7 de janeiro de 2010

Crónica de TV - Nuno Azinheira

Da grandeza dos homens

Os últimos tempos foram marcados por duas polémicas em programas de que gosto particularmente, no Ídolos, com o episódio Moura dos Santos-Anjos, e dias antes, a rábula que meteu Manuel Luís Goucha no 5 para a Meia- Noite. Remetamos o caso do Ídolos à importância que tem: uma polémica tonta, que provocou reacção natural dos músicos visados, mas que se deve analisar apenas à luz do que é o programa. A polémica nasceu no domingo e morreu segunda-feira. Ponto final.

Mais grave, é a história do 5 para a Meia Noite, programa que já aqui elogiei. Mas, desta vez, a coisa é absurda, mesmo na lógica do humor em que se insere a coqueluche da RTP2. Integrar o nome do apresentador da TVI, que assumiu o seu companheiro de vida em 2009, no lote da "Apresentadora do ano", numa simulação do concurso Quem Quer ser Milionário, é apenas uma provocação de mau gosto. Aceitar a opção Goucha como a "resposta correcta" é uma indignidade. Porque é uma falta de respeito, por muito que os autores da piada e a mulher que lhe deu voz, Filomena Cautela, digam que foi apenas uma brincadeirinha. É mais do que isso. Além de falta de respeito, é um mau serviço que se presta a um país ainda preconceituoso e que não se confina à urbanidade lisboeta, feita por um canal da televisão pública, paga com dinheiro do Estado. O serviço público não se mede só nas palavras. Mede-se nas pequenas coisas. A grandeza dos homens (heterossexuais, homossexuais assumidos, homossexuais não assumidos, ou homossexuais encapotados que se casam com mulheres mas fazem sexo com homens) também.

Fonte: Diário de Notícias

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje integra mais uma vez a Audimetria. Às 21:00, temos para si uma crónica da autoria de Nuno Azinheira.

O dia de ontem voltou a ser ganho pela TVI, com 28,5% de share. Seguiu-se a RTP1 com, 26,4%, e a SIC, com 23,4%.

No horário das 19:00, o "Preço Certo" venceu. Tal como podemos ver no quadro, o concurso apresentado por Fernando Mendes, chegou aos 10,7% de rating e 33,8% de share. A série da TVI, "Morangos com Açúcar", não esteve muito atrás. Ontem chegou aos 10% de audiência média e 31,3% de share. "Nós por Cá", da SIC, continua em último, e a não sair dos 20 pontos.

No que toca a informação, o "Telejornal" esteve bem. 13,2%, foi este o rating que o noticiário da RTP1 alcançou. Seguiu-se o "Jornal Nacional", com 11,5%, e o "Jornal da Noite", com 10,7%, e 27% de share.

No horário nobre, "Meu Amor" continuou no primeiro lugar do top5, tal como podemos ver no quadro. Em segundo lugar está outra novela, "Deixa que te Leve", que ontem passou os 41 pontos.
Na SIC, "Perfeito Coração" continua a dar frutos. Ontem passou a barreira dos 25% de share, e obteve 9,8% de rating.
O duelo entre "Sentimentos" e "Viver a Vida", voltou a ser ganho pela novela da TVI. Enquanto a primeira chegou aos 7,2% de rating e 31,2% de share, a segunda ficou-se pelos 5,9% de audiência média e 24,2% de share.
Na RTP1, "Linha da Frente" fez 9,7% de rating e 23,6% de share, tendo sido o terceiro programa mais visto da estação pública no dia de ontem. "Jogo Duplo" e "O Que Se Passou Foi Isto", abaixo dos 19 pontos.

Anjos em "Ídolos"


A SIC quer apimentar o seu talent-show! Depois da polémica da última gala entre Manuel Moura dos Santos - Carlos Costa - Anjos, Nelson e Sérgio Rosado vão actuar com Sérgio Moah dos Papas da Língua no próximo domingo no "Ídolos"!

