10 de agosto de 2010

Fecho

Boa noite. Hoje, em fecho, trazemos-lhe mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

"Fait divers" de Verão

A quem interessa a boataria que aí vai sobre as transferências no mundo da televisão? Aos canais, num constante arremesso contra a concorrência, ou aos próprios visados pelos rumores? Provavelmente a ambos. Acontece que este Verão televisivo está a assemelhar-se cada vez mais aos defesos futebolísticos: todos os dias, surgem notícias (com ou sem aspas) que dão conta de negociações, de intenções, de sonhos. Às "fontes próximas" junta-se agora uma outra subtileza jornalística, do tipo "nos corredores da estação toda a gente sabe que "x" está de abalada. Falta saber o momento". Ao género Durão Barroso ("sei que vou ser primeiro-ministro, só não sei quando…"), este dom de adivinhação apenas fragiliza o jornalismo e serve para atirar poeira para os olhos. Se, mais à frente, tal transferência se concretizar, haverá sempre quem, tonto, dirá "já em Junho anunciámos essa transferência", ou, ridículo, "onde é que eu já li isto?"

A saída de Fátima Lopes da SIC para a TVI, a troca de Gabriela Sobral no sentido inverso, veio apenas acicatar ainda mais os ânimos. Júlia Pinheiro está de saída da TVI, Moniz pode estar a caminho da SIC (pela enésima vez), com Gabriela Sobral poderão ir para Carnaxide dezenas de actores da TVI, por via das boas relações que têm com a antiga dona da ficção da TVI. Como se a amizade, por si só, sem projecto e sem dinheiro, fosse a massa que nos alimenta o corpo.

E, no entanto, o mercado é livre e tudo pode muito bem acontecer. Para já, por entre a espuma dos supostos descontentamentos, das presumíveis invejas, dos alegados ciúmes, vamos seguindo alegremente. Cantando e rindo…

Nenhum comentário: