8 de março de 2011

Fecho


Boa noite. Hoje, em fecho, mais uma crónica de Joel Neto retirada do Diário de Notícias.

Pequenas notas

1. Tudo indica que José Alberto Carvalho vai mudar significativamente a informação da TVI, mas ainda não é claro o sentido dessa mudança. Diz Paes do Amaral: "Os estudos de mercado [feitos no ano passado] revelaram que uma TVI com uma informação mainstream, credível, séria, isenta, com características diferentes, poderia ambicionar a ser líder na informação e que uma TVI com uma informação como a que tinha na altura [no tempo de Moniz e Moura Guedes] nunca poderia ambicionar ser líder." Preocupa-me aquela expressão: "características diferentes." Até porque JAC não seria o primeiro a chegar a Queluz e a "soltar a franga". Aguardemos.

2. O que significam os novos números sobre o consumo de TV paga em Portugal, acabados de divulgar pela Anacom, é uma coisa sobre todas as outras: que a Zon e o Meo não só permanecem os principais distribuidores, como têm segurado e/ou ampliado as respectivas quotas de mercado apesar (e isto é que é assinalável) do amplo crescimento do sector. Ou muito me engano ou a concorrência acabará por desmobilizar. A não ser que saque rapidamente um coelho da cartola. Ou que a TDT, se efectivamente chegar a existir, venha a subverter a equação.

3. Interessante o facto de a SIC ter roubado à RTP o sorteio do Totoloto. E, no entanto, porque é que só agora, no tempo do império do EuroMilhões, Carnaxide se lembrou do Totoloto?

4. Boa ideia, a da Zon, ao abrir espaço, já em Março, a um canal exclusivamente dedicado à cultura. À atenção da RTP 2. E do Q.

5. Não tarda, o Porto Canal poderá mudar de nome para FC Porto Canal. Pinto da Costa é uma velhíssima raposa.

Nenhum comentário: