13 de fevereiro de 2011

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana TVI
O regresso de "Depois da Vida" à antena da TVI veio com bons resultados para as noites de sexta-feira. É verdade que esta nova série não tem feito tão bons resultados como as anteriores mas também é verdade que 600 mil espectadores e mais de 30% de share é significativo após as 24h de uma sexta-feira, o que faz com que o programa apresentado por Iva Domingues lidere confortavelmente. Para além disso, gosto de ver Iva Domingues na apresentação do programa, ela que tão poucas oportunidades tem tido na casa que a viu a nascer. Por isso mesmo, esta semana "Depois da Vida" leva com um carimbo positivo nesta rubrica.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana RTP1
Foi o regresso do génio do humor a uma área que ele sabe fazer muito bem: os talk show. Os momentos de humor são deliciosos como por exemplo a "Katyzinha", o regresso do "Nelo". Mas os valores de audiências ao longo das últimas semanas têm sido decepcionantes. Os cerca de 200 mil espectadores e pouco mais de 13% de share desta semana são comprovativos disso. O horário não é favorável e fica a pergunta do porquê de "Herman 2011" não ir para o ar mais cedo agora com o fim da "Operação Triunfo", isto porque Herman José e o público merecem, e os génios devem ser não mal tratados mas sim aplaudidos.

O Melhor & Pior da Semana

Boa Noite! Depois das três primeiras escolhas, fique com as últimas desta semana do Melhor & Pior que se passou na televisão portuguesa. Entre as 21h e as 23h.

Pior da Semana SIC

Ao longo da semana e falando dos dias úteis, a informação da SIC perde claramente para a concorrência, sendo a menos vista dos três canais. Se às 13h o "Primeiro Jornal" tem perdido claramente quer para a RTP1 e a TVI, às 20h isso não acontecia. Mas nas últimas semanas o "Jornal da Noite" tem ficado atrás do "Telejornal" e "Jornal Nacional". O bloco noticioso da noite da SIC, não chega sequer ao milhão de espectadores e sempre abaixo dos 25% de share. Uma vez que a SIC Notícias é a mais vista do Cabo, é curioso que a informação da SIC nas generalistas seja relegada para último lugar.

O Protagonista

Boa noite! O Protagonista deste domingo ocupa o lugar que na semana passada pertencia a Luciana Abreu. Depois de tantas transferências, contratos milionários, apostas inesperadas, chegou a vez de Manuel Luís Goucha falar sobre o seu futuro na televisão. Por isso, e não só, é ele o Protagonista desta rubrica!


Sem dúvida que é um dos apresentadores mais cobiçados pelas generalistas. Depois de um percurso com algumas curvas na RTP1, Manuel Luís Goucha encontrou a estabilidade na estação de Queluz de Baixo. Sempre com um sentido de humor na ponta da língua, o apresentador sabe actuar no momento ideal. É o líder das manhãs, e com a sua colega Cristina Ferreira prepara-se para um novo projecto em horário nobre, a quarta temporada de Uma Canção Para Ti.

Uma vez dizeram-se o seguinte: "Eu gosto da TVI porque é o canal do povo!". Sem dúvida alguma que consigo integrar Manuel Luís Goucha nesta citação, na medida que é dos poucos que está sempre disposto a rir, a chorar e, essencialmente, a tentar dar um pouco mais aos telespectadores. Ciente de que o seu programa vence nas manhãs das generalistas, o apresentador não se fica por simples piadas ou piscar de olhos, contribuíndo sempre com a sua opinião para os mais variados assuntos. Apesar de algumas vezes tomar partidos, é difícil na televisão que estes não transparecem para o público. No entanto, e mais importante que isso, é o facto de Manuel Luís Goucha estar sempre disponível para esclarecer, e não se ficar por meras perguntas.


Na TVI há vários anos, tem criado uma grande empatia com os telespectadores. Para trás ficaram alguns fracassos, tal como todos os profissionais de televisão. Recebendo um bom ordenado no canal da Media Capital, que vai de encontro ao seu excelente trabalho, o apresentador não nega um sentimento de tristeza com a saída de vários colegas para outras estações. Se José Eduardo Moniz era um dos seus pilares, Gabriela Sobral e Júlia Pinheiro não se ficavam atrás do antigo homem-forte de Queluz de Baixo. É neste sentido que Goucha adopta uma atitude de que nada é eterno. O seu contrato com a TVI durará até 2014, porém quem lhe garante que não surgirão novas e melhores oportunidades na concorrência? Foi esta semana, e numa entrevista à TV Guia, que o colega de Cristina Ferreira deu a conhecer a sua opinião sobre esse assunto.

