8 de janeiro de 2010

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Privatizar a RTP?

Tem toda a razão, o deputado Paulo Pisco: a RTP Internacional e a RTP África estão ultrapassadas. A RTP Internacional, a RTP África e, aliás, a RTP Açores e a RTP Madeira. Há décadas que se convencionou que seriam assim, como são - e, quando alguém tentou que fossem de outra maneira, já não havia na casa gente, know how ou paciência para mover a montanha. Resultado: esgotadas de recursos, são hoje todas, de alguma forma, uma janelinha para um certo Portugal antigo, dialogando pouco com este tempo e menos ainda com o público a que se destinam. E o problema está na RTP1. Queira-se ou não, qualquer debate sobre o serviço público de TV terá necessariamente de ir dar a ele. É ele que enferma do equívoco original da auto-sustentação (de resto nunca conseguida) - e é ele que, sorvendo persistentemente todos os recursos da estação, verdadeiramente a afunda no pântano em tempos de crise publicitária. Tanto quanto parece a quem quer que se preocupe com este universo, a RTP deveria ter hoje cinco canais apenas: a RTP2 (incorporando o melhor da RTPN), os dois canais regionais, um só canal internacional e a RTP Memória. Igualmente desprovida de recursos, a RTPN não se distingue o suficiente da concorrência privada. Já a RTP África simplesmente não tem sentido: a TV portuguesa não deve sentir obrigações de serviço público para com África. E todos os canais seriam francamente melhores com o dinheiro poupado com a privatização da RTP1. Eis a mudança que toda a gente sabe ser a mais sensata - e eis aquilo que levaria os portugueses a pagarem a RTP com outra bonomia. Mas quem terá algum dia coragem para atacar este problema?

Audimetria - 07/01/2010


O dia de ontem foi ganho pela TVI. A estãção de Queluz de Baixo ascendeu aos 29,6% de share, contra os 25,2% da RTP1, e os 24,4% de SIC.
No horário das 19:00, o "Preço Certo" venceu com 11,6% de rating e 34,8% de share. A série da TVI, "Morangos com Açúcar", que chegou aos 10,5% de audiência média e 31,3% de share, viu assim, mais uma vez, Fernado Mendes passar-lhe à frente. "Nós por Cá" ultrapassou ontem os 22 pontos.
No que toca à informação, o "Telejornal" continuou a vencer. Ambos os noticiários obtiveram ratings com valores bastante satisfatórios.
No que diz respeito ao horário nobre, "Meu Amor" e "Deixa que te Leve" estiveram acima dos 40% de share. De referir que a novela protagonizada por Alxandra Lencastre, Margarida Marinho e Rita Pereira, continua no primeiro lugar do top dos 5 programas mais vistos do dia.
Na SIC, "Perfeito Coração" continua a dar cartas. Penso que no dia de ontem obteve o seu melhor resultado desde a sua estreia - 10,6% de audiência média e 25,5% de share.
No duelo entre "Sentimentos" e "Viver a Vida", a novela da TVI continuou a vencer a da SIC. Enquanto a primeira chegou aos 7,8% de rating, a segunda ficou-se pelos 6.3%.
Na RTP1, a estreia da segunda temporada de "Liberdade 21", não foi a mais auspiciosa. A série da estação pública chegou aos 7% de rating e 16,5% de share.
Se "Jogo Duplo" não foi além dos 17 pontos, "Corredor do Poder" ainda esteve pior - 10% de share.

Parabéns!


Hoje o Tiago faz 19 anos, e o Televisão-Opinião não podia esquecer esta data!
Desejo-te as maiores felicidades, e que consigas realizar todos os teus objectivos.
Obrigado pelo excelente colaborador que tens sido. Aliás, tu já não és colaborador. És administrador :)
19 anos já é uma vida! Aproveita-a!

Revista de Imprensa 08/01/10

Bom dia! Seja bem-vindo à última Revista de Imprensa desta semana.

Marta Melro prepara-se para brilhar em nova telenovela da TVI
Prestes a arrancar gravações, a nova telenovela do canal de Queluz de Baixo promete marcar pela intensidade das suas histórias e pelos vários constituintes do seu elenco. Uma das "grandes" personagens da trama estará a cargo de Marta Melro de seu nome "Francisca". "É um papel muito fiferente de qualquer um que já tenha feito. É um papel especial. Possivelmente será a maior oportunidade que já tive a nível de representação até hoje.", revelou a actriz ao 24 Horas. Do elenco de "Bater do Teu Coração" (nome provisório) farão ainda parte Paula Lobo Antunes, Rogério Samora, André Nunes, Pedro Teixeira, Pedro Giestas, entre outros.

"Viver é Fácil" está a chegar à RTP1
Arrancaram na passada segunda-feira as gravações da nova série de humor da RTP1. "Viver É Fácil" é um formato cómico que mostra como dois homens gerem um negócio especial. "É uma empresa que vai tentar mostrar que é possível ter sucesso e ser feliz", disse Rui Unas ao 24 Horas. O actor e Jorge Mourato estarão no "comando das tropas", mas não serão os únicos constituintes do elenco. Rita Brütt, Luís Franco Bastos e os comediantes David, Salvador e Pedro Silva também estarão ao lado deles no projecto. Estão ainda previstas participações de caras da RTP, como José Carlos Malato ou Fernando Mendes. Ainda não é conhecida a data de estreia desta série.

CITAÇÃO DO DIA

"Encaro o serviço público como missão e não apenas como um rótulo."

A frase de hoje pertence a Fernanda Freitas.







FALA-SE DE: José Carlos Malato
O apresentador da RTP aproveitou uns dias de descanso para mudar de ares e viajou com um grupo de amigos até Madrid. Durante essas "mini férias" divertiu-se bastante e chegou a mostrar a "barriguinha". "Estava a precisar de descontrair. Foi libertador", disse ao 24 Horas

Fonte: 24 Horas