucha fosse convidado, era homem para aceitar o desafio. Depois, os concorrentes têm de ter respeito e confiança pelo apresentador.”, explicou.


Teresa Guilherme afiançou ainda que Secret Story tem tudo para ser um novo sucesso na nossa televisão, uma vez que “os portugueses já têm saudade de espreitar novamente pela fechadura, mas tudo vai depender das histórias e dos enredos que criaram”, finalizou.

Se a eterna “senhora televisão” o diz, palavras para quê?


Quiosque: TV 7 Dias

Esta noite..

..o SÓ Séries está de volta! Às 21:00!

Fala-se! 10/08/2010


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao Fala-se desta terça-feira!




Mafalda Pinto


Embora não confirme a sua relação com Rogério Samora, a actriz afirma estar feliz, tanto a nível pessoal, como profissional. Com uma personagem de muito destaque em Mar de Paixão, a vida de Mafalda Pinto parece estar “de vento em poupa”.


Todavia, convidada pela jornalista da revista Vidas a comentar o recente afastamento do antigo companheiro, José Carlos Pereira, a jovem foi directa: “ A minha opção é não falar. Já passou quase um ano e eu já não quero ser associada ao Zeca”.




Bernardo Ferrão


À semelhança de vários colegas de profissão, também o jornalista da SIC se prepara para ser pai.


Casado há pouco tempo, Bernardo Ferrão e a sua esposa marcaram presença no casamento de Gonçalo Santana Lopes e confirmaram, à revista Flash! A boa-nova.

A esposa do jornalista já completou cerca de 5 meses de gestação e vai dar à luz uma menina.


Quiosque: Flash!, Vidas

Entrada de Gabriela Sobral na SIC poderá ter José Eduardo Moniz “por trás”



A “guerra” que se instalou entre os dois principais canais promete não ter fim, pelo menos para já. Depois de Fátima Lopes ter encetado esta “batalha”, foi a vez de a SIC responder com a contratação de uma das principais responsáveis da TVI, Gabriela Sobral.


À semelhança do que aconteceu com a mudança da antiga apresentadora de Vida Nova e com a contratação de Helena Forjaz, que tiveram “a ajuda” de Emídio Rangel, também a nova responsável de Carnaxide poderá ter chegado ao canal com a “mãozinha” de outro grande senhora da televisão.


Segundo apurou a TV 7 Dias desta semana, José Eduardo Moniz foi uma das vozes mais activas para a nova vida de “Gabi”, o que poderá ser um prenuncio de que, dentro em breve, o actual vice-presidente se mude para a SIC. Até porque, o grupo para o qual trabalha detém 23% do capital da Impresa, dona deste canal. Logo, estão em cima da mesa várias possibilidades de o esposo de Manuela Moura Guedes ser um novo administrador da estação de Carnaxide.


A par de tudo isto, a mesma publicação avança que Gabriela Sobral já começou a fazer contactos a vários técnicos, produtores e actores do antigo canal, com quem mantém estreitas ligações. A “revolução” está ainda no seu início!


Quiosque: TV 7 Dias

Júlia Pinheiro pode “bater com a porta” no final do ano



Depois de a revista Nova Gente ter dado conta de que a apresentadora ainda está em negociações com a estação de Carnaxide, eis que a TV 7 Dias avança com uma nova possibilidade.


Segundo esta publicação, caso a transferência não se dê ainda antes da rentrée, tudo poderá ganhar forma em Janeiro, quando começar um novo ano. Ao que parece, Júlia Pinheiro está “insatisfeita” em Queluz de Baixo, depois de ter sido anunciado que André Cerqueira é o novo director de programas.


É que os dois responsáveis “não morrem de amores um pelo outro”, muito pelo contrário. Mantêm uma “paz podre”, ou “guerra fria”, que agora ganhou novos contornos, numa altura em que a estação prepara um novo reality-show e que André Cerqueira não a tinha como primeira opção.


Todavia, o responsável parece mesmo convencido a oferecer à apresentadora a condução do novo formato de horário nobre, o que poderá fazer com que Júlia Pinheiro mude de ideias. É que, segundo uma fonte próxima, ouvida pela TV 7 Dias, a mudança de ares só é “viável a partir de Janeiro”. Conseguirá então a SIC assegurar o concurso de uma das suas primeiras apresentadoras?


Quiosque: TV 7 Dias

André Cerqueira queria Fátima Lopes em “Secret Story”



Continua a especulação no que ao apresentador de Secret Story diz respeito. Depois de várias publicações adiantarem que é Júlia Pinheiro a escolhida para o lugar, a TV 7 Dias desta semana avança com novos argumentos sobre esta possibilidade.


Ao que apurou a publicação, a apresentadora de As Tardes da Júlia será mesmo a escolhida. Mas não é uma decisão de “alma leve”, por parte do director de programas. É que, especula-se que Júlia Pinheiro está descontente no canal e esta poderá ser uma forma de lhe devolver o sorriso.


No entanto, caso a sua mudança de ares se acabe por confirmar, André Cerqueira tem um trunfo “na manga”, nada mais, nada menos de que Teresa Guilherme, tal como a revista Nova Gente avançou no passado sábado e aqui publicámos. Só que, a grande escolhida pelo responsável não era nenhuma destas duas profissionais.


