12 de março de 2011

Audimetria Semanal


Boa noite! Seja bem-vindo a mais uma edição da "Audimetria Semanal"!

Resumo semanal

A semana foi marcada pela comemoração dos 54 anos da estação pública! A RTP1 marcou o seu dia de aniversário com especiais na "Praça da Alegria" ou "Portugal no Coração".
Por outro lado, a estreia de "Família Mata" prendeu a atenção dos telespectadores mais curiosos, assim como a partida de futebol entre o Sport Lisboa e Benfica e o Paris SG, cujo resultado alcançado foi de 21,2% de audiência média e 47,9% de share.
A informação foi outra das áreas que marcou os últimos sete dias, com destaque para "Linha da Frente" e "Especial Informação". Por fim, e ao nível da ficção, os resultados dos projectos das duas estações privadas em Portugal aproximaram-se, tornando-se mais competitivos!

Fique agora com uma análise mais aprofundada sobre a última semana em termos audiométricos!

Manhãs (10:00 - 13:00)


Com o Carnaval, os últimos dias foram atípicos para os talk-shows das manhãs e das tardes. Começando pelas repetições de "Não Há Crise" na SIC, passando pela queda acentuada de resultados da "Praça da Alegria", apenas "Você na TV!" escapou a tal descalabro! A dupla das manhãs da estação de Queluz de Baixo continuou a assumir a preferência dos telespectadores nacionais, tendo na terça-feira atingido um resultado bastante positivo: 5,7% de audiência média e 30,2% de share. Nesse mesmo dia, a "Praça da Alegria" alcançou 4,7% de rating e 25,6% de share.
Será que com a chegada de Júlia Pinheiro às manhãs de Carnaxide estes valores continuarão iguais ou irão sofrer algumas mudanças?

Tardes (14:00 - 20:00)


Ao nível dos talk-shows, e tal como nas manhãs, esta foi uma semana negativa para "Portugal no Coração", "Boa Tarde" ou "A Tarde É Sua". Enquanto o programa apresentado por João Baião e Tânia Ribas de Oliveira ficou-se alguns dias abaixo dos 22% de share, o de Conceição Lino/Ana Marques não conseguiu sequer aparecer no top dos programas mais vistos de Carnaxide. Se pensa que Fátima Lopes foi excepção à regra, então desengane-se! A apresentadora de "A Tarde É Sua" teve uma semana difícil, algo que desde os últimos tempos tem sido uma realidade. Por exemplo, na segunda e quarta-feira, com o Carnaval, o talk-show da TVI não foi além dos 20% de share.
O mesmo se passou com o problema "Agora É Que Conta". Por mais vivacidade e ideias que Leonor Poeiras dê ao seu programa, os resultados continuam abaixo dos 20% de share.

A partir das 18:00, e depois de "Ti Ti Ti" ou "Lua Vermelha", "Escrito nas Estrelas" tem ganho terreno a "Morangos com Açúcar". Apesar de nem sempre conseguir aproximar-se da série da estação de Queluz de Baixo, na quarta-feira ficou a apenas 0,3% de audiência média da mesma. Mesmo não competindo com "O Preço Certo", é de salientar os valores da produção da Globo.

Por fim, é de destacar ainda no horário em questão a subida de "Maternidade". O projecto do primeiro canal conseguiu alcançar um excelente resultado no último domingo: 9,8% de audiência média e 30,8% de share. A séries foi inclusivamente mais vista que o talento-show da TVI, "Uma Canção Para Ti".

Noite (21:00 - 00:00)


Tal como havia referido no "Resumo Semanal", a estreia de "Família Mata" foi um dos grandes destaques da semana. A nova série da SIC alcançou resultados razoáveis, tendo marcado presença no top dos cinco programas mais vistos em alguns dias. De salientar desta forma o resultado alcançado na terça-feira: 11,9% de rating e 29% de share.
Para além do jogo de futebol entre o Benfica e o Paris SG na última quinta-feira, o Barcelona vs Arsenal transmitido pela RTP1 na terça-feira não pode ser esquecido. Apesar de não ter colocado uma equipa portuguesa em campo, o duelo atingiu 11,3% de audiência média e 28,2% de share.

