5 de junho de 2011

O Melhor & Pior da Semana


Pior da Semana RTP1

Com as constantes mudanças de horário e repetições de repetição, as quais a RTP já nos habituou tão bem noutros programas, Último a Sair não consegue vingar. Esta semana, todos os programas emitidos em horário nobre, quer as 22:00, quer as 23:00, quer repetições, quer inéditos, não conseguiram obter mais do que 15/16 pontos percentuais de quota de mercado. Números substancialmente baixos, quando falamos do produto mais genial dos últimos anos na televisão portuguesa.

O Melhor e Pior da Semana



Melhor da Semana TVI

Está confirmado: Anjo Meu conseguiu dar a volta por cima. Esta semana, venceu praticamente todos os dias, apenas escapando a liderança na segunda-feira contra uns Laços de Sangue mais fortes e em pleno efeito Globos de Ouro e com a ‘propaganda’ das personagens Armando e Gi na Gala da SIC e a Caras. Esta liderança trouxe uma clara estabilidade ao horário nobre da TVI.

O Melhor & Pior da Semana


Boa noite. Em linha, a segunda edição do Melhor e Pior da Semana. Fique connosco até bem perto das 23:00!


Pior da Semana SIC

Com o horário das 20:00 cada vez mais disputado entre a TVI e a RTP1, o principal informativo da SIC é arrastado para maus resultados. Com Rodrigo Guedes de Carvalho esta semana à frente do Jornal da Noite, o noticiário de Carnaxide manteve-se em terceiro lugar no horário. É o pior da semana da SIC, na medida em que prejudicou em muito o próprio horário nobre da estação.

O Protagonista



Muito boa noite. "O Protagonista" de hoje é lançado à mesma hora em que a situação política do país se define! Neste preciso momento, 20h00, os olhos estão postos nas televisões para averiguar qual o próximo primeiro-ministro de Portugal, tendo por base as sondagens da RTP1, SIC e TVI. Contudo, qual das emissões destes três canais será a vencedora? Seja bem-vindo a mais uma edição de "O Protagonista"!



Nos anos anteriores, os portugueses já haviam dado provas de que a estação pública é a primeira escolha para os momentos em que o país aguarda por uma nova fase ao nível político. As eleições, para além do "Tempo de Antena" ou dos mais variados debates entre os candidatos, demonstram que os telespectadores têm confiança no primeiro canal. No entanto, este ano o jogo pode mudar de cenário, com a aposta na Informação da TVI. 

A RTP1 é a primeira a começar a sua emissão especial: a partir das 18h15 entra em antena "A Hora Decisiva". Às 19:00, José Alberto Carvalho e Judite de Sousa dão a palavra aos portugueses, aos repórteres e aos comentadores do dia! Por fim, e com algum espanto, chega a SIC, com uma operação que envolve mais de 200 profissionais. Apesar disso, a tentativa do canal de Pinto Balsemão para não ficar mal posicionado nas audiências a partir das 20h00 prende-se com uma tentativa de construir um lead-in satisfatório através do episódio de "Peso Pesado".




Não tenho muitas dúvidas de que seja a RTP1 a grande vencedora da noite, tal como havia escrito num "Falar Televisão", contudo é possível que a TVI deixe a SIC a algumas "léguas de distância". No caso da estação pública temos Paulo Rangel, José Eduardo Moniz, Pedro Magalhães, Maria João Avilez e João Marcelino como comentadores de serviço, acompanhados pela condução de Fátima Campos Ferreira, uma das grandes apostas do primeiro canal dos últimos meses, Carlos Daniel, José Rodrigues dos Santos e João Adelino Faria. Na TVI, as estrelas serão obviamente José Alberto Carvalho e Judite de Sousa, com o apoio de outros jornalistas tão conhecidos do grande público, para além de Marcelo Rebelo de Sousa e António Vitorino. Por fim, e na SIC, Miguel Sousa Tavares e Ricardo Costa serão os principais comentadores de serviço, conduzidos por Clara de Sousa e Rodrigo Guedes de Carvalho. Para além destes ingredientes, espera-se ainda a presença de alguns candidatos dos principais partidos políticos portugueses nos três canais.





Apelidar o dia de hoje como o "Dia D", seria excessivo, contudo é essa a ideia que me ocorre. Dia de Decisão, dia de Discórdia, dia de Derrotados, dia de Disputa. Nas urnas ou na televisão, estas denominações acabarão por fazer sentido, tendo em conta a concorrência, a precisão das sondagens, e até os comentários em estúdio, os pontos de vista com os quais nem todos concordarão.

