10 de junho de 2011

Like & Dislike


Boa noite. Em linha a edição desta semana do Like/Dislike!


LIKE
Os destaques literalmente em directo


Desde esta semana que os destaques de cada edição do Telejornal são complementados com ligações em directo aos locais onde a notícia acontece. Isso foi visível em todos os dias e, nalguns casos, com mais do que uma ligação em directo. Uma prática bem ao estilo do que a vizinha espanhola, TVE, faz na introdução do seu Telediário, proporcionando um maior dinamismo ao informativo e transparecendo a mãozinha da nova direcção de informação da RTP que se esmera nestes pequenos pormenores que acabam por fazer toda a diferença.





DISLIKE
Quem vem para as terças-feiras?


Não destaco negativamente a saída de Fernando Alvim do late-night da RTP2. Na verdade, ele era o entrevistador que menos gostava de ver à frente do formato e que, a meu ver, pior conduzia as entrevistas feitas em cada edição do programa. A crítica reside, isso sim, na pergunta de quem irá substituir o apresentador e também escritor nas noites de terça-feira. É que, apesar de tudo, a irreverência e loucura tão características de Alvim sempre acrescentavam algo de novo ao 5 Para a Meia-noite que, dificilmente, outro apresentador conseguirá acrescentar.

Falar Televisão


Memória curta

O regresso de João Manzarra, hoje tornado público pela Notícias TV, não deixa de ser um dado positivo para a televisão nacional. Depois de um ano e meio no ar, ininterruptamente, foi bom para o jovem apresentador fazer uma longa pausa para agora poder regressar em grande à antena da SIC generalista. Até porque, Manzarra continua a ser um dos principais trunfos e um grande potencial da estação, enquanto comunicador jovem e versátil que é.

Mas a forma como esse regresso é feito, é que levanta outras questões pertinentes. Como todos sabemos, Chamar a Música foi um formato já adaptado em 2008 pelo então director de programas da SIC, Nuno Santos. Nuno convidou Herman José para ser o anfitrião deste concurso proporcionando assim excelentes resultados audimetricos, tendo em conta o panorama da SIC naquela altura. Chamar a Música foi um bom programa de entretenimento, muito bem conduzido por um Herman que vinha de um autêntico flop chamado Hora H e que conseguiu, desta forma, reinventar-se nas várias sessões deste formato emitidas aos Domingos à noite.

Face a isto, e depois de lembrarmos todo o sucesso que Chamar a Música fez naquela altura, que voltando a associar Herman José a um bom espectáculo televisivo e que tão bons números rendeu à estação de Carnaxide, querer fazer agora regressar o mesmo concurso, na mesma época do ano mas com um novo apresentador, será eticamente correcto?


Não seria mais prudente, por parte de Carnaxide, deixar o formato bem arrumadinho nos arquivos da estação do que querer ressuscitá-lo a toda a força com uma nova cara, numa clara forma de tentar apagar a glória e os bons momentos que Herman José já proporcionou à estação?

Independentemente das divergências com o humorista, já era tempo de a SIC deixar o rancor de lado e tentar respeitar minimamente todas as caras que já vestiram e suaram pela sua camisola.

Adelaide Ferreira hoje em "Depois da Vida"


Depois de Mafalda Arnauth ter sido a convidada da emissão da semana passada, uma nova cantora estará ao lado de Iva Domingues e Anne Germain no programa de fim de noite de sexta-feira da TVI.


Adelaide Ferreira é a convidada desta semana, numa emissão que promete continuar a trazer o lado mais oculto e místico a que a TVI tem habituado os seus telespectadores.


A não perder, hoje à noite, depois de Sedução, Depois da Vida com Adelaide Ferreira.

Rosa do Canto entra na nova novela da SIC


Afastada dos ecrãs desde que deu vida à mãe do protagonista da sétima temporada de Morangos com Açúcar, a actriz prepara-se para regressar em dose dupla.


É que, para além de estar a gravar Os Compadres para a RTP, Rosa do Canto integrará o elenco da nova telenovela da SIC, escrita por Patrícia Müller e cujas gravações arrancarão ainda durante este mês, avança a TV Mais desta semana.


Rosa do Canto junta-se, assim, a outros “veteranos” já confirmados, como Maria Emília Correia, Manuel Cavaco ou os mais “novos”, como Inês Castel-Branco, Cláudia Vieira ou José Fidalgo.


