26 de novembro de 2009

Fecho

Boa Noite! São 20 horas e está na hora do Fecho. Hoje, por ser quinta-feira, está em linha A Melhor Dupla. A desta semana é aquela que faz "Companhia" às manhãs de Carnaxide.
Rita Ferro Rodrigues era a anfitriã das tardes de Carnaxide, até que um convite para estar "atrás das câmaras" a fez dar o lugar à taróloga Maya. Francisco Menezes é talvez um dos melhores e mais talentosos humoristas da nossa praça. Nuno Santos reformulou as manhãs da "sua" estação, e resolveu trazer uma nova "companhia" a este horário. Arriscou tudo, e contra todas as expectativas colocou a "chefiar" essa "companhia" a dupla Rita Ferro Rodrigues e Francisco Menezes.
A luta previa-se complicada e muitos não acreditavam no sucesso da dupla. Dois meses volvidos, o programa teima em não agarrar o telespectador. Culpa dos dois apresentadores? Não, muito pelo contrário. Em conjunto, formam uma dupla muito unida e trabalhadora. Entreajudam-se e divertem os telespectadores. Têm empatia e uma relação de amizade fora das câmaras. Conseguem ter piada, apesar de algumas vezes exagerarem. Mas, talento não lhes falta, e acredito que, com pequenos ajustes no programa, e com um pouco de paciência, esta dupla ainda dê muito que falar.



Audimetria - 26/11/2009


O dia de ontem foi ganho pela RTP1. Com futebol, a estação pública chegou aos 29,3% de share, roubando a liderança à TVI. O quarto canal, apesar disso, esteve bem. A distância entre as duas estações foi de apenas 0,8%. A SIC, "consolidou" ainda mais o terceiro lugar com 20,2% de share.

No horário das 19:00, o Telejornal liderou com 11,1% de audiência. A série da TVI, Morangos com Açúcar, ficou a 1% do noticiário da RTP1. Nós por Cá desceu, assim como Paraíso. Enquanto o primeiro fez 17,8% de share, a segunda ficou-se pelos 21,9%.

No que toca a noticiários, as duas partes do Telejornal venceram, tal como pudemos ver no quadro. Seguiu-se o Jornal da Noite, com 9,6% de rating e 23,8% de share, e o Jornal Nacional, com 9,4% de audiência média e 23,4% de share.

No horário nobre, as três novelas da TVI estiveram bem, e lideraram confortavelmente. Deixa que te Leve conseguiu uns honrosos 16,1% de rating e 45,6% de share. Meu Amor chegou ao terceiro lugar do top5, com 14,6% de audiência média. Por fim, Sentimentos, subiu aos 36,1% de share.
Na SIC, a série Cenas do Casamento, foi o segundo programa mais visto da estação com 6,2% de rating e 16,5% de share. Viver a Vida esteve bem, nos 25,9% de share.
Quanto ao horário nobre da RTP1, apesar dos bons resultados do jogo, não foi famoso. Jogo Duplo ficou-se pelos 22,5% de share e o resumo da Liga dos Campeões pelos 14,6%. Apesar disto, o concurso de José Carlos Malato continua estável.

Crónica de TV - Joel Neto

Boa tarde, não estamos no Fecho ainda, mas esta crónica de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias, merece ser destacada.

Dinheiro em jogo

O problema da actual medição de audiências da Marktest, em que a própria quer agora introduzir mudanças, não é apenas o facto de deixar de fora, entre outros, os mais de meio milhão de assinantes Meo. O problema é que essas 500 mil pessoas têm um perfil diferente. Vêem televisão de maneira diferente - e, provavelmente, gostam de televisão diferente também.

Talvez os futuros números, obtidos a partir do momento em que a IPTV, o satélite e a nova TDT passem a ser auditados, não sejam muito diferentes dos de hoje. Mas, a avaliar pelas reacções da RTP e da TVI, manifestando-se ostensivamente contentes com as medições hoje existentes, o mais provável é que as diferenças ainda tenham significado. Dos canais generalistas, e tirando a RTP2, é a SIC quem tem mais expressão no segmento "culto" (o tipo de TV que mais se apropria a visionamentos alternativos) - e talvez seja ela quem mais tem a ganhar com novos estudos. Pode estar muito dinheiro de publicidade em jogo.

E, no entanto, este salto é apenas parte da solução. Fica ainda por resolver o problema da Internet, tanto em relação aos sites de partilha de ficheiros, como aos sites oficiais das estações. Por outro lado, os próprios canais terão de encontrar solução para a incrustação de publicidade na TV gravada e/ou partilhada na Web. Estamos no início de tudo - e a nova Hybrid Broadacst Broadband, embora já chamada de "futuro", ainda será só o "futuro próximo".

Revista de Imprensa 26/11/09

Bom Dia! Bem-vindo a mais uma Revista de Imprensa. Como habitual, trago-lhe as novidades do universo televisivo.



Rita Pereira abre Gala de Natal TVI

Está quase a chegar o dia de transmissão da Gala de Natal TVI deste ano. Até la, as estrelas do canal de Queluz de Baixo estarão em ensaios para a grande noite. Em principio, a abertura do espectáculo será feita por Rita Pereira. A "Mel" de "Meu Amor" fará um numero de dança surpreendente, que contará com a presença de 12 bailarinos. Os estilos dançados pela actriz irão desde o balé ao R&B. Outros dos participantes da gala serão: Alexandra Lencastre, Cristina Ferreira, Júlia Pinheiro, Nicolau Breyner, Manuel Luís Goucha e Pedro Granger, entre outros.

Maya de regresso à televisão?

Sem programa "fixo" desde o fim de "Contacto", a taróloga "mais famosa de Portugal" poderá vir a ter um novo programa na SIC. A notícia ainda não foi confirmada e não existem mais dados sobre o eventual formato em que Maya participará. Será que a taróloga vai colaborar ou até mesmo apresentar o anunciado programa de magia?

RTP1 estreia nova série de humor
No seguimento da aposta no humor, está prestes a chegar à RTP1 um novo programa que promete divertir os portugueses. "O Que Se Passou Foi Isto" conta com a participação dos actores Carla Salgueiro, Manuel Marques e Luís Franco-Bastos. O formato retratará, em sketches humorísticos, a actualidade nacional. A estreia é já no dia 2 de Dezembro, e o programa será emitido semanalmente às quartas-feiras.

"Caminho das Índias" vence Emmy

Escrita por Glória Perez, a telenovela que tinha como pano de fundo a Índia marcou a ficção nacional brasileira. "Caminho das Índias" conquistou na passada terça-feira, em Nova Iorque, um Emmy. Este prémio foi ganho pela primeira vez por uma telenovela brasileira.

Fontes: TV Mais, 24 Horas