1 de março de 2009

Análise das audiências (semana 17-22 de Fevereiro)

Horário da manhã (10:00 - 13:00)

Praça da Alegria - 26%
Fátima - 24,8%
Você na Tv! - 26,1%

Bastante competitivo o horário matinal, com a estação de Queluz a vencer por uma décima a televisão Pública. A diferença entre os 3 programas é de apenas 1,3% de share.

Horário da tarde (14:00 - 17:00)

Amor e Intrigas/Paixões Proibidas/Portugal no Coração - 27,1%
O Cravo e a Rosa/Contacto - 24,6%
Tardes da Júlia - 23,8%

A tendência continua a manter-se com a Rtp a assumir a liderança no período da tarde. Amor e Intrigas faz óptimos resultados, a conjugar com a boa prestação de Paixões Proibidas e Portugal no Coração.
Tardes da Júlia em último.

Horário do fim de tarde (18:00 - 20:00)

Portugal em Directo/Preço Certo - 29,5%
Três Irmãs/Nós por Cá - 24%
Morangos com Açúcar/Feitiço de Amor - 27,1%

Grande subida da Sic neste horário, em grande parte motivado pelo jogo que passou na tvi. Apesar de a televisão pública estar à frente, a Tvi aproxima-se com Feitiço de Amor. Até quando continuará a liderar?

Horário da madrugada (00:00 - 02:30)

Rtp 1 - 12,3%
Sic - 30,4%
Tvi - 27,8%

Com a Favorita, a Sic assumiu a liderança nas madrugadas. No entanto a novela já terminou. Será que Caminho das Índias aguenta a "herança"?

Melhor & Pior da semana


Esta semana o melhor vai para o Jornal da Noite.
Apesar de o Tá a Gravar ter sido o programa mais visto de Segunda a Sexta com 11,5% de ratio e 27,1% de share, decidi destacar o noticiário da Sic pelos resultados constantes que tem.
Do lado oposto está a novela Podia Acabar o Mundo que esta semana não conseguiu ultrapassar os 20% de share.

Audimetria - 28/02/2009


Antes de começar mais uma semana de postagens, de referir que o blog não é actualizado ao Sábado.

Esta semana que passou foi péssima para a Sic, que muitas vezes não ultrapassou os 22% de share, não muito boa para a Tvi e boa para a Rtp, que conseguiu distanciar-se do terceiro canal e aproximar-se do quarto.
Sábado foi mais uma prova desta constatação. O Festival da Canção fez um bom resultado e contrariou o que muitos tinham já certeza: a vitória da Luciana Abreu. Acabaram por vencer os Flor-de-Lis, e na minha opinião deram mais credibilidade ao Festival.
Graças a este resultado e a par com o do Telejornal e Vila Faia, a Rtp alcançou uma média de 25,5% de share.
O programa mais visto da Sic foi o Jornal da Noite, sendo que mesmo assim foi o menos visto dos noticiários dos três canais, o que se justifica pelas fracas audiências do filme que o antecedeu.
Quanto à Tvi, conseguiu ter o programa mais visto do dia - Flor do Mar. A novela Olhos nos Olhos desta vez não teve de enfrentar Caminho das Índias, mas sim um "poderoso" Festival da Canção, que lhe "roubou" bastante público.