2 de maio de 2011

Exclusivo Action Screen/Televisão-Opinião: Alexandre Ferreira


Alexandre Ferreira é uma cara bem conhecida do público português. Estreou-se como actor em 1994, na companhia da já veterana Maria do Céu Guerra. Já fez parte de novelas (inclusivamente "Anjo Selvagem" e "Ninguém como Tu" - novela que quebrou recordes de audiência aquando da sua emissão), séries, telefilmes, etc. Considera-se um grande fã de séries, e fala-nos daquelas que mais o marcam. Acompanhe-nos nesta divertida entrevista.



Gosta de séries? Quais são aquelas que não consegue mesmo perder?

Adoro! Neste momento sinto-me um bocadinho órfão de séries, porque acabou o Lost. Mas estou muito curioso em ver Breaking Bad e The Fringe. E vou continuar a seguir 30 rock, Curb your enthusiasm, Entourage, In treatment, Mad Men. Devorei Reno 911, Seinfeld, The Office, Extras, Slings and Arrows,Pushing Dasies, Kalifornication, The IT Crowd, Monty Pithons’ Flying Circus, Little Britain.

Gostava de poder participar numa série? Se sim, qual?

Absolutamente. A qualidade dos textos e a qualidade de muitas séries, atrevo-me a dizer, consegue muitas vezes superar o melhor cinema. Adoraria participar no Lost,obviamente, já que fui fã incondicional. A nível nacional, tenho muita pena de não ter participado no Equador, porque gostei muito do livro. Quando era miúdo sonhava nas brincadeiras com o Macgyver, o Buck Rogers, a Galáctica, V  - A Batalha Final, Knight Rider, The Love Boat, Fantasy Island, X-Files e claro, The A-Team. A melhor série em que quero participar é a melhor que aí vier. 

Qual o seu estado de espírito quando vê uma das suas séries favoritas? Chora, ri, grita, ou fica "coladinho" ao ecrã à espera de ver o que vai acontecer?

No Lost chorei e ri. Gritar não gritei, que não grito com electrodomésticos, mas fiquei bastante coladinho com o Lost. Adorava os textos e o conceito da série. Sou fã do J.J. Abrahms  que aliás, foi também o criador da belíssima série Alias. 

A nível nacional, ainda não existe uma grande aposta em séries, se compararmos com o que é feito nos EUA, por exemplo. Ainda assim há bons exemplos, como “Cidade Despida” na RTP ou “Inspector Max”, na TVI. E temos que ainda ter em conta as telenovelas. Aprecia algum dos produtos nacionais? Ou não se rege pela máxima “O que é nacional é bom?

Vi um bocadinho da "Cidade Despida" no outro dia e pareceu-me muito bem. Já vi muito boa série portuguesa, que se não tinha os mesmos valores de produção, arremediava-se e bem com ideias, como o Claxon, o Duarte e Companhia, os Gato Fedorento, o Contra Informação, O Tal Canal, a Hermna Enciclopédia e vivemos com muito bons produtos brasileiros, novelas tão boas como séries, como o Roque Santeiro e a Tieta do Agreste. Ressalvo ainda que deviam cá existir formatos como o Watchdog britânico. 

Dentro daquilo que já foi feito, há algum tema que nunca tenha visto abordado numa série e que gostasse que fosse?

Essa ideia ficapara os meus botões, para quando for fazer o pitch às produtoras…  Há mais coisas no céu e na terra que o que a nossa imaginação permite, já dizia Shakespeare, portanto, todos os temas são possíveis. O que mais me fascina numa boa série é o conceito da série e a escrita da mesma, as personagens fortes e bem construídas. Sou um firme crente na força da criação da história e do texto.

Diz-se que quem gosta de séries também gosta de filmes. É um desses casos? Quais os filmes da sua vida?

