21 de fevereiro de 2010

O Protagonista

Boa noite. Seja bem visto ao Protagonista desta semana.


Foi ontem que a TVI fez 17 anos, e, é hoje, que o Televisão-Opinião decidiu destaca-la.
Desde 2005 que a estação de Queluz de Baixo destronou a SIC para segundo, e terceiro lugares, acabando com os seus estrondosos resultados.
Sem dúvida alguma, que a segunda estação privada em Portugal deu um grande impulso na ficção nacional. A acção da TVI nesse campo tem tido, tem, e terá, um grande sucesso no nosso país.

A estação de Queluz de Baixo, tem sido uma grande centro de emprego na ficção, e sem dúvida que merece um aplauso.

No que toca a talk-shows, nada a apontar. Tem dois dos melhores comunicadores da televisão portuguesa, a conduzi-los. Falo obviamente de Manuel Luís Goucha e Júlia Pinheiro.
Na informação, apesar de no meu ver, estar longe de ser a melhor, no que toca às audiências, tem alcançado bons resultados. A série que antecede o Jornal Nacional, Morangos com Açúcar (uma verdadeira escola para os actores) tem sido uma boa ajuda.

Ainda relativamente aos aspectos da ficção, todos nós sabemos em alguns dos casos (talvez na maior parte), a TVI consegue ser a melhor. Lançou no ano passado Equador, uma boa série adaptada do livro de Miguel Sousa Tavares, por exemplo. A estação de Queluz de Baixo também ficou conhecida pelo Super Pai, ou Ana e os Sete. Obviamente que há muito mais a destacar, mas penso que, em termos de séries, foram estas os marcos mais importantes para a TVI.

Sem dúvida que a aposta na ficção tem sido boa, assim como nos reality-shows. A estação lançou formatos "bomba". O Big Brother foi um deles, assim como a Quinta das Celebridades, e a 1ª Companhia. Mais recentemente foi para o ar Uma Canção para Ti, um programa com excelentes índices de audiência nas suas duas primeiras edições.

No entanto há um vazio na TVI. E o resto? Onde está o "para além" da ficção? Onde estão os concursos, os programas de humor e as novas caras na apresentação de formatos? É nisto que a estação de Queluz de Baixo deve apostar no futuro. Ou seja, a missão da TVI para os próximos tempos é arriscar.
De resto, está de parabéns!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca O Protagonista da semana.
De relembrar que, dia 23 de Fevereiro, terça-feira, o Televisão-Opinião comemora um ano. Não fique fora da festa! Vamos anunciar os dois vencedores do passatempo que lançámos, as novidades do blog, e ainda duas novas parceiras!

O dilema de Carlos Cruz

Ansioso pelo final do julgamento do chamado "processo Casa Pia", Carlos Cruz parece cultivar algumas expectativas quanto a um regresso ao pequeno ecrã - e a entrevista concedida há algumas semanas ao jornal 24horas por Frederico Ferreira de Almeida, patrão da Fremantle e seu amigo, parece ser disso prova. Diz Ferreira de Almeida que o apresentador ainda tem lugar na televisão. Mas o facto é que a questão deve ser colocada precisamente ao contrário: ainda deverá a televisão ter lugar na vida de Carlos Cruz?

A resposta depende em parte da sentença: uma condenação roubar-lhe-á qualquer possibilidade de reaver um dia uma fracção da empatia que já teve com os telespectadores. Mas, mesmo que venha a ser absolvido, Carlos Cruz deve ponderar se uma exposição televisiva regular lhe trará mais vantagens do que prejuízo. Mesmo no melhor dos cenários, o mais provável é que o apresentador viesse a transformar-se numa espécie de atracção circense, alimentando todo o tipo de voyeurismos, incluindo todo o tipo de ajustes de contas subjacentes.

