15 de maio de 2010

Ruah em "Globos de Ouro"


A portuguesa Daniela Ruah, que participa na série NCIS: Los Angeles, marcará presença na XV Gala Globos de Ouro a emitir pela SIC.
De referir que a actriz está nomeada para a categoria Revelação do Ano.

Audimetria Semanal

Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma Audimetria Semanal!

Resumo da Semana

Com os especiais que todas as estações emitiram sobre a vinda do Papa a Portugal, a RTP1 foi a grande vencedora da semana. De manhã, à tarde, e à noite, os portugueses preferiram a estação pública para acompanhar Bento XVI.
SIC e TVI ficaram prejudicadas, e desceram obviamente bastante.

Estrela em Ascenção


A RTP é a líder da informação. É a estação na qual os portugueses mais confiança têm. Basta ter em conta as noites das eleições, para se chegar a essa conclusão. Por mais esforços que a SIC e TVI façam para chamar a atenção dos portugueses para as suas edições, nada consegue parar a estação pública.
No entanto, os exemplos não se ficam por aqui! A vinda do Papa a Portugal, veio confirmar este facto. A cobertura da RTP1 esmagou a concorrência.
Por exemplo, na terça-feira, a missa que o Papa Bento XVI deu no Terreiro do Paço chegou aos 9,3% de rating e 35,3% de share.

O desastre da semana

Em consequência da aposta da RTP1 no acompanhamento da visita do Papa a Portugal, a SIC e a TVI foram totalmente esmagadas. No dia 12 de Maio, a estação da Media Capital atingiu um mínimo histórico - 22,5% de share. A SIC, que já está mais habituada a estes resultados, não foi além dos 20,8%. A estação do Estado chegou aos 34,6% de share. Uma certeza - o Mundial vai voltar a repetir estes valores!

O melhor de cada canal


RTP1 -
Bom dia Portugal - O noticiário matinal da RTP1 não dá tréguas à concorrência. Por mais investidas que a SIC e TVI façam, é praticamente impossível destronar a liderança de Bom dia Portugal. Na terça-feira, este bloco informativo chegou aos 2,1% de rating e 47% de share. Face a estes resultados, resta perguntar à concorrência o seguinte: "O que é que se faz para fazer frente a tais resultados?".

SIC -
Viver a Vida - A novela brasileira da SIC volta aqui a ser destacada. A entrar já nos últimos episódios, a produção da Globo tem ajudado bastante a SIC a subir na sua média de share diária. Por exemplo, na quarta-feira, Viver a Vida foi o segundo programa mais visto da estação de Carnaxide. A novela chegou aos 6,7% de rating e 26,9% de share, tendo ficado à frente de Sentimentos que, nesse dia, não foi além dos 20 pontos.

TVI - Mar de Paixão - O canal da Media Capital viu a novela de Paula Lobo Antunes a obter o primeiro lugar nas audiências, no confrontou directo com a Procissão de Velas em Fátima. A transmissão da estação pública venceu a tudo, e a todos, menos a Mar de Paixão. Foi por um triz, é verdade, mas por um se ganha, por um se perde.


Expectativas


O domingo, ao contrário do habitual, será certamente ganho pela TVI. A estação de Queluz de Baixo irá emitir a final da Taça de Portugal entre o Futebol Clube do Porto e o Desportivo das Chaves. Apesar de o vencedor provavelmente ser o clube do Norte, a partida não ficará indiferente aos portugueses.


Quanto à SIC, Achas Que Sabes Dançar? irá obter um share na casa dos 30 pontos, uma vez que é neste domingo que se sabem quais os 20 finalistas do concurso.


Sobre a RTP1, e apesar de na semana passada não me ter lembrado das emissões especiais que a estação iria exibir, a propósito da vinda do Papa a Portugal, considero que estará forte nos próximos oito dias. Aponto para shares à volta dos 24/25%.


Até para a semana!

Ana Galvão no "Festival da Canção"

Ao contrário do ano passado, em 2010 será Ana Galvão a comandar o Festival Eurovisão da Canção. Será no dia 25 de Maio que a apresentadora e locutora inicia esta viagem. De referir que esta tarefa já coube, por exemplo a Eládio Clímaco, Isabel Angelino e Hélder Reis.

Ana_Galvo

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00 não perca mais uma edição da Audimetria Semanal.

O jornalista

A cerimónia em que o seleccionador nacional, Carlos Queiroz, anunciou os seus 23 eleitos (que afinal eram 24, na véspera de se saber que… afinal são 30) para o Mundial da África do Sul já aconteceu na segunda- -feira. Há quase uma semana, portanto. Mas como não vi ninguém a indignar-se com o que aconteceu (para lá do absurdo de algumas escolhas…), repesco o assunto para o palco mediático. Falo do formato da cerimónia, com Carlos Queiroz sentado num sofá ao lado de Pedro Mendonça Pinto, que lhe fazia perguntas, no papel de "O jornalista", perante uma plateia de… pés de microfone.