Eu gosto de tudo! Filmes da minha vida tenho muitos: E Tudo o Vento Levou, Casablanca, táxi Driver, Raging Bull, Musica no Coração, West Side Story, The Fight Club, Seven, as Pontes de Madison County, Uma Serenata à Chuva, O Ladrão de Bicicletas, Há lodo no cais, Os Padrinhos, Apocalypse Now, Star Wars – episódios III, IV e V, Pulp Fiction, Kill Bill, O Feiticeiro de Oz, Psycho, Janela Indiscreta, Chinatown, Dr. Estranhoamor, Rocky, Rambo I & II, North by Northwest, Double Indemnity, Um eléctrico chamado desejo, Hamlet de Laurence Olivier, Fanny & Alexander, Os Suspeitos do Costume, Rebel Without a Cause, Network, etc, etc, etc… 

Prefere ver um bom filme de acção, um belo drama, um bom filme de terror ou uma divertida comédia?

Gosto sobretudo de bons textos, bons realizadores e bons actores, seja em que género for.

Num dia de chuva, em casa, preferia ver uma maratona de uma série ou uma maratona de filmes?

Já fiz das duas e gosto de ambas. Num filme os temas vão mudando, numa série o suspense vai-se adensando, portanto, venha o diabo e escolha.

Que actor/actriz gostava de conhecer? Porquê?

Robert DeNiro, Al Pacino e Meryl Streep. Porque são para mim grandes mestres.


A Action Screen e o Televisão-Opinião agradecem a simpatia e disponibilidade do actor para esta entrevista.

Falar Televisão

Uma noite de peso

Finalmente chegou. A hora pela qual muitos de nós esperávamos. O peso certo invadiu as nossas casas ontem à noite e mostrou-nos mais uma vez a difícil realidade vivida por milhares de portugueses que sofrem com o excesso de peso. O que também foi de peso foram as audiências da SIC, que esmagaram a concorrência, com 44% de share versus os 27% da TVI



Em relação ao programa, pareceu-me bastante bem realizado e executado. Desde o cenário (herdade, instalações) aos desafios e à tentação, tudo pareceu encaixar-se no modelo americano, o que não considero que seja algo negativo (excepto a tentativa de transformar a Júlia na Allison, apresentadora do programa americano).
Favoritos? Ainda não tenho, mas sinto especial empatia pela Susana, pelo Rodrigo e pela Ana. A Susana foi posta à prova e passou com distinção, na minha opinião: Fez tudo por tudo no desafio das bandeiras e ainda aguentou-se quando apareceu o controverso “Comando” a gritar com o irmão, Tiago. Devo dizer que foi engraçado acompanhar a emissão e estar no Twitter ao mesmo tempo, pois as vozes críticas foram-se fazendo ouvir.

Vejamos agora se os blocos diários não serão um entrave ao sucesso contínuo do programa. O meu receio é que se torne numa novela, já que dá diariamente.
Balanço final do primeiro programa: bastante positivo, em quase todas as vertentes. E você? Que achou do primeiro programa?

Joel Bernardo

Tribos regressam a Lisboa!


Já está em terra uma das tribos do novo reality-show da estação de Queluz de Baixo. José Castelo Branco, Marta Cardoso, Sérgio e Vera já estão em Portugal, e com eles chegam também um lote de experiências novas. Segundo o socialite português, a estadia na selva tirou-lhe alguns quilos: "Foi maravilhoso. Perdi seis quilos e até já recuperei um".
Sem ter permissão para revelar grandes pormenores, o também cantor explica o seguinte: "Comi farinha de milho com água, dormi numa palhota minúscula".

A estrear no dia 8 de Maio, "Perdidos na Tribo - Famosos" promete levar os concorrentes a extremos, tendo em conta a quantidade de quilos que esta tribo perdeu. No total, foram mais de vinte!

A estreia ocorre no próximo domingo!

 Quiosque: Diário de Notícias

Cláudia Vieira com saudades de representar



Prestes a regressar aos ecrãs na nova telenovela da estação de Carnaxide, Cláudia Vieira está desejosa de entrar no ritmo alucinante desta produção. Segundo a actriz, os pormenores sobre a sua personagem ainda não são muitos, o que cria alguma ansiedade: "Ainda não sei nada. Eles estão em reuniões, ainda não sei o nome e nem mesmo qual é a personagem que vou fazer. Só sei que vou participar". 
Afinal, as saudades já são algumas: "Já tinha muita vontade de voltar à representação. Já são quase dois anos e meio a apresentar e estou com muita vontade de voltar a ser actriz".

A namorada de Pedro Teixeira explicou ainda que tanto a representação com a apresentação são áreas que a fascinam e, como tal, será objectivo concilia-las na sua carreira. "São áreas muito diferentes e vou sempre tentar conciliar as duas. Sinto que tenho muito para evoluir nas duas áreas e vou dedicar-me a elas", confessou à Vidas.

Resta assim esperar para ficar a saber se Cláudia Vieira voltará a ser aposta da estação de Carnaxide para conduzir um novo programa de entretenimento ao lado de João Manzarra. Será que esta dupla tem futuro nos ecrãs da SIC?

Quiosque: Vidas

Fala-se 02/05/2011


Boa tarde. O Fala-se desta tarde de segunda-feira!


Sara Prata e João Rodrigues

A actriz e o arquitecto reataram a relação que mantinham desde 2006. Depois de cinco meses separados, Sara Prata e João Rodrigues voltaram para os braços um do outro, tal como confirmou a actriz de Espírito Indomável: “É verdade que voltamos”, disse.

Sara Prata e João Rodrigues tinham terminado a relação quando o arquitecto partiu para Itália, ao abrigo do projecto Erasmus, para terminar os estudos de arquitectura. Agora, e dois meses depois do regresso de João, vem a confirmação oficial do reatamento da relação entre o casal.




Isabel Figueira

A vida pessoal de Isabel Figueira continua a dar que falar pelas piores razões. Na última semana, a avó materna da apresentadora morreu e, apesar de ambas nunca terem tido um relacionamento muito próximo, esta situação acabou por afectar a companheira de Francisco Mendes em TOP Mais.

Como se já não bastasse, também nos últimos dias a outra avó de Isabel começou a apresentar sinais de saúde preocupantes, tendo sido mesmo internada com uma infecção nos pulmões num hospital lisboeta. Mais um factor de preocupação para apresentadora que, ao contrário da avó materna, mantinha um contacto muito próximo com a mãe do seu pai: “Elas são muito chegadas, têm uma ligação enorme, até porque a Isabel foi criada por aquela avó até aos 18 anos”, contou fonte próxima da apresentadora.

Quiosque: Notícias TV

"Peso Pesado" estreia-se a liderar (actualizado)


Foi ontem à noite que a televisão de Carnaxide estreou, finalmente, a versão portuguesa de The Biggest Loser e, para primeiro episódio, não se saiu nada mal. Peso Pesado fez um resultado pouco habitual, nos últimos tempos, para a SIC e foi o programa mais visto do dia.


18.4% de audiência média, o que equivale a cerca de 1.800.000 telespectadores e 44.8% de share foram os resultados, contra 11.3% de rating e 27.4% de share de Anjo Meu. Na RTP Portugueses pelo Mundo fez apenas 7.2% de rating e 17.7% de share, enquanto que Mistérios de Lisboa se ficou pelos 3.7% de audiência média e 8.9% de share.


No compute geral, a SIC venceu o dia com 27.8 de quota de mercado média, contra 26.2% da TVI, 22.4% do universo Cabo e IPTV e 19.4% da RTP1.

A pergunta que se coloca, neste momento, é se Peso Pesado conseguirá manter estes resultados.

Fique ainda com o quadro, revelado pelo "Propagandista Social" com a análise à performance do programa, que apenas perdeu nas faixas etárias 56-74.


Revista de Imprensa 02/05/2011


Segunda-feira, 2 de Maio. A primeira Revista de Imprensa da semana!


Líderes partidários esta semana no 5 Para a Meia-Noite


É algo histórico na televisão nacional. Pela primeira vez, os cinco principais líderes partidários candidatos às próximas eleições legislativas irão marcar presença num talk-show televisivo. Será no programa 5 Para a Meia-Noite ao longo desta semana.

A ideia partiu de Nilton, quando convidou Pedro Passos Coelho para estar presente no último programa de quarta-feira da 4ª temporada. Passos Coelho aceitou esse mesmo convite mas propôs a Nilton que essa entrevista acontecesse apenas nesta semana que agora começa. E apesar de o programa já ter terminado a 15 de Abril, a ideia de juntar os cinco líderes partidários ao longo dos próximos cinco dias começou a ganhar forma.