Quiosque: TV Mais

Gravações de "Morangos com Açúcar IX" iniciam-se a 4 de Julho


Numa altura em que a rodagem das Férias de Verão já chegou ao fim e que está quase a chegar aos ecrãs da TVI, a produção da conhecida série juvenil já prepara a nova temporada.


E, de acordo com a TV Guia desta semana que falou com uma fonte bem colocada na produção, a formação dos novos actores “termina já no próximo dia 17 de Junho”, sendo que as gravações começam “15 dias depois”, que é como quem diz, a 4 de Julho.


Recorde-se que nesta nona temporada, Morangos com Açúcar voltam a sofrer uma reviravolta e, depois da escola de artes chega agora uma escola de moda. Nesta nova instituição, vários serão os problemas abordados, como o apetite pela fama, o drama da bulimia, o assédio sexual e todos os perigos que estão concentrados nos bastidores do mundo da moda.


Mas a música não será esquecida e “há a ideia de criar uma cantora ou cantor”, confirma a mesma fonte à referida revista, sendo que ainda não é certo que tal aconteça.


Certo mesmo é que nenhum dos actores que fazem parte desta oitava série transitarão para a nona temporada: “Não fica ninguém, tal como aconteceu da sexta para a sétima série. Renovação total para uma história completamente nova”.


Quiosque: TV Guia

João Manzarra apresenta "Chamar a Música" a partir de Julho na SIC


Foi em Fevereiro que o Diário de Notícias anunciou que o programa de sucesso que contou com Herman José na apresentação estaria de regresso aos ecrãs de Carnaxide e hoje a Notícias TV dá mais pormenores sobre esta aposta.


De acordo com a revista do DN e do JN, a partir de Julho estará no ar nova temporada de Chamar a Música e o eleito para substituir Herman José é mesmo João Manzarra, embora o seu nome fosse o favorito para conduzir a versão portuguesa de X Factor, que a SIC prepara para a rentrée.


“O programa já tinha sido avaliado e vai para a frente”, adiantou uma fonte próxima da produção à referida publicação. Contudo, ninguém dentro da Endemol confirma oficialmente esta aposta, nem o próprio apresentador.


Contudo, em entrevista durante a XVI Gala dos Globos de Ouro, João Manzarra anunciou o seu regresso aos ecrãs para este Verão: “Vou ter um programa para o Verão e estou a estudá-lo. Já tinha saudades e vontade de voltar a trabalhar. Vou finalmente poder parar de chatear os meus amigos”.


Resta saber o horário e dia reservados para Chamar a Música, mas é provável que os sábados à noite passem a ser da responsabilidade de João Manzarra, até porque até dia 31 de Julho a SIC tem as pesagens de Peso Pesado aos domingos à noite.


Quiosque: Notícias TV

Esta noite...



... o Pedro Esteves vai dar mais um Like e um Deslike.
Saiba a quê, ou a quem, às 21:00!

Rita Pereira apresenta talent-show de Verão na TVI

Apesar de, actualmente, dar vida à terrível vilã Helena de Remédio Santo, a actriz prepara-se para um novo projecto televisivo que terá que conciliar com as gravações da telenovela de António Barreira.


É que, segundo a edição desta semana da Notícias TV, Rita Pereira é a eleita pela televisão de Queluz de Baixo para dar a cara por um talent-show musical que estreia, ao que tudo indica, no mês de Agosto.


Ao que parece, “há mais de um mês” que se está a trabalhar neste “programa original que vai andar por Portugal à procura de novos talentos” e em que “A ideia é ser apresentado por uma dupla, e a Rita Pereira será uma das pessoas”, afirma uma fonte à referida revista. Ao que tudo indica, o parceiro da actriz deverá ser Pedro Granger, mas, por enquanto, ainda não é certo que o actor aceite o convite, até porque pode estar de saída para a SIC.


A produção do programa estará a cargo da Coral Europa e este estreará “em directo, a partir de Agosto”. Quanto à duração ainda não se sabe de quanto tempo será, mas é de esperar que sirva de ponte entre Perdidos na Tribo e a segunda temporada de Secret Story, sendo que é quase certo que irá para o ar aos domingos à noite.


Resta aguardar por mais novidades.


Quiosque: Notícias TV

Segunda temporada de "Peso Pesado" já em Setembro


Parece que a SIC já delineou a estratégia que vai utilizar na rentrée televisiva. E, a grande aposta vai voltar a ser num programa que tem dado que falar ao longo dos últimos tempos.