O facto é: os portugueses confiam pouco na sua Justiça. Trate-se ou não de uma suspeita legítima, têm dificuldade em encarar como inocente um cidadão absolvido (ou ilibado). Ora, a televisão, que a si mesma se transformou num palco de demagogias e justiceirismos primários, amplifica qualquer gesto de desconfiança, sobretudo dirigida aos ricos e famosos. É injusto e cruel. Mas é assim - e, independentemente das vantagens financeiras que um regresso ao ecrã possa trazer-lhe, Carlos Cruz deve lembrar-se disso no momento em que, um dia, puder festejar a liberdade.

Às 21:00


Não perca!

SÓ Séries


Têm sido dias interessantes na TV americana. De facto, a cobertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver pela NBC tem sido exímia no que toca às audiências. Variando entre os 5 e os 10 pontos de rating, os Olímpicos cativam, de acordo com as provas que são exibidas: Curling, Esqui Alpino, Snowboard, Combinado Nórdico, Patinagem Artística são algumas das provas que são exibidas que envolvem emoções capazes de nos levar ao "desespero", por assim dizer. Sou apologista dos Jogos, de facto. É um evento imperdível porque para além de acontecer de 4 em 4 anos é o expoente máximo do desporto onde os meus olhos brilham sempre que mudo para a EuroSport.

Bem, embora, em alguns dias, os Jogos tenham audiências mais baixas, conseguem destronar os sucessos das outras cadeias chegando Grey's Anatomy e Private Practice a um mínimo histórico, na passada quinta-feira.

The Deep End, a nova série da ABC de advogados, ao sexto episódio foi cancelada devido às más audiências chegando, esta semana, ao 1 ponto de rating, valor impensável para a ABC. Past Life, uma série sobre reencarnações, foi igualmente cancelada devido às más audiências e às más críticas.

Pergunto-me: que futuro para as séries?

Ao mínimo revés naquilo que se diz normal (procedurals, dramas, comédias), o espectador rejeita o produto. Será porque é muito rebuscado? Será que é impensável? Muito irreal? A questão é que lá se verifica o mesmo que em Portugal: algo mais complexo, é rejeitado; algo que vai contra os valores, é rejeitado.

Curiosidade da semana
No dia 18 de Fevereiro de 2010, American Idol registou o valor mais baixo da temporada 6.9 pontos de rating e 17 pontos de share tendo sido completamente arrasado pelos Olímpicos que no mesmo período fizeram 9 pontos de rating e 22 pontos de share. Algo...impensável...

É Noticia - "Companhia das Manhãs" de cara lavada em Março

Na tentativa de melhorar os resultados do seu programa matinal, a SIC está a preparar mudanças no mesmo. Depois de anunciada a nova rubrica de Ana Bola e Maria Rueff, o "24 Horas" de hoje revela que a estação de Carnaxide vai efectuar mudanças no cenário de "Companhia das Manhãs". Por esta razão, quinta e sexta-feira o programa não será emitido em directo, uma vez que o estúdio estará em obras. Assim, Rita Ferro Rodrigues e Francisco Menezes gravarão os mesmos durante a tarde de quarta-feira. Segunda-feira, dia 1 de Março, o programa surge de "cara lavada".

Os famosos e os negócios.


A carreira de actor é instável, e talvez por isso, muitos profissionais de televisão optem por se lançar na veia dos negócios.

Por exemplo, a actriz Helena Isabel, teve uma loja de bijuteria no Picoas Plaza, que entretanto não resistiu à crise. O mesmo não se passou com Cláudia Vieira, que continua a lucrar com a Carmen Steffens que abriu no Rio Sul Shopping.
A actriz Rita Salema continua em alta com a direcção da escola As Abobrinhas, na Parede.

Quanto à Volt, loja que era gerida por João Catarré e Patrícia Candoso, situada no Palmeiras Shopping, acabou por ser vendida, devido à separação destes actores.

Já Sílvia Rizzo, continua com a sua marca de peças exclusivas de ganga, há anos, não pretendo por isso abdicar deste negócio. O mesmo acontece com Benedita Pereira, que continua com a sua loja de acessórios aberta na Foz. O negócio da actriz é gerido pela sua irmã.