Apesar da presença confirmada de José Sócrates, Pedro Passos Coelho, Paulo Portas, Francisco Louçã e Jerónimo de Sousa ainda não são conhecidos os dias em que cada um dos líderes partidários irá marcara presença nos estúdios da Valentim de Carvalho. Apenas se sabe que hoje o ciclo de entrevistas irá abrir com Jerónimo de Sousa e Filomena Cautela.

Estes cinco programas especiais irão contar com a participação massiva do público através de perguntas feitas nas redes sociais e em entrevistas de rua. Acima de tudo, pretende-se uma entrevista leve e descontraída bem ao estilo do late-night da RTP2: "O objectivo é provocar mas também deixar passar informação", explica Nilton.


Peso Pesado serve de pretexto para lançamento da SIC Especial


Como forma de acompanhar 24 horas por dia os desenvolvimentos do reality-show Peso Pesado, que estreou na passada noite de Domingo, a SIC lançou um novo canal exclusivo para o serviço MEO, o SIC Especial.

Segundo Luís Marques, este é um projecto que pretende dar mais visibilidade a projectos pontuais que podem crescer para lá dos formatos e horários tradicionais e ganhar o seu próprio canal de televisão: “Como o nome indica, esta marca é para ocasiões especiais, sempre que haja iniciativas que o justifiquem”, explica o director geral da SIC.

Segundo Luís Marques, em calha está também a possibilidade deste canal ser utilizado para outras iniciativas para além do concurso Peso Pesado: “Não haverá uma presença constante da marca mas há outros formatos com potencial para ter canal próprio”, como por exemplo a transmissão na íntegra do festival Rock in Rio, apadrinhado pela SIC.



CITAÇÃO DO DIA
"Causa-me alguma aflição o panorama actual em matéria de audiovisual"
José Eduardo Moniz



NÚMERO DO DIA
37,8
Três semanas depois de ter começado contar com a concorrência mais forte de Perfil na TVI, Alta Definição continua a consolidar a sua liderança. No passado sábado conseguiu alcançar um dos seus melhores resultados. O programa dedicado a todas as mães e que contou com Marina Mota como convidada obteve um share médio de 37,8 pontos percentuais.


Quiosque: Correio TV, Jornal de Notícias

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

A boda de referência

Trinta anos depois do casamento de Carlos e Diana, o mundo voltou a "parar" para assistir pela televisão ao enlace de William e Kate em Londres. A cerimónia foi vista por milhões de espectadores em todo o planeta, centenas de milhares em Portugal, numa emissão em antena aberta, que juntou em Inglaterra RTP, SIC e TVI. Os canais portugueses enviaram para o terreno alguns dos seus melhores profissionais da informação e do entretenimento. Judite Sousa, Júlio Magalhães e Manuel Luís Goucha (TVI), Clara de Sousa e Júlia Pinheiro (SIC), João Adelino Faria, José Rodrigues dos Santos e Jorge Gabriel (RTP) envolveram-se nesta operação, o que prova a transversalidade deste assunto.

Bem sabemos que há sempre aqueles que acham que o casamento real é um assunto de revistas cor-de-rosa, é uma mundanidade sem qualquer interesse. Há muita gente que acha isso, mesmo que, sem o assumir, deitem o olho, vejam e comentem. Nesta batalha entre a informação dita séria e a informação cor-de-rosa, não deixa de ser interessante reflectir sobre o facto de terem sido os sites dos dois jornais de referência portugueses (Público e DN) a conseguirem o maior número de visualizações nas notícias sobre o casamento durante a manhã do enlace.

Há muito que digo que a sociedade, e por conseguinte a informação, não tem só as cores preto e branco. Há variações, há gradações, há terrenos de interpenetração, há públicos que se cruzam. E o que este casamento do príncipe William e Kate Middleton (um enlace de alta definição, com uma estética arrojada de transmissão, planos ousados e câmaras estrategicamente colocadas) prova é que o mundo mudou. Os velhos puritanos de sempre é que não.