31 de janeiro de 2011

Frente a Frente


Boa noite. O Frente a Frente de hoje direcciona-se para a informação e, mais concretamente, para duas conhecidas pivôs.

Ambas são concorrentes, no entanto têm uma característica em comum: foram lançadas pelo canal de Pinto Balsemão. Alberta Marques Fernandes e Ana Lourenço em duelo nesta segunda-feira!




Foi ela que inaugurou um horário no qual a estação pública tem vindo a liderar há anos consecutivos, foi ela um dos grandes rostos da informação da SIC nos primeiros anos de vida do canal, é ela uma das grandes jornalistas da RTP. Num mundo no qual o homens tendem a dominar, Alberta Marques Fernandes deu inicio às manhãs informativas do primeiro canal. Exactamente a partir dos primeiros minutos de emissão, percebeu-se que o pretendido não era uma simples repetição daquilo que os telespectadores viram no Telejornal da noite anterior, nem o que iriam ver no Jornal da Tarde desse dia. Alberta Marques Fernandes começou um ciclo que tem continuado a surtir efeito na RTP1. Aliás, esta é já uma das características da sua carreira, ou seja, por onde passa, o sucesso é praticamente garantido. Licenciada em Relações Internacionais na Universidade Lusíada, a jornalista da RTPN dá a cara por vários dos noticiários deste canal. Apesar de as audiências não se aproximarem da SIC Notícias, e de a oferta informativa do mesmo ainda ser muito associada à região Norte, é sempre um prazer sintonizar este temático quando é ela a pivô dos diferentes jornais. Concisa e directa, a profissional da estação pública cria uma grande empatia com o telespectador, tendo sempre por objectivo que este perceba os temas que estão em cima da mesa.
Pedir que Alberta Marques Fernandes passe a ocupar um lugar na condução de noticiários no primeiro canal é talvez precipitado, mas não seria má ideia que a jornalista ganhasse um maior destaque na RTPN. Não acompanho todos os dias o canal, no entanto a ideia que tenho é que Alberta Fernandes está escalada para conduzir a informação da tarde, e o espaço Antena Aberta. Ora, para uma profissional com o seu calibre, penso que passa um pouco despercebida no canal de informação da RTP. É pena. Considero que o À Noite as Notícias está muito bem entregue, mas porque não integrar Alberta Marques Fernandes na condução do noticiário com os restantes pivôs?

Seria interessante que a jornalista passasse a ser uma das caras da RTPN, tal como Ana Lourenço o é, com o noticiário das 22:00 da SIC Notícias. Com um poder de palavra tão forte, com um poder de intervenção de qualidade, Alberta Marques Fernandes não está a ser tão bem aproveitada como devia. Pode ser apenas uma impressão minha, que não sou telespectador assíduo da RTPN, porém não me costumo enganar nas análises que faço. Apesar de a pivô se sentir satisfeita com o seu trabalho, segundo as últimas declarações à imprensa, tenho pena de o canal informativo da estação pública não apostar mais nela. Mesmo assim, é de salientar que o brilho de Alberta Marques Fernandes é único, assim como a sua postura equilibrada na condução dos noticiários.
"E contra factos não há argumentos"! Parabéns Alberta!


É a cara actual da Edição da Noite da SIC Notícias, mas tem já um curriculum invejável para muitos profissionais da sua geração. Com 38 anos de idade, Ana Lourenço é, nos dias que correm, a principal cara feminina do canal líder do universo cabo.


Começou em rádios piratas, passou pela TSF, e fez parte dos primórdios da TVI. Ainda assim, foi na SIC Notícias que se tornou conhecida do grande público. Com uma capacidade eximia de cativar o seu público, a jornalista tem feito um percurso coerente e recheado de sucessos. Ao lado de João Adelino Faria fez uma das duplas de pivôs mais bem conseguidas de sempre do universo informativo português. Todavia, quis o destino que se separassem. E tanto que eu gostava desta dupla.

Mas a vida é mesmo assim e não vale de nada lamentar os acontecimentos menos bons do passado, mas sim aprender com eles. E foi isso que Ana Lourenço fez. Prosseguiu o seu caminho e está agora, arrisco-me a dizer, a desempenhar o papel que no inicio da SIC Notícias coube a Clara de Sousa, que é como quem diz, ser a principal cara feminina da estação. Dotada de uma voz serena e que transmite calma, com um excelente sentido de oportunidade, que lhe dão a possibilidade de fazer as perguntas indicadas na hora certa, assim é Ana Lourenço.


Sinceramente, já me perguntei por inúmeras vezes os motivos pelos quais ainda não foi chamada para um dos noticiários da SIC generalista. Tem todas as condições para isso e há muito que merece a oportunidade. Não digo já para o Jornal da Noite, mas para o Primeiro Jornal, porque não? Talvez porque neste momento o seu contributo para a SIC Notícias seja essencial e porque ao lado de Mário Crespo ela é a identidade da estação. Mas, pergunto eu, será isto suficiente para a fazer sentir-se realizada? Talvez não e no momento em quiser mais e a casa para onde trabalha não lhe possibilitar esse crescimento, um convite da concorrência a leve a dizer adeus aos anos de crescimento.


Pode ser que até lá a oportunidade surja. E tanto que eu e muitos portugueses gostaríamos de ver Ana Lourenço à frente de um dos blocos noticiosos de Carnaxide. Ela que, embora muito pouca gente saiba, esteve quase a fazer parte da equipa de apresentadores do Ás Duas Por Três, ao lado de Júlia Pinheiro e Henrique Mendes!




Terminado um Frente a Frente damos por encerrado o anterior. Assim, a sondagem que opunha as opiniões sobre Marco D'Almedia e Marco Delgado tiveram os seguintes resultados:


Marco D'Almeida, por Tiago Henriques - 75%
Marco Delgado, por Diogo Santos - 25%



Falar Televisão

Chegou, viu e venceu!


Três meses depois de a pequena Carlota ter nascido, e com a forma física ainda por recuperar totalmente, Bárbara Guimarães regressou aos ecrãs de Carnaxide num formato à sua medida. Em Portugal tem Talento pudemos voltar a ver a Bárbara que caiu nas graças dos portugueses em Atreve-te a Cantar ou Família Superstar.


A prova era de fogo e a apresentadora não desiludiu. Dançou quando tinha que dançar, brincou quando tinha que brincar, consolou os concorrentes quando tinha que consolar. Para além de tudo isto, teve a capacidade exímia de, a solo, fazer o mesmo que, por exemplo, João Manzarra e Cláudia Vieira faziam em Ídolos. A tarefa não foi fácil, acredito, ainda para mais tendo em mente que foi mãe recentemente. Mas, tenho para mim que tudo isto a ajudou a conseguir voltar ao que era.


Ainda assim, convenhamos que tudo saiu bem. E os concorrentes ajudaram. Se, inicialmente, duvidei de que conseguíssemos encontrar vários tipos de talento, hoje percebo que estava errado. Desde o Paul Potts português, ao rapaz que brilhantemente declamou poesia, não esquecendo os “mini-Xutos” como os apelidou José Diogo Quintela, tudo esteve na medida certa, até mesmo os chamados “cromos”.

portugaltemtalento_thumb_medium421_193

Se a tudo isto juntarmos a excelente produção com selo Fremantle, então sim, encontramos uma explicação para os cerca de 1 milhão e 500 mil telespectadores que sintonizaram Portugal tem Talento, na SIC. Nem mesmo um especial de Espírito Indomável com quase duas horas de duração conseguiu destronar. É caso para dizer que o Britain’s Got Talent português chegou, viu e venceu!

Nicolau Breyner prester a estrear talk-show


Apesar de manter um vínculo de trabalho com a estação de Queluz de Baixo, Nicolau Breyner irá estrear no mês de Fevereiro um novo talk-show na RTP1: Nico à Noite. Agendado para os domingos à noite, o actor irá voltar ao grande ecrã a conduzir um programa nas noites da estação pública. Depois de ter terminado as gravações de Meu Amor, e de ter participado no estrangeiro na série Cidade Neutral e em dois filmes, Nicolau Breyner está também a preparar uma sitcom para o canal do Estado. Ainda sem nome definido, o que certo é que esta aposta da estação pública poderá concorrer com Família Mata, da SIC.

Quiosque: Jornal de Notícias

Esta noite...


... não perca mais um duelo televisivo! Às 21:00, o Frente a Frente espera por si!
O vencedor está nas suas mãos!

Fala-se 31/01/2011


Boa tarde. O Fala-se desta segunda-feira já está em linha!


