5 de novembro de 2010

Like & Dislike


Boa noite e bem-vindo à edição desta semana do Like/Dislike!

LIKE
José Carlos Malato


Esta semana, tive o prazer de rever o concurso conduzido por José Carlos Malato. E o que dizer de Quem Quer Ser Milionário – Alta Pressão, em exibição já desde o Verão?

José Carlos Malato é um verdadeiro mestre da comunicação. De uma forma genial, consegue fazer uma simbiose perfeita entre o quizz-show (que este programa realmente é) e uma espécie de talk-show, onde cada concorrente tem uma história para contar, sempre na maior das brincadeiras.

Não admira, portanto, que o Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão continue a ter o sucesso que tem nas noites do canal público, pela forma subtil e eficaz com que transmite nada mais do que puro entretenimento!



DISLIKE
Edição da Manhã

 
A Edição da Manhã é, sem dúvida, o espaço noticioso mais fraco em conteúdos, de entre os três generalistas. E como em televisão os números falam mais alto, esta semana a direcção de programas de Carnaxide resolver novamente encurtar o noticiário de João Moleira na antena da SIC. Desde a última segunda-feira que a Edição Da Manhã termina às 8h30 no canal 3. E, de facto, é pena chegar-se a esta situação. 

Sendo a SIC Notícias líder no cabo, e tendo a informação SIC dado já imensas provas de inovação noutros espaços informativos, não entendo o facto da Edição da Manhã continuar no mesmo marasmo há tantos anos e sem grandes rasgos de criatividade, apesar da boa vontade do brilhante João Moleira.

Falar Televisão


Semana negra

Os últimos dias têm sido audimétricamente penosos para a TVI. Derrotas aos fim-de-semanas e vitórias magras nos dias úteis, são os dois grandes factores que têm pautado o desempenho diário da estação de Queluz de Baixo.


Ao longo das últimas semanas, a TVI tem vindo a revelar algumas fraquezas na sua programação diária. Morangos Com Açúcar é um desses exemplos. Há muito que esta série já não é uma eficaz solução para a faixa que antecede o horário nobre, e acredito que José Eduardo Moniz já tivesse dado conta disso, quando em 2009 decidiu apostar na repetição diária de Feitiço de Amor, às 19h30, melhorando o desempenho aquela hora. Nos últimos dias (e sem nenhuma novela da noite meia hora antes das 20), a série de David Carreira tem obtido resultados péssimos que em nada ajudam o Jornal Nacional.



Mas há mais. Fátima Lopes também tem começado a fraquejar desde a sua estreia no canal 4. Agora É Que Conta tem caído vertiginosamente desde 21 de Setembro e assemelha-se já, em termos de resultados, ao extinto Quem Quer Ganha, que ocupava aquele horário anteriormente e que obtinha resultados pouco inferiores aos alcançados por Fátima Lopes nos últimos dias, na casa dos 20% de share.


A juntar a isto, os diários de Secret Story e a novela Sedução (já empurrada para as 23h) que se encontram ainda bastante inconstantes ao nível de fidelização do público, dando assim pouquíssima estabilidade ao horário nobre.


A concorrência, essa, vai aproveitando estas inesperadas brechas da estação líder. A RTP vinga-se na informação de peso, e a SIC salva a honra do convento com as novelas de fim de tarde da Globo e Laços de Sangue, à noite, que vão trepando até aos 30 pontos de share.


Alguma coisa há que ser feita por parte de André Cerqueira, que nestes pequenos-grandes percalços da estação que comanda, vai mostrando ainda alguma inexperiência no cargo que ocupa.

João Manzarra lança livro


Encarregue de, semanalmente, apresentar as galas de Ídolos com Cláudia Vieira, o profissional da estação de Carnaxide garante que brevemente irá lançar o seu primeiro livro. "Sim, é verdade, vou lançar um livro", confessou João Manzarra à Notícias TV.
Pensado para ser lançado na altura do Natal, a obra irá centrar-se em alguns episódios da vida adolescente do apresentador da SIC. "É uma espécie de diário, com base na minha adolescência, é um livro para um target muito juvenil", explicou.

Quiosque: Notícias TV

"Operação Triunfo" com mais três professores


Para além de anunciar a participação de Pedro Fernandes na quarta temporada de Operação Triunfo, a Notícias TV desta semana informa que o talent-show da RTP1 irá contar com mais três professores. São eles: Kiko, que irá auxiliar a directora da escola, Paula Oliveira, na preparação dos finalistas para as galas de sábado à noite, Ana Ester Neves, com o objectivo de ajudar os concorrentes de Operação Triunfo ao nível da técnica vocal e, ainda, Marco de Camillis, encarregue das aulas de dança e coreografias.

Quiosque: Notícias TV

Pedro Fernandes passa de "5 Para a Meia-Noite" para "OT"


Um dos apresentadores de 5 Para a Meia-Noite vai fazer uma participação na quarta temporada de Operação Triunfo. Com o objectivo de acompanhar o dia-a-dia dos concorrentes da escola de talentos da estação pública, Pedro Fernandes promete que não se vai ficar pelo básico. "Vou estar a acompanhar o dia-a-dia na escola, que depois será apresentado aos sábados, nas galas, mas não me vou centrar apenas no básico. Quero focar-me na criação de situações engraçadas que, de preferência, envolvam os alunos", explicou à Notícias TV desta semana.

Apesar de entrar em funções apenas a partir da próxima segunda-feira, o humorista já está ansioso. Uma vez que o convite não era esperado, Pedro Fernandes considera-o ainda mais aliciante. "Fiquei admirado porque foge um pouco ao humor, que é onde eu estou habituado a trabalhar em televisão. Por isso, não aceitei de imediato, porque questionei se me enquadraria bem, e depois conclui que, se me mantiver fiel a mim próprio, isto só pode ser benéfico, tanto para a Operação Triunfo, como para mim", confessou à referida publicação.

Desta experiência, Pedro Fernandes pretende apenas "aprender alguma coisa", de modo a enriquecer a sua carreira.

Quiosque: Notícias TV

Esta noite...

... o Pedro Esteves vai dar mais um Like e um Deslike.
Saiba a quê, ou a quem, às 21:00!

Fala-se 05/10/2010


Boa tarde. O último Fala-se desta semana está em linha!


José Carlos Pereira
Dois meses depois de ter dado entrada numa comunidade terapêutica de cura de desintoxicação, José Carlos Pereira tem reagido bem aos tratamentos e parece estar determinado em continuar a cumprir à risca todos os passos do processo.
Familiares próximos do actor garantem que José Carlos "está bem e muito feliz", acrescentando que "o tempo de tratamento não terá de ser alargado", estando em aberto um possível regresso ao trabalho do actor já no próximo ano.


 
Vasco Oliveira

Está lançada a polémica entre pai e filho! Depois de António Oliveira, ter vindo a público anunciar que vai processar o seu filho, chegou a vez de Vasco Oliveira também vir a público responder ao seu pai.
Em declarações à Vidas do Correio da Manhã, o ex-concorrente de Secret Story garante quem tem "a consciência limpa", e ameaça mesmo o ex-seleccionador nacional, acrescentando que ele próprio sabe "de todos os podres" do seu pai, podendo trazê-los a público, se for necessário.

Quiosque: TV Guia, Vidas

"Malucos do Riso" de regresso!


A série de humor da estação de Carnaxide, vai regressar aos ecrãs já na próxima segunda-feira, após o Jornal da Noite. Mais uma vez, o terceiro canal volta a apostar em Malucos do Riso, como tentativa de obter melhores resultados no seu horário nobre. Um passo atrás?

Revista de Imprensa 05/11/2010


Sexta-feira, dia 5. Esta é a última Revista de Imprensa da semana!


Galas da Operação Triunfo arrancam amanhã


O dia de amanhã, 6 de Novembro, marca o arranque das galas semanais da quarta edição da Operação Triunfo na RTP1! E assim vai ser durante os próximos sábados, até ao fim do mês de Janeiro, altura em que esta quarta edição chega ao fim.

