5 de junho de 2011

O Protagonista



Muito boa noite. "O Protagonista" de hoje é lançado à mesma hora em que a situação política do país se define! Neste preciso momento, 20h00, os olhos estão postos nas televisões para averiguar qual o próximo primeiro-ministro de Portugal, tendo por base as sondagens da RTP1, SIC e TVI. Contudo, qual das emissões destes três canais será a vencedora? Seja bem-vindo a mais uma edição de "O Protagonista"!



Nos anos anteriores, os portugueses já haviam dado provas de que a estação pública é a primeira escolha para os momentos em que o país aguarda por uma nova fase ao nível político. As eleições, para além do "Tempo de Antena" ou dos mais variados debates entre os candidatos, demonstram que os telespectadores têm confiança no primeiro canal. No entanto, este ano o jogo pode mudar de cenário, com a aposta na Informação da TVI. 

A RTP1 é a primeira a começar a sua emissão especial: a partir das 18h15 entra em antena "A Hora Decisiva". Às 19:00, José Alberto Carvalho e Judite de Sousa dão a palavra aos portugueses, aos repórteres e aos comentadores do dia! Por fim, e com algum espanto, chega a SIC, com uma operação que envolve mais de 200 profissionais. Apesar disso, a tentativa do canal de Pinto Balsemão para não ficar mal posicionado nas audiências a partir das 20h00 prende-se com uma tentativa de construir um lead-in satisfatório através do episódio de "Peso Pesado".




Não tenho muitas dúvidas de que seja a RTP1 a grande vencedora da noite, tal como havia escrito num "Falar Televisão", contudo é possível que a TVI deixe a SIC a algumas "léguas de distância". No caso da estação pública temos Paulo Rangel, José Eduardo Moniz, Pedro Magalhães, Maria João Avilez e João Marcelino como comentadores de serviço, acompanhados pela condução de Fátima Campos Ferreira, uma das grandes apostas do primeiro canal dos últimos meses, Carlos Daniel, José Rodrigues dos Santos e João Adelino Faria. Na TVI, as estrelas serão obviamente José Alberto Carvalho e Judite de Sousa, com o apoio de outros jornalistas tão conhecidos do grande público, para além de Marcelo Rebelo de Sousa e António Vitorino. Por fim, e na SIC, Miguel Sousa Tavares e Ricardo Costa serão os principais comentadores de serviço, conduzidos por Clara de Sousa e Rodrigo Guedes de Carvalho. Para além destes ingredientes, espera-se ainda a presença de alguns candidatos dos principais partidos políticos portugueses nos três canais.





Apelidar o dia de hoje como o "Dia D", seria excessivo, contudo é essa a ideia que me ocorre. Dia de Decisão, dia de Discórdia, dia de Derrotados, dia de Disputa. Nas urnas ou na televisão, estas denominações acabarão por fazer sentido, tendo em conta a concorrência, a precisão das sondagens, e até os comentários em estúdio, os pontos de vista com os quais nem todos concordarão.

À frente ou atrás das câmaras a vitória será algo que todos terão como objectivo alcançar, e a derrota evitar. Seja onde for, será esse um dos motes do dia de hoje: discutir os aspectos positivos, desviar os pontos negativos. Assim, termino este "Protagonista", com uma aposta na vitória da RTP1, no mau resultado da SIC, num segundo da TVI consolidado, e uma provável coligação entre dois partidos políticos. No entanto, as surpresas acontecem, e essas tendem a colocar muitas mentes despertas. Veremos...

Nenhum comentário: