10 de janeiro de 2010

Diário de um Ídolo

A final já se aproxima, mas o Diário de um Ídolo não pára. Saiba tudo sobre a sexta gala do "Ídolos", aqui, no Televisão-Opinião. Actuações dos concorrentes, avaliação das mesmas, relação entre o júri, e prestação dos apresentadores, são os objectos em análise desta rubrica.

Comecemos pelas actuação dos 6 concorrentes ainda em competição:

Solange Hilário - Em termos de presença, esta rapariga de 16 anos transforma-se numa mulher. A escolha da música foi bastante inteligente, e independentemente da desafinação, achei que deu uma bom show. Fez-me lembrar a Solange da primeira gala com "I Wanna Dance With Somebody".

Filipe Pinto - Estava expectante em relação à prestação deste concorrente, por cantar uma música de Amy Winehouse. E o resultado foi óbvio. Voltou a surpreender, e fez uma interpretação original. Interagiu com o público. Esteve muito afinado, e mais uma vez mereceu estar no lote dos 15 finalistas. Arriscou, e venceu.

Carolina Torres - Tive a sensação que no início da sua prestação existiram alguns problemas. Independentemente disso ter acontecido ou não, acho que esteve muito bem a partir da segunda parte da música. Ao estilo de concerto, cantou e encantou o público do estúdio, e o de cá de casa.

Carlos Costa - De uma forma mais recatada, o concorrente da Madeira acalmou, e voltou a repetir a faceta que já tinha mostrado, quando cantou Michael Jackson. Achei bonita a sua actuação, com sentimento. Carlos Costa, merece sem dúvida estar neste lote de finalistas. A entrega demonstrada na gala deste domingo foi muito grande.

Diana Piedade - Irreverente, e muito gira. A Diana é a concorrente que respira música. Sente-a, e procura mostrar que a interiorizou para o público. Mais uma vez teve uma grande presença em palco. Pode não ser uma comparação legítima, e peço desculpa se acabou por sim incoerente, mas em certos momentos fez-me lembrar a fantástica Tina Turner.

Inês Laranjeira - Não me surpreendeu. Porque é que sempre que esta concorrente canta, dá-me ideia que nunca muda de estilo. Ou é a maneira dela cantar, ou então o problema é mesmo comigo. De qualquer forma achei que esteve bem. Não concordei que fosse a sua melhor actuação, mas sei que esteve afinada e que se portou melhor que as últimas galas.

Quanto à prestação entre o júri, aqui fica a minha opinião:
Roberta Medina fala do que sabe. Mas baseia muitas vezes o seu julgamento no carisma. Mas afinal o que é o carisma que ela tanto fala? Eu sei o que é, mas muitos não devem saber.
Laurent Filipe esteve bem. Sempre politicamente correcto, este elemento do júri foi uma excelente opção da direcção de programas da SIC.
Pedro Boucherie manteve a calma, e evitou dizer "disparates". Portou-se bem.

No que toca à apresentação, notei mais percalços por parte de João Manzarra e Cláudia Vieira, do que o costume. No entanto, com o desenrolar da gala passaram a estar mais descontraídos.
De referi a piada de João Manzarra para Inês Laranjeira: "Eu acho que se não votarem temos penas". É aqui que ele se destaca!



Aqui fica a minha avaliação, de 0 a 10, em relação à prestação dos 6 concorrentes:

Solange Hilário - 7
Filipe Pinto - 9
Carolina Torres - 7,5
Carlos Costa - 8
Diana Piedade - 9,5
Inês Laranjeira - 7

Quanto à saída, e tendo em conta as actuações mais regulares da Carolina, achei injusto ser a menos votada. Por outro lado, penso que merecia o salvamento por parte do júri.

Última Hora - "Vida Nova" desta semana é com concorrentes de "Ídolos"


Durante esta semana o programa de Fátima Lopes falará com os finalistas do programa de talentos da SIC. Quem anunciou esta novidade foi o voz off mal acabou a telenovela "Perfeito Coração". Será que os que ficarem ainda em jogo também estarão no programa? Para ver a partir de amanhã, após "Mulheres Apaixonadas"

O Protagonista


Boa noite. Seja bem-vindo ao "Protagonista" desta semana.

Manuel Moura dos Santos destacou-se durante os últimos dias. A polémica entre o júri do "Ídolos", Anjos, e Carlos Costa, preencheu as páginas dos jornais e revistas da semana.
Conhecido pela sua expressão de "azeitola", o produtor musical não se conteve nas palavras na última gala do "Ídolos". Para além de afirmar que não apreciava o tipo de melodias que o concorrente da Madeira, Carlos Costa, cantava, referiu que não erã fã de Nélson e Sérgio Rosado.
Sinceramente acho muito bem que Manuel Moura dos Santos se exprima. Cada um tem a sua opinião. Mas não é de bom tom, num concurso de talentos deste género, um dos elementos do júri afirmar que não quer que Carlos fosse o vencedor.

A verdade é que a SIC não quis desperdiçar esta oportunidade, e procurou juntar Manuel Moura dos Santos, Anjos e Carlos Costa na gala de hoje. Infelizmente o jurado não vai estar presente, mas caso estivesse, acredito que iria ser imperdível.
Sejamos sinceros. É assim que "Ídolos" vai somando pontos. É o que a direcção de programas da estação de Carnaxide pretende - quanto maior visibilidade o concurso tiver, maior audiência terá.
No entanto, a pergunta impõe-se: isto não afectará a imagem do "Ídolos"?

Fecho

Boa noite. É com muito prazer que digo que durante dois meses não vou ter aulas. Dia 8 de Março inicia-se o segundo semestre na minha faculdade. Ora isto traduz-se em mais tempo para o blog. E nada melhor que começar esta fase, com as novidades que prometemos para o início de 2010.

A primeira de todas prende-se com a equipa do Televisão-Opinião. Era meu objectivo alargá-la para este novo ano, e consegui fazê-lo. Eu, Diogo Santos, o Tiago Henriques, o André Costa, e o Jorge Pontes já estávamos consigo 24 horas por dia. Chegou a vez da Cláudia Simões juntar-se a nós e a si, com o seu "Feeling"!


Esta rubrica terá como objectivo recordar determinadas músicas que marcaram momentos televisivos. Minutos que na ficção nacional, talk-shows, séries de televisão, foram acompanhados de melodias que não foram esquecidas pelos espectadores.
Quinzenalmente, e às quintas-feiras, a Cláudia vai dar-lhe dar música. Estreia dia 14 de Janeiro.


Quem também vai ganhar força é o Jorge! Todas as terças-feiras, ele vai levar até si um SÓ Séries renovado.
A partir do dia 19 de Janeiro!


Às quartas-ferias os "Momentos" voltam a ganhar vida. Esta é das rubricas mais antigas do blog, e é a terceira vez que sofre uma alteração de imagem. O seu objectivo é um: retirar-se a seguinte frase da sua boca - "Há tanto tempo que eu já não via isto!



Não! Os Escolhidos não ficaram pelo caminho. Fizeram apenas uma pausa. Todas as sextas-feiras, pelas 21:00, alguém vai abandonar o concurso mais famoso dos blogs de televisão! E só há uma certeza - Só um pode vencer!


O Para lá das 24 muda de imagem, e continua a dar "Mais Opinião" a partir das 00:05, de segunda, terça e quarta-feira.


O Frente a Frente continua em 2010. Depois de lançada a primeira edição deste ano, mudamos a imagem da rubrica das 21:00, das segundas-ferias. O seu conteúdo permanece idêntico: duas opiniões sobre dois programas ou duas personalidades, em que só uma pode vencer!


A Revista de Imprensa continua a ser assegurada pelo Tiago Henriques. De segunda a sexta-feira, às 10:00, ele não vai falhar com esta rubrica. E parece que agora vai passar a lançar o Episódio Seguinte aos sábados à tarde, a partir de dia 16 de Janeiro. Saiba tudo o que vai acontecer nas suas novelas preferidas!


Relativamente à parceria Televisão-Opinião/SIC Blog, ela mantém-se. Dia 12 de Janeiro volta a segunda temporada do Discurso Directo. Não perca, é já esta terça-feira, às 20:00, no Fecho.


