1 de setembro de 2009

Fecho


Boa noite. A votação para "Qual a sua Aposta deste Verão" continua em linha. João Manzarra vai na frente. Hoje iniciam-se as "Apostas" para os programas que no meu ver marcaram este Verão. Ora sem dúvida alguma que "5 para a Meia-Noite" tinha de estar inserido nesta rubrica.



Era e é sem dúvida alguma o programa que faltava - um talk-show. Cinco dias por semana e cinco apresentadores com uma coisa em comum - divertir e entreter. E era disso que faltava e ainda falta à televisão. A RTP2 veio compensar este vazio.
E tenho de dar os parabéns ao segundo canal. Às "5 para a Meia-Noite", o meu televisor lá está sintonizado para ver o talk-show. Os apresentadores são bons, os convidados bem escolhidos, e as rubricas bem desenvolvidas. Há sempre uma que não perco sou sincero. O "Eu Amo Você" prende-me a atenção todas as quartas, assim como o Nilton, o meu apresentador preferido.
De referir ainda que os temas debatidos até agora não me desiludiram. Sempre com uma pitada de humor, cada apresentador consegue constantemente tirar-me uma gargalhada mesmo quando o assunto é mais sério.
Foi neste programa que vi a actriz Rita Pereira a rasgar a TV Guia (que posteriormente fez capa com ela em topless), o Zezé Camarinha a fazer-se naquilo que não é, e simpática Dona Helena a mostrar-se ao mundo.
O "5 para a Meia-Noite" é já uma família que nos faz sentir como pertencentes a ela.

Outras audiências

19:00 - 20:00

Morangos com Açúcar - 8% de rat e 34,5% de share
Telejornal - 7,6% de rat e 33,7% de share
Tá a Gravar - 3,1% de rat e 13% de share


20:00 - 21:00

Jornal da Noite - 8% de rat e 22,2% de share
Jornal Nacional - 7,9% de rat e 23,4% de share


21:00 - 24:00

Jogo Duplo - 8,8% de rat e 25,2% de share
Cenas do Casamento - 6,9% de rat e 20,4% de share
Caminho das Índias - 6% de rat e 26,9% de share
Filme: Resgate (TVI) - 3,7% de rat e 20,1% de share


Notícias - Quarta época de "Telerural"


Quim Roscas e Zeca Estacionâncio regressam ao trabalho. Ou melhor, João Paulo Rodrigues e Pedro Alves iniciaram ontem, segunda-feira, as gravações da nova temporada de "Telerural", que trará surpresas à antena da estação pública.

Como Curral de Moinas é uma aldeia, ainda que fictícia, deveras profícua em notícias, a dupla de actores prepara já a próxima fornada de edições do Telejornal mais peculiar do pequeno ecrã luso. Quem o adiantou foi João Paulo Rodrigues, mais conhecido por Quim Roscas. "Esta quarta série vai ter novidades a nível de rubricas", disse, ressalvando que "a essência do formato nunca poderá ser reinventada". E sem avançar muito mais quanto aos contornos das alterações anunciadas, deixou a promessa: "As pessoas não vão levar com mais do mesmo e podem aguardar boas surpresas".

Satisfeito com o impacto positivo que o conteúdo tem vindo a granjear, João Paulo Rodrigues congratulou-se com o facto de "Telerural" já pertencer ao imaginário colectivo dos portugueses. "Em conversa, apercebo-me que os espectadores retêm episódios na memória dos quais já nem eu me lembro", refere, apontando, sobretudo, "à qualidade dos textos", além da "empatia com Pedro", a chave mestra do êxito. E claro, à pergunta "Se o sotaque nortenho é uma componente preponderante?", respondeu: "Não é só uma componente, mas a componente que nos confere graça".

Até há cerca de um ano atrás, ambos passavam despercebidos na rua. De súbito tudo mudou. Recorde-se que a parelha se inaugurou nas lides televisivas através de "sketches" no "1,2,3", então apresentado por Teresa Guilherme, integrando depois os programas de "day-time" da RTP1, alcançando, enfim, a consagração no horário nobre. Agora perderam o anonimato. "Na primeira abordagem o público espera brincadeira e cobra simpatia. Há quem nos confunda com as personagens e já passei algumas vergonhas", contou. Aliás, não são raros aqueles que pensam que Curral de Moinas existe. Quanto a algumas apreciações que acusam o seu humor de uma ligeireza que não caberá no serviço público, João Paulo Rodrigues argumentou que os "guiões têm três níveis de piada distintos: o mais óbvio e ridículo, e os subliminares". Segundo o actor, os que tecem essas considerações "não sabem ler nas entrelinhas". E acrescentou: "Nós não escarnecemos ninguém".