Independentemente do futuro, a verdade é que muito dificilmente existirá outro Manuel Luís Goucha. Sendo ele único, não tenho dúvidas que funcione como uma segurança para qualquer canal. Na SIC, poderia experimentar as tardes, apesar do seu público não ser bem esse. No entanto, "quem não arrisca não petisca", e esse poderia ser um dos principais passos para a estação de Carnaxide resolver o seu problema da Boa Tarde. Por mais dedicação que Conceição Lino tenha com o trabalho de apresentadora, por mais ideias que desenvolva, este talk-show não será daqueles que os telespectadores se irão recordar daqui a cinco anos.
Goucha, com a sua boa disposição, poderia ser uma óptima solução para este flop de audiências.



O porquê de Goucha ser O Protagonista desta semana? No meio das polémicas com o reality-show Mulheres Ricas, com os desenvolvimentos do novo talk-show Querida Júlia, ou com as histórias de vida dos talentos da SIC, o colega de Critina Ferreira é dos poucos que consegue manter uma estabilidade emocional e profissional exímia. O futuro a Deus pertence, e o de Manuel Luís Goucha poderá passar pela concorrêcia, quem sabe...

Sofia Alves gostava de sair de Portugal


Desde a saída de José Eduardo Moniz da estação de Queluz de Baixo que a ligação que Sofia Alves mantinha com a TVI deixou de ser a mesma. Apesar de ter sido lá que ergueu grandes sucessos da ficção nacional, tais como Olhos de Água ou Flor do Mar, a actriz confessa que a saída do antigo director de programas da TVI fez com que repensasse a sua carreira: "Quando ele saiu, eu quis sair também. Mas foi o próprio Zé Eduardo que disse para eu não sair, que seria um erro e que, apesar dos caminhos diferentes, a amizade manter-se-ia".

Apesar de estar mais voltada para o teatro, o regresso à televisão é inevitável. "É ciclíco, tem mesmo de ser. O público gosta de me ver, está sempre a perguntar-me quando volto ao ecrã e é natural que a TVI me queira para um papel", explicou à Notícias TV enquanto estava em trabalho em Espanha.
Apesar do contrato que mantém com a estação de Queluz de Baixo, Sofia Alves ambiciona um dia viver em Madrid, tendo em conta o facto de poder manter um estilo de vida mais calmo. "Já vivemos aqui e foi óptimo. Madrid é uma cidade fantástica: as pessoas, a cultura, a comida. Há espectáculos a todas as horas, para todos os gostos. Tem uma
movida ímpar. Se pudesse, vivia cá", revelou.

Por fim, e tal como tem vindo a ser hábito, a questão do mercado de transferências não ficou por fazer. Perante os contratos milionários que têm vindo a ser estabelecidos a actriz esclareceu o seguinte: "É importante que o mercado mexa e que a ficção nacional cresça. A SIC não vai dar tréguas".

Quiosque: Notícias TV

Esta noite...


Saiba qual a personalidade destacada desta semana!
Às 22:00, entra em linha a segunda parte da rubrica O Melhor & Pior da Semana!

Vida de Andreia Leal em “Grande Reportagem SIC”

andreia_leal_thumb_medium278_370

A participação em Secret Story continua a valer muito à ex-acompanhante de luxo. Depois de assinar um contrato de exclusividade para os próximos três anos com a TVI, Andreia Leal prepara-se agora para protagonizar um dos principais espaços de reportagem do canal de Carnaxide.


É em entrevista à Mariana desta semana que a portuense explica a situação. “Sim, vão fazer uma Grande Reportagem sobre mim e o meu mundo”, começa por dizer, acrescentando em seguida. “Vou mostrar a minha vida toda, por onde andei, o que faço, tudo”.


A terminar, Andreia Leal fez ainda questão de dizer que a estação de Queluz de Baixo autorizou este trabalho: “Sim, isto foi tudo combinado. Eu não vou falar do Secret Story. Vou mostrar como é acordar de manhã como Andreia e vestir o papel de Viviane”, confessou.


