21 de fevereiro de 2010

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca O Protagonista da semana.
De relembrar que, dia 23 de Fevereiro, terça-feira, o Televisão-Opinião comemora um ano. Não fique fora da festa! Vamos anunciar os dois vencedores do passatempo que lançámos, as novidades do blog, e ainda duas novas parceiras!

O dilema de Carlos Cruz

Ansioso pelo final do julgamento do chamado "processo Casa Pia", Carlos Cruz parece cultivar algumas expectativas quanto a um regresso ao pequeno ecrã - e a entrevista concedida há algumas semanas ao jornal 24horas por Frederico Ferreira de Almeida, patrão da Fremantle e seu amigo, parece ser disso prova. Diz Ferreira de Almeida que o apresentador ainda tem lugar na televisão. Mas o facto é que a questão deve ser colocada precisamente ao contrário: ainda deverá a televisão ter lugar na vida de Carlos Cruz?

A resposta depende em parte da sentença: uma condenação roubar-lhe-á qualquer possibilidade de reaver um dia uma fracção da empatia que já teve com os telespectadores. Mas, mesmo que venha a ser absolvido, Carlos Cruz deve ponderar se uma exposição televisiva regular lhe trará mais vantagens do que prejuízo. Mesmo no melhor dos cenários, o mais provável é que o apresentador viesse a transformar-se numa espécie de atracção circense, alimentando todo o tipo de voyeurismos, incluindo todo o tipo de ajustes de contas subjacentes.

O facto é: os portugueses confiam pouco na sua Justiça. Trate-se ou não de uma suspeita legítima, têm dificuldade em encarar como inocente um cidadão absolvido (ou ilibado). Ora, a televisão, que a si mesma se transformou num palco de demagogias e justiceirismos primários, amplifica qualquer gesto de desconfiança, sobretudo dirigida aos ricos e famosos. É injusto e cruel. Mas é assim - e, independentemente das vantagens financeiras que um regresso ao ecrã possa trazer-lhe, Carlos Cruz deve lembrar-se disso no momento em que, um dia, puder festejar a liberdade.

Nenhum comentário: