8 de março de 2011

SÓ Séries


Boa noite, seja bem-vindo a mais um SÓ Séries! Hoje falamos da série Terapia, em exibição no canal FOX Next!

A série conta-nos a história do Dr. Paul Weston (Gabriel Byrne), um psicoterapeuta que detém uma profunda capacidade de penetração intelectual. Cada episódio centra-se num paciente, paralelamente à própria história de Weston.

A terceira temporada chega agora à FOX Next, Weston continua a lidar com as repercussões do recente divórcio, enquanto se muda para Brooklyn para continuar a exercer. Para além dos evidentes desafios emocionais, surgem também novos desafios físicos – o constante tremor das suas mãos pode indiciar a doença de Parkinson, causa principal da morte do seu pai. Amy Ryan juntar-se-á também à trama como a sua nova terapeuta em Nova Iorque, e o relacionamento com Wendy (Susie Misner), a professora de yoga, parece manter-se.

Ainda nesta temporada, Paul contará com três novos pacientes: Jesse (Dane DeHaan) um adolescente homossexual com tendência para a promiscuidade, Sunil (Irrfan Khan), viúvo e professor de matemática que não consegue lidar com o facto de ter de mudar de casa para viver com a família do seu filho; por fim, Frances (Debra Winger) é uma famosa actriz que tem vindo a lidar com a incapacidade de decorar os seus textos, resultante das inexplicáveis falhas de memória que tem vindo a sentir.

Com um guião extremamente eloquente e um excelente painel de actores, “Terapia” é uma série dramática realista e intensa. A não perder, na FOX Next!

Até para a semana!

Falar Televisão



E o nome que se segue é…


Foi ontem ao final da tarde que Nuno Santos confirmou a sua mudança para RTP e, simultaneamente, o adeus a três anos de trabalho enquanto director de programas da SIC. Numa altura em que para os lados de Carnaxide se aposta forte e que o futuro promete ser promissor, o responsável abandonou, assim, o barco a meio.


Sinceramente, não percebo muito bem os motivos que o levaram a tomar tal decisão, mas também não é sobre isso que escrevo hoje. A pergunta que agora se colocará, nos corredores da televisão de Francisco Pinto Balsemão, será, certamente, quem sucederá a Nuno Santos. Sim, porque tenho imensas dúvidas de que por lá se faça o mesmo que continua a ser a política de Queluz de Baixo (leia-se não ter um director de programas).


Se, por um lado, já é um dado adquirido que será alguém que já faz parte dos quadros da SIC, como o próprio Luís Marques já adiantou, por outro, a dúvida prevalece, embora seja quase certo quem será o escolhido, ou neste caso, a escolhida. É quase natural que Gabriela Sobral seja a seleccionada. Se bem se lembra, quando a actual directora de produção se mudou para Carnaxide, escreveu-se que esta saída estava relacionada com um descontentamento por não ter assumido a direcção de programas da TVI.


Agora que a mesma situação se avizinha na SIC, é de esperar que a responsável assuma o cargo que ambiciona. Ou será que Júlia Pinheiro irá ocupar o lugar? Com o actual plano de trabalhos da apresentadora, duvido que o faça, assim como não creio que seja Pedro Boucherie Mendes a assumir o posto. Por isso mesmo, dentro de pouco tempo, tenho para mim que será oficialmente anunciado que Gabriela Sobral assumirá os comandos da direcção de programas da SIC.

E quanto tempo faltará para depois Luís Marques dar lugar a José Eduardo Moniz? Aceitam-se apostas!

Sílvia Alberto 'voz-off' da transmissão do Festival Eurovisão da Canção?



Em declarações à imprensa no final do Festival da Canção do último sábado, Sílvia Alberto deixou aberta a hipótese de poder vir a ser comentadora da transmissão portuguesa do Euro Festival da Canção. Se tal vier a acontecer, Sílvia sucede a Sérgio Mateus, Hélder Reis, Isabel Angelino ou Jorge Gabriel que nos últimos anos desempenharam esta mesma função.

