16 de janeiro de 2011

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana TVI
"Sedução" não se impôs e dificilmente iria conseguir agarrar telespectadores. "Laços de Sangue" na concorrência tem vindo a subir e já anda perto do 1 milhão de espectadores. Com "medo" a TVI decidiu sem aviso prévio, sem qualquer tipo de publicidade fazer uma troca de novelas na sua programação. Empurrou "Sedução" ainda para mais tarde e "Mar de Paixão" que entrará na sua recta final passou para as 22h30 para combater directamente com a novela da SIC. E se esta mudança no primeiro dia não surtiu efeito, nos dias seguintes a novela da TVI venceu a da SIC, mas também é curioso que "Laços de Sangue" não perdeu espectadores. Ou seja, concluo com isto que os telespectadores "flutuantes" estão na TVI e não na SIC, e aí reside o problema principal de Queluz de Baixo.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana RTP1
É caso para dizer que a diferença pode trazer audiências. "Portugal Sem Fronteiras" é um programa a pensar nos imigrantes portugueses, mas também é o único talk show transmitido ao sábado de manhã. Enquanto a TVI e a SIC se "degladiam" com os documentários animais, a RTP1 à muito que com Diamantina e Carlos Alberto Moniz fazem companhia a quem vê televisão de manhã. O programa tem valores consistentes durante as duas horas de transmissão e sempre com valores superiores ao que a estação consegue de média diária. Curioso que na semana passada o programa foi mais visto que "Operação Triunfo" que é transmitida em pleno horário nobre.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Boa Noite! Fique com o Televisão-Opinião e com as últimas escolhas do "Melhor & Pior da Semana" entre as 21h e as 23h.

Pior da Semana SIC

É considerada por muitos como a estação com melhor informação em Portugal. Mas a verdade é que nesta semana que passou, os principais noticiários da SIC foram relegados para último lugar nos seus horários e bem atrás da concorrência. Nem com a subida de "Companhia das Manhãs", o "Primeiro Jornal" conseguiu aproximar-se dos concorrentes, sempre com uma média de 400 mil espectadores. Às 20h, aconteceu o mesmo, com o "Telejornal" e o "Jornal Nacional" a lutarem pela liderança e o "Jornal da Noite" em último com pouco mais de 1 milhão de espectadores.

O Protagonista

Boa noite. Depois de no último domingo o homicídio de Carlos Castro ter dado a cara pelo Protagonista, esta semana é Júlia Pinheiro quem ocupa a cadeira central desta rubrica. Porquê? Ora veja...


Foi nesta sexta-feira que Júlia Pinheiro foi recebida com pompa e circunstância no canal de Carnaxide. Com uma notável tentativa de dar vida à SIC, os responsáveis pela estação souberam aproveitar muito bem a apresentação da ex-profissional da TVI aos telespectadores e comunicação social. Foi com alguma emoção que Júlia Pinheiro regressou aos ecrãs de Carnaxide e foi com uma velocidade incrível que se tornou novamente na estrela que em tempos foi no canal que a lançou. Sentada na cadeira central do "Companhia das Manhãs", Júlia Pinheiro colocou uma farinheira na orelha, comeu um prato de Arroz de Cabidela e, acima de tudo, provou que independentemente do canal pelo qual dê a cara, o importante é estar junto daqueles que a seguem diariamente.


Não sei qual será a receptividade do público português quando a mulher de Rui Pego começar a conduzir o novo talk-show matinal da SIC, no entanto, não tenho dúvidas do sucesso que será a sua participação em Peso Pesado. A verdade é que, durante o período em que Júlia Pinheiro apresentou o reality-show A Casa dos Segredos, Júlia Pinheiro acabou por não se enquadrar nas polémicas que envolviam os concorrentes, nas brigas, nas confusões, nas discussões. À excepção de um ou outro participante, notava-se que a apresentadora, apesar de ter dado sempre o seu melhor, não estava à vontade com algumas conversas. Considero que o novo concurso da estação de Carnaxide possa colmatar essa falha. Colocar Júlia Pinheiro em frente de um programa composto por concorrentes que enfrentam histórias de vida inacreditáveis é uma aposta absolutamente genial. Sem polémicas ou jogos, a versão portuguesa de "The Biggest Loser" é uma abertura de mentalidades para todos aqueles que olham para as pessoas com excesso de peso como não humanos.


Resta ainda salientar que, depois da tão anunciada presença de Júlia Pinheiro na emissão de sexta-feira no Companhia das Manhãs, a apresentadora entrou na SIC a ganhar. Com 33% de share, o talk-show matinal apresentado por Nuno Graciano e Vanessa Oliveira conseguiu vencer A Praça da Alegria e Você na TV!. Tendo por base estes valores, não deixa de ser um bom presságio este primeiro dia da apresentadora no canal de Carnaxide.

Por fim, e independentemente do passado ou futuro, a verdade é que no presente Júlia Pinheiro confessa sentir-se bem com a mudança que fez. Ao reencontrar Gabriela Sobral, o seu braço direito na televisão, a apresentadora volta assim a ganhar a estabilidade que deixou de ter na estação de Queluz de Baixo. Resta esperar pelos resultados da SIC para este 2011, e verificar se de facto esta nova contratação surtiu ou não efeitos nas audiências do canal.