Dânia Neto

Prestes a casar-se na ficção, em Laços de Sangue, Dânia Neto não esconde a importância que o vestido de noiva tem para ela. A actriz, que sonha um dia poder “casar de branco pela Igreja”, contou à Notícias TV qual a sensação que teve quando se viu assim ao espelho: “Quando o vesti confesso que estava nervosa. É estúpido, mas é verdade. Sente-se um poder indescritível com este vestido”, explicou.

Francisco Mendes

O apresentador do TOP + está de regresso ao mundo da música. Depois de uma pequena paragem na sua carreira enquanto cantor, Francisco Mendes está já a preparar a produção de um novo trabalho e um novo álbum.


“Adoro cantar. Tenho um projecto com o poeta José Fanha e o pianista António Palma, que vamos apresentar e, vários locais. Também estou a preparar a produção de um álbum, mas não posso revelar pormenores”, rematou o colega de Isabel Figueira.


Quiosque: Notícias TV, Correio TV

“Portugal tem Talento” com estreia muito positiva!

portugaltemtalento_thumb_medium421_193


Chegou ontem à SIC a versão portuguesa de Britain’s Got Talent. Embora já tivesse sido emitida pela RTP, com o nome Aqui há Talento, o programa sofreu algumas alterações e a primeira emissão da fase de castings estreou no passado domingo no canal de Carnaxide.


E parece que o factor surpresa e a excelente promoção por parte da estação surtiram efeitos. É que Portugal tem Talento foi o programa mais visto deste trigésimo dia de Janeiro, embora empatado com Espírito Indomável, com uma audiência média de 16.1%, o que equivale a perto de 1 milhão e 500 mil espectadores, e 38% de quota de mercado médio. A trama da TVI fez a mesma audiência, mas conquistou um maior share. Todavia, face à duração de um e de outro formato é de esperar que o programa da SIC tenha ganho várias vezes o confronto directo com a concorrência.


Este resultado, aliado às boas performances do jogo para a Bwin Cup, Grande Reportagem SIC, Primeiro Jornal, ou Fama Show ajudaram a televisão de Carnaxide a conquistar a liderança no último domingo de Janeiro, com uma quota de mercado média de 30.7%, face a 29.2% da TVI, 20.4 do conjunto de canais por Cabo e IPTV e 16.5% da RTP.

“Companhia das Manhãs” despede-se sexta-feira?

companhiadasmanhas

Depois de a imprensa ter anunciado que, afinal, as manhãs de Júlia Pinheiro chegavam à SIC apenas a 14 de Março, parece que vão mesmo iniciar-se já a 7 de Fevereiro.

Este volte-face surge devido a um post colocado por Francisco Menezes na sua página oficial do Facebook, onde se pode ler:


Dear Johns,

Começo hoje a minha última semana de 'Companhia'. MUITO OBRIGADO a quem na SIC apostou em mim, a todos e TODAS com quem trabalhei, e a quem nos escolheu como companhia diária. Graças a todos, durante estes duros meses vivi momentos inesquecíveis, e cresci pessoal e profissionalmente. Espero que nos voltemos a encontrar, de p...referência não neste descascador de almas que é a TV daytime. Abraços e beijos!


Quererá tudo isto dizer que, afinal, Júlia Pinheiro se estreará mesmo a 7 de Fevereiro? Ou irá Francisco Menezes novamente de férias? Resta aguardar por uma reacção de Carnaxide.

Revista de Imprensa 31/01/2011


Segunda-feira, 31 de Janeiro. Bem-vindo à Revista de Imprensa!


Contrato com Manolo Bello prolongado até 1 de Março


Com o adiamento da data de estreia do novo programa da Júlia Pinheiro nas manhãs da SIC, que será inteiramente produzido pela Endemol, a produtora de Manolo Bello também viu adiada a rescisão de contrato entre si e a estação de Carnaxide. 1 de Março é agora a nova data estipulada pela administração da SIC para a MBTV deixar de produzir os dois talk-show’s diários do canal generalista: Companhia das Manhãs e Boa Tarde.

No que diz respeito a despedimentos consequentes desta mudança de produtoras, Manolo Bello, director da MBTV, ainda é parco em repostas, até porque a estação de Carnaxide promete continuar a contar com a sua empresa na produção de outros produtos direccionados para os canais temáticos: “Há sempre gente que sai e vai para outros lados. Mas os responsáveis da SIC querem que eu continue a trabalhar com eles”, adianta Manolo.

O ‘pai’ de talk-show’s de sucesso como SIC 10 Horas, Fátima ou Contacto não guarda qualquer tipo de ressentimento com este final de ciclo entre a MBTV (antiga Comunicasom) e a estação de Carnaxide: "A Júlia Pinheiro tem todo o direito de encomendar o que quiser a quem quiser. Não me posso queixar nem armar-me em exigente, pois são poucos os produtores que trabalham há 18 anos com uma estação. É bom que isso fique bem claro", remata.


Maria João Mira justifica 'troca' de José Carlos Pereira


Começou por desempenhar o papel de protagonista da novela Anjo Meu, mas bastaram apenas quatro dias após o início das gravações para José Carlos Pereira ficar afastado desse mesmo papel. Segundo uma fonte próxima da produção da novela, foram alguns “atrasos e desaparecimentos súbitos” por parte do actor que ditaram uma nova apreciação do seu trabalho na nova trama da TVI. Apreciação essa que levou, entretanto, Pedro Teixeira a assumir o lugar deixado vago por José Carlos Pereira.

Maria João Mira, autora de Anjo Meu, justifica esta mudança de planos com base na elevada exigência que a personagem inicialmente desempenhada por Zé Carlos carrega consigo: “Era uma personagem tremendamente exigente em termos de carga horária”, argumenta.

Também outras fontes próximas do actor explicam que os conselhos do médico que segue o actor também pesaram nesta decisão: “O médico achou que o Zeca poderia ficar em risco. Foi pedido para que descansasse nesta primeira fase. Ele continua a fazer tratamentos diários. Ainda toma medicação e precisa de descansar”, adiantam.

Apesar de tudo, José Carlos Pereira vai continuar a fazer parte do elenco de Anjo Meu com uma personagem “muito divertida e diferente do que tem feito”, adianta Maria João Mira.

Contratempos de última hora em pleno início de gravações da novela. Gravações essas que foram, desde logo, antecipadas em três semanas devido “ao flop que está a ser Sedução”, segundo conta fonte da Plural.

CITAÇÃO DO DIA
"A minha vida já daria uma interessante minissérie de televisão"
Herman José



CURIOSIDADE DO DIA
O conhecido cineasta José Fonseca e Costa também se prepara para fazer uma curta participação especial na novela de horário nobre da estação de Carnaxide, Laços de Sangue. A não perder, em breve nos ecrãs da SIC.


Quiosque: Notícias TV, Correio TV, Correio da Manhã

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Noticias.


Votações populares

1 A suprema ironia da votação online destinada a escolher os 12 temas finalistas do Festival RTP da Canção é que os internautas não eram sequer confrontados com as canções completas, mas com apenas um minuto e 30 segundos de cada uma. Integridade artística? Era o que faltava. Polimento geral da obra? Nem sequer isso. A pergunta essencial era: "Isto fica-lhe no ouvido ou não?" Ou, em alternativa: "Não prefere armar um pouco de confusão no Festival?" Ganhou a confusão: os Homens da Luta lá estarão, com o seu megafone e o estatuto de cabeças de cartaz. Ainda não chega de votações populares?


2 Vale a pena ter em atenção o Íris, novo serviço da Zon. Para além da oferta de triple play em fibra, com todas as vantagens que resultam de tal combinação, estão em causa uma série de outros serviços que, até aqui, constituíam sobretudo cartões de visita do Meo. O acesso ao YouTube e a possibilidade de controlar a set-top-box via smartphone ou tablet PC ficam para breve. Tem a palavra a PT.


3 À hora a que escrevo este texto, o Meo preparava-se para emitir em directo, e em tecnologia 3D, um concerto dos Deolinda no Coliseu dos Recreios. A experiência anterior fora com Pedro Abrunhosa, em Novembro. Só é pena que tenhamos de esperar tanto tempo entre transmissões.


4 O Incrível Hulk, Powers e Jessica Jones deverão passar a contar, até ao final de 2011, com versões televisivas actualizadas e destinadas ao "público jovem adulto". Depois do cinema, também a televisão parece disposta a ceder de vez à macacada. Os "especialistas" hão-de chamar-lhe "ficção crossover". Eu chamo-lhe infantilização definitiva do público adulto. É que já não há paciência.