16 de outubro de 2009

Para lá das 24


Boa noite. O Fecho de hoje incluí o conhecido Para lá das 24.


Não percebo qual é a estratégia da RTP1 em mais uma vez lançar formatos que não sejam em directo. Depois do fracasso de "A Minha Geração", "Febre da Dança", e do não muito bem sucedido "Dá-me Música", a estação pública volta a apostar em formatos gravados.
De acordo com as mais recentes notícias, "O Último Passageiro", o novo programa de Sílvia Alberto e João Baião, não vai ser em directo. Será que Sónia Araújo terá a mesma sorte?
No meu ver, o facto de um programa deste tipo, com estes apresentadores, ser gravado, é um autêntico desperdício e retira-lhe por consequência interesse.


Digo isto porque para mim, sem dúvida alguma, que "Febre da Dança" foi um fracasso, não só devido ao conteúdo do programa, mas à parte técnica. O formato de Sílvia Alberto teve tanto sucesso, que salvo erro, a não ser que fosse repetição, a final do mesmo foi exibida antes do Jornal da Tarde de um fim-de-semana.
O facto de um programa ser em directo dá-lhe muito mais dinâmica. Por o menos a sensação que tenho sempre que vejo algo que não seja gravado é de uma maior proximidade para comigo. Tendo em conta este argumento, não compreendo o porquê de a RTP1 continuar a apostar em concursos gravados. Quem souber responder está à vontade.

Audimetria - 15/10/2009

Ontem, quinta feira, a TVI manteve a liderança do dia a cerca de 4% de share da RTP1 que manteve o segundo lugar. A SIC mantem-se no terceiro posto a 3% da RTP1.
Deixa Que Te Leve na TVI, a liderar o dia com uma distância folgada para o segundo lugar que foi a Grande Entrevista a António Feio. É uma diferença de 10% de share e de mais de 3% de rating. Telejornal é a informação mais vista e o Jornal Nacional também a ocupar o TOP5 do dia. Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios a baixar os valores e cair para baixo dos 30% de share.
Visto o TOP5, noutros horários os resultados foram os seguintes:
Durante a Manhã, Você na TV lidera o horário com 2.6% de rating e 32.7% de share. Praça da Alegria fora dos 10 mais vistos da RTP1 e Companhia das Manhãs a fazer 1.4% de rating e 17.2% de share.
Na Tarde, Júlia Pinheiro e As Tardes da Júlia, mantêm a liderança com 2.9% de rating e 27.9% de share. Vida Nova alcançou 1.9% de rating e 19.3% de share. Portugal no Coração fora dos 10 mais vistos da RTP1.
No período das 18h todos os programas alcançaram o mesmo rating de 3.5%. Vantagem para Paraíso que alcançou o share mais alto de 22.3%. Ao final da tarde, Morangos com Açúcar lideram com 9.2% de rating e 31.9% de share, Preço Certo alcançou 8.7% de rating e 30.6% de share e Nós Por Cá nos 5.4% de rating e 18.5% de share.
Na RTP1, Um Lugar Para Viver a voltar a baixar e a fazer 6.1% de rating e 16% de share. Já Jogo Duplo esteve nos 21.6% de share e 6.9% de rating. Corredor do Poder fez uns baixissímos 12% de share.
Na SIC, Viver a Vida vem em queda desde segunda feira e ontem alcançou 5.6% de rating e 19.8% de share. CSI Miami mantém bons resultados nos 27.7% de share.
Na TVI, Sentimentos mantém-se pelos 10.9% de rating e 34.5% de share e Flor do Mar a alcançar 9.1% de rating e 40.9% de share.
Fontes: Mediamonitor, A Minha TV

Revista de Imprensa 16/10/09

Bom dia! Bem-vindos à última Revista de Imprensa desta semana. Fique a par das noticias que chegam do canal de Queluz de Baixo. A Revista de Imprensa volta segunda-feira. Bom fim-se-semana.

"Jornal Nacional de 6ª Feira" de volta?

Já é conhecida a decisão da Entidade Reguladora para a Comunicação Social sobre o processo que envolvia o “Jornal Nacional de 6ª”. A ERC considerou ilegal o fim do noticiário admitindo que “a administração da TVI “interferiu de forma ilegal na esfera de competências do director de informação”. Agora a TVI incorre numa multa que pode chegar aos 15 mil euros.

Em declarações ao 24 Horas, Manuela Moura Guedes admite que espera que o bloco noticioso volte à antena do canal de Queluz de Baixo. Já Bernardo Bairrão não se mostrou surpreendido com a decisão. Quanto a Júlio Magalhães, não fez qualquer tipo de comentários.

Meu Amor chega dia 19 de Outubro

Foi finalmente apresentada a mais recente aposta de ficção da TVI. O evento decorreu na última quarta-feira. A telenovela conta com um elenco de luxo, embora um pouco mais reduzido do que as últimas produções, onde figuram grandes profissionais da área, como Alexandra Lencastre, Paulo Pires, Margarida Marinho, Nicolau Breyner, Maria Emília Correia, entre muitos outros. A estreia é já na próxima segunda-feira.

Fonte:24 Horas