Gabriela Barros e as suas duas paixões


Gabriela Barros deu esta semana uma entrevista à Notícias TV. A actriz de Morangos com Açúcar, que interpreta Marta, a namorada da personagem do filho de Tony Carreira, confessa que o canto e a representação são duas das suas paixões: "Não posso dizer que sempre tenha tido aquele bichinho de ser actriz. Pelo contrário, sempre quis ser cantora. O meu pai é guitarrista e cantor, sempre tive a música presente na minha vida. Na altura de escolher um curso, pensei: "Porque não teatro?". Entrei para o conservatório e parei entretanto por causa dos Morangos".
Com 22 anos, Gabriela Barros espera continuar a trabalhar enquanto actriz após o término da oitava temporada da série da TVI. Apesar do romance que lhe foi atribuído com David Carreira não passar de uma especulação, a jovem considera normal que isso aconteça pelo facto de todo o elenco funcionar como uma família: "Acaba por ser, sobretudo, uma segunda família. Diria que é quase uma primeira família. Durante um ano, vejo-os mais do que à minha avó, o meu irmão...".
Por fim, Gabriela Barros revela ainda que a sua entrada nos Morangos não deixou de ser uma sorte. "Fui contactada para o casting. À última hora ainda lhes faltava a protagonista, estavam lá algumas raparigas... e fui a escolhida".

Quiosque: Notícias TV

Esta noite...


Saiba qual a personalidade destacada desta semana!
Às 22:00, entra em linha a segunda parte da rubrica O Melhor & Pior da Semana!

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana TVI
E se uma novela do início de tarde, vai subindo e melhorando resultados (SIC) e outra vai descendo e prejudicando a estação (RTP1), há alguém "novo" neste horário que tem liderado confortavelmente e veio calar algumas más línguas. Estou a falar de Fátima Lopes, que com a saída de Júlia Pinheiro para a estação de onde ela saiu no Verão passado, assumiu as tardes da TVI, com o renovado e baptizado talk show "A Tarde é Sua". O programa das tardes da TVI agora que não é de Júlia mas sim de todos, mantém a mesma génese mas com apresentadora nova e novas cores. Mas se no início foi estranho ver Fátima Lopes no lugar de Júlia Pinheiro, depressa essa estranheza passou, e afirmo aqui que Fátima Lopes colocou o seu cunho e é a cara deste novo projecto. Os valores têm sido do mais consistente e positivos para a TVI, como se comprova esta semana com valores de share superiores aos 35%.

Jorge e Diogo são os finalistas de "Operação Triunfo"!


Foi na gala de ontem que se ficou a saber mais um finalista de "Operação Triunfo". O confronto entre Jorge e Lia acabou por levar à expulsão da única rapariga que estava ainda em jogo no talent-show da RTP1. Com 63%, o concorrente de Portel garantiu um lugar na final com o jovem do Porto. Diogo e Jorge vão assim lutar pela bolsa de estudos em Boston no próximo sábado! A não perder, no primeiro canal.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana RTP1
Ao contrário da rival "Alma Gémea" na SIC, a nova novela de início de tarde da RTP1, teve a pior semana desde a estreia. Com o final de "Poder Paralelo", "Ribeirão do Tempo" baixou bastante os seus valores à semelhança do que aconteceu por exemplo com "Negócio da China" na SIC. Ficou em último no horário com uma média de share bem inferior ao que o canal do estado conseguiu e um número de espectadores abaixo dos 300 mil. Com uma liderança no noticiário das 13h, a RTP1, tem agora aqui um buraco onde no passado não existia e que fazia com que as suas tardes fossem as mais vistas das três televisões.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Seja bem-vindo a mais uma edição do "Melhor & Pior da Semana", consigo nesta primeira fase entre as 10h e as 12h.
Melhor da Semana SIC
Com os maus resultados de "Negócio da China" que à semelhança que aconteceu no Brasil, em Portugal também não vingou e a direcção de programas decidiu retirar do ar a novela e repor a novela "Alma Gémea". E se os valores da primeira semana foram "coxos" para a repetição da novela da Globo, esta semana tudo se alterou com "Alma Gémea" a fazer uma curva ascendente nas audiências e ultrapassando durante toda a semana a rival da RTP1. Para além disso, consegiu uma média de share superior ao que a estação conseguiu no total diário. Apesar das críticas pelo facto, de "Negócio da China" sair do ar sem aviso prévio, esta foi uma das acertadas decisões de Nuno Santos neste início de 2011.

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.


A eira e o nabal

Sou sensível aos argumentos de José Alberto de Carvalho sobre a suposta "sub-representação do PSD" na informação da RTP. Numa estação de televisão, como noutro órgão de comunicação social, fazer as contas ao tempo de emissão ocupado por cada partido, clube ou religião comporta o risco de que, em pouco tempo, tudo não passe de uma espécie de "jornalismo de Excel".


Mas não é por causa de uma metáfora bem achada que o argumento é blindado. Primeiro: vivendo à custa de capitais públicos, a RTP não tem (repito: não tem) direito a um jornalismo inteiramente livre, estando sujeita a exigências de equidade que, no caso das estações privadas, não serão nunca mais do que exigências de consciência.


Segundo: independentemente de haver ou não aqui problemas de consciência também, até porque não me parece que o pecúlio eleitoral deva ser o principal critério sobre a visibilidade de cada partido político, é consensual que, historicamente, o poder merece da parte da nossa estação pública um tempo de antena maior do que o da oposição. Terceiro: se a RTP (ou a RTP1, que é o que importa) fosse uma estação privada, livre para fazer jornalismo independente e, aliás, sujeita às mesmas pressões financeiras das suas concorrentes, incluindo a necessidade de seduzir determinados mercados e de manter a paz com outros, nenhuma destas questões sequer importava.


Assim, no pé em que estamos, a RTP tem tudo: é subvencionada em centenas de milhões, mas pode vender quase toda a publicidade que quer; tem constrangimentos a nível da equidade no tratamento dos protagonistas, mas pode sempre argumentar que o compromisso com o espectador não se coaduna com o "jornalismo de Excel". Melhor situação do que esta é difícil.