A apresentadora do Festival da Canção 2011 revelou também que a sua preferência este ano recaia sobre outras músicas que não a vencedora, como por exemplo os temas interpretados por Rui Andrade ou por Wanda Stuart. No entanto, e sobre a vitória dos Homens da Luta, Sílvia considera que esta representa "uma espécie de revolução pacífica em Portugal", mas acrescentando que prefere "não ver política aqui"


Quiosque: Oikotimes.com

Pedro Carvalho de guitarrista a flautista em “Eclipse”!



Ainda pode ser visto em Mar de Paixão na pele do pescador Alexandre que tem vários momentos ao lado da sua fiel companheira, a guitarra, mas quando Espírito Indomável chegar ao fim vamos vê-lo com outro instrumento.

É que, segundo a edição desta semana da revista TV 7 Dias, Pedro Carvalho tem à sua espera um novo desafio “musical” em Eclipse. A sua personagem, Ângelo é um pastor com poucos estudos, muito sensível e que não vive sem a sua flauta. O problema é que o instrumento tem uma certa magia e é fora do comum.


“O Ângelo terá uma flauta e, quanto a toca, acontecem diversas coisas”, começa por dizer uma fonte á referida publicação, acrescentando ainda “Ele é um pastor com um carácter muito infantil e não é um comum mortal. Vive num mundo muito dele”.

Ainda segundo esta revista, Pedro Carvalho deverá começar a ter aulas de flauta muito “em breve” de modo a que aquilo que os portugueses verão nos ecrãs pareça ainda mais real.


Quiosque: TV 7 Dias

Pedro Ferreira sonha com “Morangos com a Açúcar”!



É um dos finalistas da quarta temporada de Uma Canção para Ti e tem recebido inúmeros elogios do júri do programa pela sua excelente voz e presença em palco.

Agora que aproveita para descansar, o jovem nortenho confessa à edição desta semana da TV 7 Dias um sonho antigo: entrar na conhecida série juvenil.


“Isso era mesmo surreal, nem acreditava que fosse verdade! É sonhar demais, gosto de dar um passo de cada vez”, explicou, acrescentando ainda que “Fazia teatro em mais novo e recebia muitos elogios, mas a música é a minha vida”.

Será que, à semelhança de Beatriz Costa ou Miguel Guerreiro Pedro Ferreira será o próximo talento de Uma Canção para Ti a dar o ar da sua graça em Morangos com Açúcar?


Quiosque: TV 7 Dias

SIC Mulher há oito anos a fazer companhia às portuguesas!


Corria o ano de 2003 quando a televisão de Carnaxide apostou num canal totalmente diferente do que havia na época. Algo que recriasse em televisão todo o universo feminino.

Chefiada desde sempre pela bonita e carismática Sofia Carvalho, a SIC Mulher é actualmente um dos canais por cabo favoritos dos portugueses.


Programas como The Biggest Loser, The Tyra Banks Show, ou Oprah Winfrey Show são alguns dos formatos mais conhecidos internacionalmente que fazem parte da grelha do canal, não esquecendo ainda os portugueses Entre Nós ou Mais Mulher.

Numa altura em que o universo cabo ganha cada vez mais seguidores, a SIC Mulher posiciona-se como um grande trunfo do grupo Impresa para o futuro da televisão.


Hoje, dia Internacional da Mulher, todas as mulheres estão de parabéns, bem como a estação dirigida por Sofia Carvalho!

Parabéns, SIC Mulher!

José Fragoso satisfeito com regresso de Nuno Santos à RTP



José Fragoso, o actual director de programas da RTP, classifica de “excelente” o regresso de Nuno Santos à RTP, em que assumirá o cargo de director de informação. “A solução de convidar o Nuno Santos para director de informação resolve o problema deixado em aberto com a saída do José Alberto Carvalho. Era preciso resolver a situação e a solução encontrada é excelente”, afirmou José Fragoso à agência Lusa.