Ao nível da ficção, "Laços de Sangue" aproximou-se de "Mar de Paixão" e "Passione" de Sedução". Aliás, na última quinta-feira a produção da Globo ultrapassou a da TVI. Enquanto "Passione" alcançou 5,2% de rating, "Sedução" não foi além dos 4,7%.
"Espírito Indomável" continuou na liderança, ocupando os lugares dos cimeiro do top dos cinco programas mais vistos do dia.

Na RTP1, "Quem Quer Ser Milionário" continuou com shares na ordem dos 17/18%. Apesar de José Carlos Malato dar tudo de si neste concurso, já começa a ser necessário a estação públicar lançar o seu substituto. Por fim, de salientar a informação. Enquanto "Linha da Frente" obteve 10,3% de raitng e 24,1% de share, o "Especial Informação: A Canção e uma Arma" registou 9,8% de audiência média e 21,4% de share.

Figura da semana


Sílvia Alberto


Pensou que me tinha esquecido? Foi há precisamente uma semana que Sílvia Alberto apresentou mais uma edição do "Festival da Canção". Com o objectivo de eleger o grupo ou o artista para representar Portugal na Alemanha, a apresentadora fez parte de uma emissão polémica. Para além dos vencedores, que não foram do agrado de muitos portugueses, outros percalços ocorreram no último sábado. Os resultados acabaram por passar despercebidos. Com 7,5% de audiência média e 23,9% de share, o "Festival da Canção" foi ultrapassado pelo "Preço Certo", "Alta Definição", "Histórias com Gente Dentro" ou "Primeiro Jornal".
É caso para relembrar os valores do ano passado, bem mais positivos que os deste ano.

Número da semana

37,9%

... foi este o share alcançado pela edição do "Jornal da Tarde" da última quinta-feira.

MMV - Minuto Mais Visto da Semana


O derby de futebol entre o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal alcançou na última quarta-feira, 2 de Março, pelas 21 horas e 18 minutos, 28,1% de rating e 65,1% de share. Em números absolutos, mais de dois milhões e quinhentos mil espectadores estavam sintonizados na estação de Carnaxide nesse dia, a essa hora.
Em relação ao segundo classificado, "Repórter TVI", mais de dois milhões acompanharam o espaço informativo da estação de Queluz de Baixo no dia 28 de Fevereiro, pelas 21:33h.

Esqueceram-se de... Luzia Paramés!


Boa noite, está em linha mais um Esqueceram-se de Mim, tendo hoje como figura de destaque a actriz Luzia Paramés.

Confesso que se não fosse uma das suas mais recentes participações numa das séries da RTP já não me lembrava dela embora o seu trabalho seja sempre notável e de qualidade. Para aqueles que ainda não sabem de quem falo basta lembrarem-se da tia Dulce da série da TVI 'Super Pai'.

Apesar de não ser novata no que à representação diz respeito, tem feito apenas pequenas participações em séries e novelas, não sendo o seu potencial aproveitado pelas estações. O seu último grande projecto foi mesmo a série da TVI, em 2002, e desde então que as participações que faz rondam, no máximo, os seis episódios, caso de 'Doce Fugitiva', em 2007.

Afastada de projectos no pequeno ecrã desde que gravou uma participação especial em 'Maternidade', no ano passado, tem-se dedicado ao teatro onde continua a desempenhar os seus papeis magistralmente sendo que no decorrer do ano transacto integrou as peças 'A Mãe' e 'Troilo e Crécida', em cena no Teatro Municipal de Almada.

Numa época em que se aposta cada vez mais em novos rostos e em novos formatos televisivos dá pena ver que actores experientes e com provas dadas são por vezes esquecidos em detrimento de outros de talento duvidoso. No entanto, enquanto tal acontecer, cá estaremos para nunca deixar que se esqueçam deles...

João Cotrim Figueiredo justifica quebra de “Uma Canção para Ti”


Estreou há quase quatro semanas, mas teima em não conseguir vingar frente à concorrência. No passado domingo, inclusivamente, fez um resultado bastante abaixo do que seria de esperar.


Confrontado com esta situação pelo Diário de Notícias, o director-geral da TVI afirmou: “Não estamos preocupados. No domingo passado estreou-se um novo grupo de cantores que o público ainda não conhecia. Nas próximas semanas, as pessoas já vão empenhar-se nos seus favoritos e as audiências poderão subir. Mas as audiências que tem feito para nós já são boas”.