Quiosque: Mariana

Cabo volta a liderar


A estreia do novo programa de apanhados da estação de Carnaxide parece não ter alcançado um grande resultado. Segundo os dados da Marktest, Cuidado Com Elas não entrou no top dos cinco programas mais vistos do dia. Por outro lado, e mais uma vez, o conjunto dos canais de cabo acabou por liderar este sábado, com 25,6% de share.
Espírito Indomável foi a excepção à regra, na medida que atingiu 16,3% de rating e 42,4% de share (programa mais visto do dia). Pelos restantes resultados, é possível concluir que o consumo televisivo foi baixo.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana SIC
Está prestes a começar na SIC mais um documentário da vida animal com a chancela BBC. E hoje aqui na rubrica leva um carimbo positivo uma vez que "BBC Vida Selvagem" é líder incontestável neste horário. Os documentários sobre animais são todos os domingos de manhã vistos por cerca de 600 mil espectadores e sempre com uma média de share acima dos 30% e ajudando a SIC a ter um bloco entre as 12h e as 14h30 vencedor, com o "Primeiro Jornal" a liderar e o "Fama Show" também. A concorrência quer na TVI quer na RTP1, não chegam próximo deste "animal de audiências" da SIC.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana RTP1
A informação é sem dúvida o grande trunfo da RTP1 na conquista de audiências. E isso é visível nos dois principais blocos informativos do canal, às 13h e às 20h. O "Jornal da Tarde" foi ao longo dos dias úteis líder incontestado com quase 600 mil espectadores fixos e uma média de share bem superior aos 30%, deixando para trás os blocos das privadas. O "Telejornal" nesses mesmos dias úteis conseguiu números muito próximos do milhão e 300 mil espectadores e uma média de share também acima dos 30%. É nestes horários que a RTP1 lidera consecutivamente e confortavelmente, provando que a informação é a sua melhor "arma de combate".

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Seja bem-vindo a mais uma edição do "Melhor & Pior da Semana" no Televisão-Opinião. Consigo entre as 10h e as 12h, conheça as três primeiras escolhas.


Pior da Semana TVI
O regresso dos enlatados de má qualidade da TVI é o destaque negativo óbvio desta semana. Consigo sem perceber o regresso de "O Prédio do Vasco" à antena da TVI ao início das madrugadas de quinta-feira atrasando em cerca de 40 minutos a transmissão da série "O Rosto da Mentira" que nos dias anteriores é transmitida após o bloco de novelas, desrespeitando assim quem segue esta série. Mas a verdade é que os cerca de 30 minutos de anedotas "requentadas" em nada ajuda a TVI, e esta semana isso foi óbvio, prejudicando a estação com um share de 21% e longe vão os tempos dos 500 mil espectadores após as 24h.

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


O discurso político

José Sócrates, Paulo Portas e Francisco Louçã foram ontem os grandes protagonistas do debate na Assembleia da República entre o Governo e a oposição. É natural. Os três são velhos conhecidos e estão seguramente no lote dos melhores tribunos que, nos dias que correm, por ali andam. E nisso, reconheça--se, são muito bons. É comum recordar grandes parlamentares como Mário Soares, Eurico de Melo, Luís Sá, Adriano Moreira ou Lucas Pires. Eles eram os melhores, é verdade, mas os tempos são outros. Hoje, cada um dos deputados que estão no hemiciclo durante os debates quinzenais sabe que está em directo para o País que o quer ver. A mediatização do discurso político, quer através do Canal Parlamento quer através da chegada dos canais informativos do cabo, com a SIC Notícias à cabeça, alterou por completo a natureza do discurso político. Basta um olhar atento durante escassos minutos: os sound bites são estudados claramente, porque os deputados sabem que, da espuma da discussão, sairá a frase que abrirá os telejornais à noite. Ao olhar dos jornalistas e das câmaras não escapará um coelho tirado da cartola, pelo que qualquer deputado sabe que um esgar, um olhar de revolta, um sorriso maroto, uma piada dita em surdina podem valer-lhe exposição pública.


Nesta aldeia global teorizada por McLuhan, o meio é a mensagem. Os debates parlamentares provam como o filósofo tinha razão. À saída do debate, o líder de bancada do PSD, Miguel Macedo responde dez vezes à mesma pergunta elaborada pelos jornalistas de forma diferente. Todos à espera de uma escorregadela. Mas o político, experiente, não abriu o jogo. Assim passaram cinco minutos nesta nova dialéctica entre jornalistas e políticos.