Curiosidade - "Ídolos"

E os mais visitados on-line na última semana foram:Filipe Pinto ao cantar o tema "Billie Jean" - 6389 visitas
Catarina Boto com o tema "Beat It" - 4316 visitas
Carolina Torres com o tema "Earth Song" - 3893 visitas

Fonte: TV Mais

Revista de Imprensa 07/01/10

Bom dia! Está em linha mais uma Revista de Imprensa

Virgílio Castelo protagoniza série da SIC
Adiantámos recentemente que a SP Televisão estava a produzir duas séries para a estação de Carnaxide. A adaptação de "In Treatment" é a única que já tem protagonista definido. Trata-se do consultor para a ficção, Virgílio Castelo, apesar de este ainda não dar a informação como certa. A série será emitida diariamente e em cada dia da semana o protagonista da história, um psiquiatra, receberá um paciente diferente. "À segunda-feira tem uma jovem mulher a debater-se com os problemas da sua existência, vida amorosa e sexualidade. À terça-feira tem um piloto da força aérea, que matou inocentes sem querer, à quarta-feira tem uma ginasta olímpica, de 16 anos, superdotada, mas frágil, à quinta-feira um casal à volta dos 30 anos em processo de divórcio e, à sexta-feira, vai ser ele analisado por outro psiquiatra, uma mulher.", resumiu o actor ao 24 Horas. As gravações ainda não começaram, mas devem iniciar-se em Fevereiro. Há ainda "Mulheres Assassinas" que também está em pré-produção.

CITAÇÃO DO DIA "Não estou grávida"

Foi o que disse Diana Chaves, de modo a que as polémicas que dizem que está grávida terminem.









FALA-SE DE: José Carlos Pereira
O actor viveu momentos de pânico nos últimos dias do ano. Tudo devido ao facto de a sua mãe ter sido internada com princípios de um enfarte. José Carlos Pereira estava no aeroporto prestes a entrar num avião com destino à Madeira e acabou por desistir da viagem. "Felizmente ela já está em casa, aliás estou aqui com ela", disse ao 24 Horas.


Fonte: 24 Horas, TV Mais

Para lá das 24

O Para lá das 24 tem como tema o "Você na TV!".

Durante as férias do Natal, foram algumas as vezes que acompanhei o programa apresentado por Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira. Há uma parte dos talk-shows que gosto de ver - os passatempos. Seja o "Roda Você" e "A Caixa" no "Você na TV!", "Cara e Coroa" nas "Tardes da Júlia, "A Galinha dos Ovos de Ouro" na "Companhia das Manhãs" ou "Cofre da Esperança" no "Vida Nova.
Aliás, confesso que tenho algumas saudades da "Árvore das Patacas" - a original.


Actualmente o que mais gozo me dá ver é o "Roda Você!", pela expectativa de sair jackpot ou não. Faz-me lembrar o concurso da SIC "Roda dos Milhões", que era apresentado por Jorge Gabriel.
Normalmente quando se ganha um prémio em qualquer um dos passatempos que referi, faz-se uma pergunta fácil.
A
excepção é feita em relação aos prémios grandes, em que as questões são mais difíceis e sem ajuda.
No caso de "Roda Você", isso acontece quando sai um jackpot. Uma coisa é dificultar a pergunta, outra é tornar a resposta quase impossível de se acertar.

"De que cor era a gravata que Quintino Aires utilizou no dia 20 de Novembro?" (o programa que vi foi para o ar em meados de Dezembro), foi a pergunta colocada ao participante, sendo que a mesma não teve ajudas.
Mais vale a TVI retirar o jackpot dos prémios possíveis de "Roda Você", e dizer que não dá prémios superiores a 500 euros. É que perguntas daquelas só levam os espectadores a pensar que a estação de Queluz de Baixo não quer dar dinheiro.