Quanto à Audimetria, ela permanece como está. Como é possível verificar nos outros blogs, existe uma tendência para fazer um novo quadro com os respectivos programas mais vistos do dia. Aqui no Televisão-Opinião vamos continuar a "basear-nos" na Mediamonitor, pois apesar de congratular-mos quem tem a criatividade de elaborar os referidos quadros, no nosso caso, achamos que é tempo "desperdiçado".

O MMV - Minuto Mais Visto da Semana continua a ir para o ar aos sábados. O Melhor & Pior da Semana entra em antena aos domingos, das 10:00 às 12:00. Esta última rubrica é da autoria do André Costa.

Aqui fica o vídeo de apresentação:


Outras audiências


19:00 - 20:00

O Preço Certo - 10,1% de rating e 29,6% de share
Correio de Risco 2 - 9,4% de rating e 29,6% de share
Ídolos - 7,5% de rating e e 23,2% de share

21:00 - 24:00

Ele é Ela - 10% de rating e 38,1% de share
Perfeito Coração - 10% de rating e 25% de share
Não Há Crise! - 9,6% de rating e 24% de share
A Voz do Cidadão - 9,1% de rating e 23,5% de share
Resumo Rio Ave-Benfica - 6,1% de rating e 20,1% de share
Ídolos (fim-de-ano) - 4,6% de rating e 25,1% de share

Audimetria - 09/01/2010


O dia de ontem foi equilibrado. A diferença entre a RTP1, a SIC, e a TVI, foi de menos de 2 pontos. Apesar disto, a estação de Queluz levou a melhor, com 26,9% de share.

O programa mais visto do dia foi a novela "Meu Amor". Seguiu-se "Deixa que te Leve", com 14,3% de rating. Ambas as novelas estiveram abaixo dos 37% de share.
O noticiário mais visto foi o da RTP1. O "Telejornal" chegou aos 13,9% de audiência média e 36,1% de share. Seguiu-se o "Jornal Nacional" (quinto lugar do quadro dos cinco programas mais vistos do dia), e o "Jornal da Noite", com 10,2% de rating e 26,6% de share.
O jogo entre o Rio Ave e o Benfica chegou aos 12,2% de audiência média. Muito pouco para um investimento tão grande por parte da estação pública.

O Melhor & Pior da Semana (TVI)

Melhor - Entrou em 2010 com uma força em audiências que deixa a concorrência para trás. "Meu Amor" é consecutivamente o programa mais visto do dia e com números superiores ao milhão e meio de espectadores por episódio. A TVI tem mais um sucesso de ficção nacional na sua grelha.
Pior - É o magazine social menos visto da televisão portuguesa e um "buraco" na programação da TVI aos sábados de manhã, perdendo invariavelmente para a concorrência. "Deluxe" precisa de alterações de fundo para poder fazer frente aos outros programas e não ser apenas um programa de "propaganda" das estrelas, novelas e conteúdos TVI.

O Melhor & Pior da Semana (SIC)

Melhor - Foi a melhor decisão de Nuno Santos passar a exibição de "Perfeito Coração" para diária e mostrar que não deve ter medo da ficção TVI. A novela portuguesa da SIC, aguentou muito bem a primeira semana de exibição e até registou o melhor valor desde a estreia com mais de 1 milhão de espectadores a sintonizar a SIC para ver o reencontro de Pedro e Leonor.
Pior - É verdade que "Nós Por Cá" conquistou espectadores ao longo dos últimos dois meses, e tem já um público fiel. Mas a realidade é que a concorrência de "Preço Certo" e "Morangos com Açúcar" (que "lutam" pela liderança do horário), prejudica o espaço informativo da SIC em share, estando quase sempre abaixo da média do canal.

O Melhor & Pior da Semana (RTP1)

Melhor - Terminou o ano de 2009 em segundo lugar, mas "Praça da Alegria" na primeira semana de 2010 mostra que poderá vencer na "guerra" pela liderança dos talk shows matinais. O programa apresentado por Jorge Gabriel e Sónia Araújo em 5 dias venceu 3, e sempre com uma média de share superior aos 30%.
Pior - A concorrência está mais forte (leia-se "Perfeito Coração"), e "Jogo Duplo" é o mais prejudicado no horário nobre da televisão. Esta semana em luta directa com a novela da SIC e as da TVI, o concurso de José Carlos Malato perdeu sempre e inclusivé ficou abaixo dos 20% de share.