5 de novembro de 2010

Falar Televisão


Semana negra

Os últimos dias têm sido audimétricamente penosos para a TVI. Derrotas aos fim-de-semanas e vitórias magras nos dias úteis, são os dois grandes factores que têm pautado o desempenho diário da estação de Queluz de Baixo.


Ao longo das últimas semanas, a TVI tem vindo a revelar algumas fraquezas na sua programação diária. Morangos Com Açúcar é um desses exemplos. Há muito que esta série já não é uma eficaz solução para a faixa que antecede o horário nobre, e acredito que José Eduardo Moniz já tivesse dado conta disso, quando em 2009 decidiu apostar na repetição diária de Feitiço de Amor, às 19h30, melhorando o desempenho aquela hora. Nos últimos dias (e sem nenhuma novela da noite meia hora antes das 20), a série de David Carreira tem obtido resultados péssimos que em nada ajudam o Jornal Nacional.



Mas há mais. Fátima Lopes também tem começado a fraquejar desde a sua estreia no canal 4. Agora É Que Conta tem caído vertiginosamente desde 21 de Setembro e assemelha-se já, em termos de resultados, ao extinto Quem Quer Ganha, que ocupava aquele horário anteriormente e que obtinha resultados pouco inferiores aos alcançados por Fátima Lopes nos últimos dias, na casa dos 20% de share.


A juntar a isto, os diários de Secret Story e a novela Sedução (já empurrada para as 23h) que se encontram ainda bastante inconstantes ao nível de fidelização do público, dando assim pouquíssima estabilidade ao horário nobre.


A concorrência, essa, vai aproveitando estas inesperadas brechas da estação líder. A RTP vinga-se na informação de peso, e a SIC salva a honra do convento com as novelas de fim de tarde da Globo e Laços de Sangue, à noite, que vão trepando até aos 30 pontos de share.


Alguma coisa há que ser feita por parte de André Cerqueira, que nestes pequenos-grandes percalços da estação que comanda, vai mostrando ainda alguma inexperiência no cargo que ocupa.

Um comentário:

TVI Blog disse...

"a série de David Carreira tem obtido resultados péssimos"

Terça: 8.2% rat. / 25.3% share
Quarta: 9.1% rat. / 27.9% share (venceu Caras e Bocas)
Quinta: 9.5% rat./ 28.5% share
(voltou a vencer a SIC)

Embora ainda esteja longe do 'Preço Certo', a verdade é que os Morangos disputam a liderança com 'Caras e Bocas' desde que 'Espírito Indomável' saiu das 19h30. O único dia que correu mal foi segunda-feira, que fez 19% share.

Agora dizer que a semana correu muito mal e os resultados foram péssimos é muito prematuro, quando os Morangos lideraram 2 dias, a ver vamos hoje (Sexta) como correu.

Em relação a 'Agora é que Conta' o programa esta semana subiu ao TOP10 duas vezes com audiências razoáveis, tal como Júlia e ontem 'Você na TV' com 35.6% share.

É verdade que foi uma semana um pouco fraca para a TVI, mas há aspectos em que não concordo mesmo nada contigo Pedro.