Amanhã, nove talentos lutarão pelos últimos seis lugares ainda disponíveis para a semi-final de Uma Canção Para Ti.


Quiosque: Diário de Notícias

Miguel Domingues reforça TVI


Foi repórter do Êxtase e chegou a apresentar o Episódio Especial ao lado de Sofia Cerveira, no entanto, nos últimos tempos tem trabalhado para a Benfica TV e é repórter do Cá Estamos, da TV Globo. Mas agora volta a ter uma oportunidade na televisão generalista.


Foi na sua página oficial do Facebook que o jornalista escreveu há instantes: 2ª feira entro na TVI. Começa uma nova etapa na minha carreira. Obrigado a todos os que me ajudaram a ser melhor.


Por saber está o que irá fazer Miguel Domingues em Queluz de Baixo, mas a avaliar por aquilo que tem feito nos últimos tempos, é de esperar que reforce a equipa do Você na TV, de A Tarde é Sua ou um dos programas do TVI 24.

Esta noite...


.. mais uma edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião/TV Universo. Não pode perder, uma hora após o Esqueceram-se de Mim!

José Fragoso pode mudar-se para a TVI em Junho


Depois de Judite Sousa e José Alberto Carvalho chegarem a Queluz de Baixo, outro nome da RTP poderá seguir-lhes o caminho. O rumor não é de agora, mas nos últimos tempos tem se adensado: José Fragoso poderá estar prestes a assumir a direcção de programas da TVI.


Segundo a edição de hoje do Diário de Notícias, o director de programas da RTP, caso venha mesmo a mudar-se para o canal da Media Capital, chegará em Junho. Apesar de tudo, confrontado com esta hipótese, João Cotrim Figueiredo preferiu fechar-se em copas: “Não vou comentar nomes que surgem na imprensa”, garantiu.


Todavia, o director-geral da TVI adiantou que está atento ao mercado: “Se houve uma pessoa com o perfil ideal, iremos buscá-la ao mercado”, embora a estação que dirija, não tenha “para já”, a “necessidade” de o fazer.


Quiosque: Diário de Notícias

"Portugal Tal e Qual" estreia a 24 de Março!


Será já no próximo dia 24 de Março que João Paulo Rodrigues e Pedro Alves irão estrear "Portugal Tal & Qual". O novo programa humorístico contará com uma participação de Eládio Clímaco, cuja função passará pela apresentação e representação. "Agradeço esta promoção de me estrear como actor. Diverti-me muito a fazer este programa. Senti este desafio como uma nova carreira", explicou o profissional da RTP.
Ao Diário de Notícias falou ainda José Fragoso, o director de programas do primeiro canal: "Portugal Tal & Qual é diferente de tudo o que se fez em Portugal, é um formato inovador e surpreendente. Os humoristas são fundamentais na televisão generalista e na RTP alimentamos isso mesmo".
Quanto aos responsáveis por este projecto, e depois de "Telerural", a ansiedade é muita, assim como a vontade de fazer rir os portugueses. "Cinco minutos de parvoíce, dez de estupidez, um de dados estatísticos duvidosos e nove de galhofa", é assim que João Paulo Rodrigues e Pedro Alves definem o programa de skecthes humorísticos!

Quiosque: Diário de Notícias


Episódio Seguinte

Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte!


Diana sequestra e espanca Eunice




Numa tentativa de demonstrar à família o verdadeiro carácter da irmã, Inês convida-a para ir a sua casa e esconde uma câmara que irá filmar toda a conversa. Posteriormente, desloca-se à casa da mãe e coloca um DVD no leitor. Eunice fica em estado de choque, ao ver as imagens que a apaixonada de João lhe mostra.


Tudo começa com Diana a rir-se na cara de Inês. O diálogo é atribulado e a sócia de Gi puxa pela vilã para que ela solte algumas palavras que demonstrem toda a sua maldade. Entre insultos à irmã, Diana critica ainda a mãe e ameaça Inês.

