23 de dezembro de 2009

O Protagonista do Ano - Maio

Boa noite! São 21:00, e está em linha "O Protagonista do Ano", nomeadamente o relativo ao mês de Maio.

"Tenho de fazer muito trabalho de laboratório para que as pessoas se esqueçam da Alice", foi o que disse em entrevistas Rita Pereira.

"Feitiço de Amor"-Alice, Alice-Rita Pereira.

Quem não associava estas três coisas até há bem pouco tempo? Muito pouca gente. É realmente um facto que "Feitiço de Amor" marcou a ficção nacional da TVI. Não sendo uma telenovela com uma história inovadora, diferente do que até então se tinha feito, esteve em todas. Bateu vários recordes e foi durante o seu tempo de exibição por diversas vezes o programa mais visto de Queluz de Baixo. Quer fosse exibida às 19 horas, às 21, às 22 ou até às 23, esta telenovela vencia sempre.

E qual é a maior recordação que o público tem deste formato de ficção? Alice, a personagem de Rita Pereira.

Pode não se gostar dela, mas o que é certo é que um programa, série ou telenovela em que a actriz participe é sinónimo de sucesso. Rita Pereira vende e não é pouco. Prova disso é o facto de ser por diversas vezes capa das revistas que se vendem nas nossas bancas.

Não restam dúvidas do seu enorme talento e da grande capacidade de agarrar num simples papel e transformá-lo num grande papel. Das actrizes da nova geração é talvez uma das que alcançou mais sucesso, tendo desempenhado até à data 3 protagonistas seguidas.


Por tudo isto a TVI optou por jogar pelo seguro e antes que a concorrência a abordasse, segurou-a com um contrato de exclusividade.
Não tenho quaisquer tipo de dúvidas de que "Feitiço de Amor" marcou a sua carreira e a ajudou a alcançar ainda mais sucesso.

Podíamos ter destinguido Sílvia Alberto, que em Maio estreou um novo programa na RTP1, Camilo de Oliveira que estreou "Camilo, o Presidente" ou até mesmo Rita Andrade que trouxe à antena da SIC "Guiness-O Mundo dos Recordes", mas seria bastante injusto se não tivessemos eleito Rita Pereira como a protagonista deste mês, o mês em que se despediu dos telespectadores para voltar somente em Outubro.

Fecho


Boa noite. Seja bem-vindo ao Fecho desta noite. O de hoje incluí a última edição dos "Escolhidos" do ano de 2009. Este concurso volta em 2010, no ínicio de Janeiro.


O duelo da semana que passou, não foi fácil. Depois de várias nomeações, João Baião enfrentou Júlia Pinheiro pela primeira vez. Foram contabilizados 82 votos, e aqui ficam os resultados:
João Baião - 86%
Júlia Pinheiro - 14%
Não há duvidas! O apresentador da RTP1 foi "Escolhido" para abandonar este concurso. Júlia Pinheiro é um peso pesado, e João Baião não a soube vencer.
Neste sentido, aqui ficam as personalidades que transitam para 2010 nesta rubrica:
Manuel Luís Goucha
Júlia Pinheiro
Fátima Lopes
Fernando Mendes
Lourenço Ortigão
Alexandra Lencastre
Mariana Monteiro
João Manzarra
São 8 os apresentadores e actores que vão disputar um lugar na final dos "Escolhidos". Mas a verdade é só uma! Qualquer erro pode custar a sua saída em 2010! Não perca..porque nós também não!

Outras audiências


19:00 - 20:00

Morangos com Açúcar - 10,2% de rating e 32,6% de share
O Preço Certo - 9,7% de rating e 33,9% de share
Nós por Cá - 7% de rating e 22,4% de share

20:00 - 21:00

Jornal da Noite - 10,1% de rating e 26,6% de share

21:00 - 24:00

Sentimentos - 9,7% de rating e 35% de share
30 Minutos - 8,9% de rating e 22,7% de share
Não Há Crise - 8,1% de rating e 21,8% de share
Jogo Duplo - 7,1% de rating e 18,4% de share
Viver a Vida - 7,5% de rating e 30,2% de share
Telerural - 3,2% de rating e 10,3% de share

Momentos


Boa tarde. O "Momento" desta semana pertence à RTP1, com o concurso "O Elo Mais Fraco". Estávamos em 2002, tendo o programa na apresentação Júlia Pinheiro. Uma segunda temporada deu o seu lugar a Luísa Castel-Branco. Lembra-se?