O modelo até pode ser internacional, até pode ser moderno e simpático. Mas é a negação do espírito de uma conferência de imprensa e é um sinal de medo do seleccionador, que preferiu não se sujeitar às previsíveis perguntas incómodas da plêiade de jornalistas que tinha à sua frente. Não está, obviamente, em causa o valor de Pedro Mendonça Pinto, mas é óbvio que as suas perguntas não esgotaram toda a curiosidade dos colegas que estavam na sala. Não está em causa a competência de Pedro Mendonça Pinto, mas é óbvio que as suas perguntas não apanharam desprevenido Queiroz. Não está em causa o valor de Pedro Mendonça Pinto, mas não consigo perceber como é que aqueles jornalistas que ali estavam, habitualmente tão solidários com causas e com exemplos dados noutras circunstâncias, não se levantaram da sala e voltaram para as suas redacções.


Se Queiroz não queria ser confrontado com o critério das suas escolhas, tinha uma solução: pedir à Federação Portuguesa de Futebol para emitir um comunicado com a convocatória.

“Há Festa” de volta


H_Festa_em_logotipo

Depois do sucesso que fizeram no Verão do ano passado, José Carlos Malato e Fernando Mendes estão de volta num programa juntos. É que a RTP vai voltar a apostar em Há Festa, que terá duas emissões especiais na altura dos Santos Populares.


Mas as novidades não ficam por aqui. Ao que tudo indica, o canal do estado está a preparar um outro formato para a dupla, que será emitido durante a época de Verão. A produção estará, claro está, a cargo da Fremantle.


Quiosque: TV Guia


Vítor de Sousa de regresso com grande vilão


Há algum tempo afastado do ecrã, o actor está a preparar um regresso, em grande. Segundo a TV Guia desta semana Vítor de Sousa será o grande vilão da substituta de Perfeito Coração.


Depois de ter dado vida ao mordomo de Olhos nos Olhos, as suas participações têm sido esporádicas, mas com esta nova personagem, o actor volta a ter um papel de grande destaque. E logo numa telenovela de horário nobre, que promete surpreender os telespectadores.

Mafalda Vilhena na nova telenovela da SIC?


Cinco meses depois de ter sido novamente mãe, a actriz prepara-se para regressar ao trabalho. Segundo declarações da própria à TV Guia desta semana, esta é uma vontade que há muito tem. Resta é saber qual o seu próximo trabalho.

Ainda no mesmo artigo, é possível ler-se que ainda não há confirmações, mas existe uma grande possibilidade de Mafalda Vilhena ser uma das integrantes da nova produção de Carnaxide, a substituta de Perfeito Coração. Será que a voltaremos a ver num papel ao estilo da Magda Rebello de Andrade de Floribella?

Episódio Seguinte


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte

Miguel e Benedita separam-se


A declaração de amor da jovem pescadora ao dono da KEV não é suficiente para manter o casal unido. As desavenças começam a surgir a partir do momento em que a empresa desiste de dar as indemnizações aos pescadores. Benedita sente-se enganada por Miguel. Por isso, a filha de Fátima não tem coragem de dizer aos outros pescadores que não vão receber dinheiro para deixarem a zona da praia onde será construído o projecto Vila Sereia. Mas esta não é a única razão para os conflitos que separam o casal. Com o ligeiro afastamento entre os dois, Eduardo aproveita para se tentar aproximar da amada. Ambos passeiam na praia como amigos e Miguel acaba por vê-los juntos. Sentindo-se traído, decide acabar de imediato a relação que mantém com Benedita. A jovem ainda tenta explicar-se, mas os ânimos começam a exaltar-se. A tensão entre o casal fica ainda pior do que já estava. No dia seguinte, Miguel dedica-se ao trabalho para esquecer o que sente. Ao chegar a casa, a solidão toma conta do empresário, que se entrega à bebida como forma de afogar as mágoas. A sós, pensa na vida e na falta que lhe faz a filha Carminho.


Tribo são presos



Vestidos à moda dos anos 70, os elementos da banda preparam-se para o concerto que marcaram. Jorge fica muito contente ao vê-los assim vestidos. Enquanto o grupo se dirige ao local do espectáculo, Clara, Filipe, João Pedro, Paula, Ivo, Rosa, entre muitos outros, decidem ir ver os amigos actuar. Papoila prepara ainda uma surpresa: sobe ao palco e, pelo microfone, anuncia que Zé Milho e a sua Crew vão dançar. Todos aplaudem, entusiasmados. Só que a noite acaba mal para os Tribo. Quando começam a cantar, dois polícias surgem, interrompendo o concerto. Os agentes da autoriade pedem então a Rui que mostre a autorização para o concerto, mas o jovem não a tem. Depois de uma troca acesa de palavras, a banda vai parar à esquadra. Quando sabe do sucedido, Bacelar discute com a filha, inconformado com a prisão de Margarida.


CURTAS:


Em Meu Amor, o conflito entre Patrícia e Helena estala quando Quim decide separar-se da irmã de Bernardo para ir viver com o seu grande amor.