Está também na calha o lançamento do DVD da primeira série do formato.

Fonte: Jornal de Notícias

Bones


Trago-vos hoje mais uma crónica sobre uma das minhas muitas séries favoritas!


Desde o primeiro episódio, a série Bones conquistou-me. O facto de haver alguém com olho, racionalização e concentração capaz de descobrir os mais simples rastos de crime nos ossos de alguém, é estupendo!

Protagonizada por Emily Deschanel e David Boreanaz nas peles de Temperance "Bones" Brennan e Agente Seeley Booth (respectivamente), a série conta já com quatro temporadas completas e 84 episódios já exibidos. Foi renovada para mais duas temporadas e a quinta estreia no próximo dia 17 de Setembro.

"Bones is a sexy CSI." - li esta pequena crítica à série e achei graça.
Na série vemos Bones e Booth sempre com esta ou aquela picardia mas a amizade que os une é incondicional e não se conseguem separar.

Muitos esperem "aquele" mítico beijo entre Bones e Booth. Durante 84 episódios, a série conseguiu agarrar os telespectadores por isso e pela qualidade e mestria com que a série foi concebida.

Será coincidência?
Não. A FOX é a mestra nestes assuntos e temos imensas provas à vista!

O final da quarta temporada foi daqueles que mais controversos achei porque um crossing-over entre Bones e Family Guy é surreal! E depois junta-se o tumor de Booth no cérebro... É operado. E no último episódio vemos uma realidade alternativa (não esquecendo que estamos dentro da sua cabeça) e quando ele acorda e vê Bones pergunta quem ela era.

Espero ansiosamente pela 5ª temporada para ver como se irá descalçar esta bota.

Entretanto, deixo-vos com algumas promos à nova temporada:





Novidades desta semana

FOX
Último episódio da segunda temporada de Espião Fora de Jogo, quinta, 3 de Setembro, às 21h30.

Especial Prison Break, sábado 5 e domingo 6, exibição dos 16 primeiros episódios da quarta temporada a partir das 15h30.

FOX Life
Reposição da série Senhora Presidente, sábado, 5 de Setembro, às 16h35.

Estreia da série As Taras de Tara e Maravilhosos Subúrbios, domingo 6, a artir das 21h25.

Audimetria - 31/08/2009


O dia de ontem foi dominado pela RTP1.

No primeiro lugar do TOP temos o jogo Benfica x V. Setúbal (8-1) que prefez 16,1% de rating e 42,0% de share total. Segue-se a Flash Interview do jogo que totalizou 11,8% de rating e 28,3% de share.

Os três lugares restantes são ocupados pelas novelas da TVI que fizeram ratings entre os 9,4% e os 11,1% e shares entre os 26,0% e os 39,1%.

A ocupar a sexta posição, temos o Salve-se Quem Puder que, no total do dia fez 8,8% de rating e 21,5% de share.

O Jornal 2 ficou em vigésimo nono lugar com 2,7% de rating e 6,7% de share.

Fonte: Mediamonitor

Mais informações mais logo.

Para lá das 24


O Para lá das 24 tem hoje como tema um filme que foi exibido na RTP2 no Sábado. "Aquele Querido Mês de Agosto" despertou-me a curiosidade. Já tinha ouvido falar dele e não pude perder a oportunidade de o ver.
Tendo como fundo os bailes de Verão, o regresso dos emigrantes ao nosso país, a saudade, o renascer das vilas e aldeias que duplicam os seus habitantes com as festas em honra dos Santos, fiquei super curioso quando li a sinopse. Aliás, eu próprio acabei por deixar o filme a gravar uma vez que fui a um baile de uma terra chamada Boquilobo (algures no meio de Santarém, Torres Novas).
No entanto fiquei desiludido com o filme. A primeira hora foi de tortura autêntica. Peço desculpa, mas é o típico cinema português - monótono, parado.
A história tinha tudo para vingar caso fosse bem desenvolvida. Acho que o modo que a agarraram não foi o melhor.
No entanto tenho sempre que salientar a mensagem do filme, que no meu ver é a única coisa que se aproveita. A solidão que existe no interior, a falta de acção, e a defesa do que é português, estão bem presentes e deixa-nos a pensar.
Penso que este filme tem um tema que mostra uma autêntica verdade - as festas da terra são como que um reencontro onde paira a felicidade. Eu sou testemunha disso, uma vez que de vez em quando vou saltando de vila em vila para apanhar um bom baile.
E nesse aspecto "Aquele Querido Mês de Agosto" vinga. No entanto existem histórias secundárias que deixam muito a desejar. Esperava mais.
Dou um 4, numa escala de 0 a 10.