À frente ou atrás das câmaras a vitória será algo que todos terão como objectivo alcançar, e a derrota evitar. Seja onde for, será esse um dos motes do dia de hoje: discutir os aspectos positivos, desviar os pontos negativos. Assim, termino este "Protagonista", com uma aposta na vitória da RTP1, no mau resultado da SIC, num segundo da TVI consolidado, e uma provável coligação entre dois partidos políticos. No entanto, as surpresas acontecem, e essas tendem a colocar muitas mentes despertas. Veremos...

Dupla Rosa expulsa de "Peso Pesado"


Resta saber se Redenção voltará aos resultados da minissérie protagonizada por Pedro Lima ou se fará números semelhantes aos de O Amor é um Sonho.


Terminou há instantes a quinta pesagem do reality-show da SIC. E, depois de uma reviravolta no jogo, com uma nova dupla em competição, a mãe Maria José e a filha Márcia acabaram por ser as eleitas para abandonar a Herdade Peso Pesado.


Feitas as contas, as equipas verde e castanha ficaram abaixo da linha amarela, no entanto, e uma vez que a mãe Paula e o filho Rodrigo tinham imunidade, acabou por ser a equipa cor-de-rosa a ficar novamente abaixo da linha amarela. Isto numa noite em que Maria José ficou abaixo dos três dígitos de peso e perdeu uma das maiores percentagens desde que chegou à Herdade Peso Pesado.


Uma votação renhida, com três votos para uma dupla e dois para outra, a dupla cor-de-rosa acabou mesmo por ser a quinta a ser expulsa do programa.

De referir ainda que Vanessa, a jovem da equipa cinza, foi o Peso Pesado da semana, perdendo quatro quilos.

"MasterChef Portugal" dos 18 aos 71 anos


É já no início de Julho que chega a Portugal o programa que tem dado muito do que falar por todo o mundo. Apresentado por Sílvia Alberto, tal como adiantamos oportunamente, MasterChef Portugal promete captar a atenção dos portugueses.


E, de entre as mais de seis mil inscrições que a produção do programa recebeu, apenas 100 tiveram a oportunidade de mostrar os seus dotes aos jurados do programa, os chefes Cordeiro, Justa Nobre e Ljubomir Stanisic. Destes, apenas 14 ganharam o passaporte para o programa.


E, de acordo com José Fragoso os finalistas têm diferentes idades: “A concorrente mais nova tem 18 anos e a mais velha 71. São candidatos muito variados e com profissões muito diferentes. Existem desde engenheiros civis e arquitectos a talhantes e calceteiros”, explica o director de programas da RTP.


O programa está prestes a começar a ser rodado e vai mostrar os dotes para a culinária dos portugueses.


Quiosque: Maria

Rui Santos pode regressar às novelas da TVI


Dá vida actualmente ao Manuel de Laços de Sangue, mas, embora se sinta bem no canal de Carnaxide, não fecha a porta a um regresso às produções de Queluz de Baixo.


É em entrevista ao Correio da Manhã que Rui Santos fala sobre a dificuldade da sua personagem na “novela da nossa gente”: “Foi difícil ao princípio por causa do estado emocional da personagem. Era muito trabalhoso porque havia muitas cenas dramáticas, que exigiam muito de mim. Mas depois comecei a fazer cenas mais descontraídas”, começa por dizer.


Na mesma entrevista, o actor admitiu que não entrará na próxima telenovela da SIC, mas que está aberto a propostas para regressar à TVI: “Em relação às novelas, ainda não sei de nada. Na próxima da SIC não vou entrar porque não vão repetir o elenco, mas talvez depois. Em relação à TVI, não tenho qualquer tipo de contrato, por isso sou livre de fazer trabalhos com eles”.


A terminar, Rui Santos confessou que gostava de ser “blindado” com um contrato de exclusividade: “Gosto, acima de tudo, da perspectiva de poder trabalhar, mas claro que adorava ter um contrato de exclusividade porque implica não estarmos a trabalhar mas estarmos a receber na mesma”, concluiu.


Quiosque: Correio da Manhã

Esta noite...

Saiba qual a personalidade destacada desta semana!
Às 22:00, entra em linha a segunda parte da rubrica O Melhor & Pior da Semana!

José Carlos Pereira já grava "Anjo Meu"


Regressado recentemente de uma aventura pela tribo Nakulamené, o actor já está de regresso ao trabalho. E, se, por um lado, se prepara para começar a gravar um dos telefilmes que a TVI prepara para a rentrée televisiva, Noiva Procura-se, José Carlos Pereira já começou a rodar a sua participação em Anjo Meu.


