26 de fevereiro de 2011

Audimetria Semanal


Boa noite! Seja bem-vindo a mais uma grande noite no Televisão-Opinião. A "Audimetria Semanal" está em linha!

Resumo semanal

A semana que passou foi marcada por futebol, muito futebol. Os jogos que colocaram as equipas nacionais no relvado em Portugal e no estrangeiro prometem marcar presença no Minuto Mais Visto da próxima "Audimetria Semanal". Por outro lado, não esquecer que os últimos sete dias foram ainda marcados por prémios. A "Gala SPA" (Sociedade Portuguesa de Autores) tentou abrilhantar o horário nobre da RTP1, porém os resultados não surpreenderam: 4,9% de audiência média e 15,4% de share.

A subida da Sport TV no conjunto dos canais temáticos acabou por marcar o universo do Cabo na última semana. Consequência de tais resultados? A SIC Notícias não conseguiu manter-se no primeiro lugar nos mais vistos entre o Cabo.

Por fim, não esquecer que os noticiários da hora de almoço ficaram mais competitivos. Segundo os últimos valores, a diferença entre o "Primeiro Jornal" e a concorrência diminuiu, tendo este decréscimo sido motivo muito provavelmente pela rubrica de Hernâni Carvalho no "Companhia das Manhãs".

Manhãs (10:00 -13:00)



Nem com a falta de voz de Manuel Luís Goucha esta semana, "Você na TV!" deixou de fazer-se ouvir. O talk-show das manhãs da TVI continuou na liderança, seguido por uma "Praça da Alegria" bastante competitiva. O programa apresentado por Jorge Gabriel e Sónia Araújo continuou a atingir bons resultados, com shares na ordem dos 30% em alguns dias da semana. Por fim, "Companhia das Manhãs" com a ajuda de Nuno Graciano conseguiu marcar presença no top dos 10 formatos mais vistos da SIC.
Curioso ainda é o seguinte facto: o espaço de comentário da autoria de Hernâni Carvalho, "Registo Criminal", alcançou na última quinta-feira um resultado significativo. O especial da rubrica do "Companhia das Manhãs" registou 4,8% de rating e 30,2% de share.

Tardes (14:00 - 20:00)



A principal oscilação nas audiências ocorreu, a meu ver, com "Portugal no Coração". O talk-show conduzido pela dupla João Baião e Tânia Ribas de Oliveira alcançou na última quinta-feira apenas 20,5% de share. Por outro lado, o formato das tardes da RTP não apareceu no top dos programas mais vistos do canal em alguns dias, tendo assim perdido para a concorrência.
Quanto a "Boa Tarde", sem surpresas, e sem os mesmos telespectadores que"A Tarde É Sua". Apesar desta constatação, é de salientar que o talk-show apresentado por Fátima Lopes obteve resultados mais baixos em comparação com as semanas anteriores. Na mesma situação esteve Leonor Poeiras, com o seu "Agora É Que Conta" a atingir shares na ordem dos 20%.

No horário das 19:00, de salientar a melhoria de resultados de "Escrito nas Estrelas". A novela da estação de Carnaxide conseguiu shares mais competitivos nos primeiros dias da semana que passou. Por exemplo, na terça-feira, a produção da Globo atingiu os 8,8% de rating e 25,2% de share, acabando por ficar a apenas uma décima de audiência média de distância de "Morangos com Açúcar". Apesar desta curta diferença, é importante não esquecer a vitória da série da TVI na quinta-feira contra Fernando Mendes. Mesmo tendo sido esporádica, é sempre mais uma peça para que os "Morangos" vinguem frente à RTP1 num horário tão importante.

Noite (21:00 - 00:00)



Desde terça-feira que "Não Há Crise" passou a ocupar o lugar de "Malucos do Riso". Se se esperavam melhores resultados, então algo ficou por acontecer, pois o formato de apanhados continuou a caminhada que havia sendo desenvolvida pela sitcom da SIC. Por exemplo, na quarta-feira, "Não Há Crise" ficou-se pelos 6,4% de rating e 15,9 de share, uma autêntica porta aberta para o sucesso de "Espírito Indomável". Nesse mesmo dia a novela da estação de Queluz de Baixo atingiu os 18,7% audiência média e ultrapassou os 46 pontos de share.

Por outro lado, e no início da semana, os portugueses continuaram alheios à qualidade de "Ficheiros Médicos". O programa de informação da SIC não foi além dos 7,9% de rating e 18,9% de share.

É também importante não esquecer o duelo do último domingo. Independentemente da duração de ambos os formatos, a verdade é que "Portugal Tem Talento" foi o segundo programa mais visto do dia, mesmo não tendo sido antecedido por um noticiário vencedor (no domingo o "Jornal Nacional" atingiu os 14,3% de rating).

Por fim, de referir que "Passione" perdeu para "Sedução", assim como "Laços de Sangue" para "Mar de Paixão". "Quem Quer Ser Milionário" continuou a alcançar valores pouco satisfatórios, ao contrário de "Linha da Frente", que esta semana alcançou os 11,9% de audiência média e os 28% de share.

Figura da semana


Júlio Magalhães

Apesar da sua demissão do cargo de director de informação da estação de Queluz de Baixo, é de salientar que os resultados do TVI 24 aumentaram durante o seu mandato. Por outras palavras, várias foram as vezes em que o canal informativo da Media Capital conseguiu ficar à frente da RTPN nos últimos tempos. Por exemplo, na semana que passou, os resultados foram bastante renhidos. Se num dia o TVI 24 vencia, no outro, a vitória passava para a RTPN. Apesar da SIC Notícias continuar à frente (com uma liderança no cabo por vezes arranhada pela Sport TV), é de assinalar que o canal informativo de Queluz de Baixo tem estado desde há algumas semanas a ganhar telespectadores. Com a chegada de José Alberto Carvalho, Judite de Sousa e Alberto João Jardim, a informação do TVI 24 pode ainda ficar mais apelativa para os portugueses, acabando por provocar alguns efeitos nos resultados da RTPN. Veremos...


O número da semana




43,2%

... foi o share alcançado pela emissão de quinta-feira de "Bom dia Portugal".

MMV - Minuto Mais Visto da Semana


O "Minuto Mais Visto" desta semana pertenceu a "Espírito Indomável". A novela da estação de Queluz de Baixo atingiu os 20% de audiência média, pelas 21 horas e 58 minutos do dia 15 de Fevereiro. Em números relativos, quase um milhão e novecentos mil telespectadores estavam sintonizadas na TVI aquela hora.
Em segundo lugar neste campeonato ficou a partida de futebol que colocava em duelo o Sevilha e o Futebol Clube do Porto. O jogo atingiu os 18,1% de rating às 21h46, no dia 17 de Fevereiro.


Esqueceram-se de... João Gamboa!



Boa noite, está em linha a 51ª edição da rubrica 'Esqueceram-se de Mim'. Um ano após termos iniciado a rubrica, uma parceria Por Outro Olhar/ Televisão-Opinião, continuamos a recordar caras do meio televisivo que por alguma razão se afastaram e estão, de momento, longe do pequeno ecrã.

Hoje falo de João Gamboa, apresentador, actor e humorista. Natural dos Açores e actualmente com 32 anos, ficou conhecido pela sua capacidade de imitar as vozes de alguns políticos no extinto programa da RTP, 'Contra Informação', contudo, o trabalho que talvez lhe deu mais mediatismo foi o programa 'À sombra da Bananeira', da SIC. O objectivo era percorrer as praias portuguesas durante o verão, levando até aos banhistas jogos, prémios e muita animação. No entanto, a aposta da estação em si como apresentador parece não ter sortido o efeito desejado. Tanto é que depois deste desafio ficou uns tempos a trabalhar apenas como actor. Apesar de não ter sido um sucesso retumbante, o formato deu a conhecer uma nova faceta de João Gamboa frente às câmaras, uma vez que até aí só tinha trabalhado como actor, bem como lhe serviu de rampa de lançamento para outros projectos.

Passou pela TVI onde integrou algumas das produções de maior sucesso, tais como 'Olhos de Água', Anjo Selvagem', 'Filha do Mar' ou 'O Último Beijo' e participou nas séries 'Super Pai' e 'Bons Vizinhos'. Voltou a pisar o palco, novamente na SIC, no projecto de stand-up comedy do canal, 'Levanta-te e Ri', e regressou à apresentação.

Actualmente é a apresentar que se sente bem, percorrendo o país para isso, no entanto, também trabalha como dobrador de filmes, tendo emprestado a voz a várias personagens da Disney. Desde Novembro do ano passado que está casado com Rute Paulista, de quem tem uma filha, Mara.




“Grande Entrevista” mantém-se na antena da RTP!

grandeentrevista

A saída de Judite Sousa dos quadros da televisão pública trará, certamente, muitas mudanças em vários programas da RTP. Dois deles, que foram apresentados pela jornalista no passado terão futuros diferentes, adianta a edição de fim-de-semana do jornal I.


Se Vidas Contadas tem mesmo os dias contados, ou seja, não regressará aos ecrãs da estação pública, Grande Entrevista continuará a ir para o ar às quintas-feiras, mas com uma nova apresentadora. O formato manter-se-á igual e com o mesmo nome, adiantou fonte da RTP à referida publicação.


Ao que parece, Maria Flor Pedroso, que no passado conduziu As Escolhas de Marcelo, e Fátima Campos Ferreira, actual apresentadora do Prós & Contras, são as mais faladas para ocupar o lugar deixado vago pela nova jornalista da TVI, mas na corrida deverão também ser tidos em conta os nomes de Maria Elisa ou Alberta Marques Fernandes, caso esta permaneça na RTP.


Resta esperar por novidades dos próximos dias.


Quiosque: I

Rita Pereira deseja vitória de uma rapariga!


"Uma Canção Para Ti" começou no último domingo, porém alguns dos jurados do programa já começam a eleger favoritos. É o caso de Rita Pereira, que este ano gostaria de ver uma rapariga sagrar-se vencedora no concurso da estação de Queluz de Baixo. "Claro que é algo injusto eu dizer perante os rapazes, que este ano quero que ganhe uma menina, mas era engraçado que ao contrário do sucedido nas edições anteriores, desta vez vencesse uma menina", confessou à Mariana desta semana.
A pertencer ao quarteto de jurados do programa apresentado por Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha desde a primeira temporada de "Uma Canção Para Ti", a actriz da TVI frisa sentir-se orgulhosa pela sua participação: "Correu muito bem e adorei esta primeira gala. Os concorrentes são muito fortes e são todos lindos".

Amanhã o concurso está de volta, e promete emoções desde o primeiro minuto!

Quiosque: Mariana

José Fragoso provável director-geral da RTP!

JosFragosoRTP

A saída de José Alberto Carvalho e Judite Sousa da televisão pública está já a provocar alguma agitação na redação do canal, mas parece que a administração já fez saber que tudo continuará a correr bem e agora a prioridade é mesmo encontrar novos responsáveis.


Segundo a edição de fim-de-semana do jornal I, o ainda director de programas da RTP perfila-se, desde já, para subir de posto e assumir a direcção-geral da estação, acumulando assim a direcção de informação e de programas, adianta o referido jornal, apesar de o nome de Luís Marinho também estar em cima da mesa para o cargo que fora extinto quando Emídio Rangel deixou de pertencer à televisão pública.


Mas se este impasse continua por resolver, é já certo que José Manuel Portugal, subdirector de informação não diária e regional, a trabalhar em Coimbra, assumirá as questões administrativas, recebendo a pasta de José Alberto Carvalho. Já Miguel Barroso, subdirector de informação diária, verá reforçados os poderes executivos.


Quiosque: I

Esta noite...


.. mais uma edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião/TV Universo. Não pode perder, uma hora após o Esqueceram-se de Mim!

Fátima Lopes feliz por trabalhar na “casa-mãe”!

fatimalopestardesua


Oito meses depois de ter trocado a televisão de Carnaxide pela de Queluz de Baixo, a apresentadora está cada vez mais contente e não esconde toda a sua alegria nas mais diversas entrevistas a órgãos de comunicação social.


É em conversa com a Correio TV desta semana que Fátima Lopes faz um balanço sobre os primeiros tempos na TVI: “Estar na casa-mãe facilitou muito a adaptação. No Agora é que Conta, apesar da facilidade de contacto com os colegas, não estávamos no mesmo espaço. Agora cruzamo-nos nos corredores, tomamos café, isso ajudou a conhecer as pessoas. Vir para aqui corresponde à realização de um sonho, porque sempre desejei trabalhar na casa-mãe. E na SIC nunca o fiz”, começa por dizer.


Já sobre o seu novo programa, a comunicadora não esconde a felicidade por regressar ao seu antigo registo: “O formato é aquilo que mais gosto de fazer: conversar com pessoas. Isto faz-me muito feliz a nível pessoal e profissional. Depois, tenho a sorte de trabalhar com uma equipa rodadíssima, competente e empenhada. Dedico-me exclusivamente ao meu trabalho. Não tenho de pensar em mais nada”, afirmou, acrescentando ainda: “Temos feito belíssimos números. Estamos felizes e estimulados”.


Entre críticas à falta de investimento nos tempos em que fazia parte dos quadros de Carnaxide e elogios à nova “casa”, a apresentadora falou ainda sobre a possibilidade de apresentar Mulheres Ricas: “Fui surpreendida com essa notícia. Estou na TVI, visto a camisola e se disserem que precisam de mim para apresentar um reality-show darei o meu melhor. Não tenho nenhum pudor em fazê-lo. Qualquer formato é válido se for feito com profissionalismo, classe, entrega e investimento”.


A terminar, Fátima Lopes confessou ainda que não aspira, para já, a um cargo na direcção de programas: “Nesta fase da minha vida, não. Se calhar um dia, quando os meus filhos já não precisarem tanto de mim. É um cargo de responsabilidade, exige muita dedicação. Há gente que está aqui 10, 12, 14 horas, às vezes até aos fins-de-semana. Para quem tem crianças pequenas e quer privilegiar a criação dos filhos, não é compatível. Os meus filhos merecem uma mãe presente. Quando forem mais crescidos e tiverem mais autonomia será diferente”.


Quiosque: Correio TV

Episódio Seguinte


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao último Episódio Seguinte de Fevereiro!


Sandra e Tiago começam a namorar!




Regressado de Madrid, o jovem começa a ficar em baixo com todas as “guerras” que se instalaram na família, nomeadamente a saída de Inês de casa, e o facto de Diana andar a enganar Eunice.

O ombro amigo de que precisava acaba mesmo por ser Sandra, que conhece no café de Álvaro num dos dias em que vai ao mercado fazer as compras para o restaurante. Tiago começa a sentir-se atraído pela alentejana e passa a ser presença frequente no estabelecimento.


A amizade entre os dois acaba por crescer e transformar-se em amor, numa altura em que Sandra já vive com Liliana e . Certo dia, quando fica sozinha, a jovem ganha coragem e convida o filho de Eunice para jantar na sua casa. Feliz, o rapaz aceita.

Os dois conversam, enquanto Sandra tenta animá-lo e dá-lhe apoio para ultrapassar os problemas que a família atravessa. E é num momento inesperado que o casalinho acaba por se renderão amor e troca um beijo apaixonado. A cumplicidade é visível e não deixa dúvidas sobre a paixão que nutrem um pelo outro.


Tiago acaba mesmo por pedir Sandra em namoro e esta aceita, feliz da vida, agora que grande parte dos seus sonhos está a concretizar-se.


Laura diz-se grávida de Miguel




O pai de Martinho aguarda pela chegada de Benedita. Quando esta chega, a vilã tenta afastá-lo, dizendo à pescadora que ele quando se exalta é um homem perigoso, mas a irmã de Alexandre defende o amado e fala com ele.

Miguel pergunta-lhe se já sabe de novidades de André e Benedita diz que ainda não, mas que quer saber tudo o que se passou. O engenheiro pergunta-lhe se ela ainda gosta do ex-namorado e quando a jovem não lhe responde, ele acaba por ir embora, subentendendo a resposta.


Entretanto, Laura finge uma tontura e diz a Benedita que andou a fazer contas e que não tem o período há mais de um mês, o que a faz pensar que está grávida de Miguel. A pescadora fica em estado de choque, mas vai a casa da Tia Alice com a vilã e esta diz ao engenheiro que está grávida dele.

O ex-marido de Fernanda não quer acreditar e acusa a impostora de inventar essa história para poder ficar com ele, pedindo a Benedita para ir com ele ao pátio. Lá fora, Miguel diz-lhe que Laura não está grávida e que está a manipulá-la, tal como tentou fazer com ele e que vai fazer um teste de paternidade para provar que ela está a mentir.


Enquanto isso, a vilã conversa com a mãe do amado e diz-lhe que espera que ele aceite o filho. Sem pudores, Alice diz-lhe que também não acredita na sua gravidez e pede-lhe para fazer um teste.


CURTAS:


Em Espírito Indomável, numa tentativa desesperada para tentar descobrir onde Joaquim está escondido, Rodrigo tranca no quarto e começa a bater em Teresa. A jovem tenta ajudar a mãe, mas o vilão ameaça-a com uma arma.


Em Sedução, ao descobrir que a mãe biológica e a adoptiva a enganaram durante toda a vida, Diana sofre um grande desgosto. Revoltada, humilha-as em público e desaparece.


Em Lua Vermelha, Hélio arrepende-se de ter entregue o pai à Luz Eterna e salva-o de morte certa. Após ser salvo, Octávio decide partir para longe, para não ter que lutar contra o filho, um dia.


Em Passione, por saber o quanto morrem de saudades, Totó leva Dino a casa do pai e fazem as pazes. Enquanto isto, Clara acerta com Diogo a morte do marido.


Em Ti Ti Ti, Suzana não consegue resistir aos intentos de Victor Valentim e cai nos seus braços. Mais tarde, diz ao ex-marido que ele é outra pessoa, o que o deixa cheio de ciúmes.


Quiosque: Mariana, Maria, TV Guia

Serial Killer em “Eclipse”!

margarida_marinho_thumb_medium206_286

Depois da história da viúva de Sofia Alves, das três irmãs cómicas, entre muitas outras, também haverá um lado mais misterioso e dramático na nova história de António Barreira. Nada melhor do que um serial Killer para adoçar a curiosidade dos telespectadores.


De acordo com a edição desta semana da TV Guia, em Eclipse haverá um criminoso que assassinará uma pessoa de 20 em 20 episódios, segundo uma fonte da Plural contactada pela referida publicação: “Essa é a parte assustadora da novela, porque ninguém sabe quem é este homem. A primeira a morrer é a personagem da Delfina Cruz que nunca se chega a vingar da rival (Margarida Marinho). Mas não é a única. A novela tem muitas personagens para que muitas morram ou desapareçam. De tantos em tantos episódios, acontece uma tragédia. Isso é que vai ser a trama da história. O problema vai ser achar o culpado… ou a culpada”.


Apesar de tudo, ainda não se sabe quem será o actor seleccionado para esta personagem, sendo que há a possibilidade de ser uma das personagens centrais que ninguém imagina com capacidades para revelar tal faceta.

Todo este enredo aproxima, assim, Eclipse de A Próxima Vítima, uma das mais bem sucedidas tramas da TV Globo, até porque Violante, a personagem de Margarida Marinho será acusada por diversas vezes destes crimes.


Quiosque: TV Guia

Cotrim Figueiredo desmente Júlia Pinheiro!

juliacotrim

Depois de ter elogiado a apresentadora, em entrevista recente à Notícias TV, o director-geral da televisão de Queluz de Baixo tece agora algumas críticas, em conversa com a edição desta semana da TV Guia.


“Acho que não devo partilhar isso, porque foram conversas privadas e, se têm que ver sobretudo com motivações da Júlia, seria mais cordial que fosse a própria a responder. Se ela tiver interesse em revelar o que me disse na altura… Mas, de facto, o que ela me disse na TVI não tinha nada que ver com o que disse quando chegou à SIC”, começa por dizer João Cotrim Figueiredo, quando questionada sobre os motivos que a apresentadora alegou para mudar de estação.


Apesar de tudo, o sucessor de José Eduardo Moniz não se sente enganado e acredita que havia desafios suficientes para Júlia Pinheiro permanecer na TVI: “Desde logo o de sermos líderes há 6 anos. Ganhamos há 55 meses consecutivos. É mais complexo manter a liderança do que encurtar a distância em relação ao primeiro… Para profissionais de TV, é um desafio extraordinário trabalhar na TVI”, afiançou.


Por tudo isto, João Cotrim Figueiredo ainda não conseguiu perceber o que falhou para não segurar a antiga directora de conteúdos, embora rejeite comentar se compreende ou não a decisão: “Vou responder de outra forma: ainda hoje, acho que a Júlia ficou na dúvida e talvez gostasse de ter ficado na TVI”, até porque chegou a ser-lhe oferecido o cargo de directora de programas.


A terminar, o director-geral da televisão de Queluz de Baixo afirmou que se voltasse atrás no tempo, Júlia Pinheiro não teria apresentado Secret Story: “Ah, se soubesse antes que alguém ia para a concorrência a meio de um programa não lhe teria dado a Casa dos Segredos”.


Quiosque: TV Guia

Sónia Araújo recusou €35 mil/mês da SIC!

soniaraujo

Tudo aconteceu no Verão, depois de Cristina Ferreira ter optado por permanecer na TVI e rejeitar a proposta da estação de Carnaxide. Face a esta recusa, os responsáveis do canal avançaram para a apresentadora das manhãs da RTP, mas também não tiveram muito sucesso.


Ainda assim, a proposta era bastante tentadora, adianta a edição desta semana da revista Mariana. Ao que parece, Luís Marques e Nuno Santos reuniram-se com Sónia Araújo e propuseram-lhe um contrato de perto de € 35. 000 por mês. Contudo, a colega de Jorge Gabriel mostrou-se irredutível e decidiu permanecer na televisão pública, apesar do tentador salário. A ideia era que a apresentadora abraçasse o novo programa das manhãs da SIC.


Ao que parece, depois destas duas recusas os responsáveis de Carnaxide decidiram dar o tudo por tudo e foram à TVI buscar Júlia Pinheiro, que prepara, a todo o gás, o novo formato matinal do canal, Querida Júlia.


Quiosque: Mariana

Maria Emília Correia e Inês Castel-Branco assinam segunda-feira com a SIC!

inescastelbranco2_thumb_medium336_264


É na sua página oficial do Facebook que Nuno Santos confirma que no último dia de Fevereiro duas novas actrizes assinarão um vinculo de exclusividade com o canal que dirige.

“Deixo-vos com uma boa notícia para o fim de semana. Na segunda vamos oficializar a nossa relação com as actrizes Maria Emília Correia e Inês Castel Branco. São duas óptimas actrizes que somam talento à SIC. E outros nomes se seguirão.”, pode ler-se na referida página.


Recorde-se que desde o inicio do ano que a filha de Luísa Castel-Branco era apontada como nova estrela SIC, enquanto que a chegada da actriz de Meu Amor à televisão de Carnaxide foi noticiada pelo Diário de Notícias desta quinta-feira.

Assinados os contratos, Maria Emília Correia e Inês Castel-Branco deverão concentrar-se na preparação do novo trabalho na estação de que agora são exclusivas, a próxima telenovela da SIC.

Cristina Ferreira satisfeita com “Uma Canção para Ti”!

cristina_ferreira_principal_thumb_medium385_303

Foi no passado domingo que a apresentadora se estreou no horário nobre da televisão de Queluz de Baixo. Ao lado de Manuel Luís Goucha e no lugar que anteriormente fora de Júlia Pinheiro, Cristina Ferreira esteve feliz e contente, embora um pouco nervosa, admite à Correio TV desta semana:


“A primeira emissão permitiu-me apalpar terreno e aprender como funciona. Achei fantástico e estou com muita vontade de voltar a fazê-lo”, começa por dizer, falando ainda sobre a dupla com o colega das manhãs: “Limitámo-nos a transpor a nossa química do programa das manhãs para o horário nobre. Mas tivemos consciência de que não podíamos ser tão malucos. Até porque é difícil brincar vestida daquela maneira”.


A terminar, Cristina Ferreira deixou bem claro que quer continuar a fazer o Você na TV: “Estou a adorar o desafio, independentemente de ser naquele horário. O facto de envolver crianças agrada-me bastante. Além disso, acho que me adaptei bem ao registo mais sério e senti-me segura. Mas depois disso volto às minhas manhãs e pronto”, admitiu.


Quiosque: Correio TV

Simone de Oliveira no elenco de “Eclipse”!

simoneoliveira

É uma das actrizes e cantoras mais consagradas da nossa televisão e há já muito tempo que não trabalhava em nenhuma telenovela da TVI. Todavia, quando Espírito Indomável chegar ao fim e a sua substituta for para o ar, Simone de Oliveira poderá ser novamente vista nos ecrãs de Queluz de Baixo.

A informação é revelada pelo Diário de Notícias, com uma declaração da própria actriz: "Soube há cinco dias que ia entrar, e já estou em estúdio. Não posso dizer nada sobre a personagem", afiançou.


Ainda assim, não se sabe se será apenas uma participação especial ou se será uma personagem que se fará parte do elenco fixo da história.

Simone de Oliveira é, assim, mais um dos muitos nomes sonantes do elenco de Eclipse, cujas gravações arrancam já no mês de Março.


Quiosque: Diário de Notícias

Momentos


Os erros em directo ocorrem várias vezes, e são desculpáveis. No entanto, quando estes estão relacionados com playback, há muito para reflectir. No caso de Portugal no Coração, os problemas com o "cantar a fingir" já ocorreram algumas vezes. Com José Malhoa, penso que seja a primeira. É caso para dizer "mentir, não compensa"!.
Ora veja...


Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.


JAC e a TVI

À hora a que escrevo, não está ainda confirmada a transferência de José Alberto Carvalho (JAC) para a TVI. Mas está já provado que, com ou sem intenção de roubar o director de Informação da RTP, Queluz percebeu que se impunha, por esta altura, dar ao mercado um sinal de vitalidade. Perante uma queda de 30% nos lucros da Media Capital, e vista a sua própria dificuldade em encontrar um novo director de Programas, João Cotrim de Figueiredo não só ataca no campo do adversário como vai em busca de uma estrela de dimensão única na televisão nacional.


O problema é que entre o modelo de sucesso da TVI e o estilo de José Alberto Carvalho vai uma distância grande. Independentemente do conforto que a posição de funcionário público lhe permitia, com as suas diuturnidades e a sua escassa mobilidade e a sua monitorização benigna, José Alberto Carvalho assumiu, nos últimos anos, uma série de posições em defesa do "jornalismo ideal", feito de deontologia mais do que de mercado. E o facto é que, na TVI (embora não só na TVI), o mercado está acima de qualquer outra coisa, tanto na programação como na própria informação.


A transferência significaria uma de três coisas: que José Alberto Carvalho levaria a uma inflexão no modelo da TVI (hipótese óptima, mas difícil); que a TVI levaria a uma inflexão do estilo de JAC (hipótese péssima e talvez igualmente difícil); que JAC e a TVI encontrariam um ponto de equilíbrio entre os dois, gerindo-o a contento próprio e dos telespectadores (hipótese razoável, mas a mais difícil de todas). No deve e haver, a solução seria provavelmente, e do ponto de vista operacional, medíocre. Mas, de novo, o soundbyte seria excelente - e, na TVI (embora não só na TVI), o soundbyte às vezes é tudo.