Segundo a TV 7 Dias, André Cerqueira queria que fosse Fátima Lopes a cara do novo reality-show. Depois de dar a cara pelas manhãs e pelas tardes, o seu surgimento em Queluz de Baixo em horário nobre era o ideal. Só que, face aos factos aqui anunciados, o director de programas optou por riscar o nome da sua nova estrela e oferecer-lhe um formato “ao seu estilo”, nas tardes do canal.


Apesar de tudo, ainda está em cima da mesa a hipótese de Manuel Luís Goucha reeditar o “casal farinheira”, que se deu a conhecer em Uma Canção Para Ti. Esta seria mais uma forma de alterar o estado de espírito de Júlia Pinheiro e de dar um novo desafio ao apresentador de Você na TV. Dentro em breve, lá para dia 20, André Cerqueira anunciará a decisão oficial.


Quiosque: TV 7 Dias

Revista de Imprensa 10/08/2010



Bom dia! São 10 horas e é tempo de mais uma Revista de Imprensa!


Diana Chaves quer terceira edição de Salve-se Quem Puder




Foi na passada semana que a direcção de programas de Carnaxide decidiu mudar o horário de exibição do concurso de Marco Horácio e Diana Chaves. Salve-se Quem Puder é agora exibido logo após o Vida Nova, nas tardes do canal.

Embora ainda faltem exibir alguns episódios, o facto é que as gravações terminaram no último dia de Julho. E, como não podia deixar de ser, é tempo de balanços. Foi em declarações à Correio TV que a apresentadora falou um pouco sobre esta nova temporada:


“Senti-me mais à-vontade nesta segunda série, apesar de o Marco Horácio ter continuado a ser impecável comigo!”, começou por dizer, para acrescentar “Não sei se haverá uma terceira edição. Eu gostava”, confessou.

Apesar de tudo, face aos fracos resultados é de esperar que Salve-se Quem Puder não volte a ser aposta, a curto prazo, da direcção de programas.


Débora Montenegro quer projecto televisivo



A conhecida manequim portuguesa e namorada do colega Ricardo Guedes terminou recentemente a sua formação em televisão e, agora, é tempo de tentar a sua sorte.


Em declarações à revista Vidas, Débora Montenegro confessou: “Tenho ido a vários castings e gostava muito que apostassem em mim”. Com uma beleza reconhecida mundialmente, estará para breve a sua estreia no pequeno ecrã? Será ela uma possível substituta de Vanessa Oliveira no Fama-Show, quando Vanessa Oliveira se juntar a Francisco Menezes em Companhia das Manhãs?


Enquanto não surgem confirmações, a modelo assegura que não está ansiosa: “Felizmente, tenho tido muito trabalho em Portugal e no estrangeiro como manequim”, terminou.


CITAÇÃO DO DIA:


“Posso dizer que sou uma aprendiza de actriz quase imparável”


Sara Barradas




Número do dia:


4.000


É este o valor que Rita Pereira irá desembolsar para estudar, durante três meses, na escola de representação Lee Strasberg, em Nova Iorque.





Quiosque: Notícias TV, Vidas, Correio TV




Para lá das 24


Boa Noite! Seja bem-vindo ao primeiro Para lá das 24 desta semana!


Depois de ter perdido Fátima Lopes e Merche Romero, a SIC poderá estar prestes a deixar “voar” outra das suas mais talentosas apresentadoras. É que, segundo a revista Notícias TV, Ana Rita Clara poderá estar prestes a mudar-se de “armas e bagagens” para a TVI.

Ao que parece, a estação de Queluz de Baixo está interessada em tê-la numa das suas próximas produções, ou seja, para além de abraçar um novo canal, a jovem poderá colocar o entretenimento um pouco “de lado” para se dedicar inteiramente à representação.

Quando li esta notícia fiquei extremamente surpreendido, confesso. Depois de terminar contratos de exclusividade com actores com provas mais do que dadas, André Cerqueira quer trazer uma rapariga, que já provou saber apresentar, para a ficção da estação que dirige? Se me dissessem que o objectivo seria Ana Rita Clara auxiliar Júlia Pinheiro em As Tardes da Júlia ou Fátima Lopes no seu novo programa, eu até entenderia. Mas numa telenovela?

É claro que o possível talento na arte de representar da jovem não está em causa, mas de entre tantos actores a TVI querer apostar numa nova cara e, ainda por cima, com ligações à concorrência, não deixa de ser estranho.

Não passará tudo isto de uma suposição da publicação? De uma forma de a SIC “agarrar” de vez Ana Rita Clara? Ou será mais um motivo para a “guerra” de transferências se manter em aberto?



Não sei qual destas opções será a real, mas o certo é que, por enquanto, eu sou da opinião de que o próximo grande projecto de Ana Rita deva ser um programa televisivo. Com a crise que se atravessa em Carnaxide, porque não num dos novos talk-shows de day-time? Agora numa telenovela da TVI, a minha reacção é de muita, muita dúvida. Mas com as surpresas que aí se têm visto, já não se pode dizer “desta água não beberei”.