Fonte: TV Guia

Audimetria - 20/02/2010 (actualizada)

O dia de ontem tinha de ser ganho pela RTP1. A opção de lançar para o ar, às 19:00, um especial de informação sobre o temporal que afectara a Madeira, foi bastante inteligente.

O vencedor do dia foi sem dúvida, e tal como já dei a perceber, a informação da RTP1. Basta olhar para o quadro fornecido pela Mediamonitor. Tanto o Telejornal, como o Especial Informação, lideraram no horário em que foram exibidos.





Em termos de derrotados, mais uma vez, o jogo da Liga Sagres, entre o Sporting e o Olhanense, continua a não dar grandes vitórias à RTP1.
Lua Vermelha, obteve, penso eu, o seu pior resultado desde a estreia. Ficou-se pelos 7,2% de rating e 18,8% de share.
A repetição da final de Ídolos, à tarde, também não esteve bem. Não foi além dos 25 pontos. Pior mesmo, só o filme da tarde que a estação de Carnaxide exibiu. Ficou-se pelos 15% de share.



A estreia dos filmes da TVI, não correu mal! O primeiro, Gordura e Formusura, ficou-se pelos 23,4% de share. Os outros dois, ultrapassaram os 28 pontos.
De referir a prestação de Portugal sem Fronteiras. O talk-show da RTP1, apresentado por Diamantina e Carlos Alberto Moniz, apesar de passar despercebido, tem obtido bons resultados. Este sábado chegou aos 4,3% de rating e 28,7% de share.

Fonte do quadro: Mediamonitor

O Melhor & Pior da Semana (TVI)

Melhor - Apesar do nome ser o mesmo, a nova série de "Morangos com Açúcar" é completamente distinta e diferente das anteriores com uma aproximação aos fenónemnos internacionais "Fame" e "High School Musical". E os jovens (a quem a série se destina maioritariamente), parecem gostar desta versão de "Morangos" com uma média de cerca de 1 milhão de espectadores nos cerca de 105 episódios transmitidos.
Pior - A estreia da nova temporada da série de culto "Dr House" não correu nada bem na passada quinta-feira. A série não foi além dos 210 mil espectadores e com um share inferior aos 20%. Tendo em conta que na SIC, "CSI NY" transmitida mais tarde faz mais 100 mil espectadores e está quase sempre acima dos 30%, esta estreia não correu nada bem para os lados de Queluz.

O Melhor & Pior da Semana (SIC)

Melhor - No passado domingo, foi conhecido o vencedor da terceira edição de "Ídolos". E o programa despede-se dos telespectadores com o rótulo de programa que mais deu que falar nos últimos 5 meses. A SIC está de parabéns por ter apostado neste formato, a escolha dos 15 finalistas foi a melhor, os cromos foram de chorar a rir, a apresentação esteve razoável e a produção magnífica. Por novos "Ídolos", agora vamos ter que esperar por 2011.
Pior - Quando estreou, a série onde a actriz portuguesa Daniela Ruah participa, alcançou valores dignos de um horário nobre. Mas ao longo das semanas de exibição tem vindo sistematicamente a perder espectadores. Não digo com isto, que 700 mil espectadores às 15h da tarde é mau, mas o facto de "Investigação Criminal" perder espectadores, quer dizer que a série parece não agarrar o telespectador.

O Melhor & Pior da Semana (RTP1)

Melhor - José Fragoso, director de programas da RTP1, decidiu voltar a emitir "Um Lugar Para Viver", agora, ao final da tarde de domingo. E a ter em conta os valores da passada semana, a aposta parece ter sido bastante acertada, com valores que a série, quando foi transmitida originalmente, raramente conseguiu. Uma oportunidade para os portugueses verem ou reverem esta produção itinerante da RTP1.
Pior - "Chamas da Vida", a novela de hora de almoço da RTP1 terminou, e em sua substituição estreou "Poder Paralelo", também da Rede Record. Se "Chamas da Vida" agarrou os telespectadores desde o início, esta nova novela está longe disso, perdendo desde a estreia invariavelmente para a concorrência. Quem ganha com isso é a SIC e a novela "Mulheres Apaixonadas".