25 de fevereiro de 2011

Alberta Marques Fernandes a caminho da TVI?

albertamarquesfernandes

Depois de José Alberto Carvalho e Judite Sousa a estação de Queluz de Baixo poderá estar prestes a assegurar mais uma contratação vinda directamente da RTP.


Embora não passe apenas de um rumor, Alberta Marques Fernandes poderá muito bem ser a senhora que se segue. Actualmente à frente dos blocos noticiosos das tardes da RTP N, a jornalista tem várias hipóteses de estar prestes a mudar de ares.


É que, na página oficial da pivô no Facebook um profissional da TVI pergunta: “Olá Alberta :) Confirmas que vais ser minha colega de trabalho? Vens para a TVI?”. Embora Alberta Marques Fernandes não responda, colocou um “Gosto” na publicação e poderá muito bem ser um indicio de que está a um passo de se juntar às recentes contratações para a informação da televisão de Queluz de Baixo.


Resta aguardar pelos próximos dias, altura em que deverão surgir novidades.

Like & Dislike


Boa noite e bem-vindo ao Like/Dislike desta noite!

LIKE
Hernâni Carvalho, um excelente comunicador


A pouco mais de duas semanas da estreia de Querida Júlia, e com o Companhia das Manhãs a ser transmitido em diferido, as manhãs da SIC tiveram na última quinta-feira uma emissão especial de Registo Criminal. E nesta mesma emissão especial, muito bem conseguida por sinal, foi consensual a excelente presença no ecrã de Hernâni Carvalho. Interventivo como ninguém, conseguiu conduzir aquela hora de emissão de uma forma bastante activa, por vezes mesmo inflamada, mas com um especial ‘dom’ de agarrar as pessoas ao ecrã. E a olhar pelas audiências, foram mesmo bastantes as que ficaram ‘agarradas’ à emissão da SIC.


DISLIKE
A "possível" desatenção de Patrícia Matos


Apesar de ontem se ter ficado a saber que José Alberto Carvalho, Judite Sousa e outros profissionais da RTP estão a caminho da direcção de informação de Queluz de Baixo e apesar de essa mesma noticia ter merecido o destaque de grande parte da imprensa generalista, parece que ainda nem toda a gente ficou a par das últimas novidades. Pelo menos, a jornalista Patrícia Matos. Na revista de imprensa do Diário da Manhã desta sexta-feira, Patrícia apelidou de “possíveis transferências” as mexidas que já vinham confirmadíssimas nas páginas dos jornais que a pivô passava em revista.

Uma pequena gralha de circunstância no meio deste impasse.


Falar Televisão


Corredor sem poder…


É do conhecimento de todos que a RTP1 apresenta sérias dificuldades em afirmar-se no tão falado horário nobre. A concorrer com a ficção da SIC e TVI, Corredor do Poder (aposta da RTP que passa ás quintas-feiras pelas 22:40h) é um projecto falhado desde o seu nascimento. Já lá vão quase três anos.
Pois é, três anos após a estreia de um programa de cariz político, apresentado e moderado por Sandra Sousa, jornalista da casa RTP que tão bem desempenha o seu papel, o insucesso continua.
Este programa tem ocupado ao longo da sua existência, a posição nos menos vistos da semana do canal 1.

Um dos factores que pode contribuir para os maus resultados do programa pode ser o horário a que é transmitido, o que na minha opinião, mesmo que Corredor do Poder fosse para o ar numa outra hora qualquer, nunca saíra vencedor. Porquê? Porque em tempo de crise e com a vida rotineira (casa–trabalho-casa) que a maioria dos portugueses leva, muito dificilmente mostrariam o seu interesse num programa onde os políticos teimam em brincar à política.


Contudo, a RTP afirma na sua plataforma Web que Corredor do Poder veio “preencher um espaço em branco nas grelhas de programação dos principais canais generalistas portugueses”.
Discordando totalmente desta afirmação, arrisco-me a dizer que o programa de Sandra Sousa funciona como um “tapa buracos”, sim, mas na própria grelha de programação da rádio e televisão portuguesa.

Além disso, a televisão do estado revela um total desinteresse e desrespeito por um programa que não lhe traz qualquer lucro e pelos poucos telespectadores que ainda se mostram interessados a assistir a Corredor do Poder, pois, tal como outros, o programa de debate político tem uma página Web oficial anunciada mas que pelos vistos nunca foi usada, como comprova esta imagem.

Sandra Barata Belo é a próxima exclusiva SIC!

sandrabaratabelo_thumb_medium227_315

Depois de ontem ter anunciado que Maria Emília Correia era a nova estrela da televisão de Carnaxide, o Diário de Notícias de hoje revela qual o próximo nome a juntar-se ao lote de exclusivos do canal.


Segundo a edição impressa do referido jornal, Sandra Barata Belo está prestes a assinar um vínculo com a SIC. Numa altura em que está de regresso à ficção da estação, numa participação especial em Laços de Sangue, a actriz vê assim o seu talento e trabalho desenvolvido em Perfeito Coração reconhecido.


É de esperar que Sandra Barata Belo faça parte do elenco da próxima telenovela de Carnaxide, um remake de uma produção brasileira que ainda não foi anunciado oficialmente.


Quiosque: Diário de Notícias

Alberto João Jardim é o novo comentador do TVI 24!

albertojoaojardim


Se José Alberto Carvalho e Judite Sousa estão já a preparar a mudança para a TVI generalista, há um novo reforço no painel de comentadores do TVI 24!

A notícia foi revelada por Pedro Carvalhas durante o Jornal da Uma desta sexta-feira. Segundo o que se pôde ver nos ecrãs do canal de Queluz de Baixo, o presidente do governo regional da Madeira será o comentador do Jornal do Dia de segunda-feira, na estação por cabo.


A estreia é já na próxima segunda-feira, pelas 21 horas, ao lado do habitual apresentador do bloco noticioso, Henrique Garcia.

Alberto João Jardim é assim mais um dos muitos comentadores da televisão da Media Capital, juntando-se a nomes como Marques Mendes, Pedro Santana Lopes ou Marcelo Rebelo de Sousa, também militantes do Partido Social Democrata.

Flávio Furtado acusa Júlia Pinheiro e Gabriela Sobral!

juliapinheirogabrielasobral


A tão falada rubrica de perseguição aos famosos continua a dar que falar. Depois de o Diário de Notícias ter noticiado que Querida Júlia teria uma rubrica destas, o Você na TV estreou na passada sexta-feira um apontamento semelhante, conduzido por Flávio Furtado. E é o jornalista quem vem a público acusar as duas responsáveis da SIC.


Ao que parece, a ideia partiu de Flávio Furtado, ainda Júlia Pinheiro e Gabriela Sobral estavam na TVI, como o próprio garante à edição desta semana da Notícias TV: “A ideia dos paparazzi é minha! Quando a Gabriela Sobral e a Rosário Mendonça estavam na TVI eu tive uma reunião com elas para lhes apresentar a ideia. Acabou por não ir para a frente, segundo o que me disseram por falta de orçamento. Agora as duas estão na SIC, tal como a Júlia Pinheiro, que era a coordenadora do Você na TV!, acusou.


Já na sua página do Facebook o comentador escreveu, entre outras coisas, frases como: “Quero é ver se os terão no sitio para ser imparciais como eu! Roubar as ideias dos outros é fácil, imitar também. Mas fazer melhor é muito complicado... a ver vamos!”.

Confrontada com estas acusações, Júlia Pinheiro defendeu-se: “É curioso ver a concorrência antecipar as ideias que os outros têm”.


Quiosque: Notícias TV

Sofia Ribeiro rejeita rótulos!


A jovem actriz da estação de Queluz de Baixo deu esta semana uma entrevista à Notícias TV. Nela, confessou estar num momento muito especial na sua carreira. Depois de se ter iniciado na série "Morangos com Açúcar", Sofia Ribeiro sente que todo o trabalho que tem tido até agora está a surtir efeito: "Eu ainda sou muito 'pequenina'. Ainda tenho tanto para aprender. Bom, lá vou ser repetitiva, mas acredito que com todas as minhas forças, que tudo passa pelo meu trabalho".

Apesar da polémica com "Sedução", a actriz está muito satisfeita com o seu papel na novela da Rui Vilhena. "Tem sido uma experiência fantástica. A Rita é mais uma surpresa para mim. Ela é muito insegura afectivamente e é muito stressada e agitada profissionalmente. E isso não é bom... Todos sabemos que com calma, tudo se leva a um bom porto.", confessou à referida publicação.

Em relação à constatação de ser uma nova estrela de Queluz de Baixo, Sofia Ribeiro afirma que não se sente como tal: "Não. De todo. Nem estrela nem emergente. Acredito no trabalho e até mais do que no talento. Acredito na vontade de se querer muito fazer uma coisa. E eu quero muito ser actriz e é nisso que me concentro. Não me sinto uma nova estrela na TVI".

Quiosque: Notícias TV

Esta noite...

... o Pedro Esteves dá mais um Like & Deslike. Não pode perder, às 21:00!

TVI confirma José Alberto Carvalho e Judite Sousa!

juditezealberto

Depois de a RTP ter confirmado a saída dos dois responsáveis, a televisão de Queluz de Baixo já enviou um comunicado às redacções a anunciar os seus reforços.


"A administração da TVI vem por este meio informar que convidou o jornalista José Alberto Carvalho para o cargo de Director de Informação desta estação e que o convite foi aceite. Foi igualmente dirigido convite à jornalista Judite Sousa para integrar a futura direcção de Informação da TVI, convite este que também foi aceite" pode ler-se no documento que o Diário de Notícias on-line apresenta.


Está assim confirmado o rumor que desde quarta-feira se instalou um pouco por toda a Internet e pela imprensa. É ainda de esperar que estas mudanças provoquem algumas alterações também na informação da TVI, sendo que é bem possível que alguns jornalistas da estação digam adeus ao canal.


Quiosque: Diário de Notícias

José Carlos Pereira e Sara Prata protagonizam minissérie da TVI!

josecarlospereira1


Depois de terem vivido um amor conturbado na quarta temporada de Morangos com Açúcar, os dois actores voltam a fazer par romântico, numa das três minisséries que a televisão de Queluz de Baixo prepara.


Segundo a edição desta semana da Telenovelas, Sara Prata e José Carlos Pereira são os protagonistas de O Amor é um Sonho, cujas gravações arrancam já a 2 de Março, em Lisboa. Depois de O Dom, uma trama que visará o mundo do oculto, esta nova minissérie será uma comédia romântica mais urbana, “bem ao jeito do nosso tempo”, garante fonte da Plural à referida publicação.


Para o elenco de O Amor é um Sonho está também escalada Sónia Brazão, sendo que nos próximos dias deverão surgir mais nomes para esta produção.

José Carlos Pereira regressa assim ao papel de protagonista, depois de ter sido forçado a deixar a personagem principal de Anjo Meu, a próxima telenovela da TVI.


Quiosque: Telenovelas

Fala-se 25/02/2011



Boa Tarde. Em linha, o último Fala-se da semana!


Vera Kolodzig e Diogo Amaral

Depois de mais de um ano a trabalhar, o casal sensação da novela Espírito Indomável encontra-se de férias. Numa verdadeira lua-de-mel na Malásia, Vera Kolodzig e Diogo Amaral aproveitam assim estas semanas para recuperar energias e, claro, namorar!

Rita Pereira e Angélico Vieira

Depois de alguns órgãos de comunicação social terem noticiado que Angélico teria ignorado Rita Pereira em pleno palco de Uma Canção Para Ti, a TV Guia desta semana garante que afinal o cumprimento da ex-namorada foi correspondido por Angélico e que nos bastidores ambos estiveram a falar durante algum tempo.

Ao que parece, sinais de harmonia num casal que se separou de uma forma polémica há três anos atrás.

Quisoque: Mariana, TV Guia

Catarina Furtado numa espécie de "Pequenos e Terríveis"


A bonita cara da estação pública vai voltar a ser aposta para a grelha da RTP1 nos próximos meses. Segundo a Notícias TV desta semana, a mulher de João Reis irá apresentar um programa bem ao estilo de "Pequenos e Terríveis". Por outras palavras, Catarina Furtado dará a cara pela versão portuguesa de "Chi ha Incastrato Peter Pan", um formato italiano de grande sucesso. Com emissão ao sábado ou domingo, após o "Telejornal", o programa irá consistir num desafio entre miúdos (dos 4 aos 9 anos) e graúdos (figuras públicas). Através de perguntas, o objectivo será perceber quem tem um maior conhecimento em diferentes matérias.

A estreia de "Cilada do Peter Pan" deverá ocorrer em meados de Abril, acabando no início do Verão, altura em que "Uma Canção Para Ti" e "Portugal Tem Talento" já terão descoberto o seu vencedor.

Quiosque: Notícias TV

José Rodrigues dos Santos ou José Fragoso na direcção de informação da RTP?


A saída de José Alberto Carvalho e de Judite de Sousa da RTP para a TVI irá provocar mudanças na informação da estação pública. Apesar de muitos ainda só reflectirem sobre os impactos destas contratações no canal da Media Capital, a verdade é que as decisões já pairam na concorrência.
Segundo o Diário de Notícias desta sexta-feira, José Rodrigues dos Santos ou José Fragoso são alguns dos candidatos a substituir a vaga de José Alberto Carvalho. Se o actual director de programas da RTP já contactou bastante com a área da informação, enquanto esteve a trabalhar na TSF, o escritor de "Fúria Divina" está mais que habituado a ela.
No entanto, a nomeação de José Rodrigues dos Santos deixa vários jornalistas com receio, tal como explica uma fonte ao jornal da Controlinveste: "Se ele for, há receio de que venha a existir uma caça às bruxas".


Por outro lado, os nomes de Carlos Daniel, director adjunto da RTPN, e Luís Castro, editor executivo da Redacção em Lisboa, são igualmente apontados para substituir José Alberto Carvalho.

Assim, resta dizer que a escolha deverá ser realizada muito brevemente, no sentido de evitar instabilidade entre os jornalista sda estação pública: "Os responsáveis vão organizar a transição e quando houver novidades irão divulgá-las".

Quiosque: Diário de Notícias

Revista de Imprensa 25/02/2011



 Sexta-feira, 25 de Fevereiro. A última Revista de Imprensa da semana!


Mariana Monteiro faz balanço positivo de Espírito Indomável


Terminadas as gravações da novela líder de audiências, muitos são os actores que vêm à imprensa mostrar o agrado em ter participado em Espírito Indomável. Mariana Monteiro é um desses exemplos. A actriz gostou muito do seu trabalho e não poupa elogios à equipa com quem trabalhou: “Tivemos um grupo fantástico. Continuo num ambiente campestre. Adorei trabalhar com este elenco. Foi uma evolução pessoal e profissional”, refere.

Mariana Monteiro considera que conseguiu inovar em Espírito Indomável, apesar do registo da sua personagem Joana ter permanecido no estilo daquilo que já foi feito pela actriz até aqui: “Foi uma personagem que esteve dentro dos padrões dos trabalhos que tenho feito no último ano. Mas é desafiante porque acabei por construir algo, mesmo assim, diferente. E isso é bom”

Agora, Mariana apenas pensa em descansar já que os últimos dois anos de trabalho “foram fortes”
 
Nico à Noite estreia hoje


Nicolau Breyner regressa finalmente hoje aos ecrãs da RTP. Nico à Noite estreia hoje, em horário nobre. Razão de sobra para o actor não ter parado nos últimos dias: “Ando numa correria total mas estou expectante com o talk show”, acrescentando, “É mais um excitamento do que nervosismo”

Gravada no dia de ontem, a emissão de estreia de Nico à Noite irá contar com Fátima Felgueiras como primeira convidada, num programa todo ele recheado de surpresas: “Vamos ter também um convidado anónimo com uma história engraçada para contar”, adianta o anfitrião.

Nico à Noite marca também a vinda de Nuno Eiró para os ecrãs da RTP1. O ex-apresentador de SIC Ao Vivo mostra-se “muito contente” com este desafio, garantindo que trabalhar ao lado de Nicolau Breyner é um “autêntico privilégio”




CITAÇÃO DO DIA
"Manuela Moura Guedes era mais um problema do que uma solução"
João Cotrim Figueiredo



NÚMERO DO DIA
18,3
Foi este o resultado, em share, do programa Agora É Que Conta da última quarta-feira. Números bastante semelhantes ao que o já extinto Quem Quer Ganha alcançava no mesmo horário.


Quiosque: TV Guia, Mariana

Fecho



Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do
Diário de Notícias.


Incoerência, claro...

Ainda há uma semana, o DN divulgou em primeira mão a ideia de Júlia Pinheiro, para o seu novo programa na SIC, de explorar o filão cor-de-rosa das revistas de coração, com recurso a paparazzi atrás de figuras públicas. A ideia é colocar na TV os assuntos mundanos, que, a crer nas audiências e vendas do segmento de TV e social em Portugal, interessam a um crescente número de portugueses. As estrelas de televisão querem, pois, aproveitar o que sempre qualificaram como desprezível jornalismo das revistas cor-de-rosa, para, pasme-se!, fazer o mesmo.



A TVI, aparentemente, antecipou-se e ainda ontem o Você na TV! lá trouxe uns vídeos-paparazzi de figuras públicas, assinados por Flávio Furtado, colaborador do programa e, ele próprio, feito na escola do jornalismo da imprensa dita de coração.


Nada contra. O caso de Flávio não me choca nada, até porque ele nunca disse cobras e lagartos deste tipo de prática. Fê-lo quando teve de ser, enquanto jornalista, e beneficiou dele no que toca a exposição mediática, quando esteve do outro lado da barricada. O que me espanta é que, de repente, toda a gente ache graça à prática, como se a televisão, por si só, fosse uma espécie de legitimização social de uma prática que as figuras públicas repudiam.



Será que vamos ver as ditas figuras públicas a processar, a partir de agora , a TVI e a SIC, quando forem apanhadas na sua vida privada, mesmo que em sítios públicos? Será que Júlia Pinheiro se incomodará quando voltar a ser ela a vítima da curiosidade jornalística? E Goucha, que sempre teve o cuidado de proteger com elegância a sua vida privada, sente-se confortável com a prática no seu programa?


Em nome das audiências, já nos habituámos, vale tudo. Se não os podes combater, junta-te a eles...