Em Perfeito Coração, Afonso faz chantagem com Leonor, exigindo que ela o acompanhe à Quinta de Aveiro, se quiser voltar a ver o seu filho, raptado à nascença.


Em Lua Vermelha, Helena provoca Francisca, que a enfrenta, e lutam em cima do balcão do bar. Máximo aparece e, furioso, agride a criadora de Afonso.


Em Viver a Vida, os pais de Luciana encontram-se e recordam o passado. A conversa aviva a memória, com Tereza a confessar que sempre o amou e que nunca ultrapassou o divórcio de ambos.


Em Caras e Bocas, Frederico apodera-se das acções da empresa de Dafne e expulsa-a de casa, só a sogra lhe poderá dar a mão, pois a mulher não tem onde morar.


Quiosque: TV Guia, TV Mais, TV 7 Dias, Telenovelas

Sandra Celas continua em "Morangos com Açúcar"

Ao contrário de muitos colegas, a actriz transita para a série de Verão. Ao que parece, a professora Célia continuará a fazer companhia aos alunos da escola mais famosa do país.

Esta notícia foi confirmada pela própria Sandra Celas, que deu uma entrevista à Correio TV desta semana, onde falou ainda sobre outros temas, como a sua vida pessoal e profissional.

“Equador” em CD

Chegou às lojas a banda sonora daquela que foi a “maior produção nacional de sempre”. Depois do lançamento da série em DVD, é a vez de os portugueses poderem adquirir uma compilação dos temas que serviram de pano de fundo às cenas da trama.

Envolvente e céptica, este é um CD completamente diferente dos restantes já editados com o selo TVI. A composição é da responsabilidade de Rodrigo Leão e Sérgio Godinho


Quiosque: Correio TV

Teresa Macedo em "Mar de Paixão"

Depois de ter dado vida a Marina em Deixa Que te Leve, a actriz está de volta às produções da estação de Queluz de Baixo. Ela será Maria Madalena, a culpada pelo acidente de Carminho. Apesar de a família da jovem não a culpar, Maria sente-se com a consciência pesada e surge na história para se redimir.


Esta será apenas uma curta participação, prevendo-se que Teresa Macedo prossiga para uma nova trama da TVI. Enquanto isso, a actriz terá ainda um pequeno papel no início de Espírito Indomável.


Quiosque: Telenovelas

MMV - Minuto Mais Visto da Semana

O Minuto Mais Visto da Semana foi ganho pela TVI. A emissão de Repórter TVI, transmitida no dia 3 de Maio, obteve, pelas 21 horas e 30 minutos, 17,2% de rating e 42,6% de share. Em números, mais de um milhão e seiscentos mil espectadores seguiam a TVI aquela hora.
Em segundo lugar neste campeonato ficou a SIC. O Jornal da Noite, transmitido a 6 de Maio, chegou, às 21:32, aos 14,1% de audiência média.
Destaque para o segundo canal que, três dias depois, conseguiu que o Estoril Open chega-se aos 4,8% de rating e 25,8% de share.

Fonte do quadro: Correio da Manhã TV

Para lá das 24


Boa Noite! Seja bem-vindo ao último Para lá das 24 desta semana!

Depois de anunciado o seu afastamento de Notícias das Estrelas, muito se especulou sobre o futuro de Iva Domingues. Chegou a dar-se como certa a sua mudança para a SIC. Todavia, parece que a bracarense vai mesmo continuar para os lados de Queluz de Baixo. É que é ela a escolhida para substituir Júlia Pinheiro na segunda temporada de Depois da Vida.


Ao que parece, a direcção de programas decidiu dar menos trabalho à responsável por novos formatos e, assim, dar também uma nova oportunidade a Iva Domingues. Confesso que fiquei bastante surpreendido com esta notícia. Jamais imaginaria que a TVI fizesse tamanha alteração no formato. Penso que a antiga cara de Quem Quer Ganha não conseguirá fazer esquecer a antecessora, mas poderá revelar-se uma agradável surpresa. O seu talento está mais do que provado e não creio que falhe. Acho, inclusivamente que Iva vai apostar forte de modo a provar que merece esta oportunidade.


Resta é saber se o público português estará receptivo à mudança. É que, como se sabe, por vezes as mudanças não são bem encaradas pelos telespectadores. No entanto, dada a temática do programa e o enorme interesse demonstrado, que se manifestou nos óptimos resultados alcançados, penso que desta vez este problema não existirá.

Por outro lado, e, dado que as gravações arrancam ainda durante este mês, há que pensar na data de estreia de Depois da Vida. Devido ao facto de desta vez existirem mais emissões, penso que só deverá chegar à antena em Setembro, na reentre. Tenho algumas dúvidas de que a TVI aposte agora num formato de longa duração, depois de más experiências no passado. Todavia, há que ter em mente que há “sangue novo” para aqueles lados, e André Cerqueira poderá surpreender. A ver vamos o que o futuro reserva.