Fragoso acredita que Nuno Santos estará entusiasmado e empenhado nesta tarefa difícil. Embora estando afastado da informação há 10 anos, o director de programas da RTP está confiante que a informação da RTP manterá a sua qualidade e que o até agora director de programas da SIC “não terá nenhuma dificuldade em adaptar-se de um dia para o outro” ao novo cargo.


Já José Rodrigues dos Santos reconhece também o valor de Nuno Santos. “Embora venha da SIC, é de certo modo considerado uma pessoa da RTP uma vez que deixou excelente impressão na sua passagem pela casa. Possui uma visão para a informação e sabe exponenciar o valor dos profissionais com quem trabalha. Terá um excelente acolhimento na redacção”.


No entanto, a Comissão de Trabalhadores (CT) da RTP emitiu uma nota em que dá conta que a administração do canal público manifestou uma clara “falta de confiança” nos profissionais que já integravam a informação da estação, o que está, então, ao que parece a gerar descontentamento junto de alguns dos jornalistas da RTP.

Será que vai haver mais saídas e/ou entradas no canal público de televisão?

Fala-se! 08/03/2011


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Fala-se!



Sofia Ribeiro


Numa altura em que atravessa uma excelente fase da sua vida profissional, com a participação enquanto jurada em Uma Canção para Ti e que prepara o casamento com o namorado, Rúben Rua, a actriz vê a sua vida pessoal exposta na capa da TV 7 Dias.


Segundo esta revista, a família de Sofia Ribeiro vive “em pé de guerra”, motivado em grande parte pelo facto de a mãe ter dado dois filhos para adopção, que a actriz apenas conheceu no último Verão.

Apesar de tudo, a Rita de Sedução preferiu não tecer qualquer tipo de comentários sobre este assunto.



Artur Agostinho


Afastado dos ecrãs desde que participou em Perfeito Coração, para a SIC, o actor atravessa um momento menos bom de saúde.

Segundo a TV 7 Dias desta semana, o estado de saúde de Artur Agostinho oferece alguns cuidados e deverá, inclusivamente, mantê-lo afastado de vários compromissos nas próximas semanas.

Contudo, os motivos de tal situação não são conhecidos.


Quiosque: TV 7 Dias

“Araguaia” é a sucessora de “Passione”!


Ao contrário do inicialmente previsto, e do que aconteceu no Brasil, Araguaia não ocupará, na SIC, o lugar de Escrito nas Estrelas, mas sim o de Passione.

Numa altura em que a história de Sílvio de Abreu entra na recta final (o último capítulo deverá ser exibido a 2 de Abril), a estação de Carnaxide já publicita a sua sucessora.


Assim, ou na última semana de Março ou na primeira de Abril, Araguaia estreará nos ecrãs da SIC.

Falta saber o que acontecerá à substituta de Passione no Brasil, Insensato Coração, estando em cima da mesa a possibilidade de esta ocupar o horário das 19 horas na estação de Carnaxide, que até agora tem sido de Escrito nas Estrelas.

Júlia Pinheiro comenta a rubrica de paparazzi de “Querida Júlia”



Ainda nem estreou e muita polémica já tem dado, com Flávio Furtado a acusar a apresentadora de utilizar uma ideia sua no novo programa das manhãs de Carnaxide.


Foi durante a sua “mini-volta a Portugal” que a própria Júlia Pinheiro falou sobre esta rubrica, não entrando, contudo em polémicas: “Nunca tive a menor intenção de fazer os paparazzi. Vamos entrar no universo cor-de-rosa, mas não temos a menor intenção de andar atrás de ninguém, vamos fazer as coisas de maneira mais elegante e divertida, que provoque sorrisos e não constrangimentos. Os paparazzi em Portugal ainda não são uma prática corrente e, quando acontecem, é um bocadinho constrangedor para todos. Isso é para Espanha e para os mercados onde o star system é a sério”, confessou à TV 7 Dias desta semana.


Ainda sobre os conteúdos de Querida Júlia, a apresentadora afirmou que “O que podemos oferecer de diferente é um programa que se alinha em função da actualidade e das histórias, de anónimos ou não”, acrescentando ainda que “Mato as rubricas. Está tudo falecido. Gostava de tocar as pessoas lá em casa”. Outro dado bastante interessante é o facto de Júlia Pinheiro não pretender ter a assistir ao seu programa figurantes, tal como acontece em outros formatos de day-time. A comunicadora quer ter pessoas que queiram, de facto, estar presentes para umas manhãs bastante diferentes daquilo a que estamos habituados.


Mais pormenores só na próxima segunda-feira, quando Querida Júlia estrear!


Quiosque: TV 7 Dias

A grande surpresa de “Mar de Paixão”!



Como em todas as histórias televisivas, também a última trama que Patrícia Müller escreveu para a TVI terá um desfecho surpreendente.


De acordo com a TV 7 Dias desta semana, grande parte dos acontecimentos que prendeu os telespectadores aos ecrãs não passaram de um sonho da protagonista, Benedita. A pescadora entrou em coma logo após receber o coração de Carminho e não voltou a ter consciência da realidade. Sonhou os romances com Eduardo e Miguel, bem como todas as alegrias e tristezas por que passou ao longo de toda a trama.


Assim, todas as cenas em que a personagem de Paula Lobo Antunes interagiu com outras personagens são fruto desse delírio, mas todas as outras situações acabam por ser realidade, como o romance de Miguel e Laura.

Nos instantes finais, Benedita acordará do como profundo em que esteve e demonstrará vontade de conhecer o pai da jovem que lhe doou o coração. Está lançado o mistério para o grande desfecho de Mar de Paixão que deverá ir para o ar dentro de duas semanas.


Quiosque: TV 7 Dias

Sucessor de Nuno Santos já é profissional de Carnaxide!



Foi na tarde de ontem que o jornalista confirmou a saída para a direcção de Informação da RTP e agora a grande questão que se coloca é quem o substituirá na televisão de Carnaxide.


Pois bem, ainda sem existir um nome oficial, Luís Marques já veio a público revelar que será alguém que já faz parte dos quadros da SIC: "A SIC tem condições para colmatar internamente a saída do Nuno Santos", disse à agência Lusa Luís Marques, frisando ainda que "uma pessoa como o Nuno faz sempre falta". Todavia, o director-geral de Carnaxide acrescentou ainda "Mas, como se diz no futebol, só faz falta quem cá está. E os que ficam têm experiência e capacidade".

Ainda segundo Luís Marques, esta saída de Nuno Santos provocará “uma reestruturação de competências e de ares” na televisão de Francisco Pinto Balsemão e realçou ainda que “a SIC tem um modelo de organização estável”, que não sofrerá alterações devido a esta saída.


Dado que o substituto de Nuno Santos virá dos quadros da SIC, começam a surgir alguns nomes para o lugar, e fonte próxima do Televisão – Opinião/ TV Universo sabe que Pedro Boucherie Mendes, Gabriela Sobral e Daniel Cruzeiro são os profissionais com grandes hipóteses de assumir a direcção de programas.


Quiosque: Jornal de Notícias

Revista de Imprensa 08/03/2011


Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta terça-feira!


Sara Barradas e João Catarré de novo par romântico!




A cada dia que passa novidades sobre Eclipse vão surgindo. A mais recente, revelada pela edição desta semana da TV 7 Dias dá conta de que na nova trama de António Barreira dois actores voltarão a fazer par romântico.

Segundo a referida publicação, João Catarré e Sara Barradas, que mantêm uma relação de “amor/ódio” ao longo de Espírito Indomável voltarão a cruzar-se precisamente na trama que substituirá a actual líder da televisão portuguesa.


Contudo, desta vez não será a personagem da actriz a lutar pelo amor da do actor, mas sim o contrário. Em Eclipse, Gonçalo (João Catarré) lutará taco a taco com Ângelo (Pedro Carvalho) pelo coração de Aurora (Sara Barradas).

“O Gonçalo vai apaixonar-se pela santa (Aurora), mas o Ângelo tem uma paixão por ela desde sempre. Eles viveram e cresceram juntos e são ambos muito simples. Vai haver esta disputa entre o Gonçalo e o Ângelo, pela Aurora”, adiantou uma fonte da telenovela à referida publicação.


A estação de Queluz de Baixo volta, assim, a repetir um par que muito tem dado que falar em Espírito Indomável.


Patrícia Müller escreve sucessora de Laços de Sangue



Apesar de ainda não haver uma data prevista para o inicio das gravações, é já certo que a próxima telenovela de Carnaxide não será o tão falado remake de uma produção brasileira, mas sim um original português.


E quem melhor para o escrever do que uma argumentista vinda de Queluz de Baixo e autora de grandes êxitos, entre os quais Mar de Paixão, por exemplo? Tal como seria de esperar será mesmo Patrícia Müller a escrevera segunda telenovela portuguesa resultante da parceria entre a SIC e a TV Globo, tal como revela a edição desta semana da TV 7 Dias.


Ainda segundo a mesma publicação, a autora já escreveu a sinopse da nova produção, que terá um registo um pouco mais sério do que Laços de Sangue, e totalmente diferente da história de Benedita e Miguel, que a TVI ainda emite. Quanto ao elenco, é já certo que Helena Laureano será uma das protagonistas, à semelhança de Rogério Samora, caso o seu processo com a estação de Queluz de Baixo se resolva brevemente.


Nomes como os de Manuel Cavaco, Maria Emília Correia, Inês Castel-Branco, Cláudia Vieira, José Fidalgo, Sandra Barata Belo, entre muitos outros também deverão constar da ficha técnica desta nova história.


CITAÇÃO DO DIA:


“Tenho a expectativa que o nome Júlia seja uma marca que transcenda o facto de eu ter saído da TVI”


Júlia Pinheiro


Número do dia:

28.9%


Foi quanto fez a emissão deste domingo de Uma Canção para Ti, em termos de quota de mercado. Um resultado relativamente baixo, tendo em conta que a concorrência de Portugal tem Talento fez muito mais e que tinha uma boa antecedência de Jornal Nacional.




Quiosque: TV 7 Dias

Fecho


Boa noite. Hoje, em fecho, mais uma crónica de Joel Neto retirada do Diário de Notícias.

Pequenas notas

1. Tudo indica que José Alberto Carvalho vai mudar significativamente a informação da TVI, mas ainda não é claro o sentido dessa mudança. Diz Paes do Amaral: "Os estudos de mercado [feitos no ano passado] revelaram que uma TVI com uma informação mainstream, credível, séria, isenta, com características diferentes, poderia ambicionar a ser líder na informação e que uma TVI com uma informação como a que tinha na altura [no tempo de Moniz e Moura Guedes] nunca poderia ambicionar ser líder." Preocupa-me aquela expressão: "características diferentes." Até porque JAC não seria o primeiro a chegar a Queluz e a "soltar a franga". Aguardemos.

2. O que significam os novos números sobre o consumo de TV paga em Portugal, acabados de divulgar pela Anacom, é uma coisa sobre todas as outras: que a Zon e o Meo não só permanecem os principais distribuidores, como têm segurado e/ou ampliado as respectivas quotas de mercado apesar (e isto é que é assinalável) do amplo crescimento do sector. Ou muito me engano ou a concorrência acabará por desmobilizar. A não ser que saque rapidamente um coelho da cartola. Ou que a TDT, se efectivamente chegar a existir, venha a subverter a equação.

3. Interessante o facto de a SIC ter roubado à RTP o sorteio do Totoloto. E, no entanto, porque é que só agora, no tempo do império do EuroMilhões, Carnaxide se lembrou do Totoloto?

4. Boa ideia, a da Zon, ao abrir espaço, já em Março, a um canal exclusivamente dedicado à cultura. À atenção da RTP 2. E do Q.

5. Não tarda, o Porto Canal poderá mudar de nome para FC Porto Canal. Pinto da Costa é uma velhíssima raposa.