Audimetria - 22/12/2009


O dia de ontem foi ganho pela TVI. A estação de Queluz desceu aos 27,7% de share, contra os 23,9% de SIC e os 23% da RTP1.
O programa mais visto foi a novela "Deixa que te Leve", com 15,3% de rating. Seguiu-se "Meu Amor", com 14,7% de audiência média.
O noticiário mais visto foi o da TVI. O "Jornal Nacional" chegou aos 12,3% de rating e 32,5% de share. Seguiu-se o "Telejornal", tal como podemos ver no top5.
A estreia do "Formigueiro" chegou aos 11,3% de rating e 28,9% de share. Foi o programa mais visto da SIC.

Revista de Imprensa 23/12/09

Bom dia! São 10 horas e está na hora da Revista de Imprensa desta quarta-feira.

E os pivôs de Natal e Ano Novo são...
Está prestes a chegar a noite de consoada e consequentemente o dia de Natal, não esquecendo também a noite de reveillon e o primeiro dia de 2010. Apesar de tudo, o mundo não para e as nossas televisões, nomeadamente os principais blocos noticiosos, estão em permanente actualização. Cada um dos três canais generalistas já definiu os pivôs dos seus blocos informativos.

Na RTP1, o "Jornal da Tarde" de dia 24 e de dia 25 será apresentado por Hélder Silva. Já o "Telejornal" destes dias estará a cargo de José Rodrigues dos Santos. Nos dias 31 e 1, o noticiário da hora de almoço é conduzido por João Bento Ramos, e o principal bloco noticioso é apresentado por José Alberto Carvalho.


A estação de Carnaxide utiliza o mesmo "método" e nos dias 24 e 25 será Paulo Nogueira a fazer o "Primeiro Jornal" e Clara de Sousa ou Rodrigo Guedes de Carvalho (ainda não está confirmado) a apresentar o "Jornal da Noite". Quanto ao último dia de 2009 e ao primeiro de 2010, serão Fernanda de Oliveira Ribeiro a apresentar as primeiras noticias do dia e Bento Rodrigues a dar as últimas notícias.


A TVI é a estação que dará menos trabalho aos seus jornalistas. Nos dias 24 e 25 cabe a Pedro Carvalho apresentar o "Jornal da Uma". Já nos dias 31 e 1 o mesmo jornal será feito por Ana Guedes Rodrigues. Quanto ao "Jornal Nacional", dia 24 é Pedro Pinto que o apresenta. No dia de Natal estará a cargo de Lurdes Baeta e a 31 de Dezembro será José Carlos Castro a dar as últimas notícias do ano. Quanto ao primeiro dia de Janeiro é Carla Moita que desempenhará a funçao de pivot.

Daniela Ruah na corrida aos "PEople's Choice Awards"Actualmente a fazer parte do elenco da série "NCIS: Los Angels", a actriz portuguesa vê o seu trabalho reconhecido, uma vez que esta série é uma das nomeadaa para os "People's Choice Awards 2010". Estes prémios são atribuídos desde 1975 e destiguem pessoas, músicas e séries da cultura popular americana. Os vencdores serão conhecidos no dia 6 de Janeiro.



CITAÇÃO DO DIA


"Escolhi o teatro baseado numa mentira"

A frase é de Paulo Rocha que a proferiu numa entrevista ao 24 Horas






Fala-se de: Marina Albuquerque.

A actriz vive (ou viveu) um relacionamento amoroso com um homem que se deixou enredar pelo álcool e pelas drogas. Ao 24 Horas afirmou: "Tive uma relação com esse senhor e não quero falar mais nada."


Fontes: 24 Horas, TV 7 Dias

Para lá das 24


Se há série que eu gosto, e que admito que para muitos não seja nada de especial, é o 90210, um remake da The CW.
Tendo como centro a vida de jovens estudantes, não perco nenhum episódio. Em Portugal, ainda só foi exibida a primeira temporada na FOX Life. Espero ansiosamente pela segunda, apesar de já ter visto alguns episódios na Internet.

Aqueles quarenta minutos em que a série é exibida, ou na televisão, ou no meu computador, deixam-me fixado com os olhos em qualquer um dos ecrãs.
Os actores são razoáveis, sabem representar. A história é muito mais que as que estamos habituados a ver em "Morangos com Açúcar". Num episódio aparentemente normal, acaba sempre por acontecer qualquer coisa que o torna emocionante.

Tenho pena de 90210 não ter mais audiência na América, pois apesar de não estar em risco de ser cancelada, entre as 7 séries em exibição da The CW, nesta temporada, já teve dois ou três episódios com cerca de 1% de rating, quando o habitual é 1,2%. Veremos..