É que, de acordo com a Notícias TV desta semana, os responsáveis pela televisão de Carnaxide vão avançar já com a segunda temporada da versão portuguesa de The Biggest Loser.


“Estão contentes com os resultados e querem uma segunda temporada para Setembro”, começa por dizer uma fonte bem colocada no processo, acrescentando, em seguida: “A ideia é fazer novos castings para encontrar novos participantes”.


Quanto aos castings devem avançar dentro de poucos dias, até porque, tal como assegurou outra fonte “a segunda série terá de ser gravada o quanto antes por causa do bom tempo, que permite actividades ao ar livre”. Isto apesar de a equipa de produção ter 20 suplentes, para qualquer eventualidade com esta primeira temporada.


Falta ainda apurar se o programa voltará a ser protagonizado por duplas de concorrentes, ou se, à semelhança do que também acontece na versão original, a aposta agora recairá em concorrentes únicos.

Apesar de tudo, contactadas pela referida revista, nem a Fremantle, nem a SIC quiseram prestar declarações sobre esta aposta.


Quiosque: Notícias TV

Fernando Luís substitui Nuno Homem de Sá em "Anjo Meu"


Ao contrário do que foi anunciado recentemente pela imprensa, a telenovela da TVI não vai voltar a repetir o par romântico que deu que falar em Ninguém como Tu. É que, de acordo com a Maria desta semana, Nuno Homem de Sá já não vai integrar o elenco de Anjo Meu.


Ao que parece, a decisão de incluir o actor na trama de Maria João Mira acabou por ter que ser alterada, por motivos que não se conhecem, e para o seu lugar foi escolhido Fernando Luís, que, curiosamente, contracena com Nuno Homem de Sá em Sedução.


O par romântico de Maria João Luís na telenovela de Rui Vilhena dará, assim, vida a Alípio, o marido de Joana Rita (Alexandra Lencastre), que todos julgavam morto e que promete agitar os ânimos na Vila do Anjo.


Quiosque: Maria

Fala-se! 10/06/2011

Boa Tarde! Seja bem-vindo ao último Fala-se!

Merche Romero

A apresentadora deu à luz o pequeno António na passada quarta-feira e fez questão de enviar um comunicado às redacções a anunciar a boa nova.


"Estou num momento mais feliz da minha vida. Foi mágico. Agora sinto-me 100 por cento completa. É o bebé mais lindo e amado do mundo. Estou muito feliz" , afirmou Merche Romero à Nova Gente.


O bebé nasceu no Hospital da Boavista, cinco dias antes do previsto, quando o relógio marcava 14h20 com 2.570kg.

Marina Mota


Prestes a partir para o Brasil, onde vai integrar o elenco de uma telenovela da TV Globo, a actriz está a recuperar de uma operação a um ombro, mas não quis deixar de marcar presença na festa de aniversário do amigo Afonso Henrique.


Sempre bem disposta, a actriz divertiu-se na companhia do ex-marido, Carlos Cunha, e do aniversariante, mas confessou à Nova Gente que ainda não está totalmente recuperada da operação a que foi submetida no passado dia 2 de Junho.


Quiosque: Nova Gente

Daniel Cardoso regressa à televisão em “Remédio Santo”


Afastado dos ecrãs desde que integrou o elenco de Ilha dos Amores, o actor prepara-se para fazer uma participação especial na telenovela de horário nobre da TVI.


É que, de acordo com a Mariana desta semana, Daniel Cardoso será mais uma das conquistas de Amélia (Marta Melro). O actor dará vida a um forasteiro com quem a empregada do bar de Hortense (Sofia Alves) se envolverá, na esperança de que seja o homem certo para a fazer mudar de vida.


Recorde-se de que, curiosamente, na vida real, Daniel Cardoso e Marta Melro são namorados e, ao que apurou a referida revista, foi precisamente a actriz quem sugeriu o nome do namorado para dar vida a esta personagem.


Quiosque: Mariana

Lúcia Moniz desmente regresso às novelas da TVI


Depois de ontem aqui termos publicado a notícia da revista Mariana, que dava conta de que a actriz ia fazer parte do elenco da nova telenovela da TVI, Violeta, Lúcia Moniz fez questão de a desmentir, na sua página oficial, no Facebook.


“Fica aqui esclarecido que a notícia que vem no POST Televisão-opinião, com base na notícia da revista Mariana, é falsa. Contudo regresso á televisão mas com outro projecto. LM”, pode ler-se.


Fica então a rectificação desta notícia e aguardam-se novidades sobre o projecto pelo qual a filha de Carlos Alberto Moniz dará a cara. Será pela nova telenovela da SIC? Por um telefilme da TVI? Lúcia Moniz prefere, por esta altura, manter o secretismo.

Revista de Imprensa 10/06/2011


Bom dia! Seja bem-vindo à última Revista de Imprensa!


Carla Andrino confirma Telefilme da TVI

Regressa aos ecrãs da estação de Queluz de Baixo já amanhã em Redenção, no entanto, tem já novos projectos para o canal que lhe tem servido de casa nos últimos tempos.


E é a própria quem confirma, em entrevista à TV Guia desta semana que também ela fará parte do elenco de um dos telefilmes que a TVI prepara para a rentrée.


Quando questionada sobre quando terá direito a férias, a actriz foi peremptória: “Falta-me um mês para terminar o meu doutoramento. Estou a 3 mil para cumprir prazos. Cheguei a não dormir algumas noites, não tenho tempo para férias”, começa por dizer, acrescentando: “Não sei (quando vai parar), porque, além disso, tenho o meu consultório e um telefilme da TVI a caminho. Mas hei-de parar um bocadinho e para aproveitar a praia”, frisou.


Recorde-se que há já vários actores escalados para este grande projecto de ficção da TVI, como Sofia Ribeiro, Luís Lourenço, Carla Salgueiro, entre muitos outros.


Filipa de Castro feliz com “Último a Sair”

A trabalhar no programa de humor da RTP há já alguns meses, e numa altura em que as gravações estão mesmo na recta final, a empresária falou com a TV Mais sobre esta sua primeira experiência televisiva.


“Aceitei logo o convite que me fizeram para entrar em Último a Sair”, começa por dizer, acrescentando: “É um programa em que me divirto muito, porque estou a encarnar uma personagem que não tem nada a ver comigo. O meu papel – é uma loira burra, fútil e que só vive para a imagem – é muito diferente de mim”.


Totalmente concentrada neste projecto, Filipa de Castro afirma: “Neste momento, gravo cerca de 12 horas por dia. Só tenho tempo para mim e para os meus filhos, aos fins-de-semana”.


A terminar, a ex-mulher do futebolista Beto não conta quando vai ser expulsa de Último a Sair: “Está no segredo dos deuses”.


CITAÇÃO DO DIA:


“Agora, nos Estados Unidos da América, já sabem quem sou”


Daniela Ruah

Número do dia:

51 000


É quanto o serviço de sms rende por dia à estação de Queluz de Baixo, de acordo com o jornal Correio da Manhã.

Quiosque: TV Mais

Fecho


Boa noite. Fechamos esta quinta-feira com mais uma crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Competência e experiência

1. Catarina Furtado está em grande estilo em Quem Tramou Peter Pan, um programa para toda a família que a RTP1 exibe aos sábados à noite. Não se pode dizer que o formato seja original. Nem a própria Catarina é virgem na condução deste tipo de emissões em que se deixa à solta a língua das crianças. Em 1999, na SIC, foi o rosto de Pequenos e Terríveis, tendo repetido a experiência em 2005, já na RTP1, com Pequenos em Grande. Mesmo sendo mais do mesmo, com algumas modificações, o programa prende ao pequeno ecrã e é puro entretenimento transversal a todas as idades. Com grande capacidade comunicativa, e com a ternura que a maternidade reforçou em si, Catarina Furtado é a apresentadora certa para este tipo de formatos. Não faz das crianças tontas, preferindo juntar-se a elas e tornar-se natural. É essa a melhor forma para estar em TV.

2. A insistência de Manuel Luís Goucha nas suas entrevistas dominicais na TVI24 não é um mero capricho do apresentador. Goucha é popular e o rei das manhãs televisivas, naquele estilo histriónico e terrivelmente eficaz que se reconhece e que faz dele um dos mais competentes profissionais da televisão portuguesa. Podia limitar-se a isso. A popularidade que já granjeou, o estatuto que já conquistou e até, seguramente, o dinheiro que já ganhou podiam mantê-lo na sua zona de conforto. Seria natural. Mas Goucha quer mais. Quer desenvolver o seu lado de conversador, quer mostrar que consegue mais. Em De Homem para Homem surpreendeu. Em Mulheres da Minha Vida confirmou a surpresa. Em Controversos tem assinado algumas das melhores entrevistas intimistas da TV. Um acto de coragem. Ainda por cima bem feito.