10 de junho de 2011

Falar Televisão


Memória curta

O regresso de João Manzarra, hoje tornado público pela Notícias TV, não deixa de ser um dado positivo para a televisão nacional. Depois de um ano e meio no ar, ininterruptamente, foi bom para o jovem apresentador fazer uma longa pausa para agora poder regressar em grande à antena da SIC generalista. Até porque, Manzarra continua a ser um dos principais trunfos e um grande potencial da estação, enquanto comunicador jovem e versátil que é.

Mas a forma como esse regresso é feito, é que levanta outras questões pertinentes. Como todos sabemos, Chamar a Música foi um formato já adaptado em 2008 pelo então director de programas da SIC, Nuno Santos. Nuno convidou Herman José para ser o anfitrião deste concurso proporcionando assim excelentes resultados audimetricos, tendo em conta o panorama da SIC naquela altura. Chamar a Música foi um bom programa de entretenimento, muito bem conduzido por um Herman que vinha de um autêntico flop chamado Hora H e que conseguiu, desta forma, reinventar-se nas várias sessões deste formato emitidas aos Domingos à noite.

Face a isto, e depois de lembrarmos todo o sucesso que Chamar a Música fez naquela altura, que voltando a associar Herman José a um bom espectáculo televisivo e que tão bons números rendeu à estação de Carnaxide, querer fazer agora regressar o mesmo concurso, na mesma época do ano mas com um novo apresentador, será eticamente correcto?


Não seria mais prudente, por parte de Carnaxide, deixar o formato bem arrumadinho nos arquivos da estação do que querer ressuscitá-lo a toda a força com uma nova cara, numa clara forma de tentar apagar a glória e os bons momentos que Herman José já proporcionou à estação?

Independentemente das divergências com o humorista, já era tempo de a SIC deixar o rancor de lado e tentar respeitar minimamente todas as caras que já vestiram e suaram pela sua camisola.

8 comentários:

Anônimo disse...

Acho muito mau não escolherem o Herman José!

João Rodrigo disse...

"Não seria mais prudente, por parte de Carnaxide, deixar o formato bem arrumadinho nos arquivos da estação"

Pedro, estou em total desacordo consigo. Já passaram 3 anos desde que o formato foi exibido pela 1ª vez na SIC, e portanto tempo suficiente para voltar numa nova versão!

"do que querer ressuscitá-lo a toda a força com uma nova cara, numa clara forma de tentar apagar a glória e os bons momentos que Herman José já proporcionou à estação?"

E quem lhe disse que a SIC quer apagar o trabalho de Herman no programa? Se fossemos por aí, nenhum formato poderia voltar se não tivesse o mesmo apresentador...

"Ídolos" teve Sílvia Aberto e Pedro Granger, e agora teve Cláudia Vieira e João Manzarra, e nem por isso o trabalho da 1ª dupla foi apagado.

"Uma Canção Para Ti" tinha Júlia Pinheiro, e agora teve Cristina Ferreira. Nem por isso a glória de Júlia foi esquecida!

"Casa dos Segredos" teve Júlia Pinheiro, mas agora na 2ª edição vai ter outra apresentadora...

Ora isto é a coisa mais normal em televisão, e os apresentadores não devem ficar presos a determinados programas, este é só para aquela... Aquele é só para este! Claro que não.

Os apresentadores devem rodar e experimentar vários formatos, e as diferentes edições devem ter diferentes apresentadores, isto é bom!

"Independentemente das divergências com o humorista, já era tempo de a SIC deixar o rancor de lado e tentar respeitar minimamente todas as caras que já vestiram e suaram pela sua camisola."

A SIC ao fazer novamente o "Chamar a Música" numa nova versão, está a reinventar o formato e a dar oportunidade a outro profissional da casa. Em nenhum momento isto pode ser encarado como desrespeitar as caras que já apresentaram os programas. Até porque o Herman já não está na SIC... Então a estação nunca mais poderia produzir de novo o formato? Haja bom senso!

Anônimo disse...

A minha opinião é a seguinte:

A entrega de «Uma Canção Para Ti» ou « Secret Story» a outros apresentadores, será um rancorzinho da TVI à Júlia Pinheiro?

A situação é a mesma!

Na minha opinião, o apresentador está ao serviço do formato e não o formato ao serviço do apresentador!

O formato não morre na gaveta...só porque um apresentador não está.

A Teresa Guilherme apresentou o B.B.

Ninguém mais poderia fazê-lo?

O Herman não está...mas o formato existe...e é independente do Herman!

É a minha opiniãO, tão válida como qualquer outra!!

Anônimo disse...

O programa não vai ser o mesmo sem o Herman!

Anônimo disse...

Mas quem é que quer ver um programa musical apresentado por um homem entediante com quase 60 anos?
Na RTP, em horário nobre, o Herman José faz shares semanais que oscilam entre os 10% e os 15% (ainda ontem o Best Of do "Herman 2011" fez 12,7%!!!) e a sic não é paga pelos contribuintes como a rtp para se poder dar ao luxo de andar a sustentar um indivíduo que o povo não gosta de ver na televisão.
Eu nem sequer gosto do "Chamar a Música" mas mal por mal mais vale porem o Manzarra a apresentar o programa.

Anônimo disse...

Anonimo e um bocado ignorância da sua parte descrever a qualidade do Herman pela idade...

Anônimo disse...

mas qual qualidade anónimo das 23:08?

se ele tivesse assim tanta qualidade as pessoas viam os programas dele e em vez dos 10 e 12de share que ele costuma fazer fazia 30 ou 35.

basta de tentar arranjar desculpas para os fracassos deste fulano ele só faz televisão porque a rtp é paga pelo povo português e não precisa de apresentar resultados positivos mas se a rtp for privatizada por este novo governo acabou-se o tacho do estado para o senhor herman josé.

a esmagadora maioria dos portugueses ignora e despreza este individuo e numa sociedade competitiva como a actual ele está apenas a usurpar o lugar de outros que ao contrario dele despertam a simpatia dos tele-espectadores.

é preciso acabar definitivamente com os lobbys no nosso país e dar lugar a quem não é só talentoso mas também popular.

nos eua no brasil na inglaterra na frança ou em qualquer outro país onde a televisão seja encarada como uma industria lucrativa não há lugar para os herman josés deste mundo.

Anônimo disse...

Olhe anonimo o Herman e um do maiores ícones da televisão portuguesa, já teve programas de grande sucesso!

La porque não gosta dele não tende falar por todos!
Tomara o senhor ter tantos amigos quanto o Herman teve fãs...