Completamente surpreendida e desiludida com o que vê, Eunice chora e sente-se fragilizada. Pede perdão à antiga sócia e pede que chame Tiago. Assim que assiste a tudo, o rapaz mostra-se orgulhoso pela atitude corajosa da irmã mais velha.


Nessa noite, a dona do M deita-se mais cedo para não correr o risco de se cruzar com a filha. No dia seguinte, Eunice confronta Diana com as imagens e a vilã fica cega e a sua reacção é agredir a mãe. A cena é verdadeiramente chocante e marca o início de uma nova vida para a Eunice.


Não satisfeita com a agressão, a vilã aprisiona a mãe em casa e deixa-a trancada sem chave e sem empregada. A partir deste momento, sempre que se ausenta, Diana tranca Eunice, sem dó nem piedade e trata-a mal. Por seu lado, Inês começa a achar estranho o facto de a mãe adiar constantemente encontros que marca com ela.


Rodrigo obriga a abortar


Há muito que se tinha percebido que o vilão está disposto a tudo para afastar a filha de Rafael, mas, desta vez, o ódio toma proporções impensáveis. Depois de raptar , o fazendeiro contrata uma parteira para a obrigar a abortar.


No quarto onde está aprisionada, a vaqueira é apresentada por Rodrigo à especialista. Apercebendo-se das intenções do progenitor, a rapariga começa a afastar-se e começa a chorar, protegendo a sua barriga. A mulher insurge-se, mas tenta fugir.


Rodrigo, farto de adiar o pretendido, avança para a filha, que fica encurralada. Ela começa a gritar. Hugo, que ouviu, bate à porta. A jovem aproveita para roubar uma tesoura à parteira e aponta-a ao pescoço do pai. O vilão sente-se ameaçado e desiste de forçar o aborto, deixando a filha fugir.


CURTAS:


Em Sedução, Carlos e Alex vão a casa de Laura e dizem-lhe que ela ganhou algum dinheiro na banca com o que apostou, no entanto, a jovem ainda acha pouco e decide apostar tudo novamente. E a sorte bate-lhe mesmo à porta, uma vez que a realizadora consegue somar uma avultada quantia.


Em Passione, Bete confronta Fred com tudo o que ele fez e afirma ter as provas de que precisa para o colocar na prisão. Surpreendido, o vilão fica aflito e começa a pensar numa forma de acabar com a mãe de Totó.


Em Lua Vermelha, depois de Octávio ter escapado da Luz Eterna, a chefe máxima da organização começa a suspeitar das verdadeiras intenções de Isabel.


Em Ti Ti Ti, com a aproximação de Jacques Leclair a Suzana, Jaqueline fica uma fera e, com uma tocha de fogo, ameaça queimar a nova colecção do estilista.


Quiosque: ANA, Maria, Telenovelas, Mariana, TV Guia


Ana Galvão de regresso à apresentação!


Depois de ter deixado saudades com a sua participação em "Jogo Duplo", ao lado de José Carlos Malato, Ana Galvão está de regresso aos ecrãs da RTP! Será em "Prove Portugal" que a animadora da Antena 3 dará a conhecer aos portugueses alguns dos pratos típicos nacionais. "Vamos mostrar as características gastronómicas mais profundas, os produtos, as receitas e fazer o paralelo entre o tradicional e a inovação", explicou a directora-geral da Mandala, produtora do programa, Mafalda Mendes de Almeida.
A equipa deste novo projecto do primeiro canal contará ainda com a apresentação de Carlos Alberto Moniz, e com vários repórteres, tais como Sérgio Oliveira, Dália Madruga e Teresa Perez.

Quiosque: Notícias TV

“Destino Imortal” de regresso à TVI


É já amanhã que a estação de Queluz de Baixo repõe a primeira minissérie que realizou com a temática dos vampiros. Mais de um ano depois de ter invadido os ecrãs, Destino Imortal, regressa assim aos ecrãs da TVI.


Novamente com a duração de três semanas, a minissérie que apaixonou muita gente deverá atingir bons resultados. O horário de exibição será o mesmo, estando previsto que se inicie às 17h48.


Destino Imortal conta com um elenco de luxo, onde se destacam Rogério Samora, Maria João Luís, Jorge Corrula, Pedro Barroso ou Catarina Walenstein, entre muitos outros.