De acordo com a edição desta semana da Maria, o actor começou a gravar na passada semana e dará vida a Capito Martin, um músico romântico espanhol que promete arrancar muitos suspiros pela Vila do Anjo.


Quiosque: Maria

"O Amor é um Sonho" despede-se com resultado agradável


O primeiro sábado de Junho não foi, de todo, agradável pela televisão de Queluz de Baixo. Com uma média diária de apenas 20.5%, a TVI teve ontem um dos piores dias de 2011. A SIC conquistou a terceira posição, com 21.9% de quota de mercado diária média, contra 22.2% do Cabo e IPTV e 29.8% da RTP.


Para isso, muito contribuiu o jogo da selecção nacional que a RTP transmitiu a partir das 21 horas, que conquistou quase 2 milhões de telespectadores em média. Quem acabou prejudicada foi Anjo Meu, que fez apenas 7.2% de rating e 20.4%. Ainda assim, conseguiu mais do que Cuidado com elas, que se ficou pelos 6.3% de audiência média e 17% de share.


Quanto ao derradeiro capítulo de O Amor é um Sonho teve uma performance superior à media do canal, fazendo 6.3% de audiência média e 26.8% de share. Caso para dizer que, apesar de baixo, face a O Dom, acabou por ser positivo, tendo até em conta o baixo resultado diário da TVI.


Resta saber se Redenção voltará aos resultados da minissérie protagonizada por Pedro Lima ou se fará números semelhantes aos de O Amor é um Sonho.

Nova novela da SIC não repete elenco de "Laços de Sangue"


É já no decorrer deste mês que arrancam as gravações da nova trama da televisão de Carnaxide. Escrita por Patrícia Müller e com uma grande batalha entre o “bem e o mal”, esta história promete seguir o sucesso de Laços de Sangue.


Todavia, nenhum dos actores do elenco fixo da “novela da nossa gente” fará parte da história de Patrícia Müller. Quem o garante é Rui Santos, em declarações ao Correio da Manhã: “Na próxima da SIC não vou entrar porque não vão repetir o elenco”, afirmou o actor quando questionado sobre os seus próximos projectos em televisão.


Cai assim por terra a hipótese recentemente avançada por algumas revistas de Sisley Dias, Margarida Carpinteiro, Dânia Neto ou Joana Seixas, entre outros, integrarem o elenco da sucessora de Laços de Sangue.


Ainda assim, a história de Patrícia Müller promete um elenco bastante luxuoso. Para além de Maria Emília Correia, Manuel Cavaco, José Fidalgo, Cláudia Vieira, Rogério Samora, Helena Laureano, Inês Castel-Branco, Sandra Barata Bello ou Rui Porto Nunes, também Oceana Basílio, Sinde Filipe, André Nunes, Maya Booth, Maria João Abreu e Nuno Janeiro são apontados como escalados para esta trama.


Quiosque: Correio da Manhã

O Melhor & Pior da Semana


Melhor da Semana RTP1

A informação continua a ser um dos pontos mais fortes da televisão pública. E esta semana volto a destacar um produto de informação da RTP1 como o melhor da semana. Taco-a-taco com o Jornal das 8 da TVI, o Telejornal continua a mostrar excelentes sinais de competitividade. A título de exemplo, na última quinta-feira, o Telejornal foi o terceiro programa mais visto do dia, com um honroso rating a rondar os 10 pontos.

O Melhor & Pior da Semana


Melhor da Semana SIC

A edição deste ano dos Globos de Ouro, como sempre emitida na antena da SIC, obteve excelentes resultados. Na noite do passado Domingo, quer a passadeira vermelha, quer a gala propriamente dita lideraram no seu horário e foram os programas mais vistos do dia na televisão nacional. Feitas as contas, o especial antecedente dos Globos de Ouro obteve um share de 39,1% e a gala arrasou com uns consideráveis 47,2 pontos percentuais de quota de mercado.

O Melhor & Pior da Semana



Bom dia e bem-vindo ao Melhor e Pior da Semana. O melhor e o pior da semana audimetrica nacional.


Pior da Semana TVI

Não foram precisos os resultados em concreto do programa de Leonor Poeiras para concluir que Agora É Que Conta teve mais uma semana negra. Sempre fora do TOP 10 dos programas mais vistos de Queluz de Baixo, Agora É Que Conta atingiu resultados tão baixos que prejudicou de forma significativa o episódio de Morangos Com Açúcar que o sucede. A repetição da série juvenil obteve shares relativamente fracos, num claro sinal de que o seu lead-in era péssimo.