A cada semana, dois dos quinze concorrentes em jogo serão nomeados, ficando então o seu destino nas mãos dos telespectadores que, entre cada gala semanal, terão o poder de voto no sentido de expulsar cada um dos nomeados.

Tal como também já foi noticiado, o júri será composto por Paula Oliveira, Rui Baeta e Rui Massena, ficando este último encarregue pela presidência do júri. De entre os professores da escola de música, destacam-se Marco de Camillis, que se mantém como professor de dança, e Paula Oliveira que, para além de membro do júri, passará também a ser coordenadora da escola de música da OT.


Rui Porto Nunes promete devolver inovação ao Curto Circuito


Foi na passada terça-feira que o protagonista de Lua Vermelha se estreou enquanto apresentador do Curto Circuito na SIC Radical. 

Rui Porto Nunes mostrou-se receoso com esta estreia, mas pronto para o desafio: “Sempre disse que queria ser actor, mas a proposta foi tão aliciante que aceitei. Para já, não diria que estou nervoso, mas ansioso, pois vai ser um programa em directo. Felizmente, vou estar sempre com alguém experiente como a Carolina Torres, ou o Diogo Valsassina”, contou.

Rui promete trazer alguma inovação com a sua chegada ao CC, um formato que já conta com 11 anos de duração: “Estou a procura de novas ideias. Uma das coisas que me pediram foi criar sketches como se fazia no tempo do Rui Unas. É trazer o tempo do rei. Queremos mesmo remodelar o programa”, prometeu Rui Porto Nuno que desde terça-feira pode ser visto à frente do Curto Circuito.


CITAÇÃO DO DIA
"Ela é uma mulher extremamente forte"
Quintino Aires, sobre Ana Isabel de Secret Story



CURIOSIDADE DO DIA
Durante o lançamento do seu novo romance, O Anjo Branco, José Rodrigues dos Santos aproveitou para lançar algumas farpas à RTP. 
Ao lado do seu convidado, Joaquim Furtado, José Rodrigues dos Santos acusou a estação pública de nunca ter valorizado o pai de Catarina Furtado, ex-repórter da estação pública e autor da série documental A Guerra.


Quiosque: TV Guia, TV Mais 

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Música em "prime time"


1 Um turista estrangeiro que ligasse, segunda- -feira à noite, a televisão e sintonizasse a SIC teria pensado para si: "Eh, pá, estes gajos em Portugal têm uma boa televisão. Os Skunk Anansie estão em directo, em prime time." E estavam, de facto, num momento entusiasmante da especialíssima gala do Ídolos, que, infelizmente para Nuno Santos, só não se pode repetir porque a SIC não tem dinheiro para fazer duas galas semanais do seu talent show. Durante minutos, nem novelas, nem concursos, nem séries de qualidade duvidosa. Durante minutos, um show de música pop/rock ao melhor nível, servido pela banda britânica. Que, por mero capricho, foi sorvido por um terço dos portugueses que viam televisão, já que a TVI estava nesse momento em intervalo. Não sei quanto custou à SIC trazer os Skunk Anansie a Portugal para cantarem duas músicas na gala inaugural do Ídolos. Não sei se Roberta Medina, por via do seu Rock in Rio, deu uma ajudinha, mas sei que do ponto de vista televisivo resultou. E é pena que não se faça mais...

2 Os poucos amigos que já viram a Operação Triunfo já me fizeram o relatório. E concordam todos no mesmo ponto: as vozes do concurso da RTP são incomparavelmente melhores que as do programa da SIC. E mais: "Agora, ver o Ídolos depois de ver a OT parece que sabe a pouco." Eu, apesar de ainda não ter visto com atenção o potencial dos finalistas da Operação Triunfo, confio nos meus amigos. O que só reforça a minha ideia inicial, já expressa anteriormente nesta coluna: se a OT é mais pedagógica, se os miúdos da OT têm mais talento, por-que não se batalhou na diferença, em vez de tentar imitar o modelo inicial do Ídolos? Uma estratégia errada que se pagou caro.