Judite Sousa já trabalha no seu novo programa


É já no inicio do próximo mês que a jornalista será, oficialmente, uma profissional da TVI. E será também em Abril que regressará aos ecrãs, agora de Queluz de Baixo. Embora ainda não seja conhecido que linhas seguirá o formato, é um dado adquirido que Judite Sousa já está a trabalhar nele.


Segundo a edição deste sábado do Diário de Notícias, a esposa de Fernando Seara já se terá reunido, inclusivamente, com João Cotrim Figueiredo, que garantiu ao referido jornal: “Já temos ideias muito concretas”, contudo, mantém o suspense no ar: “Temos visto formatos, e só posso dizer que vamos surpreender as pessoas”.


Ainda por aquilo que adianta o DN, está em cima da mesa a hipótese de Judite Sousa apresentar um programa de reportagem, semelhante ao Vidas Contadas, da RTP, ou de entrevista, tal como fez com Grande Entrevista, também na estação pública.

Uma vez que a TVI já tem um formato de grande reportagem, Repórter TVI, é quase certo que a jornalista apresentará um formato de entrevistas, ela que é, para muitos, a melhor no género.


Quiosque: Diário de Notícias

Daniel Oliveira não vai para a RTP


Foi ontem que Nuno Santos fez a primeira visita à estação pública, depois de na segunda-feira ter confirmado que estava de saída da SIC e, consequentemente, da direcção de programas. E parece que as notícias que davam conta de que o apresentador de Alta Definição o ia acompanhar não correspondem à verdade.


Segundo a edição de hoje do Diário de Notícias, que falou com uma fonte próxima de Nuno Santos, o director de programas “não pretende levar ninguém consigo por não ser necessário”. Assim, cai por terra a possibilidade de Daniel Oliveira fazer o mesmo percurso que o amigo de longa data.


Ainda bem recentemente, na sua página oficial do Facebook, o comunicador colocou uma fotografia com o antigo chefe com a seguinte descrição: "Quando o barco desaparecer da vista não significa que a viagem acabou, apenas que o rio faz uma curva..." Até já!


Quiosque: Diário de Notícias

Momentos


Numa altura em que Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha se assumem como uma das melhores duplas da televisão nacional, relembramos hoje um momento que deixou a apresentadora da estação de Queluz de Baixo embaraçada! A convidada de Você na TV! não quis acreditar quando viu a sobra prima cair pelas mãos da profissional da Malveira!
Ora veja...


Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.


Mau de mais

Amália, de Carlos Coelho da Silva, passou com demasiado estrépito pelo cinema, aqui há uns anos - e qualquer opinião que então se tivesse sobre ele corria o risco de resultar tanto desse estrépito como das suas condições intrínsecas.



Revi-o no outro dia, protegido pela obscuridade dos canais TVCine e acondicionado no gravador de vídeo do Meo, e cheguei a uma perturbadora conclusão: é obrigatório, mas bem pior do que me parecera da primeira vez.


A ideia de contar a conturbada-e-lírica vida de Amália Rodrigues em filme, naturalmente, permanece oportuna. O guião não é mau de todo (alguns diálogos são pelo menos razoáveis), a fotografia está bem feita e a direcção de arte quase consegue forjar uma orquestração equilibrada para a generalidade dos factores. Entretanto, porém, há as pessoas.


Os actores, à excepção de Sandra Barata Belo (que está, digamos, medíocre), estão desastrosos. Os figurantes, como sempre acontece na nossa ficção, não têm a mínima noção do que estão ali a fazer. E, como se não bastasse, há, a pairar sobre ambas as categorias, uma caracterização tão deficiente que as únicas diferenças entre a Amália "velha" e Freddy Krueger são as garras e o chapéu.


E, se acham que estou a ser duro, então talvez devessem dar uma olhadela a duas ou três cenas de antologia com Ricardo Carriço e Natália Luísa a fazer (penso eu) de portugueses-que-falam-brasileiro. Ou de Amália, já no fim da vida, a remoer nas agruras da biografia. Quase tudo mau - e quase tudo, estou convencido, "embrulhado" ao primeiro take.


No cinema, somos às vezes bons quando somos marginais, mas somos regularmente maus quando somos mainstream. E às vezes é preciso um ecrã de TV para percebê-lo bem.